terça-feira, 22 de maio de 2012

Discussão: Variação de volume em rádio e tv



Pouco se fala nesse tema nos grupos especializados em radiodifusão, mas o fato é que incomoda muitas pessoas: A variação de volume na programação das rádios e tv, tanto da programação quanto dos intervalos comerciais. O tema ganhou tanta preocupação do Governo Federal que está sendo colocado em consulta pública pelo Ministério das Comunicações a partir de hoje (22).
O controle dessa variação já havia sido previsto em lei em 2001, mas o tema ainda não havia sido regulamentado. O objetivo, com a nova norma, é justamente estabelecer os detalhes de como a medição e a fiscalização vão ocorrer, assegurando que não haja variações bruscas e injustificadas de volume para o ouvinte e o telespectador.
Essas variações são pouco percebidas no rádio de um modo geral (ao menos aqui na região), pois existem vários equipamentos que uma emissora de rádio utiliza para comprimir e processar o áudio, o que mantem uma certa uniformidade sonora.
Já na televisão essa variação é muito comum, principalmente nos intervalos comerciais que saem com som muito alto, ou muito baixo. As maiores ocorrências em TV aqui da região que se pode observar são nos intervalos comerciais das emissoras que têm afiliadas locais por aqui (Band e TV Rio Sul), além de canais por assinatura como Warner, Fox, VH1, Comedy Central, entre outros.
Pela proposta do ministério, o áudio da programação e dos intervalos deve ser padronizado de forma que a diferença entre eles não ultrapasse 1 decibel. A norma baseia-se no conceito de loudness, que é a percepção subjetiva da intensidade do som.


Se você conhece algum exemplo aqui da região especificamente no Rádio ou na TV, comente.

2 comentários:

  1. Bispo Dom Francisco Biasin, pede ajuda dos Católicos para a compra de uma Rádio comercial que estaria a venda na Região. Provavelmente a Califórnia?
    Chegou a hora, vamos ajudar, voce já deu a sua contribuição?. Como disse o nosso Bispo: É agora ou nunca. Se os Evangélicos conseguem comprar várias Rádios disponíveis, porque não conseguiriamos comprar ao menos uma? Vamos lá. Temos até dia 10, senão o Garotinho irá compra-la. Ajudem a divulgar, por favor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém vai conseguir comprar rádio nenhuma!Quanta imaginação...rs
    O máximo que pode acontecer é a Califórnia ser arrendada para uma radio com programação normal. Nada religioso! Abraços, mas tentem outra coisa!

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.