sábado, 16 de março de 2013

Moradores reclamam de interferência da Rádio PV

Alguns moradores do bairro Retiro em Volta Redonda, mais precisamente os que residem próximos à Rádio Projeto Vida FM (95,3), têm reclamado constantemente da interferência do sinal da emissora em canais de televisão e até mesmo em serviços de telefonia. Um morador que não quis se identificar disse que inclusive fez uma denuncia junto a Anatel para que a emissora fosse vistoriada já que, toda vez que ele tenta utilizar o serviço de rádio de seu aparelho celular, é possível ouvir nitidamente músicas tocando. Ao procurar a estação no dial de seu aparelho de som, identificou a frequência 95,3 como a que emite este sinal. Além disso, desde que a rádio começou a funcionar no início do ano, os moradores tem tido dificuldade de assistir a alguns canais de televisão por conta de constantes interferências.

Aparelhagem desregulada
Quando esse fenômeno acontece, geralmente é porque a emissora está funcionando com equipamentos de transmissão desregulados. Pode ser tanto o transmissor que está "espalhando frequência" ou a antena transmissora que está em desacordo com o transmissor. A montagem de um projeto técnico prévio e a aquisição de equipamentos homologados pela agência reguladora ajudam a evitar esse tipo de transtorno.

Polêmica
Desde que entrou no ar em janeiro, a Rádio Projeto Vida vem enfrentando diversas polêmicas, uma vez que, segundo afirmam, a emissora não teria autorização de funcionamento e estaria se sustentando sob um documento onde a associação mantenedora da rádio solicitou à Anatel um pedido de reserva do canal para fins educativos e que deverá passar por um processo licitatório futuramente.
Segundo o homem que denunciou a rádio à Anatel, ele teria sido informado que a emissora em questão não consta do cadastro das emissoras regulamentadas junto ao órgão, seja comercial, educativa ou comunitária, portanto enquadrada como rádio clandestina (ou pirata).

3 comentários:

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.