quinta-feira, 14 de março de 2013

Briga boa no ar


É sabido por todos que acompanham esse blog que nos últimos dias o mercado radiofônico está extremamente agitado por conta das recentes mudanças envolvendo principalmente o veterano Dário de Paula e a jovem revelação Betinho Albertassi.
Enquanto Dário saiu da Rádio 88, onde passou 20 anos de sua carreira, para apostar no novo projeto da Rádio Sintonia do Vale FM 99,3, Betinho aproveitou a brecha que faltava para ocupar o espaço deixado pelo DP e emplacar de vez o seu Fato Popular na emissora de seu tio, o Deputado Edson Albertassi.
O que se comenta nos bastidores do rádio é que muitas pessoas que eram ouvintes de Dário de Paula ainda encontram dificuldades para encontra-lo no Dial. A Sintonia do Vale ainda utiliza alguns equipamentos de transmissão da antiga Califórnia FM apresentando grande deficiência de sinal em várias áreas da região, inclusive na cidade de Volta Redonda (centro de atuação comercial de Dário de Paula). Sem contar que um processo de migração de frequência deve ser amplamente divulgado, já que muitas pessoas mantém o aparelho já programado em determinada estação e geralmente encontram dificuldades de migrar para outra estação.
Enquanto isso, o programa Fato Popular, aproveitou-se imediatamente do nicho deixado por Dário de Paula  na emissora evangélica, ocupando um espaço privilegiado e com uma estratégia agressiva de fidelizar os ouvintes que ainda estão "perdidos" no dial por conta das mudanças. Betinho ainda aproveita a expertise que adquiriu durante os anos em que trabalhou na produção do próprio Dário de Paula, para alavancar o seu programa. 
Na semana que antecedeu as mudanças, já era possível observar o clima de guerra fria que se instalava entre os dois programas, dadas as falas de um e de outro, muitas vezes com boa dose de humor e ironia.
No dia de sua estréia na Sintonia, Dário fez questão de fazer uma fala politicamente correta, agradecendo a oportunidade dada por Edson Albertassi nesses últimos 20 anos em que esteve a frente dos microfones da 88 FM, além de saudar o ex-colega de programa Betinho pela nova empreitada, afirmando que a concorrência saudável e profissional é fundamental para oxigenar o veículo rádio.
Comenta-se ainda que os departamentos comerciais e de produção de ambos os programas estão em grande alvoroço em busca de melhor fatia do bolo comercial e de audiência na região, cada qual com seu dilema.
O Fato Popular vai buscando ocupar todos os espaços possíveis de mídia para consolidar a marca do programa, que ainda é muito recente na região e terá dificuldades para emplacar em possíveis pesquisas de opinião pública (esse fator é fundamental já que por aqui não são feitas pesquisas no modo "people metter" e sim por citação).  Consolidar a marca fortalece o nome do produto junto ao público e, por tabela, atrai agências e anunciantes.
Já a "trupe" do Programa Dário de Paula segue ansiosa à espera das melhorias no sinal da rádio, além de estarem divulgando ostensivamente a nova frequência. Apesar das dificuldades, ao menos por enquanto, Dário de Paula vai se valendo de seu prestígio para manter fidelizados os seus tradicionais parceiros comerciais.
É importante dizer ainda que os dois não estão sozinhos nessa disputa direta por audiência e publicidade. Seguem ainda Cláudio Chiesse com o seu já consolidado Bom Dia Cidade (103,3) e, correndo por fora, aparece o também veterano Uiara Araújo que recentemente retornou aos 1390 com seu programa matinal e, mais recentemente ainda, passou a ser ouvido também através da 96 FM.

4 comentários:

  1. DARIO DE PAULA DEU UM TIRO NO PROPRIO PÉ SAINDO DA 88 FM!
    90% DOS OUVINTES DO PROGRAMA DELE SÃO EVANGELICOS, E O CRISTÃO NÃO ESCUTA OUTRA EMISSORA QUE NÃO SEJA DE PROGRAMAÇÃO EVANGELICA, ISSO É ALGUMAS VEZES ENSINADO ATE MESMO NAS IGREJAS, AFINAL CRISTÃO NAO DEVE OUVIR MUSICA SECULAR, E COM OS RADIOS JÁ SINTONIZADOS NA 88 FM, ACREDITO QUE NAO DEVEM TROCAR, JÁ OS CATOLICOS ESCUTAM QUALQUER TIPO DE MUSICA, ENTÃO CREIO EU QUE OS CATOLICOS ESCUTAM MESMO E A SOCIEDADE FM, A 103,3 OU ATE MESMO A 96 FM! E PRA PIORAR A SITUAÇÃO DO ""AMIGO DA CIDADE"" A EMISSORA DELE NAO PEGA NEM NO BAIRRO CALIFORNIA ONDE FICA LOCALIZADA!OLHA A HOOOORA, OLHA A HOOORA.........HORA DE DAR TCHAU

    ResponderExcluir
  2. Cade o peninha e o melhor fernandorj580@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. O tal de UIARA já morreu e não sabe, é sem duvida o pior programa de rádio do sul fluminense, e agora então com a tal SUSANA formam uma dupla imbatível, um monte de bobagens e um programa que não começo, meio e fim. Não vou nem falar do tal realidade da vida, aquilo é a coisa mais deprimente das manhãs.

    ResponderExcluir
  4. em alguns aparelhos a rádio 88 FM não pega no centro e alguns bairros de Barra do Piraí pelo fato de esta bem próxima a frequência dos 89.9 da RBP e por ter rádios comunitárias nos 87.5.. outro fato que gostaria de saber é porque a 88 fm interfere em alguns bairros de Volta Redonda nos 99.3 e 103.3 ?? a própria 101.5 não interfere
    e porque a 88 interfere ?

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.