quarta-feira, 23 de maio de 2012
A matemática da Igreja para comprar a rádio
O alto comando regional da Igreja Católica está mobilizado fiéis desde o último final de semana, na luta para adquirir uma emissora de rádio que encontra-se a venda na região.
O Bispo da Diocese Barra do Piraí Dom Francisco Biasin gravou vídeo divulgado no último domingo, em que faz um apelo aos fiéis para que contribuam com a Igreja, no intuito de se adquirir a referida emissora de rádio.
O critério adotado pela Diocese é bem parecido com o que algumas denominações religiosas (principalmente as pentecostais) utilizam: Estipular um valor mínimo (nesse caso R$ 100,00) para ser entregue em um envelope, cedido pela Igreja. Seria umas espécie de envelope familiar, onde membros da família contribuiriam cada qual com um valor dentro de suas possibilidades, totalizando o mínimo solicitado.
Nas contas da Diocese, que é responsável por 12 municípios da região, divididos em 4 regiões pastorais, estaria sendo feita uma distribuição de metas, atendendo as particularidades de cada uma dessas regiões: A meta total seria de 30 mil envelopes (a partir da oferta mínima isso daria R$ 3 milhões - Valor estimado para a aquisição da emissora). Segundo informações, a distribuição de metas por região (em números aproximados) seria a seguinte:
RP de Barra do Piraí (B. do Piraí, Piraí, Mendes e Eng. P. de Frontim) - 6 mil envelopes
Distribuída em 9 setores paroquiais
RP de Barra Mansa (B. Mansa, Quatis, Porto Real e Rio Claro) - 8 mil envelopes
Distribuída em 8 setores paroquiais
RP de Resende (Resende e Itatiaia) - 6 mil envelopes
Distribuída em 8 setores paroquiais
RP de Volta Redonda (V. Redonda e Pinheiral) - 10 mil envelopes
Distribuída em 12 setores paroquiais
Cada região pastoral ficaria encarregada de distribuir essa meta regional de forma proporcional em seus setores paroquiais para que, desta forma não houvesse distorções na distribuição das metas.
Existe ainda a possibilidade da doação ser feita diretamente pela conta bancária divulgada pela Diocese para arrecadar o dinheiro mas, segundo pessoas ligas a igreja, a previsão de arrecadação nessa modalidade deve girar perto da casa dos 5% do total a ser arrecadado, uma vez que o sistema de envelopes seria muito mais eficaz, segundo as previsões, por todo o seu apelo de marketing.
A partir dessas metas, a Diocese faria uma radiografia quase diária de arrecadação, observando quais regiões pastorais estariam mais próximas da meta e as que apresentariam menor índice proporcional de arrecadação. Nesses pontos mais fracos ela enfatizaria ainda mais o marketing para estimular o aumento nas doações.
Para especialistas nessa modalidade de arrecadação e, a se julgar pelo tamanho da região abrangida pela Diocese, esse valor não será difícil de se arrecadar e provavelmente a meta seja cumprida já nesse fim de semana.
Ainda assim, é preciso destacar que a Igreja Católica não tem o costume de fazer esse tipo de arrecadação, até mesmo por uma questão cultural (ao contrário das igrejas pentecostais), já que os párocos não tem o costume de pedir dinheiro enfaticamente aos seus fiéis.
Segundo o Bispo Dom Francisco Biasin, a meta precisa ser alcançada em até quinze dias, desde o último domingo (dia 20).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bispo Dom Francisco Biasin, pede ajuda dos Católicos para a compra de uma Rádio comercial que estaria a venda na Região. Provavelmente a Califórnia?
ResponderExcluirChegou a hora, vamos ajudar, voce já deu a sua contribuição?. Como disse o nosso Bispo: É agora ou nunca. Se os Evangélicos conseguem comprar várias Rádios disponíveis, porque não conseguiriamos comprar ao menos uma? Vamos lá. Temos até dia 10, senão o Garotinho irá compra-la. Ajudem a divulgar, por favor. Obrigado.
Confirnado por fontes ligas a familia Nader. Feres Nader, já recebeu cerca de 90% do valor da radio california vindo do tesouro da diocese e do banco do brasil. A partir do dia 15 de junho a radio california deixa de pertencer a Fares Nader e passa a pertencer ao padre Clésio Viera. Radio deve se chamar estação vida.
ResponderExcluir