quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rádio na região ganha fôlego com mudanças



O mercado radiofônico na região nunca esteve tão agitado como nesse início de ano, principalmente após o anúncio oficial da vinda da Rádio Mania para Volta Redonda (prevista para entrar no ar em maio).
Na carona desse anúncio o mercado já começou a se movimentar. A começar pela Real FM de Resende que está anunciando reformulações em sua programação, no site e até mesmo em equipamentos. Também em Resende crescem novamente os boatos de que a Ótima FM estaria confirmando seu projeto de expansão, tornando-se uma rede e a Rádio Resende teria sido adquirida por Celso Portiolli para fazer parte da rede.
Atualmente ambas as FMs resendenses estão com suas programações voltadas ao público jovem, mas já acenam para outras possibilidades, já que a Resende estreou no início do ano um programa noturno com músicas do segmento sertanejo universitário e a Real estaria trilhando esse mesmo caminho, só que ao invés de um programa, seriam inseridos programetes no decorrer da programação. Vale lembrar que a Ótima FM baseia sua programação no popular com ênfase no sertanejo universitário.
Outras rádios da região devem também realizar mudanças em suas programações em breve, atendendo ao clima de mudanças que paira na região.
Acontece que, independentemente do que essas rádios que estão surgindo no mercado regional possam ou não adotar como programação musical, o que vai determinar de fato o seu posicionamento no mercado são as ações de marketing que elas já trazem na bagagem com as experiências bem sucedidas de suas matrizes.
O mercado radiofônico no Brasil de um modo geral tem trabalhado intensivamente nessas ações de marketing pois elas não só ajudam a alavancar a audiência como promovem a consolidação de suas marcas.
Em um mercado competitivo como é o da publicidade hoje em dia onde tudo é visual, trabalhar essa metodologia faz toda a diferença.
No fim, todo o conjunto radiofônico ganha com a chegada de franquias como essas pois, além de tornar o mercado mais competitivo, faz com que todos se mexam. Não só os empresários como também os profissionais de rádio que precisam reavaliar seus trabalhos e até mesmo se reinventarem.

5 comentários:

  1. Não vejo esse otimismo nao. O radio ta acabando aos poucos. Isso aí é so um fogo de palha. Mesma coisa é nas radios cariocas. Nem a fm o dia q é lider absoluta a anos, se aparecer uma mala cheia d milhoes do bispo da igreja as irmas carvalho vendem akela merrrrrcadoria. E esse esgoto a ceu aberto q atende pelo nome rádio mania nao vai mudar nada pq é uma porcaria q a vida toda tentou imitar a fm o dia. Radio fracassada e metida a grande. Só lidera a audiência em cidadezinha pequena. Nao ta nem entre as 10 em goiania e passa sufoco em cidade mediana.
    No mais, pra mim os empresarios de radio daki sao tudo farinha do mesmo saco. Lula, Albertassi, Nader, ninguem investe direito. O fim esta proximo podem esperar.

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  2. Algumas rádio pioraram, o caso da Califórnia fm que agora tem uma programação sofrivel de dar nojo

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  3. anonimo concordo com vc, um nojo mesmo.E o cara acha que SURUCUTACO é bonito. FORA PELEGO!!!!!

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  4. aonde esta a mudança? radio em todo o estado é uma merda.

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  5. Realmente, com a contratação de uma tal de Silvana, Mazarope, Sara Lee, Henrique Barbosa,Tom, Padre Geraldo,Lia Preto,Romildo, comentaristas esportivos como o tal de Heleno,moranguinho, repórter como o que acompanha o Voltaço. A rádio da região ganha fôlego de asmático e brevemente estará respirando por aparelhos.

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