Atendendo a pedidos, falaremos um pouco sobre a Rádio Volta Redonda FM, 87,5 - A primeira rádio comunitária reconhecida oficialmente em Volta Redonda.
Tudo começou com a antiga Rádio Cultura Cem, ligada ao extinto Colégio Cem da Vila Mury. O projeto inicial teve bastante impacto na época (final da década de 90) onde a emissora disponibilizava uma programação de bom nível cultural o que servia para contrapor a também extinta Rádio Cidadania. Curiosidade: Um dos primeiros locutores da rádio foi Gustavo Siqueira (hoje conhecido por DJ Gustavo). A rádio teve suas operações suspensas algumas vezes pela Anatel, até conseguir a outorga de funcionamento, sendo obrigada a deixar os 100,1 para migrar para 104,9 conforme determinação da agência reguladora.
Outros nomes de destaque também fizeram parte da Rádio Cem, como a brilhante equipe de esporte comandada por Edílson Silva (Sub-Secretário de Governo do Estado e Apresentador da CNT) que tinha debutantes no rádio esportivo à época como o repórter Hércules Marques (hoje na Rádio Sul Fluminense AM).
Com o fim do Colégio Cem, a rádio teve sua propriedade transferida e hoje é gerida pelo publicitário Levy Gama (ligado à Edson Albertassi). A rádio passou a se chamar Volta Redonda FM em 2005.
O projeto inicial chegou a ter um elenco considerado estelar do rádio regional: Lôla Tarden (ex-101), Acrísio Gonçalves (Ex-Sistema), Marise Vieira (Ex-101), Higor Santos (Ex-Sociedade) e Rose Amorim (Ex-101). A programação passou a conter uma certa mistura de rádio jovem (dado o expólio de locutores da ant com adulto-contemporâneo, além de muita informação. Por conta das limitações impostas pela Anatel quanto ao raio de alcance da emissora, o projeto não durou muito tempo.
Algum tempo depois, uma nova tentativa foi feita para alavancar a emissora. Sob o comando de Nildes Freitas, a rádio Volta Redonda chamou gente como o veterano locutor Ivan Martins para fazer parte do time. A grande dificuldade é que mais uma vez a emissora teve que trocar sua frequência para 87,5, dificultando ainda mais seu alcance.
Atualmente a emissora vem mantendo uma programação musical variada, além de manter um site na internet (sem atualização recente) onde existe um link que possibilita ouvir a rádio.
http://www.voltaredondafm.com.br/
Lembro da Cultura Cem,era muito boa mas não chegava aos pés da Rádio Cidadania,essa sim tocava música de qualidade e tinha prestação de serviços.
ResponderExcluirhj em dia é dificil ouvir a Vr Fm no proprio retiro devido a potencia do sinal.
ResponderExcluirNo Inicio em 2005 ela tinha uma programção mto boa, dps virou evangelica e agr toca d td um pouco.
vlws pelo post Moura ficou bom ms, vc sabe se ela ainda fica no Douradods Shopping ?
é impressionante como uma rádio comunitária possa estar ligada a um deputado que é dono de uma rádio comercial. E ninguém faz nada...
ResponderExcluirÉ estranho esta frequencia...87,5 Mhz...
ResponderExcluirComprei um carro que veio com rádio de fábrica e a faixa de frequencia que ele sintoniza começa nos 88,1 Mhz...agora não sei se é problema do rádio (não no sentido dele estar com defeito, mas de programação do fabricante) ou a fabricação está em desacordo com a Anatel.
Algupem acharia que valeria a pena reclamar na Anatel?
É estranho esta frequencia...87,5 Mhz...
ResponderExcluirComprei um carro que veio com rádio de fábrica e a faixa de frequencia que ele sintoniza começa nos 88,1 Mhz...agora não sei se é problema do rádio (não no sentido dele estar com defeito, mas de programação do fabricante) ou a fabricação está em desacordo com a Anatel.
Algupem acharia que valeria a pena reclamar na Anatel?
estranho anonimo geralmente os aparelhos começam em 87,5, da uma ida na loja, qm sabe trocam ele pra vc.
ResponderExcluirTambém não compreendi. Vou questionar a concessionária (rádio de fábrica). Muito obrigado!!!
ResponderExcluirNota do Blog: Boa observação a do pessoal, no que refere à faixa de frequência. Antigamente se usava o buscador analógico e não havia esse problema, já que a faixa ia de 87,5 a 108,1. Atualmente, com o advento do dial digital, alguns fabricantes iniciam sua faixa de frequência a partir de 87,9 ou 88,1, uma vez que não há registro de emissoras comerciais operando no Brasil, com frequencias entre 87,5 e 87,9. Quando a Anatel resolveu modificar a frequência das rádios comunitárias da faixa de 104,9 para os 87,5, não se preocupou com essa particularidade.
ResponderExcluirBoa discussão sobre a faixa de frequência das comunitáras. Pergunto: e agora, como ficam os donos de aparelhos de rádio com a frequência limitada?
ResponderExcluircara a anatel é incrivel
ResponderExcluirsem coments.