quinta-feira, 19 de maio de 2011

Volta Redonda FM - A História

Atendendo a pedidos, falaremos um pouco sobre a Rádio Volta Redonda FM, 87,5 - A primeira rádio comunitária reconhecida oficialmente em Volta Redonda.
Tudo começou com a antiga Rádio Cultura Cem, ligada ao extinto Colégio Cem da Vila Mury. O projeto inicial teve bastante impacto na época (final da década de 90) onde a emissora disponibilizava uma programação de bom nível cultural o que servia para contrapor a também extinta Rádio Cidadania. Curiosidade: Um dos primeiros locutores da rádio foi Gustavo Siqueira (hoje conhecido por DJ Gustavo). A rádio teve suas operações suspensas algumas vezes pela Anatel, até conseguir a outorga de funcionamento, sendo obrigada a deixar os 100,1 para migrar para 104,9 conforme determinação da agência reguladora.
Outros nomes de destaque também fizeram parte da Rádio Cem, como a brilhante equipe de esporte comandada por Edílson Silva (Sub-Secretário de Governo do Estado e Apresentador da CNT) que tinha debutantes no rádio esportivo à época como o repórter Hércules Marques (hoje na Rádio Sul Fluminense AM).
Com o fim do Colégio Cem, a rádio teve sua propriedade transferida e hoje é gerida pelo publicitário Levy Gama (ligado à Edson Albertassi). A rádio passou a se chamar Volta Redonda FM em 2005.
O projeto inicial chegou a ter um elenco considerado estelar do rádio regional: Lôla Tarden (ex-101), Acrísio Gonçalves (Ex-Sistema), Marise Vieira (Ex-101), Higor Santos (Ex-Sociedade) e Rose Amorim (Ex-101). A programação passou a conter uma certa mistura de rádio jovem (dado o expólio de locutores da ant  com adulto-contemporâneo, além de muita informação. Por conta das limitações impostas pela Anatel quanto ao raio de alcance da emissora, o projeto não durou muito tempo.
Algum tempo depois, uma nova tentativa foi feita para alavancar a emissora. Sob o comando de Nildes Freitas, a rádio Volta Redonda chamou gente como o veterano locutor Ivan Martins para fazer parte do time. A grande dificuldade é que mais uma vez a emissora teve que trocar sua frequência para 87,5, dificultando ainda mais seu alcance.
Atualmente a emissora vem mantendo uma programação musical variada, além de manter um site na internet (sem atualização recente) onde existe um link que possibilita ouvir a rádio.
http://www.voltaredondafm.com.br/

10 comentários:

  1. Lembro da Cultura Cem,era muito boa mas não chegava aos pés da Rádio Cidadania,essa sim tocava música de qualidade e tinha prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  2. hj em dia é dificil ouvir a Vr Fm no proprio retiro devido a potencia do sinal.
    No Inicio em 2005 ela tinha uma programção mto boa, dps virou evangelica e agr toca d td um pouco.
    vlws pelo post Moura ficou bom ms, vc sabe se ela ainda fica no Douradods Shopping ?

    ResponderExcluir
  3. é impressionante como uma rádio comunitária possa estar ligada a um deputado que é dono de uma rádio comercial. E ninguém faz nada...

    ResponderExcluir
  4. É estranho esta frequencia...87,5 Mhz...
    Comprei um carro que veio com rádio de fábrica e a faixa de frequencia que ele sintoniza começa nos 88,1 Mhz...agora não sei se é problema do rádio (não no sentido dele estar com defeito, mas de programação do fabricante) ou a fabricação está em desacordo com a Anatel.
    Algupem acharia que valeria a pena reclamar na Anatel?

    ResponderExcluir
  5. É estranho esta frequencia...87,5 Mhz...
    Comprei um carro que veio com rádio de fábrica e a faixa de frequencia que ele sintoniza começa nos 88,1 Mhz...agora não sei se é problema do rádio (não no sentido dele estar com defeito, mas de programação do fabricante) ou a fabricação está em desacordo com a Anatel.
    Algupem acharia que valeria a pena reclamar na Anatel?

    ResponderExcluir
  6. estranho anonimo geralmente os aparelhos começam em 87,5, da uma ida na loja, qm sabe trocam ele pra vc.

    ResponderExcluir
  7. Também não compreendi. Vou questionar a concessionária (rádio de fábrica). Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  8. Nota do Blog: Boa observação a do pessoal, no que refere à faixa de frequência. Antigamente se usava o buscador analógico e não havia esse problema, já que a faixa ia de 87,5 a 108,1. Atualmente, com o advento do dial digital, alguns fabricantes iniciam sua faixa de frequência a partir de 87,9 ou 88,1, uma vez que não há registro de emissoras comerciais operando no Brasil, com frequencias entre 87,5 e 87,9. Quando a Anatel resolveu modificar a frequência das rádios comunitárias da faixa de 104,9 para os 87,5, não se preocupou com essa particularidade.

    ResponderExcluir
  9. Boa discussão sobre a faixa de frequência das comunitáras. Pergunto: e agora, como ficam os donos de aparelhos de rádio com a frequência limitada?

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.