sábado, 30 de abril de 2011

Poucas e Boas

Agradecimento
Utilizo esse espaço para agradecer aos incansáveis radionautas que todos os dias nos visitam para saber das novidades do dial na região. Incansáveis, porque sabem que nem todo dia encontrarão novidades, mas que continuam insistentes apesar disso. Radialistas ou amantes do rádio, você são a maior razão da existência desse blog.
Fico feliz com os comentários de todos (anônimos ou identificados, criticando ou elogiando), pois mostra que o nosso Blog vai ganhando em relevância dentro do cenário da comunicação no Sul Fluminense.
Agradecimentos especiais aos sempre presentes Carlos, Blogblogado, Duduzinho, Lincoln, Markos Paulo e os nossos bravos anônimos que não deixar de dar sua contribuição ao blog. Abraço também ao jornalista que mora em Paraty, mas também não se identificou. Espero poder contribuir no que for possível para a realização do seu blog sobre rádio.


Albertassi e os Umbandistas
O Deputado Estadual e dono da rádio evangélica 88 FM, anda comprando uma briga mosntruosa com as chamadas religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda.
É que essas religiões foram agraciadas por uma lei estadual que as denomina de patrimônio imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Na prática, o que pode acontecer é que em cultos evangélicos, os pastores vão ter que carregar menos no discurso contra essas religiões, já que um patrimônio imaterial deve ser protegido pelo estado.
Albertassi argumenta que o Estado, que é laico (não tem religião), não pode intervir em favor de determinados segmentos religiosos.
O nosso bravo deputado só esqueceu de salientar que a Assembléia de Deus também foi agraciada pela mesma lei.
Isso ainda vai dar muito "pano pra manga"....


Outros ritmos invadem o rádio jovem
Desde que a Rede Transamérica implantou no Brasil, seguindo os passos de outras emissoras (principalmente dos EUA), o padrão de rádio jovem, muito se debate sobre o que realmente vem a ser esse segmento.
Quando ele surgiu, sua base de programação era o Pop-rock, que logo teve agregado (anos 90) a Dance Music e mais tarde o Hip-hop.
Acontece que no Brasil, as emissoras se adaptam constantemente aos modismos de época, inserindo músicas que teoricamente não poderiam nunca serem tocadas em condições normais nessas emissoras.
Tudo começou com a lambada invadindo a programação de rádios como Jovem Pan e isso causou muito reboliço. Mais tarde veio o axé, e até hoje ele é mantido em algumas rádios jovens.
O funk também ocupou um grande espaço e até mesmo o pagode em algumas ocasiões.
Atualmente a Rede Jovem Pan de rádio, lider do segmento jovem no Brasil, tem apostado importantes fichas na inserção do sertanejo universitário remixado.
Alguns especialistas em rádio afirmam que essa seria uma maneira dessas rádios estarem atendendo a uma demanda reprimida de jovens que gostam de programação pop, mas que também estão inseridos nesse universo amplo e globalizado que mistura o funk, o axé, o pagode e o sertanejo.
O programadores dessas rádios concordam, mas salientam que esse tipo de música sempre estará presente ocaisonalmente nas rádios jovens, mas nunca serão foco central, que deve permanecer sempre o formato pop-rock-dance-hiphop.

Um comentário:

  1. Em relação ao que o senhor deputado Albertassi esqueceu de dizer é que como um estado laico(sem religião)não deveriamos ter emissoras de rádio de segmentos religioso assim como a 88fm.Afinal de contas é uma concessão pública,ou seja,deveria atender a toda população independente de religião.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.