A Rádio Siderúrgica de Volta Redonda, no bairro Laranjal, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Pelo projeto, também estava incluído o tombamento todo o acervo da rádio, como fotos, discos, livros e mobiliário, além de todos os documentos referentes ao funcionamento da emissora. Com o tombamento, ficaram proibidas quaisquer descaracterizações do prédio. Ainda de acordo com o projeto, o imóvel somente poderia ser utilizado com o objetivo de promover atividades culturais.
O autor do projeto, o deputado estadual Nelson Gonçalves (PSB), comentou que mesmo com o tombamento muito do que havi no acervo da rádio foi perdido desde seu fechamento, em 1980. Ainda de acordo com Nelson Gonçalves, o prédio é um monumento histórico da cidade.
- Um acervo enorme que havia ali foi perdido. A Rádio Siderúrgica Nacional transmitiu entrevistas de Juscelino Kubitschek, João Goulart e vários outros presidentes, governadores e prefeitos, e além do mais é um monumento histórico da criação da cidade de Volta Redonda - disse.
O deputado ainda informou que desconhece atualmente de que forma o prédio está sendo utilizado. Ele ainda explicou que, de acordo com o projeto aprovado pela Alerj, o local deve ser utilizado para fins sociais e educativos, algo que não está acontecendo no momento.
- O projeto proíbe fazer qualquer alteração física no espaço do prédio, e determina também que aquele espaço seja utilizado para atividades culturais - disse.
O deputado ainda ressaltou que a ação que deve ser tomada, atualmente, é a verificação de como o espaço está sendo utilizado e a atual situação do prédio, além da elaboração de um projeto para a melhor utilização do espaço.
- Acho que neste momento devemos verificar a situação de como aquele espaço se encontra e buscar através dos governos estadual e municipal de montar um projeto social no local, uma escola de rádio, um projeto experimental - disse.
Ainda de acordo com deputado, já existe um projeto para a utilização do prédio, mas que não recebeu a devida atenção.
- Temos que pedir essa informação para ver o que pode ser feito. Quando o ex-prefeito Benevenuto dos Santos Neto era vivo estava fazendo um movimento para transformar a rádio em um Museu de Imagem e Som. Depois que ele faleceu, porém, o projeto não andou - finalizou.
Fonte: Diário do Vale
Poderia ter postado uma foto do local onde funcionou a RS foto link:
ResponderExcluirhttp://radialist.as/photo/radio-siderurgica-nacional?xg_source=activity#axzz2kUMQw1Js