sexta-feira, 13 de abril de 2012

Curiosidade: Os caminhos da Stereo Sul desde 1988



Após a polêmica criada com a divulgação do edital de convocação dos sócios da Rádio Stereosul de Volta Redonda, resolvemos aqui fazer uma retrospectiva do que aconteceu com a empresa desde seu início.
Em 1988, o governo Sarney replanejou as empresas estatais de comunicação no Brasil privatizando, entre elas, a Rádio Nacional de Volta Redonda.
Em agosto de 1988 o presidente assinava decreto que concedia o canal à Sociedade Stereosul de Radiodifusão Ltda, por um período de 10 anos de propriedade dos empresários voltarredondenses Leonardo Mollica e Antônio Cardoso.
Em 1992 houve uma operação frustrada de venda da emissora para um grupo evangélico. Pouco mais tarde as rádios seriam compradas pelo Sistema Porto Real de Comunicação, que manteve a razão social, adquirindo também o passivo da empresa.
Em 1995 a FM conseguiu uma mudança de classe para aumento de potência e passou a se chamar 101 FM.
Apesar da concessão ter expirado em 1998, a renovação só ocorreu de fato em 2003, justamente quando a rádio foi repassada à Rede Aleluia. Vale destacar que a Razão Social não foi repassada para o grupo evangélico, mas apenas o direito de irradiação de sinal.
Talvez para não conflitar com a legislação vigente, houve um acordo entre as partes para que as rádios continuasse a funcionar no local sede da Empresa Stereo Sul de Radiodifusão até que houvesse a transferência da concessão ao grupo da Igreja Universal. Essa só ocorreu efetivamente (segundo documentos oficiais do Minicom) no ano de 2008, quando se encerraria o prazo de sua última renovação. A partir desse momento a outorga passava a ser explorada oficialmente pela Rádio Sociedade de Volta Redonda Ltda.
Configura-se portanto que, durante o período compreendido entre 2003 e 2008, a Rede Aleluia explorou os sinais de AM e FM das referidas concessões como arrendatária, até que os prazos legais para transferência se cumprissem.
Passados quatro anos da transferência definitiva da outorga, a empresa Stereosul ainda existe oficialmente, deixando uma questão no ar: Estaria essa empresa ativa apenas por questões burocráticas, ou ela ainda teria algum interesse em explorar serviço de radiodifusão?

2 comentários:

  1. Campeonato Mineiro: Domingo: 15/04, 16 horas, direto de Juiz de Fora-MG, a RÁDIO CULTURA (www.radioculturasd.com.br) transmite Tupi (Juiz de Fora-MG) e Atlético (Belo Horizonte-MG), Narração: Edson Palma, Comentários: João Begati, Entrevistas: Carlos Ferreira, Plantão: Evandro Begati e Mesa de Áudio: Guilherme Galdino.

    ResponderExcluir
  2. A rádio Stereo Sul teria sido vendida para um pator evangélico na época e pego de voltar por não efetuarem o pagamento, desde então o Sistema Porto Real de Comunicação comprou o dial.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.