terça-feira, 20 de setembro de 2011

Notas 009

Anexação da Califórnia
Tirando as dúvidas de alguns radionautas sobre a questão da Rádio Califórnia e os desdobramentos após uma possível anexação do complexo Califórnia à Cidade de Volta Redonda. Após consultas técnicas, constatamos que, para a Anatel, o que vale são as coordenadas geográficas de localização da torre transmissora. Nesse caso, se o local onde está instalada a torre da Rádio Califórnia, passar a pertencer ao município de Volta Redonda, assim a rádio permanecerá, deixando de ser uma emissora de Barra do Piraí.

Esclarecimento
Estamos em processo de mudanças estruturais e, como já devem ter percebido, a empresa PLANETA PUBLICIDADE deixou de gerenciar os nossos blogs, passando a ficar a cargo da empresa SIGA SOLUTIONS que assumiu no início de setembro e está realizando algumas modificações estruturais. Por isso, adiamos alguns projetos (em andamento e futuros) como:
- Início das atividades da Rádio Play Web;
- Produção do Programa Radialistas do Sul Fluminense;
- Escaneamento do Dial nas cidades do Sul Fluminense.
Em breve divulgaremos novas datas para os projetos.

Propagação de Sinal
Em um trabalho exclusivo realizado pelo blog, conseguimos analisar o alcance de sinal das rádios Sociedade e Real FM. Vale lembrar que ambas usam atualmente a mesma potência (10.000 watts). No entanto, o alcance de ambas é definido pela localização geográfica de seus transmissores. Além disso, fenômenos naturais como regiões montanhosas e vias fluviais podem interferir no alcance dessas rádios.
Em uma visão geral, que pode ser contemplada no mapa abaixo, verificamos algumas particularidades.


A Rádio Real FM (93,9 - Resende) tem seu alcance representado pelas elipses azuis. Pode-se observar que, à medida que o azul vai perdendo a cor, o sinal é mais fraco.
Já a Sociedade FM (104,1 - Barra Mansa) está representada pelas elipses magentas. A medida que elas vão amarelando, o sinal é mais fraco.
Existem 3 escalas de nível de sinal: A mais forte representa sinal local, a mediana representa sinal bom, mas com ruídos. Já a mais fraca, representa sinal ruim com muitos ruídos.
Vale lembrar que em alguns lugares com bastante presença de morros ou ruídos de radiofrequência, os sinais podem chegar com dificuldade. Por outro lado, aparelhos com reforçadores de sinal, pode captar os sinais dessas rádios, mesmo fora dessa linha de alcance.

Postagens anônimas
No início desse mês, o blog resolveu bloquear as entradas de postagens anônimas, já que estava havendo um abuso muito grande por parte de alguns radionautas. Atendendo a pedidos, voltamos a permitir novamente esse tipo de postagens, mas pedimos encarecidamente ao amigos que evitem certos tipos de prática que prejudiquem o andamento do blog, bem como a realização de um debate saudável. Contamos com a ajuda de todos para mantermos esse blog.

50 comentários:

  1. Finalmente a Democracia
    é bao pd postar aqui d novo.

    ResponderExcluir
  2. pra mim a Califórnia sempre pertenceu a Volta Redonda, nunca teve um comercial de BP na radio,ela pega melhor aqui em vr do q em bp.
    o ideal era levar ela pro complexo Sul Fluminense.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim a 93,9 é mto melhor q a 104.
    A Sociedade é uma radio sem identidade nenhuma,ñ sabe se toca funk,axe,pop,dance
    o sociediet era pra ser um programa de dance e toca musicas repetidas d+

    ResponderExcluir
  4. Todos sabemos que rádio tem que vender propaganda comercial para se manter, até porque dinheiro não brota em árvore. Mas tocar UMA MÚSICA e em seguida comercial de quase 10 minutos é dose até parece aqueles carros de som que ficam perâmbulando pelas ruas da cidade. Sem contar que o sociediet não começa antes das 18:10. Mas é aquilo quem quiser ouvir que ouça.

    ResponderExcluir
  5. A Real, depois de Itatiaia some completamente do dial e só volta a pegar em Cruzeiro, provavelmente por causa da Serra. Mas o sinal dela chega quase perfeito até o início da Serra das Araras, desde que o transmissor esteja 100%.
    Por outro lado a Sociedade, embora tenha um som constante, sem repiques (como a Real em BM e VR) "chia" demais em Resende.

    ResponderExcluir
  6. Moura, parece que Record-IURD desistiu de ter uma rede de rádios decente. Agora é só Aleluia e IURD-TV. Dadas as notícias com as Rádios Record de SP e RJ, parece que as de Volta Redonda continuarão mesmo praticamente mortas. Desperdício de frequencia! Sabe de algo?

    ResponderExcluir
  7. Sabe de algo acerca do sinal da Resende FM? Cade o transmissor novo? Veio com defeito de fábrica? Será que desempaca da transmissão padrão de rádio comunitária?
    E aquela estória de ser vendida para a 88FM? (Deus nos livre!)

    ResponderExcluir
  8. O Albertassi (88 FM) deveria sim comprar a Resende e no embalo tambem a Real( não valem nada mesmo) e depois presentear o cabeça de tudo, edir macedo. Como aquele mané de Resende fez com a 101 e CBN de Volta Redonda.
    NB: Nada como o anonimato

    ResponderExcluir
  9. O "mané" empresário de Resende comprou aquelas radios falidas Stereo Sul, ficou 10 anos com elas investindo uma fortuna em profissionais e equipamentos de ponta, mas só tomando na cabeça, porque os empresários locais preferiam anunciar nas emissoras da familia Nader, de Barra Mansa.
    Ele deveria ter gasto aquela grana toda é na Real e transformado a Agulhas Negras sim em CBN. Volta Redonda que ficasse com a então inexpressiva Stereo Sul mesmo.

    ResponderExcluir
  10. cara o Happy days ta começando pontualmente as 13:15 pelo amor de Deus, ta impossivel ouvir a 104.

    Denis

    ResponderExcluir
  11. eu axo q o blog deveria falar com o Nader conseguiu as radios e a emissora de tv, e pq o mesmo repassou uma radio e uma tv.

    Denis

    ResponderExcluir
  12. Com o desenvolvimento visivelmente acelerado de Resende, acho que em breve as grandes redes vão notar a cidade e começarem a assediar as rádios locais e pleitear as concessões vagas da cidade, Porto Real e Itatiaia. me

    ResponderExcluir
  13. A Rádio Califórnia já pegou muito bem em Barra, mais isto há 2 ou 3 anos atrais, até melhor que a RBP, quanto tinha um transmissor virado para Barra do PIraí, mais como a rádio vivia fora do ar, e continua, parece que por algum problema técnico eles desligaram o transmissor..
    acho uma loucura manter uma rádio numa localidade até perigosa e uma torre num vale cheio de eucaliptos.
    a Rádio vive fora do ar e com isso perde anunciantes.
    lembrando caro amigo.. sobre a situação do complexo califórnia, parece que a Torre retransmissora fica em Dorandia, antes da fazenda Dona Belinha.. portanto em Barra do Piraí..
    abraço e parabéns pelo blogger que é o melhor sobre rádios

    ResponderExcluir
  14. A Rádio Califórnia já foi a melhor rádio do interior do estado do Rio..
    como foi dito

    ou ela fica no centro de Volta Redonda, ou na sede do SSFC ou no centro de Barra do Piraí..
    não pode ficar num vale recebendo descargas de raios.. A RBP FM nunca sai do ar, assim como a Sociedade e Cidade do Aço.. porque estão bem localizadas..

    Alias, muito se comenta do aumento da potencia da RBP fm, assim como a emissora ficar 24h no ar

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo do Blogger, o que aconteceu com o Sinal da Rádio Sul Fluminense AM.. está péssimo aqui em Barra do Piraí..
    abraços

    ResponderExcluir
  16. A Real até que pega bem em alguns bairros próximo do centro em Barra do PIraí.

    ResponderExcluir
  17. assim como a antiga 101 a california fica num lugar mto ruin.
    é uma pena pois ela era pra ser uma radio deifrenciada pra nos,mas agr parece q ta virando retransmissora da 1390AM.
    uma pena

    ResponderExcluir
  18. concordo amigo Markos o azar da 101 foi ficar num vale.

    Denis

    ResponderExcluir
  19. E isso o MANÉ não via ou fez de propósito.

    ResponderExcluir
  20. Alôô. Alguma Noticia sobre as rádios Record news, Mania e Play?Onde estão os empresários e politicos de VR? Vamos trazer de volta a CBN. Comercial para mante-la no ar tem, afinal quem mantém a TV Rio sul no ar são os comerciais de Volta Redonda. Me ajuda aí ô ou tô errado? Se alguma radio fechou aqui por falta de comercial, foi por pura INCOMPETENCIA ou má fé do responsável.

    ResponderExcluir
  21. ta na cara q a preferencia do sist porto real sempre foi as rádios de resende,uma emissora da CBN nao ter anunciante xega a ser piada, e outra os anunciantes da 101 eram totalmente diferente dos anunciantes da 104, eu pelo memos nunca vi um comercial da Localiza Center Car na 104,Mcdonald´s.
    foi simplismente falta de interesse ms
    saudades da 101 e da CBN VR

    ResponderExcluir
  22. Amigo.. como é possível a RBP fm com força em parte da zona oeste do Rio de janeiro e na Barra da Tijuca ??

    Como a 101 FM cavou a própria cova, esta acontecendo o mesmo com a Califórnia..
    a emissora já tinha conquistado um público cativo e fiel.. não era líder de audiência, mais tinha ótima aceitação, lamentável
    deveria seguir a linha da JB fM, música adulta, mais com teor romântico e jornalismo
    era uma rádio diferenciada.. e deveria investi numa nova localização, seja em Barra do Piraí ou na sede do SSFC. com pelo menos 10.000 w de potencia, chegaria forte em 3 Praças, Barra, Volta Redonda e Barra Mansa.

    ResponderExcluir
  23. pois é tb axo,poxa seria mto legal ter uma radio parecida com a JB aqui no Sul Fluminense,mas ao inves disso eles ficam sucateando a radio califórnia

    ResponderExcluir
  24. Seria possivel fazer um desse,só q no lugar da real fm colocar a 101,5 ?

    ResponderExcluir
  25. Como pode a Real pegar no Rio se nem em Volta Redonda ela pega direito?

    ResponderExcluir
  26. Pelo o que eu sei a Real FM tem sua torre em Visconde de Maúa e um transmissor potente para o som chegar local aqui em baixo. Por isso ela sempre pegou com sinal local em BM e VR. A menos que esteja com problemas no transmissor principal...

    A Sociedade era rádi
    A Sociedade é uma rádio que só tem trocentos comerciais, mesmas vinhetas de mais de 10 ou 15 anos, músicas que se repetem a cada duas horas.
    Já a Real tem muito mais interatividade, informações, promoções, publicidade visual e dinamismo.

    ResponderExcluir
  27. A rádio califórnia deveria vir definitivamente para o centro de barra, pois a localização atual prejudica a emissora...desde sábado q a rádio está fora do ar...assim fica mto difícil conseguir anunciantes...imaginem, determinada empresa contrata um pacote comercial para uma mega ação de mercado, aí no dia D a rádio sai do ar e bota toda ação a perder...torço pela recuperação da rádio

    ResponderExcluir
  28. Eu não entendo o SSFC, já deveriam ter tomado alguma atitude em relação a localização da rádio califórnia.. é a rádio que mais sai fora do ar..
    se eu tivesse uma empresa, jamais investiria numa rádio que vive com problemas técnicos..enfim seria uma boa mandar ela pra Barra do Piraí.. que tem bastantes morros..
    enfim a rádio ficou 2 dias fora do ar..
    falta de respeito com o ouvinte.

    ResponderExcluir
  29. A Califórnia se manteve esses anos graças a boa programação musical e o califórnia in love.
    mais agora com isso de ficar repetindo o sinal da Rádio Sul Fluminense AM..e com péssima qualidade esta decretando sua falência.
    quanto ao problema da rádio sair do ar..isso já é de longas datas e a emissora já perdeu muito com isso em anunciantes e equipamentos.
    enfim
    nos anos 90 acontecia o mesmo com a as rádios do grupo RBP
    a FM tinha extremamente amadora e péssimos locutores..
    com a chegada da Sudoeste.
    a RBP fm teve que investi e muito para não perde na concorrência..
    bom eles tomaram atitude
    e na Barra do Piraí AM.. tinha muitos problemas como da Califórnia
    vivia fora do Ar..
    simplesmente eles mudaram o parque transmissor trazendo para um bairro próximo ao centro..ganhando mais qualidade e não saindo mais do Ar..
    se a RBP fM realmente focar Volta Redonda como pretende..o SSFC que se cuide

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. na verdade como td mundo sabe o q falta é concorrencia,sem concorrencia eles fazem o q querem com a rádio,é com se falassem com ouvinte qr ouvir ouve nao qr se vire.
    é o q eu sempre digo,gostaria de ver uma emissora pra concorrer com a Califórnia,ai sim eles dariam maior valor a rádio,e paravam com essa palhaçada q eles fazem com a 99,3.

    ResponderExcluir
  32. cara esse povo tem cada ideia,como é possivel vc retransmitir um rádio por outra q mal pega.
    eu axo a ideia de trazer a Sul Flu Am pro Fm legal,pois da pra gente ouvir um jogo pelo cel, casso estejamos na rua,mas q eles arrumem outra freq. e deixem a califórnia com musica e informação,nao essa porcaria q a rádio esta.
    ate pq a 1390 é uma porcaria

    Denis

    ResponderExcluir
  33. poir é saber q uma radio comunitaria q tem um alcance limitado, retransmite uma programa de uma rádio com alcence mil vezes superior, quem sobrio vai ouvir Dario de Paula Na Volta Redonda fm, a rádio mal pega no retiro.
    esse mundo ta louco ms

    ResponderExcluir
  34. com relação a califórnia concordo com os amigos,o SSFC só vai da valor qdo aprecer e se aparecer uma concorrente pra 99,3, fora isso vao continuar tratando os ouvintes da rádio e a rádio do ms jeito.

    ResponderExcluir
  35. Ao longo do tempo o Grupo RBP melhorou muito e prometem mais mudanças
    pelo visto devem aumentar a potencia dos transmissores
    antigamente a emissora operava em 98.5. e já algum tempo opera em 89.9
    diferente do SSFC..o grupo RBP só entra em cadeia com a AM 1470 junto com a FM 89.9 ..em alguns momentos, tais como
    alguma intervista, alguma noticia importante, no programa da PMBP,
    enfim..em caráter jornalistico, mesmo assim em conecção, não como repetidora..
    o Grupo RBP esta sabendo fazer jornalismo na linguagem do fm..
    que venha com uma programação de qualidade e informativa..
    como já foi dito
    que o SSFC se cuide e assim aprenda a respeitas seus ouvintes, especialmente da Califórnia FM..

    ResponderExcluir
  36. Estão acabando com a Califórnia Fm..e breve vão fazer o mesmo com a Sul Fluminense FM..
    a rádio esta mais esquecida ainda
    o sinal dela esta péssimo e nunca vi uma rádio com chiados pela internet
    só mesmo o SSFC.

    ResponderExcluir
  37. Acho difícil a Real FM pegar no Rio de Janeiro..já que lá tem a 94 Fm ou Rádio Roquette Pinto em 93.9

    ResponderExcluir
  38. alguem abe onde se meteu o fernando que queria ser o mais votado do que o marcos paulo,ele sumiu depois que o mora tirou o anonimo marcelo

    ResponderExcluir
  39. La no RJ a Roquete é 94,1.
    essa do chiado pela internet eu nao sabia naum,hauaahuaua
    mais uma do SSFC
    hauhaau

    ResponderExcluir
  40. Agora entre nos a 96,1 tem uma programação muito fraca,assim como todas as emissoras do SSFC, o sinal ta fraco mesmo,aqui na vila mury (VR)
    ta chiando muito.

    ResponderExcluir
  41. eu estou nesse momento vendo a 104,1 pela cam, esse é o estudio da sociedade,se for ta parecendo mais o estudio da nova dimensão fm 92,9 emissora pirata aki em volta redonda.

    ResponderExcluir
  42. Fui acompanhar uma partida de futebol pela internet, o audio da Sul Fluminense Fm estava péssimo.. muito chiado
    péssima qualidade
    isso pela internet, pois a Califórnia estava fora do ar
    pra variar

    ResponderExcluir
  43. estou ouvindo agr o a 96.1 pelo site,nunca ouvi isso,chiado pela internet.

    ResponderExcluir
  44. hj estava zapeando o dial aqui em VR
    e percebi q as pirtas voltaram com td
    90.5, 91.1, 94.7, 107.5
    todas evangelicas, a frequencia 91.9 estava vazia.

    ResponderExcluir
  45. Nao é sempre que tem esse chiado pela web cam.
    mais acontece

    ResponderExcluir
  46. eles nao tinham o direito de fz isso com a nossa am.
    esse grupo de Resende deveria ter vendido para alguem da cidade.

    ResponderExcluir
  47. California fm fora do ar
    e olha que nem choveu

    ResponderExcluir
  48. ja pensou se tem um sereno intaum.

    ResponderExcluir
  49. eu nem escuto mais radio aqui em volta redonda,sao todas ruins,escuto rádios pela net, Multishow fm excelente.

    ResponderExcluir
  50. o programa das madrugadas da SFAM e California acabou?

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.