quarta-feira, 6 de julho de 2011

Respondendo 2

Antes, gostaríamos de agradecer a efetiva participação de nossos bravos radionautas que estão cada vez mais participando de nossas discussões, ajudando a propagar o blog.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto à questão da frequência única de 87,5 ser disponibilizada para as rádios comunitárias, foi uma decisão tomada ainda no Governo Lula pelo ex-Ministro das Comunicações Humberto Costa, atendendo às pressões da Abert e outras entidades ligadas aos empresários de comunicação. Como se trata de uma frequência livre, ela "mata dois coelhos em uma só tacada": Unifica a frequência de RadCom's sem ter problemas com as outras rádios e cria um limitador natural para o raio estabelecido de um quilômetro por emissora - O MiniCom entende que essa deve ser a distância máxima de alcance para uma emissora de rádio comunitária. Como cada comunidade (obedecida a distância regulamentar) pode obter uma concessão de RadCom, uma faz o trabalho de anular a outra. Em determinados locais, no entanto, uma vai "trepar" na outra (como já acontece em vários lugares).
Em Volta Redonda, duas emissoras comunitárias experimentam esse fato. São elas a Integração FM e a Volta Redonda FM. No entanto, a Integração possui uma outra opção de frequência, utilizando os 106,9 (que já usava desde que começou suas atividades).
No caso da 95,3 - Mix FM, ela ainda não começou a utilizar a frequência 87,5 e segue operando normalmente na sua frequência habitual.
Existem informações de que a Anatel estaria monitorando esses acontecimentos e pode até haver punição às emissoras que operam de forma irregular, com possibilidade inclusive de cassação da outorga.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto ao fato de haver canais de rádio disponíveis em várias cidades da região, não significa que estão vindo novas rádios para cá. Acontece que técnicos da Anatel realizaram testes em vários municípios do Brasil há alguns anos e atestaram a disponibilidade de tais frequências para o advento da radiodifusão. Alguns empresários ou entidades entraram com pedidos de concessão, mas esse é um caminho longo e nem todos vão até o final, pois se trata de um investimento muito alto e que não garante sucesso absoluto ao fim de todo o processo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não há qualquer informação oficial de que o canal de AM disponibilizado em Barra do Piraí será disponibilizado ao Sistema Globo de Rádio. Quando o Padre Marcelo Rossi se manifestou em seu programa "Santa Missa em Seu Lar" na TV Globo sobre a chegada do SGR ao município barrense ficaram dúvidas, pois a própria Rádio Globo não confirma tal informação. Informações que nos chegaram recentemente afrirmam que o programa diário do Padre Marcelo na Rádio Globo será retransmitido por uma emissora local, como acontece em várias rádios do Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto à Rádio 96,9 - Sudoeste FM de Piraí, ela realmente foi apenas arrendada á Igreja Universal e não vendida e incorporada a Rede Aleluia como muitos afirmam.
A Sudoeste FM operou com programação própria ao longo dos anos 90 e  mais tarde criou uma parceria com o grupo SomZoomSat para transmitir a programação da rede nordestina. A estratégia da Sudoeste foi focar a programação no público da baixada fluminense, valendo-se do precioso nicho de mercado encontrado, já que boa parte do público possuia laços extensos com a cultura nordestina. A audiência foi percebida, mas os resultados comerciais não apresentaram índices satisfatórios e o negócio ruiu.
Como o grupo de pastores da IURD ofereceu uma proposta financeira interessante, a Sudoeste teve sua programação arrendada na totalidade até os dias atuais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo informações de próprias pessoas ligadas à Rádio Real FM, seu foco mercadológico é a Região das Agulhas Negras e Vale Paraíba Paulista. Mesmo com a sua ampliação de sinal, ela não pretende mirar suas ações à região composta por Volta Redonda, Barra Mansa e demais cidades do Sul-Fluminense. Ela inclusive já tentou em duas oportunidades: Quando adquiriu a Rádio Stereo Sul no início dos anos 90 tentando sem sucesso repetir a programação da Real e, anos mais tarde, quando transformou a Rádio Stereo Sul na mega-poderosa 101 FM com programação própria, equipamentos modernos e profissionais de ponta sem conseguir, no entanto, alcançar o mercado local.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sistema Sul Fluminense de Comunicação está aproveitando a construção da nova torre para ampliar e melhorar o seu sinal. As modificações já podem ser sentidas em alguns lugares da região onde as rádios Sociedade e Cidade do Aço chegavam com dificuldade agora têm um sinal melhor.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Finalmente a Rádio Califórnia, depois de muitos pedidos, resolveu transmitir sua programação 24 horas. Estava perdendo espaço para as piratas e a comunitária local...

18 comentários:

  1. Parabéns ao adm. do Blog pelas informações.
    Tb merece parabéns o SSFC pela programação 24h da Califórnia fm. Barra precisava de uma rádio 24h. Agora só falta a rádio chegar com sinal local no centro de barra e tb um horário da programação ser gerado na cidade.

    ResponderExcluir
  2. Que pena que o SPRC nao quer mais saber de Volta Redonda e Barra Mansa. Mas também pudera, devem ter ficados traumatizados com os pesados investimentos na 101 e CBN que inexplicavelmente não pegaram.

    ResponderExcluir
  3. Só acho que a Agulhas Negras agora poderia virar CBN.
    Essa potência toda não merece transmitir só programação cafona típica de AM. Deveria ser mais bem aproveitada... Mas deve pesar na empresa o trauma da CBN Volta Redonda...
    Já a Real FM, se quisesse, poderia ser tipo uma Band Vale dessa região, porque poderia ter seu sinal local de Itatiaia a Piraí, como já quase nos períodos em que está com força total em sua torre lá na altitude de Mauá.

    ResponderExcluir
  4. afinal quais as radios do ssfluminense que seriam vendidas e onde esta agora as torres do sistema sulfuminense de comunicaçao agora.

    ResponderExcluir
  5. A CBN VR não deu certo por incompetencia ou sacanagem deste mané de Resende, que conseguiu acabar com as duas melhores Rádios de Volta Redonda.
    Na CBNVR só tinha comercial da Coca-cola porque? Já repararam que até na TV Rio sul a maioria dos comerciais são de Volta Redonda.
    Mas também tem uma coisa: Os Políticos e Empresários de VR são uma MÉÉÉÉÉRcadoria; Pra não dizer UMA BOSTA.
    O nosso Prefeito só sabe fazer Praça e dizer: ÉÉÉÉÉÉÉ VALEU.

    ResponderExcluir
  6. parabéns ao blog pelas materias,ficou excelente.
    legal sb q a California agr é 24h prescisava ms.
    eu axo q o sist. porto real tao cedo naum retorna pra vr, é uma pena pois as radios eram otimas.

    ResponderExcluir
  7. concordo com o Carlos,a CBN naum da certo é pura incompetencia ms e pq o sist. porto real naum valorizou a radio.

    ResponderExcluir
  8. alguem do blog sb qual era a rádio q ocupava a frequencia dos 920Am antes da CBN e qm pertencia ?

    ResponderExcluir
  9. thaissa era a volta redonda am eu sempre ia la no sao luiz;antes ela transmitia em 1500 am antiga stereo sul am. fernando

    ResponderExcluir
  10. moura ,sabe me dizer quem e o dono da brasil am 940.fiquei sabendo que jovem pam am estaria comprando a tamoio am 900,sabe alguma coisa delas?

    ResponderExcluir
  11. Valeu Fernando obrigada

    ResponderExcluir
  12. BOM.BOAS EXPLICAÇÕES, MAIS A CALIFÓRNIA 24 HORASM MAIS JÁ ERA PRA TER MUDADO DE FREQUÊNCIA, PARA 98,9 E NADA, PQ SERÁ? E A REAL FM,MESMO SE SEUS ANÉIS NA TORRE ESTIVESSEM VIRADOS UM DIREÇÃO AO VALE DO PARAÍBA PAULISTA ESTARIA PEGANDO EM TODA A NOSSA REGIÃO, ISSO PROVA QUE A RÁDIO NÃO TEM 50 KILOS DE POTÊNCIA NUNCA.OUTRA RÁDIO QUE DEVERIA TAMBÉM SER LEBRADA É A RÁDIO ZÉ, POPULAR RESENDE FM 90.5, E A RBP FM 89,9 DE BARRA DO PIRAI QUE OUTRO DIA OUVI PERFEITAMENTE EM BANGU-RJ ,SERÁ QUE ELA JÁ AUMENTOU A POTÊNCIA? TORRE NOVA PELO MENOS VI,UMA GIGANTESCA NO CENTRO DA CIDADE.SUCESSO MOURA ASS: MARCOS

    ResponderExcluir
  13. marcos. a rbp 89,9 eu a ouvi ndo pra barra da tijuca acredito que ela nao tem so 3 kl de potencia nao deve ter mais. fernando

    ResponderExcluir
  14. Até que enfim a Califórnia FM com programação 24h no ar ..
    deveria manter a programação romântica e adulto-contemporânea o dia inteiro
    talvez pudesse manter o programa do Tico Balanço
    o restante com programação própria..
    deveria voltar a pegar no centro de Barra do Piraí como rádio local como antes há 3 anos atrais.. ou pelo menos aumentar a sua potência.
    o sinal é forte em alguns bairros, mais em outros é bem fraco.

    ResponderExcluir
  15. la em casa fiz o teste de retirar a antena externa e dx só na antena interna e a RBP pegou normal.
    o sinal deles realmente ta forte.

    ResponderExcluir
  16. é verdade marcos, sou do 9 de abril em barra mansa essa rbp fm 89,9 pega sem antena aqui em casa.

    ResponderExcluir
  17. Markos tb fiz o teste aki em casa e pegou bem.
    moro em Quatis.

    ResponderExcluir
  18. Aki na Colina a RBP FM pega super bem.
    o site do sist. sul flu é tão bao q nao disponibiliza o audio da california hauhauahuahahhau

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.