quinta-feira, 7 de julho de 2011

História dos 920 AM em Volta Redonda

Atendendo a solicitação de nossos radionautas, o blog pesquisou um pouco da história da 920 AM que hoje pertence ao Grupo Aleluia (Igreja Universal).
Tudo começou com a Rádio Siderúrgica: Emissora pioneira da região e que teve, à época, um dos estúdios mais modernos da América Latina, com instalações que copiavam fielmente os estúdios da mundialmente conhecida BBC de Londres. Nessa época utilizava ainda o canal 1500 khz e os estúdios ficavam localizados no bairro Laranjal.
Nos anos 80 a Rádio Siderúrgica foi privatizada, dando espaço à Rádio Stereo Sul. Ao final dos anos 80 ela foi arrendada a Edson Albertassi (junto com a FM) para a difusão de programação evangélica. Com a saída de Albertassi (que havia comprado a 88 FM), a rádio logo em seguida foi vendida ao Sistema Porto Real de Comunicação. Em 1995, ela deixa de ser Stereo Sul e passa a se chamar Volta Redonda AM, trocando os 1500 khz para 920 khz. Alguns radialistas se destacaram, como Nonô dos Canarinhos, Lilian Alves e Adriana Lever.
Em 99 a emissora saiu dos históricos estúdios do Laranjal, transferindo-se para o bairro São Luiz.
No início dos anos 2000, a emissora fez um acordo de filiação com a Rede CBN de rádio, implantando um sistema inédito de informação na região. Alguns profissionais de radiojornalismo se destacaram como Jefferson Machado, Marluce Martins e Renato Natividade.
Em 2003, com a transferência da rádio à Igreja Universal, a emissora passou a se chamar Rádio Sociedade de Volta Redonda, retransmitindo a programação da Rede Aleluia.
Atualmente seus estúdios estão localizados na Vila Santa Cecília onde funciona a sede regional da Igreja Universal do Reino de Deus.

14 comentários:

  1. otima materia o blog esta de parabéns.
    valeu Moura.

    ResponderExcluir
  2. eu me lembro da Iauguração foi la no edificio dos funcionarios.
    bons tempos em volta redonda.

    ResponderExcluir
  3. UMA PENA ESTA EMISSORA SER DA IGREJA, SÃO PROFISSIONAIS QUE PERDEM EMPREGO E MENOS UMA RÁDIO QUE FICA PRA UMA MINORIA OUVIR.
    ISSO TINHA QUE ACABAR.
    QUEREMOS NOSSA AM DE VOLTA

    ResponderExcluir
  4. cade a record am de vr,que nunca chega

    ResponderExcluir
  5. Completando esta história, passou-se também pelas mão da Radiobras (Nacional) e - não me lembro exatamente a frequência - mas foi transmitida em 830 khz.

    ResponderExcluir
  6. A transmissão em 830 Khz durou pouco e já era do Sistema Porto Real. Foi antes de mudar para 920. A maior parte do tempo em 830 Khz era de retransmissão da Rádio Agulhas Negras AM, de Resende.

    ResponderExcluir
  7. Nessa época de 830 Khz os estúdios ficavam em Resende, num complexo super moderno e luxuoso da sede da Real e da Agulhas Negras. Mas o estúdio da Stereo Sul AM era o mais pobre, só com sucata de equipamentos das outras rádios, talvez porque quase não tivesse programação própria...

    ResponderExcluir
  8. Em compensação os estudios da Real FM, 101FM e da Agulhas Negras AM, que ficavam no mesmo complexo, próximo à entrada de Resende, eram um luxo.

    ResponderExcluir
  9. Lembro que o programa do Paulo Cesar Alves era transmitido por telefone no Clube Foto Filatélico de Volta Redonda (ao lado do Escritório Central).

    ResponderExcluir
  10. Que fim trista para uma rádio que fez história.

    ResponderExcluir
  11. Logo que virou do Sistema Porto Real, os jornais e os jogos de futebol eram transmitidos em cadeia a partir da Agulhas Negras, senão me engano por telefone também... Tinha um som estranho...
    Já a FM, nessa época, repetia a Real acho que igual à Voz do Brasil, sintonizando mesmo. Lembro que eu ficava incomodado com o fato de ter ficado meses com um som horrível e depois só em um canal. Eu pensava, será que niguém percebe isso??? Por isso também que não deu certo, acho eu...

    ResponderExcluir
  12. Logo no início que o Porto Real assumiu, a programação da FM era própria, mas um clone da Real. Até as vinhetas eram as mesmas. Em rede só um programa de dance music e a madrugada. Depois, passaram a variar. Tinham dias que o programa era gerado em VR e outros em cadeia. Depois passou a ser tudo ou quase tudo em cadeia, menos um programa de funk, na hora do almoço. Mas não tinham critério algum! Acho que os funkeiros chegavam atrasados, depois que o soft music já tinha começado e cortavam o programa de qualquer jeito. Da mesma forma quando acabava, voltava a rede de qualquer jeito, sem sincronia alguma. Parecia os breaks comerciais da velha TV Sul Fluminense...

    ResponderExcluir
  13. haahahuhauuahh
    o breaks da velha TV Sul Fluminense
    uhauauhauh
    eram mto f...
    sem sincronia nenhuma com a band,ahahahahuauhahu
    saudades desses tempos me divertia mto nos intervalos.
    esse é o SSFC depende basicamente da 104 e da 103 pra sobreviver,pq a tv naum vingou,a 105.5 tb naum.
    uma pena q o sinal da Jovem Pan Tres Rios naum xega aki.hauahauuah
    auhuauhauha

    ResponderExcluir
  14. Uma bela história essa da 920 AM. Saudades da grande equipe da CBN VR. A região carece de uma emissora com esse perfil.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.