quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mania FM de Volta Redonda será 91,9

O Ministério das Comunicações divulgou recentemente a faixa de frequência da Rádio Mania FM de Volta Redonda. A emissora está abrigada no canal 220, que corresponde aos 91,9 Mhz. A emissora está configurada na Classe C, o que significa que não pode operar inicialmente com mais de 300 watts de potência em seus transmissores. Convertendo esses números em raio de alcance, isso dá em torno de 7 quilômetros. A Rádio Sociedade FM, por exemplo, opera na classe A3, com capacidade para 5.000 watts, o que promove um alcance de cerca de 54 quilômetros, ou seja, quase oito vezes maior que a Mania.
Chama também a atenção no site do Ministério, a mudança do canal da Rádio Energia (88 FM), que deve passar dos atuais 88,3 para 88,7.
Outra emissora da região que deverá mudar em breve sua frequência é a Rádio Califórnia FM de Barra do Piraí. Ela migrará dos atuais 99,3 para 98,9.
Fonte: http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp

NOVIDADE!!!! Agora você pode ouvir essa notícia:
Noticia 01 jun 2011 by mouralocutor

10 comentários:

  1. Oi Moura
    Sugiro uma matéria sobre a quantidade de canais disponíveis na região para serem licitadas, mas que, ao que parece, não despertam interesse de ninguém, nem de grandes grupos como CBS (Kiss FM e outras); Antena 1; Bandeirantes; Transamérica; Jovem Pan; Globo; Eldorado etc.
    Bem que o Grupo Bandeirantes, por exemplo, poderia entrar aqui como uma jovem, como a Stereo Vale de SJC ou 89FM de SP; uma ou duas de notícias Bandnews e Bandeirantes, uma adulta como a Alpha ou Band Vale e até os lixos populares da Nativa e Bandeirantes.
    Concorrência e mercado de trabalho seriam ampliados...

    ResponderExcluir
  2. Moura
    Voce sabe o que aconteceu com os 5.000 watts da Resende FM? Será que deu pau no tão esperado e anunciado transmissor novinho adquirido recentemente?
    De uns meses para cá a impressão que dá é que ela está operando com transmissor de 25 watts, de rádio comunitária, pois o som é baixo e sem qualquer estabilidade.
    Um apena, pois a programação dela não é ruim...

    ResponderExcluir
  3. Pra que precisa falar que a rádio Sociedade cobre quase oito vezes mais que a Mania o puxa-saquismo!!!
    A rádio Mania nem entrou no ar ainda e uma emissora geralmente quando inicia começa numa classe baixa no caso da Mania classe C e depois vai subindo de classe. Cruz credo não fica gorando não.

    ResponderExcluir
  4. eu to esperando mto a estreia da mania fm

    ResponderExcluir
  5. cara eu axo que deve ter alguma coisa na região que naum atraem essas grandes redes,pq naum é possivel acreditar que as grandes redes de radios como as citadas a cima naum tenham interesse.
    espero q com a xegada da mania fm issu mude e mais radios venham.

    ResponderExcluir
  6. e tem o seguinte Markos,qdo xegam na região o alcance é minimo como é o caso da Jovem Pan 2 três rios, a Antena 1 de 3 rios tb,poxa bem que podia pegar aki tb né.
    ja pensou a jovem pan fz concorrencia com a 104, e a Antena 1 com 96fm.

    ResponderExcluir
  7. Que isso! Vamos respeitar. Não acho que o cara quis puxar saco não, ao comparar com a potência da Sociedade. Ele só deu um exemplo de como será o alcance inicial dessa tal Mania. Aliás, não sei o motivo de tanto interesse nessa rádio, já que sabemos que a rede sobrevive de tocar lixo para o povão analfabeto e sem cultura.

    ResponderExcluir
  8. Nota do Blog: Quando me referi a Sociedade FM foi com o mero intuito de fazer uma comparação que seja compreendida por todos já que, além de ser uma rádio importante e conhecida da região, serve de parametro já que a Mania deve ser uma de suas concorrentes diretas. Quanto a questão de mudança de classe, não é uma situação tão fácil assim como o colega anônimo argumentou não. É um processo longo e que pode durar anos, como foi o caso da Sociedade Stereo Sul de Radiodifusão, que ampliou seus 1.000 watts para 5.000 em 1996 e teve até que trocar de frequência, saindo dos 104,9 para 101,5.

    ResponderExcluir
  9. então trocou não trocou.
    e vc acha q os caras vão botar só 300 wattinhos só quando ouver fiscalização o que é coisa rara.

    ResponderExcluir
  10. e vem cá a 101,5 tem bem mais que 5000 watts (5 KW) ouvi falar um papo em torno de 7 KW e isso não ouvi de boateiros não em. No site do Tudo Rádio diz que ela tem 10 KW mas acho que não chega a tanto.

    http://www.tudoradio.com/dials.php?estado=RJ&cidade=106

    E também a galera da Sociedade fica tirando onda de 5 KW o transmissor da Sociedade nem trabalha com força total.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.