quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cidades da região têm canais de rádio disponíveis

Oito municípios da região Sul-Fluminense possuem canal de rádio disponível para qualquer interessado em montar uma rádio FM comercial. São eles: Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real e Três Rios.No entanto (com excessão de Barra Mansa) os canais oferecidos são da classe C (a mesma da Mania FM) e tem sua capacidade limitada em até 300 watts.
Como montar uma emissora de rádio demanda um alto investimento, esses canais não possuem atrativos suficientes para fazer com que empresários da comunicação invistam neles. Ainda assim aparece, por vez ou outra, algum interessado, como foi o caso da Rádio Mania. No entanto, a Mania irá operar sua programação a partir de uma cidade com grande índice populacional, como Volta Redonda. Como a concentração populacional é alta, o limite de sete quilômetros de raio para o alcance de suas transmissões não será problema para a emissora já que Volta Redonda, além de ter uma grande população, tem uma área territorial considerada pequena o que facilita a chegada do sinal da rádio em todos os pontos.
Além disso, como o mercado de Volta Redonda é bastante significativo a Rádio Mania terá tranquilidade para concentrar suas ações apenas no município.
Isso dá tranquilidade para que a rádio comece operando nessa faixa mínima e com o passar do tempo reivindique mudança de classe à Anate, a medida em que for ganhando espaço no mercado regional.
Já Pinheiral, por exemplo, também possui um canal disponível há pelo menos dez anos, mas nunca houve um empresário interessado, muito por conta do alto investimento e o provável retorno vir em muito longo prazo (ou nem vir), já que a cidade tem pouco mais de 25 mil habitantes e, como é cercada por morros, a emissora com 300 watts não conseguiria alcançar cidades vizinhas.

Abaixo encontram-se os nomes dos municípios com canal de FM disponível e suas respectivas frequências:

Barra do Piraí - Canal 293 (106,5) - Classe C (Alguns dizem que essa frequência estaria sendo licitada e que o Sistema Globo seria o favorito na disputa);
Barra Mansa - Canal 299 (107,7) - Classe B1
Itatiaia - Canal 274 (102,7) - Classe C
Pinheiral - Canal 217 (91,3) - Classe C
Porto Real - Canal 218 (91,5) - Classe C
Quatis - Canal 262 (100,3) - Classe C
Resende - Canal 296 (107,1) - Classe C
Três Rios - Canal 290 (105,9) - Classe C

3 comentários:

  1. Excelente matéria! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Nem todas as frequencias indicadas podem ser consideradas impraticáveis comercialmente. Talvez a de Pinheiral e Quatis(pela topografia).
    Já Resende é uma cidade basicamente plana. Itatiaia, tem vários pontos altos para se instalar torre, inclusive próximos a divisa com Resende. E a potência da de Barra Mansa é considerável e cobriria Volta Redonda sossegado.
    O que há é falta de grandes empresários acreditarem nessa região.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.