quarta-feira, 16 de março de 2011

Panorama do rádio na região

Enquanto as informações sobre mudanças no dial da região não se confirmam, resolvemos traçar um panorama sobre o quadro atual de emissoras de rádio na região:

88 FM (88,3 - Volta Redonda) - A emissora evangélica vem mantendo uma estratégia que se segue há algum tempo: Reserva espaços da programação para programas independentes e mantém uma grade regular com programação predominantemente musical cristã, sem distinção de idade ou classe social. Os conteúdos independentes são de igrejas e comunidades evangélicas, além do tradicional programa jornalístico Dário de Paula, responsável por grande parte do faturamento e audiência da emissora. A 88 está com planos de ampliar sua potência de transmissão que atualmente opera em 5 kw. É líder de audiência na região no segmento evangélico.

RBP FM (89,9 - Barra do Piraí) - Rádio com programação popular que se mantem estável há alguns anos. Já revelou bons nomes da locução como Alessandra Damásio (hoje na Mania) e atua com programação diária das 6h à 00h, não operando 24 horas por dia. Nos últimos anos a emissora tem utilizado conteúdo jornalístico produzido por outras empresas do grupo como o jornal O Barrense a a Barra do Piraí AM. Lidera a audiência na região que compoe os municípios de Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores.

Real FM (93,9 - Resende) - Nos últimos anos a emissora deixou sua programação popular para se tornar uma rádio jovem. Trocou toda a sua plástica e mantém um formato baseado nas rádios jovens de São Paulo. Possui uma programação onde a base é o dance-music, mas também reserva espaço ao pop-rock, hip-hop e reggae. Também abre espaço ao pagode e ao axé em horários específicos. Alguns de seus locutores se mantém há anos na emissora como Itamar de Paula, Tom e Carlos Rocha. Uma de suas principais novidades é o fato de ela estar operando no sistema RDS que dá ao ouvinte que possui a tecnologia, de visualizar o nome do artista e da música que está tocando, por exemplo. E líder de audiência na região das Agulhas Negras.

Sul Fluminense FM (96,1) - A única rádio da região com conteúdo musical adulto-contemporâneo. É a emissora mais tradicionalista de todas, mantendo uma programação musical quase que intocãvel há anos, além de seu quadro de locutores como o veterano Joaquim Leite, além de Tânia Nascimento, Mariângela Leal e Lourdes Sofia. Sua audiência é considerada qualificada, pois atinge principalmente as classes A e B.

Califórnia FM (99,3) - Sofreu modificações significativas nos últimos anos. Entre 6h e meio-dia, repete a programação da Sul-Fluminense AM (1390). Durante a tarde executa programação musical num misto de adulto-contemporâneo com popular. À noite, mantém o tradicional programa Califórnia In Love em cadeia com a Sul Fluminense AM. O programa é considerado líder de audiência no horário. Em horários de jogos de futebol transmitidos pela AM, a Califórnia também entra em cadeia.

Rede Aleluia (101,5FM - 920AM) - A emissora do bispo mudou seu perfil nos últimos anos. Atualmente percebe-se poucas intervenções de pastores, menos músicas evangélicas e mais flash-backs nacionais e internacionais de sucesso nos anos 70, 80 e 90. Não existe quadro de locutores local. A emissora vive a expectativa da possível criação da Rede Record News de Rádio.

Cidade do Aço FM (103,3) - A emissora mantém uma tradicional programação popular. Suas alterações mais significativas nos últimos anos foram o surgimento do jornalístico "Bom Dia Cidade" para concorrer como o Programa Dário de Paula e o funkeiro "Batidão 103" no meio da tarde. A emissora é considerada a maior audiência do segmento popular em toda a região.

Sociedade FM (104,1) - Tradicional rádio do segmento jovem da região. Inclusive sua plástica se mantém quase a mesma há alguns anos. Sua programação tem predominância do pop em suas vertentes rock, dance, hip-hop e reggae, priorizando o público teen. Há também espaço para o axé o funk na grade de programação. É considerada a maior audiência do segmento jovem da região.

Agulhas Negras AM (640) - Considerada a maior audiência do AM na Região das Agulhas Negras. Sua programação mescla veteranos radialistas, com grandes nomes do rádio jovem (que trabalham na Real). Seu departamento jornalístico também é bastante respeitado.

Sul Fluminense AM (1390) - É tida como a maior audiência do AM em toda região, principalmente por seu alcance. O grande forte da emissora são alguns programas tradicionais como o Show do Henrique Barbosa, além da Jornada Esportiva que conta com uma das maiores equipes do rádio no interior. Recentemente perdeu nomes como Uiara Araújo e José Roberto Mendonça, além de alguns nomes da equipe esportiva. A emissora ampliou sua penetração na região de Barra do Piraí com a retransmissão de alguns programas pela Rádio Califórnia.

Rádio do Comércio (1450) - Sofreu algumas modificações nos últimos anos, com o incremento de sua equipe de esportes e a vinda de locutores como Uiara Araújo e José Roberto Mendonça. A emissora vive a expectativa de mudanças estruturais e a possível ampliação de seu sinal.

5 comentários:

  1. Saudades da Rádio Cidadania Fm,mas falava a verdade dos políticos da região,era a única que valia a pena na cidade.

    http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2007/12/03/imprensa15777.shtml

    ResponderExcluir
  2. Moura, porque não está na lista a Resende FM?
    Embora ela seja comparável apenas a uma rádio pirata melhorada, em termos de qualidade de som e de sinal, ela existe no dial, mesmo que precariamente.

    ResponderExcluir
  3. é mesmo Moura Pq não tem a Resende FM???

    Responde ai pra ''nois''

    ResponderExcluir
  4. Saudade da 102,5 Cidadania Fm tb
    mas realmente faltou a resende fm 90,5.
    um abraço a todos

    ResponderExcluir
  5. Saudade da antiga 101 fm e suas vinhetas diferenciadas.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.