quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Polêmica: Afinal qual é a melhor - Real ou Sociedade?

A implantação do sistema RDS (Radio Data System) na Rádio Real FM de Resende, causou um verdadeiro alvoroço entre os simpáticos a esse blog por conta da disputa entre a rádio resendense e a Sociedade FM de Barra Mansa. Dado esse alvoroço todo, resolvemos ampliar essa discussão em um post autônomo, aproveitando para distrinchar um pouco da história do rádio jovem na região.
No final dos anos 70, Barra Mansa recebeu a Rádio Sociedade FM. No início ela tinha uma programação sem restrição, tocando todos os rítmos, até que definiu-se pouco tempo depois no estilo pop jovem. Grandes nomes como Mário Esteves, Gilson Dutra, Gilberto Filho, Cláudio Chiesse, Agnaldo Silva e Ricardo Gama já passaram pelos microfones da 104.

Pouco tempo depois surgiu a Rádio 88 FM. Sua programação passou pelos anos 80 batendo de frente com a Sociedade no meio jovem. Uma disputa que foi mutiliada com a venda da 88 a um grupo evangélico.

Nos anos noventa, foi a vez do próprio Grupo Porto Real tentar invadir o mercado jovem de BM&VR com a compra da Rádio Stereo Sul, transformando-a em uma filial da Real. Como a experiência resultava de uma sonoridade com baixa qualidade, o projeto não teve muito êxito. Anos mais tarde, a Stereo Sul mudava de frequência e de nome: Surgia a 101 FM de Volta Redonda.

O impacto foi gigantesco, resultando em uma migração volumosa de ouvintes da Sociedade para a 101, que marcou história na região com suas mega-promoções e programação irreverente. Mas o sucesso durou pouco tempo. Problemas técnicos e administrativos foram enncolhendo aos poucos a visibilidade da rádio, até ela ser vendida ao Grupo Aleluia.

Quando se fala do confronto Real x Sociedade, é preciso salientar que as duas não são concorrentes diretas, até porque a Sociedade FM está direcionada ao mercado de Barra Mansa e Volta Redonda, enquanto a Real está mais para Resende, Itatiaia e Porto Real. Quando se compara os números financeiros, observa-se uma ligeira vantagem da 104 sobre a Real, segundo publicitários que têm negócios nas duas rádios.

Quanto a parte artística, observa-se que a Real FM segue uma tendência mais de priorizar lançamentos, e uma plástica-padrão característica do FM Paulista, enquanto a Sociedade tende a massificar o que realmente é sucesso, sem priorizar lançamentos como faz a Real, adotando um padrão plástico mais baseado no FM carioca. A plástica da Real está em constante modificações enquanto a da Sociedade se mantem a mesma há alguns anos, com ligeiras modificações em algumas vinhetas pontes que foram gravadas por uma locutora carioca.

Outro fator muito discutido sobre as duas rádios é o aspecto musical, onde a Real adota uma postura mais dance music, colocando inclusive programetes mixados durante a programação da rádio, enquanto a Sociedade busca variar sistematicamente nas vertentes pop-rock-dance-reggae, com algumas pitadas (polêmicas) de axé e funk.

Quanto ao sinal, a Rádio Sociedade leva a melhor, atingindo um raio maior de alcance, dada a potência de seu transmissor.

Quanto ao incentivo a artistas locais, as duas emissoras também parecem focar artistas diferentes. Atualmente a Real FM tem dado destaque aos barrenses do Ultravolts e ao multifacetado Douglas Malharo, enquanto a Sociedade tem tocado Madame Zero e Casa 30.

Para finalizar, surge a questão do sistema RDS que a Real FM saiu na frente e que, pelo jeito, não há previsão de isso ocorrer na Sociedade.

Afinal de contas, quem leva a melhor nessa "disputa"? Comente

26 comentários:

  1. A Real é muito melhor que a sociedade,e não é de hoje,a Sociedade é mesma coisa desde que me entendo por gente,não só ela como todas as outras emissoras do sistema sul fluminense.
    É uma pena que o sinal da Real não é tão forte como de anos atrás,parecia que era uma rádio daqui de Volta Redonda.

    ResponderExcluir
  2. Me poupe né Moura? Comparar Real com Sociedade é brincadeira. Só pra sepultar o assunto, como é que pode a voz padrão de uma ser um locutor folgador da outra? Não rola.

    ResponderExcluir
  3. GALERA A MUITO TEMPO ATRÁS, ESTAVA EU DANDO UMA OLHADA NO NA COMUNIDADE DA REAL FM NO ORKUT

    E TEM UM CARA FALANDO LÁ QUE SINTONIZOU A RÁDIO NO RIO DE JANEIRO (SÉRIO MESMO) COMO ISSO É POSSIVEL????

    ALGUÉM SABE AONDE FICA O SISTEMA DE TRANSMISSÃO DA REAL FM???

    AAAAHHH E OUTRA, AXO QUE ESSE NEGÓCIO DE REAL X SOCIEDADE, IGUAL EU DISSE NO OUTRO POST, NÃO TEM NADA HAVER, A REAL FM ESTÁ MAIS VOLTADA PARA O MERCADO DA REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS, E A SOCIEDADE PRA BM&VR

    O QUE ACONTECE É QUE O OUVINTE É QUE SIMPATIZA COM A RÁDIO, POR EXEMPLO, QUE CURTI ''MODINHAS'' SINTONIZA OS 104.1 E QUEM NÃO MUITO CHEGADO NO MODISMO, SE LIGA MAIS NA 93.9, ENTÃO ESSE NEGOCIO DE REAL X SOCIEDADE, NÃO ROLA. O OUVINTE TEM DIREITO DE ESCOLHA,

    SÓ QUE PODE ACONTECER DE ALGUÉM LÁ DE RESENDE SINTONIZAR NA SOCIEDADE, E ALGÚEM DE BARRA MANSA E DAKI DE VOLTA REDONDA SE LIGAR NA 93.9. POR EXEMPLO NA COMUNIDADE DA REAL FM NO ORKUT, TEM GENTE DE BARRA MANSA, VOLTA REDONDA, BARRA DO PIRAÍ E NA DA SOCIEDADE TEM GENTE DE RESENDE, ITATIAIA, PORTO REAL.

    SÓ QUE É INEGAVEL QUE NA REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS; A REAL FM É MAIS OUVIDA (APESAR DE EXISTIR CONCORRENCIA), PELO FATO DE SER UMA RÁDIO MUITO TRADICIONAL NAQUELA REGIÃO. A SOCIEDADE FM É A MAIS OUVIDA EM BARRA MANSA, VOLTA REDONDA, BARRA DO PIRAÍ, TMB PELO FATO DE SER TRADICIONAL.

    É A MINHA OPINIÃO ENTRE A REAL X SOCIEDADE????

    EU FICO COM A REAL, NÃO SOU MUITO CHEGADO EM MODISMO, MAS AS VEZES SINTONIZO OS 104,1.


    PS: ALÉM DE CURTIR A REAL FM, TMB OUÇO MUITO A TRIBUNA FM DE PETROPOLIS (QUANDO SINAL CHEGA AKI EM VOLTA REDONDA).

    ABRAÇOS FUII

    ResponderExcluir
  4. Duduzinho, este mané que falou que ouviu a Real no Rio,só está "esquecendo" de mencionar que foi pela Internet. Amigo, assim até a pirata NOVA SERTANEJA pode ser ouvida NO JAPÃO ou em qualquer lugar do MUNDO. Forte ela né?rsrsrsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Eu mesmo também já ouvi a Real fm no carro quando estive no rio,isso foi a uns dois anos atrás.
    Esse seu amigo não deve ter mentido não.

    No site do tudo radio você pode ver a potencia da Real que é de 50kw,mais até que a Fm O Dia que é de 45kw.
    Lembrando que a fm o dia pode ser sintonizada algumas àreas da região.


    Link do tudoradio com as emisoras do RJ e suas potencias de sinal


    http://www.tudoradio.com/dials.php?estado=RJ&cidade=106

    ResponderExcluir
  6. E aí Duduzinho !!!
    A Tribuna Fm de Petrópolis é show mesmo, mas é difícil conseguir ouvir ela aqui em Volta Redonda por causa dessa bosta de Rádio 88 FM (88,3 MHz) e a frequencia da Tribuna FM é 88,5 MHz. Mas quando a Rádio 88 FM sai fora do ar ou tá com algum problema, coisa que quase sempre acontece da para ouvir. Outra boa também que gosto é a Transamérica Pop Rio (101,3)mas a bosta da Rede Aleluia com seu audio lixo(101,5)também atrapalha. Mas quando a Rede Aleluia sai fora do ar ou tá com algum problema, coisa que tb quase sempre acontece da para ouvir.
    Hoje (3/2/2011) fui em Barra Mansa e sintonizei em meu celular a Real FM (93,9 MHz) e pude constatar a transmissão do Radio Data System (RDS)esculachou a Rádio Sociedade FM (104,1 MHz) nesse quesito, cabe a Sociedade não deixar barato já que ela se acha tanto. rsrsrsrsr!!!!
    Vlw um abraço a todos !!!

    ResponderExcluir
  7. Como pode a Real pegar no Rio se nem em Volta Redonda ela pega direito?

    ResponderExcluir
  8. Em Volta Redonda pega sim tem que ter um receptor com uma boa sensibilidade, boa seletividade e uma boa antena. Agora se pega no Rio não posso falar.

    ResponderExcluir
  9. Mas se ela tiver os 50 KW que ta no site Tudo Radio acredito que ela chegue sim não com boa qualidade, mas chega.

    ResponderExcluir
  10. E mais uma, como pode a Sociedade ter um sinal mais forte como postou o Moura se a Real FM tem 50KW e a Sociedade 5 KW. A Sociedade tem sinal mais forte na area que se situa.

    Fonte: http://www.tudoradio.com/dials.php?estado=RJ&cidade=323

    ResponderExcluir
  11. Simples axo que o sistema de Transmissão da Real FM está localizado na serra da Mantiqueira e por isso o sinal chega limpo no Rio.

    Até Pq essa serra e mais alta que a Serra das Araras, quanto a Sociedade FM não sei onde fica seu sistema de transmissão

    ResponderExcluir
  12. CORREÇÃO DO COMENTÁRIO ACIMA


    Simples axo que o sistema de Transmissão da Real FM está localizado na serra da Mantiqueira e por isso o sinal chega no Rio.

    Até Pq essa serra e mais alta que a Serra das Araras, quanto a Sociedade FM não sei onde fica seu sistema de transmissão

    ResponderExcluir
  13. Cara da pra ouvir a Real do rio sim,assim como posso ouvir algumas emissoras cariocas aqui de casa.Inclusive na vila no posto AM PM já consegui sintonizar nos 102,9fm a OiFm e com interferências da Stereo Vale que é do interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Só corrigindo não foi a Stereo Vale que sintonizei na vila e sim a Band Vale.

    ResponderExcluir
  15. Pelo o que eu sei a Real FM tem sua torre em Visconde de Maúa e um transmissor potente para o som chegar local aqui em baixo. Por isso ela sempre pegou com sinal local em BM e VR. A menos que esteja com problemas no transmissor principal...

    A Sociedade era uma rádio foda na década de 80 e início dos 90 e a Real era o patinho feio das rádios. Mesmo assim a Real foi a pioneira em algumas coisas importantes como ter uma página na internet e colocar seu aúdio ao vivo, quando a internet ainda não era tão popular e ter um jornalismo presente, até em rede com a BBC de Londres...
    A Sociedade é uma rádio que só tem trocentos comerciais, mesmas vinhetas de mais de 10 ou 15 anos, músicas que se repetem a cada duas horas e os locutores presos, sem terem o que dizer além dos nomes das músicas... Foi-se o tempo que ela podia ser comparada a rádios grandes de Rio, São Paulo, São José dos Campos...
    Já a Real tem muito mais interatividade, informações, promoções, publicidade visual e dinamismo. Só concordo que a voz padrão deveria ser de um locutor de fora da região, porque as vinhetas às vezes se confundem com os comerciais...
    Ahh a qualidade do som da Real melhorou muito de uns anos para cá, está com mais presença.

    ResponderExcluir
  16. Só um detalhe. A Resende FM não é concorrencia nem para rádio pirata.
    Ela mal pode ser sintonizada no centro da cidade. Com o carro em movimento então... nem se fala...
    Uma rádio com um sopm daquele e que até hoje sai do ar as 11 da noite não dá para levar a sério...

    ResponderExcluir
  17. Engraçado. Pelo q eu sei, o comercial na Sociedade é mais caro que o da Real e ainda sim, a 104 tem "trocentos" comerciais como disseram aki nos comentarios. Ou é a comprovação de que a rádio é sem duvida a melhor, ou os anunciantes adoram jogar dinheiro fora. FIKDIK.

    ResponderExcluir
  18. hshshshs. Eu morro de rir com essas comparações. Xuxa ou Angélica, Pelé ou Maradona... Real ou Sociedade. Num fode galera.

    ResponderExcluir
  19. NÃO É PQ ANUNCIAR NA SOCIEDADE FM É CARO SIGNIFICA QUE ELA É A MELHOR

    É CARA PQ????, OS ANUNCIANTES DE BM&VR NÃO TEM OPÇÃO DE ESCOLHA, ALÉM DA SOCIEDADE, QUAIS SÃO AS OUTRAS EMISSORAS COMERCIAIS PARA ANUNCIAR???

    CIDADE DO AÇO????
    SUL FLUMINENSE FM???

    ESSAS DUAS EMISSORAS SÃO DO MESMO GRUPO DA SOCIEDADE, O QUE O FÉRES NADER FAZ???? COLOCAR OS COMERCIAIS MAIS CAROS EM TODAS AS EMISSORAS DO SISTEMA. COM ISSO OS ANUNCIANTES FICAM SEM OPÇÃO DE ESCOLHA, E ACABAM MEIO TENDO COMO OBRIGAÇÃO DE ANUNCIAR NESSAS EMISSORAS. SE TIVESSE PELO MENOS MAIS 3 EMISSORAS QUE NÃO FIZESSE PARTE DESSE SISTEMA, DUVIDO, DUVIDO MESMO QUE OS COMERCIAIS DA SOCIEDADE, CIDADE DO AÇO, SUL FLUMINENSE SERIAM CAROS. SABE PQ???? PQ OS ANUNCIANTES IRIAM TER OPÇÃO DE ESCOLHA. ->FIKDIK<-

    E OUTRA A REAL FM TEM ANUNCIANTES SIM, PQ SENÃO TIVESSE JA TERIA SIDO VENDIDA PRA REDE ALELUIA FAZ TEMPO, SABE A DIFERENÇA???? ELA SABE DIVIDIR OS BLOCOS COMERCIAIS, COISA QUE A 104,1 NÃO SABE OU NÃO QUER FAZER.

    ResponderExcluir
  20. Queria ver se a Sociedade sobreviveria se tivesse a concorrência de uma Jovem Pan, Mix ou uma rádio profissional como a Stereo Vale de São José.

    Ela tem comerciais mais caros porque não tem concorrência direta em BM e VR.
    Mesmo pegando limpo, a Real não tem o sinal tão firme em BM e VR como a Sociedade tem, é lógico. Da mesma forma a Sociedade pega chiando (e muito) em Resende, o que prejudica sua audiência por lá.

    ResponderExcluir
  21. Legal mesmo era a rede regional que se formava na década de 90 na "Madrugada 101 e Real FM"
    Música boa, qualidade de som ótima e interatividade.
    Não sei o que os empresários de VR tinham na cabeça que não prestigiavam com anúncios as rádios 101 e CBN... Rádios que seriam sucesso em qualquer cidade normal e do porte de VR.

    Agora que paguem o que os Nader cobram!!!!

    ResponderExcluir
  22. Fala sério. Se a desculpa pro sucesso comercial da sociedade é a falta da concorr~encia, o que dizer da Real? Ah, tem a Resende, que é pior que rádio pirata. Eu aina acho que apesar de todos os defeitos a sociedade ainda é muito melhor q a real e todas as vezes q a sociedade teve concorrencia botou as rádios pra correr. foi assim com a 88 e depois com a 101. Inclusive eu lembro q na época o comercial da sociedade era bem mais caro que na 101 e ainda assim a maior parte dos anunciantes estavam fazendo fila pra anunciar na sociedade. Além disso, rádio tem que tocar sucesso, o q a galera gosta de ouvir, esse lance de novidade toda hora é coisa pra dj e locutor, ouvinte gosta é de sucesso. Ouve a pan e a mix pra reparar. A real viaja demais, como a 101 tambem fazia.

    ResponderExcluir
  23. Tudo bem, Tem que tocar o que é sucesso, mas alguma emissora tem que lançar as musicas não é verdade?????

    imagina se a Real FM esperasse a Sociedade FM lançar??? ou vice-versa

    Então não é que Real FM não toque as ''MODINHAS'' toca sim e demais, só que ao mesmo tempo que ela toca uma musica modinha, ela tmb toca um lançamento e tmb um MIDBACK (axo que isso que chamam as músicas não mto velhas).

    A Sociedade FM da prioridade pro Modismo (Olha Aew a Stromae - Alors On Dance) e ela DETONA mto nos FLASHBACK. Então e do gosto do ouvinte.

    Igual o Duduzinho disse tem gente que curte MODINHAS Ouve o que o amigo ta ouvindo, e tem gente tmb que gosta de curtir novidades.

    Tmb Fico com a Real e tmb com essa tal de Tribuna FM (Pra Pegar e so colocar uma antena externa e direcionar para o Rio de Janeiro)

    E Outra coisa qual a diferença na Real x Sociedade??? O Sinal???

    Engana-se vcs que eh isso, pq em BM&VR a Sociedade FM pega excelente e a Real FM não

    O Mesmo em Resende, Itatiaia a Real FM Pega excelente lah e a Sociedade não??

    Músicas????

    Tmb Não, Pq o que toca na Sociedade FM, toca na Real FM (algumas musicas em versões remix) e vice versa

    O Que Diferencia a Sociedade FM da Real FM???

    Igual o Moura disse e alguns disseram ai:

    A Maneira de trabalhar, as duas NÃO SÃO iguais (Ponto Positivo), cada uma trabalha dentro do seu mercado. Sociedade FM (BM&VR) Real FM (Resende, Itatiaia & Porto Real)

    As Boates em Resende, e Penedo, elas tocam muita musica nova e a galera de lá curte demais, pode ser influencia da Real FM

    e Outra coisa se a Sociedade FM toca Axé e Funk a Real FM toca Pagode e Sertanejo (não na programação normal) Tem um programa na sexta feira que abre um Bloco Musical so pro sertanejo universitaário coisa de 20 minutos e no Sabado no Agito da Real ela toca o Axé e o Pagode, maaasss na programação normal mesmo e puro POP, HIP HOP, DANCE

    então o Brasil é um pais de várias culturas

    Então pra Finalizar a SOCIEDADE FM & REAL FM, fazem programção de acordo com o gosto do ouvinte e tmb do mercado.

    Valeu Aew Galera,

    OBS: Rafael Moura, Esse Post Redeu Assunto.

    ResponderExcluir
  24. É por causa de pensamentos como o de alguns que psotaram aqui que o rádio brasileiro está em crise. Ficar tocando só a mesma coisa e modinha que ouvinte gosta faz com que se limite demais. tem que existir rádios comerciais que ousam mais (como a Real) e também rádios educativas, universitárias, que tocam rock, música instrumental, jazz, MPB, eletrônico etc. E não ficar só no TOP TVZ ou na lamentável programação da FM ODia !

    ResponderExcluir
  25. Apesar de não ter nenhuma preferência entre as duas rádios citadas (junta as duas e não dá uma). Eu tive que meter a colher nesse assunto, que jpá rendeu mais que o esperado. Hoje eu estava ouvindo a Sociedade de tarde e me deparei com o tal bloco comercial enorme que tem gente se gabando aí por ter na 104, mas eu percebi uma coisa. Os três primeiros eram de eventos do proprio dono da rádio (carnapaloosa, pagode do Comercial e funk no Aero), só aí foi quase três minutos. Depois veio uma chamada do site da rádio (mais um comercial da casa). Mais tarde ainda aparece o da Clinica Dra. Mariana NADER. Pelas minhas contas, metade do bloco eram de comerciais da casa e que portanto não pagam nada. É 0800. Assim até eu irmão.

    ResponderExcluir
  26. Eu tava dando uma olhada nesse site,e vi que algumas pessoas relatam que ja sintonizaram essa tal de real aqui no rio,eu moro na baixada,perto de Duque de Caxias,e ja consegui sintozar a sociedade no 104.1,eu fiquei curioso pra saber de onde que era essa rádio,e fiquei surpreso quando eu vi que é de volta redonda(eu pensei:uma radio de volta redonda pegando aqui?)achei estranho...gostei da programaçao....

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.