segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Real FM em RDS

Segundo informações de um amigo do blog, a Rádio Real FM já está transmitindo pelo sistema RDS (Radio Data Sistem), o que a torna a primeira da região a dispor de tal tecnologia.
Alguns aparelhos de celular, micro-systems e rádio de carro já conseguem captar esse tipo de serviço que permite o envio de textos curtos ao receptor FM dos ouvintes, como por exemplo, o nome da música que está sendo executada.
No restante do país, algumas das principais emissoras de rádio como Jovem Pan, Mix, Nativa, FM O Dia, Metropolitana, entre outras, já operam em RDS há algum tempo.

Saiba mais sobre o RDS:
O Radio Data System, ou RDS é um sistema de transmissão de dados digitais usando emissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, etc. O RDS está largamente difundido na Europa, mas tem menos sucesso nos Estados Unidos da América.

O RDS usa uma subportadora de 57 KHz para transmitir dados à velocidade de 1187,5 bps. Os 57 KHz são a terceira harmónica do piloto de FM estéreo, por isso, não causam interferências ou intermodulação com os canais de som. A transmissão de RDS está sujeita a uma correcção de erros para garantir a sua correcta decodificação pelo receptor de rádio.

11 comentários:

  1. O Radio Data System, ou RDS é um sistema de transmissão de dados digitais usando emissores de radiodifusão em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, etc. O RDS está largamente difundido na Europa, mas tem menos sucesso nos Estados Unidos da América.

    O RDS usa uma subportadora de 57 KHz para transmitir dados à velocidade de 1187,5 bps. Os 57 KHz são a terceira harmónica do piloto de FM estéreo, por isso, não causam interferências ou intermodulação com os canais de som. A transmissão de RDS está sujeita a uma correcção de erros para garantir a sua correcta decodificação pelo receptor de rádio.
    Concluindo: é a Real Fm largando na frente na região e o Sistema Sul Fluminense será que um dia vai implantar o RDS ?!?

    ResponderExcluir
  2. O que adianta largar na frente se a programação é uma porcaria?

    ResponderExcluir
  3. Acho a progamação da Real muito melhor q a da NaderSociedade que insiste em fazer rádio jovem tocando funk e axé. sem contar a overdose de comerciais que duram mais q o horário destinadoa musica.

    ResponderExcluir
  4. Eh Mesmo a Real Fm tem uma programação com mais qualidade do que a Sociedade FM, além de tocar remixes show de bola (que gosto muito de remixes), não tem a overdose de comerciais que tem nos 104.1, axo q qm criticou, nunca ouviu a Real Fm. Que por sinal, e umas das poucas rádios com qualidade que nao pertence ao SSFc

    lógico que tanto a Sociedade FM , quanto a Real FM, trabalham de maneiras diferentes, vc nota a diferença entre as duas. O Que eu axo eh oq mata a Sociedade são: Os Comerciais e a Proson Eventos

    ResponderExcluir
  5. Caramba aki no meu bairro, geral falava dessa rádio (93.9), ai um dia resolvi sintonizar ela, putz! achei show de bola, ai passei ouvi-la com mais frequencia e notei que tem certas músicas que ela lança, q demora a tocar na Sociedade, vou citar duas:

    Enrique Iglesias / Pitbull - I Like It

    Stromae - Alors On Danse

    Álias essa última começou a tocar na 93.9 em novembro, e sóh apareceu na Sociedade agora em Janeiro, Lógico que igual o cara disse ai, a 104.1 e a 93.9, trabalham de maneiras diferentes, mas axo q a Enrique Iglesias - I Like It, demorou mto pra tocar na Sociedade

    Uma Outra Coisa curiosa, consegui sintonizar a Real Fm, la no Rio de Janeiro (Sem Mentira). Fikei Pasmo.

    AEW MOURA PARABÉNS CARA, TU É UM EXCELENTE PROFISSIONAL E PARABÉNS PELO BLOG

    ResponderExcluir
  6. Podem ate falar que a Real lança umas músicas antes que a 104, mas é inegavel q a Sociedade é bem mais extruturada e por isso tem mais audiencia. Ela briga com a Real aqui dentro de Resende e em Barra Mansa só dá ela pelo que eu sei. Eu até concordo com esse lance d ficar tocando axé e funk estraga a rádio, mas a Real tem uns programinhas de remix que são muito chato.

    ResponderExcluir
  7. GALERA NA BOA VOU FINALIZAR ESSA DISCUSSÃO REAL FM OU SOCIEDADE FM

    A PARADA É O SEGUINTE:

    SÃO DUAS EMISSORAS MUITO TRADICIONAIS NA REGIÃO, GRANDES LOCUTORES PASSARAM PELOS ESTÚDIOS DA REAL FM E DA SOCIEDADE.
    É SEGUINTE

    EM:
    RESENDE, ITATIAIA, PORTO REAL, PENEDO, QUATIS, BANANAL E SÃO JOSÉ DO BARREIRO -> SÓ DA A RÁDIO REAL FM

    EM:

    BARRA MANSA, VOLTA REDONDA, BARRA DO PIRAÍ, PIRAÍ SÓ DA A SOCIEDADE FM

    A SOCIEDADE FM É ESTRUTURADA??? SIM E A REAL FM NÃO É??? TMB!

    O FATO É QUE SE O DONO DA REAL FM QUISER FAZER DELA UMA RÁDIO MUITO, MAS MUITO FODA, ELE TEM CONDIÇÕES. PROVOU ISSO COM A 101 FM VOLTA REDONDA (SE EU NÃO ME ENGANO ERA DO MESMO DONO DA REAL, ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO).

    E OUTRA A SOCIEDADE FM EH ASSIM, MEIO MONOTONA PORQUE NAO TEM CONCORRENCIA. ELA NÃO SOFRE COM CONCORRENCIA, IGUAL A REAL FM SOFRE COM A RESENDE FM (90.5). VOCES NAO AXAM Q SE NAO TIVESSE A RESENDE FM NAKELA REGIÃO DE RESENDE, VC NAO DUVIDAM QUE A REAL FM DOMINARIA A REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS???? LÓGICO E VCS NAO AXAM QUE A REAL FM NÃO SERIA MONOTONA IGUAL A SOCIEDADE ???? CONCERTEZA.

    INTÃO A SOCIEDADE SÓ E A SOCIEDADE, POR FALTA DE ALGUÉM PRA COMPETIR COM ELA. QUANDO TINHA A 101 FM AKI EM VOLTA REDONDA, O QUE A 101 FEZ COM A SOCIEDADE???? ACABOU COM ELA.

    AXO QUE ESSE NEGOCIO DE QUE A SOCIEDADE FM E FODONA DA REGIÃO ISSO E LENDA. HOJE A SOCIEDADE, SOH TEM NOME, PQ A VERDADEIRA SOCIEDADE FM AKELA DA DECADA DE 80 QUE DETONOU NA REGIÃO, NÃO EXISTE MAIS. ESSA SOCIEDADE QUE TA AI, SÓ CARREGA A FAMA DA OUTRA SOCIEDADE...


    VLW FUIII.. ABRAÇOES MOURA PELO BLOG

    ResponderExcluir
  8. Fala Moura !!!
    Gostou do artigo do RDS que até complementou a postagem né !! rsrsr
    Um abração pra ti e continua postando sempre alguma coisinha aí para esse blog bombar.
    E eu concordo plenamente com q o Duduzinho disse: ''GALERA NA BOA VOU FINALIZAR ESSA DISCUSSÃO REAL FM OU SOCIEDADE FM ..." .Tenho a mesma opinião.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto das Duas emissoras juro mesmo,as duas não são iguais, cada tem o seu jeito de trabalhar. Só que tinha uma época q a Sociedade tava muito cansativa, repetia demais as musicas, tava com muito Axé e Funk, Foi quando decidi fazer uma pesquisa no dial da região. Foi Quando descobrir a Real Fm. A 93.9 pode ser mais uma opção no nosso tão carente Dial Sul Fluminense.

    Concordo com o Duduzinho disse

    A Sociedade não é tão Fodona do Dial.

    Em Resende qm e concorrente da REAL FM???? A Resende FM

    Em Barra Mansa qm é concorrente da SOCIEDADE FM???? Ngm, então ai e mole né.

    MOURA ESSE POST DA REAL FM RENDEU ASSUNTO HEIN rsrsrsrs

    Parabéns pela sua imparcialidade, Nota 1000 cará vc é muito show, primeira vez que visito seu blog
    vou voltar sempre..
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Duduzinho, o Dono da Real é mesmo o mesmo incompetente que vendeu a 101,5 e a 920 AM (CBN)para o mercador de almas. Hoje naquela porcaria só se escuta se é que alguém escuta aquilo, sessão de descarrego. Ele podia, era ter vendido a Real, pois ela não faria falta a ninguém.

    ResponderExcluir
  11. Aí, até quifim esse blog morno conseguiu bombar algum assunto; ushuahshasuaha
    Na minha opinião junta as duas e não dá uma. A disculpa de ser interior nao colo pq você passa no interior de São paulo e só ouvi radio legal. Esses mini-monopolios são uma vergonha e o que resta são duas rádios geladas q, se nao fosse alguns locutores, seriam igual rádio pirata.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.