quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Oxigenando o rádio na região

Desde que esse blog surgiu, no final de 2008, a partir da ideia de divulgar um furo de informação sobre uma possível vinda da Rádio Mania FM para Volta Redonda (que acabou se concretizando anos depois), nós temos registrado uma série de acontecimentos envolvendo o nosso amado veículo de comunicação aqui na região.
O veículo rádio tem sido desacreditado na região, pelo menos desde 2003, com a venda das rádios CBN Volta Redonda e 101 FM. Mas nos últimos três anos uma série de transformações importantíssimas aconteceram, culminando com a venda das rádios 96 FM e 1390 AM, logo neste início de 2015.
A começar pela venda da Rádio Califórnia FM, do mesmo SSFC para a Diocese de Barra do Piraí e em seguida a ida de Dário de Paula para a Rádio Sintonia do Vale FM, depois de 20 anos na 88 FM. Logo em seguida surgiu a aguardada Rádio Mania em Volta Redonda, dando uma sacudida no dial, em se tratando de rádios musicais.
Tivemos ainda no ano passado a venda da Rádio Resende FM para o deputado e empresário Edson Albertassi e agora a venda das rádios 96 e 1390.
Para quem conhece a trajetória de Dário de Paula no contexto radiofônico da região, sabe que ele é um apaixonado pelo veículo e fará de tudo para transformar suas recém adquiridas emissoras em referência em comunicação no Sul-Fluminense.
Pelo que já pudemos ler hoje na imprensa e de relatos do próprio Dário de Paula à produção do blog, algumas mudanças sinalizam para algo bem positiva em ambas emissoras.
A Rádio Sul Fluminense AM deverá manter seu perfil popular e, pelas palavras de Dário, haverá uma modernização da emissora, o que significa nova plástica e novos equipamentos. Vale ainda destacar a ênfase que o empresário-radialista dá na valorização ao colega Uiara Araújo, onde este deverá contar com produção em seu programa semelhante a de Dário, só que no horário das 9h às 12h. Certamente utilizará esse horário para complementar o noticiário matinal, com inclusão de debates e entrevistas mais aprofundadas.
Já a 96 FM deve permanecer com seu conteúdo musical, porém abrindo um espaço maior para informação e aproximação com os ouvintes. Talvez faça algo semelhante ao que acontece em rádios como a Nova Brasil FM (São Paulo) ou a JB FM (Rio de Janeiro).
Inicialmente o novo grupo deverá observar os profissionais atuais, juntando-os aos da equipe que acompanha Dário de Paula em seu programa diário.
No entanto pairam algumas questões quanto ao quadro esportivo da emissora. Hoje existe a equipe esportiva da Sul Fluminense AM que conta com profissionais como Carlos Estevam, Oscar Nora, Walter Cardoso, Sílvio Alves, entre outros. Por outro lado tem a equipe esportiva comandada pelo braço direito de Dário, Sérgio Luis, que dá expediente na Rádio do Comércio AM. Ao que parece, profissionais como Marcelo Ferreira devem ser incorporados a equipe da Sul Fluminense AM, mas por enquanto não está claro se Sérgio Luís e equipe deixarão a Comércio ou, caso isso aconteça, quais profissionais deverão ser aproveitados de ambas as equipes.
De qualquer forma, não deixa de ser uma excelente notícia o fato de que teremos duas emissoras dirigidas por quem é de fato do rádio, coisa cada vez mais rara em nosso país.
 

6 comentários:

  1. Já começou bem. Uiara de 09 hs ao 12 hs será massa. Mais acredito na dança das cadeiras. Mais algo não está claro: Dário tem contrato com a Sintonia do Vale. O que será feito? Caso saia, quem o substituirá? Os profissionais mencionados são excelentes, mais é muita gente. Acredito também que alguns programas da Sul Fluminense AM será transmitido também pela 96 FM. Dário tem tos uma história vitoriosa e é muito experiente. Essa noticia vai realmente sacudir a região. Agora é aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Moura
    Tudo bem?
    Conteúdo do blog muito bom!
    Gostaria de sugerir que você promova, entre os leitores, a escolha da rádio da nossa região com a melhor qualidade de áudio.
    O que acha?
    Valeu, um grande abraço
    Um leitor...

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o contrato de Dário com a Rádio Sintonia do Vale seja de aluguel de horário, Dário e equipe não devem ser contratados da Rádio Sintonia do Vale. Seria uma boa o Programa Dário de Paula ser transmitido pela Sintonia do Vale FM e também pela Sul Fluminense AM até que tudo se resolva. Boa sorte ao Dário e sua equipe e a todos que se juntaram por essa conquista. Seria bom se o programa a partir de agora ter o foco nas duas cidades, afinal BM e VR são tão próximas que parecem uma só. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Dário já comunicou extraoficialmente à direção da Sintonia do Vale a mudança, mas não descarta que seu programa continue sendo retransmitido pela emissora sediada no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí: “É tudo uma questão de negociação, se houver o interesse por parte deles”.

    Desde que as conversas com Feres começaram, há cerca de dois meses, o radialista tinha tanta confiança no êxito da compra que já vem planejando mudanças para as duas emissoras. Antecipou que vai propor ao colega Uiara Araújo, apresentador da Sul Fluminense AM no mesmo horário em que ele (6 às 9 horas), ocupar a faixa de 9 às 12 horas.

    - Trata-se de um grande comunicador, espero dar a ele a mesma estrutura de que disponho no meu programa – antecipou Dário. Fonte: http://www.focoregional.com.br/page/noticiasdtl.asp?t=Grupo+adquire+radios+Sul+Fluminense+AM/FM&idnoticia=116861

    ResponderExcluir
  5. fico feliz, pois quem ganha com isso somos nos, passaremos a ter opção no dial,coisa q a uns tempos atras naum tinhamos, a 96FM tava tava praticamente morta.
    Parabéns Dario.

    ResponderExcluir
  6. Na manifestação da Califórnia eu vi o Zé roberto mendonça conversando em particular com o padre Clésio. Será que tem alguma coisa com a saída do Dário? Alguem sabe de alguma coisa?

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.