sexta-feira, 7 de junho de 2013

EXCLUSIVO: Sai primeira pesquisa após mudanças no rádio da região


Conforme antecipamos aqui no Blog, há cerca de um mês, finalmente foi divulgado o resultado de pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 17 e 19 de abril, no município de Volta Redonda, pelo Instituto Orbital que consultou 400 entrevistados. A pesquisa foi encomendada pelo presidente do Volta Redonda Futebol Clube, Rogério Loureiro.
Chama atenção no entanto a presença de alguns gráficos onde os entrevistados foram questionados sobre o veículo rádio na região. Na questão: Qual é o programa de rádio da região que o(a) Sr.(a) mais ouve? (ESPONTÂNEA), 36,6% dos entrevistados respondeu que não ouve rádio da região. Com 29,8%, Dario de Paula aparece como o programa mais citado, seguido pela programação da Rádio 88 FM (11,1%) e Fato Popular (9,8%).

Outro dado interessante que surge nessa pesquisa é a penetração de cada programa por região da cidade. Observamos, por exemplo, que Dário de Paula aparece na frente em todas as regiões da cidade, embora apresente empate técnico em algumas áreas, com o Fato Popular, considerando-se a margem de erro da pesquisa (5%). É o caso da região 2 (Açude, Belmonte, Jd. Belmonte, Padre Josimo e Siderlândia), onde Dário de Paula aparece com 27,1% e o Fato Popular com 18,8%. Já na região 10 (área do Complexo Roma), Dário aparece com 20%, enquanto o Fato Popular, Programação da Rádio 88 FM e Bom Dia Cidade aparecem com 13,3%.

CONFIRA OS DIVERSOS FILTROS DA PESQUISA REALIZADA EM VR:









22 comentários:

  1. a pesquisa mostra que o prepotente e autoritário, dono da verdade do Uiara Araújo só perde audiência no rádio, e ainda quer inventar moda na televisão.

    ResponderExcluir
  2. Interessante o equilíbrio alcançado pelo Fato Popular entre o sexo masculino e feminino. Este é um item que acho fundamental numa programação.

    ResponderExcluir
  3. Interessante o equilíbrio alcançado pelo Fato Popular entre o sexo masculino e feminino, eu considero fundamental este item numa programação de rádio.

    ResponderExcluir
  4. Mas o Uiara faz rádio em BM, focado em BM. Óbvio que ele não tem audiência em VR, mas em BM deve ser líder.

    ResponderExcluir
  5. Mas o Uiara faz rádio em BM, e o programa dele é mais focado lá. Então não vai ter audiência em VR.

    ResponderExcluir
  6. E o tal Henrique Barbosa que um blog coloca disparado em primeiro lugar em toda a região,onde ele está?, quem conhece?, é mas uma mentira?,ou é armação?Quanto ao UIRA audiência em um canal fechado , quem assiste deve ser masoquista, pois no rádio ele é o purgante das manhãs.E.T. tem quem financia.

    ResponderExcluir
  7. No meu entendimento o que mais me chama a atenção é o declínio acentuado da audiência do rádio como um todo. O surgimento de outras plataformas para notícias ou músicas é determinante para a migração dos ouvintes. O RÁDIO QUE SE CUIDE, E RÁPIDO!

    ResponderExcluir
  8. E a Rádio Mania? Vem? Não vem? Ou muito pelo contrário? Alguém viu?
    Já morreu sem nunca ter nascido?

    ResponderExcluir
  9. Só queria entender... 36% não ouvem radio da região. Subentende-se que ouvem radio de outra região, correto?
    Será que 36% das pessoas de V.R. possuem 3 ou 4 G, para escutar em I-Phone ou celulares com internet?
    Acho esse dado suspeito.

    ResponderExcluir
  10. Não que o rádio tenha perdido tanta audiência, mas hoje em dia todos tem internet e 1 smartphone, as pessoas passam a ouvir através de outros meios.

    ResponderExcluir
  11. A pesquisa foca aspectos interessantes, contudo é incompleta e compromete o resultado a partir dos seguintes fatos:
    a) Ela não levou em conta as emissoras de outras cidades, especialmente do Rio de Janeiro.
    b) Foram três dias de pesquisas e 400 entrevistados, logo 133,333333 entrevistados por dia. Por que o número em dízimos? Por que não 130 ou 135 entrevistados/dia?
    c) Por que não aparece a Rádio do Comercio. Ela só dá traço?
    d)Por que aparece a Rádio Sul Fluminense, mas não explica claramente se é a AM ou a FM?
    e)Quais foram os horários pesquisados: apenas a faixa horária até às dez da manhã? Ou terá sido até às 19 horas, que seria o correto?
    f) Por que foram pesquisados apenas três dias da semana, ao contrário da semana de 7 dias?
    Esses detalhes dos itens "E" e "F" são importantes, entre outras, por duas razões preponderantes relacionadas com quem propôs a pesquisa, no caso o empresário Rogério Loureiro, presidente do Volta Redonda FC:
    A1) Feita em três dias de sete possíveis, a pesquisa atinge apenas 43% do campo a ser pesquisado prejudicando a aferição da audiência de outros programas que, por sua vez, poderiam alterar o desempenho geral das emissoras:
    A2) Feita apenas em curto período do horário da manhã ela causa a mesma insuficiência conclusiva;
    A3)O prejuízo da adição dos números dos sábados e domingos atinge principalmente as programações de jornalismo esportivo das rádios do Comercio e Sul Fluminense AM, únicas emissoras de Volta Redonda que acompanham o Volta Redonda e os clubes do Rio. Só para se ter uma ideia do que isso representa, dois dias após a pesquisa, o Volta Redonda jogou contra o Botafogo no Raulino de Oliveira. Não é claro que que os noticiários dessas duas emissoras estariam aquecidos por esse confronto esportivo?

    Concluindo: Parabéns ao Sr Rogério pela iniciativa que contribui muito para o desenvolvimento do rádio regional. Esperamos, contudo, que nas próximas pesquisas as questões aqui levantadas sejam levadas em consideração.

    ResponderExcluir
  12. Dados suspeitos??? Parem e analisem os percentuais, nunca vi pesquisa não fechar em 100% ou então ultrapassar. Mas a Orbital consegue o inacreditável. Já que pagam caro pra fazer pesquisa, porque não gastam com um bom instituto ou que pelo menos tenha crédito? O Sr. Voltaço tem $$$ pra isso. Acho que ele perdeu é $$$ com essa pesquisa aí.

    ResponderExcluir
  13. kd o Henrique Barbosa ?????
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk fanfarrão

    ResponderExcluir
  14. O tal do Fato Popular deve ser mesmo muito ruim... Reparem que no horário dele a audiência da radio cai...

    ResponderExcluir
  15. HAPPY DAYS
    ESPECIAL DIA DOS NAMORADOS
    NA 104,1

    ResponderExcluir
  16. A mania fm 91.9 ta no ar agora 19:02 12 06 2013 som limpo na rodoviaria de vr fernando

    ResponderExcluir

  17. Essa pesquisa deveria ser específica aos apresentadores e seus respectivos programas. É óbvio, claro e ululante que o foco são esses apresentadores. Misturar na pesquisa, programação das emissoras com os programas especificamente pesquisados- onde alguns são comprados por seus apresentadores, é furado. Rádios Sociedade, Cidade do Aço e 88 são emissoras consolidadas em seus públicos alvo. Separem isso na próxima pesquisa. Mostrem os apresentadores mais ouvidos e as rádios mais ouvidas em separado. ou então digam que as rádios não existem fora desses horários pesquisados. Muito estranho tb o fato de 36% não ouvirem rádio da região kkkkkk. Muito furado esse método.

    ResponderExcluir
  18. Nós, do Sistema Multimídia de Comunicação, estamos procurando Emissoras de Rádio AM para comprar ou arrendar.

    Se você tiver alguma informação, queira, por gentileza, nos passar os contatos.

    Nosso projeto é uma emissora eclética, com prioridade ao jornalismo e transmissões esportivas.


    Abs,
    Carlos Ferreira
    Juiz de Fora-MG
    Email: carlosferreirajf@gmail.com
    www.carlosferreirajf.blogspot.com
    www.radioculturasd.com.br
    www.radiomineira.com.br

    ResponderExcluir
  19. Porque não fazem pesquisas com o instituto IBOPE??? achei muito mal feita por esse "instituto".....muitos suspeitos mesmos esses números.....

    ResponderExcluir
  20. Ao contrário do que disse o amigo Sintonia em 08/06, o Uiara é de VR e foca boa parte da pauta de seu programa em assuntos da cidade. Os únicos programas que enfatizam mais a cidade de BM são os da Comércio (Sebastião Alves e Peninha, mormente)...

    Quanto à pesquisa, ela não reflete obviamente a audiência regional, mas sim a da cidade de VR e tão somente dela, que apesar de ser a mais maior e que mais rende anúncios publicitários, não é a única. A audiência das cidades próximas, como BM, Pin, BP e Pir, não deve ser desprezada...

    Desses 36% que disseram não ouvir rádio da região, quantos não devem ter confundido rádio da "região" com rádio da cidade? Lembremos que rádios como a Sociedade, Sul Fluminense, Sintonia do Vale e Comércio não são de VR, mas atuam como se daqui fossem...

    É interessante notar ainda que a audiência das rádios varia de acordo com a região da cidade, mostrando que a qualidade e potência do sinal podem ser tão importantes quanto sua programação...


    AL FATAH ONOFRE - EMIR CICUTIANO

    ResponderExcluir
  21. Ao contrário do que disse o amigo Sintonia em 08/06, o Uiara é de VR e foca boa parte da pauta de seu programa em assuntos da cidade. Os únicos programas que enfatizam mais a cidade de BM são os da Comércio (Sebastião Alves e Peninha, mormente)...

    Quanto à pesquisa, ela não reflete obviamente a audiência regional, mas sim a da cidade de VR e tão somente dela, que apesar de ser a mais maior e que mais rende anúncios publicitários, não é a única. A audiência das cidades próximas, como BM, Pin, BP e Pir, não deve ser desprezada...

    Desses 36% que disseram não ouvir rádio da região, quantos não devem ter confundido rádio da "região" com rádio da cidade? Lembremos que rádios como a Sociedade, Sul Fluminense, Sintonia do Vale e Comércio não são de VR, mas atuam como se daqui fossem...

    É interessante notar ainda que a audiência das rádios varia de acordo com a região da cidade, mostrando que a qualidade e potência do sinal podem ser tão importantes quanto sua programação...


    AL FATAH ONOFRE - EMIR CICUTIANO

    ResponderExcluir
  22. Ao contrário do que disse o amigo Sintonia em 08/06, o Uiara é de VR e foca boa parte da pauta de seu programa em assuntos da cidade. Os únicos programas que enfatizam mais a cidade de BM são os da Comércio (Sebastião Alves e Peninha, mormente)...

    Quanto à pesquisa, ela não reflete obviamente a audiência regional, mas sim a da cidade de VR e tão somente dela, que apesar de ser a mais maior e que mais rende anúncios publicitários, não é a única. A audiência das cidades próximas, como BM, Pin, BP e Pir, não deve ser desprezada...

    Desses 36% que disseram não ouvir rádio da região, quantos não devem ter confundido rádio da "região" com rádio da cidade? Lembremos que rádios como a Sociedade, Sul Fluminense, Sintonia do Vale e Comércio não são de VR, mas atuam como se daqui fossem...

    É interessante notar ainda que a audiência das rádios varia de acordo com a região da cidade, mostrando que a qualidade e potência do sinal podem ser tão importantes quanto sua programação...


    AL FATAH ONOFRE - EMIR CICUTIANO

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.