sexta-feira, 11 de maio de 2012

Notas do Blog


Cléber Moreno
Depois de atuar por diversas vezes cobrindo férias na Rádio Cidade do Aço FM, o radialista Cléber Moreno assume oficialmente uma das vagas de fim de semana na emissora, já a partir da próxima semana. Cléber Moreno foi locutor das madrugadas da 103 durante muitos anos e foi desligado da emissora em 2008. No ano passado retornou, trabalhando na equipe de Cláudio Chiesse como operador de áudio. Nesse meio tempo, Moreno atuou por algumas vezes como locutor em alguns horários da rádio.

Sai Garotinho, entra Penido
Neste domingo a Rádio Globo está preparando uma bela despedida para José Carlos Araújo. O "garotinho" irá narrar o primeiro tempo da finalíssima entre Fluminense x Botafogo e entregará o bastão para Luiz Penido que irá narrar a etapa final. Essa transmissão promete fortes emoções.

Rádio Rock In Rio
Alguns radionautas vem questionando frequentemente sobre a Rádio Rock In Rio. Para quem não sabe, a RRIR é uma webradio criada como uma ação de marketing para promover o festival que aconteceu no Rio de Janeiro ano passado. Em março ela fez uma pausa em sua programação e voltará no ano que vem com vistas à promover o próximo Rock In Rio. Vale destacar que o radialista Rodrigo Azevedo, que fará parte do casting da Mania VR, também foi locutor da RRIR.
Para conhecer o site da webradio, clique aqui.

Porque a 107 do Rio pega tão bem em VR?
Essa é uma dúvida que aparece constantemente aqui no blog e vários fatores podem explicar esse fenômeno. Entre eles podemos destacar a localização da torre que, ao contrário da maioria das emissoras cariocas (que tem seus transmissores localizados no Sumaré), concentra seu parque transmissor no Morro do Couto na cidade de Petrópolis. Além disso, seus anéis de transmissão são direcionados para o sul e, apesar de 10 kw no transmissor, sua potência irradiada é de 30 kw por conta da antena. Outro fator que ajuda muito é que não há outras emissoras locais irradiando sinal próximo à frequência dos 107,1.

O que é ZYD?
Outra dúvida de radionautas aqui do blog, é quanto à questão das siglas de identificação que aparecem nas emissoras da rádio. Essas siglas, ZYA, ZYB. ZYJ, PX, PY, ZZ, etc, são na verdade os PREFIXOS das estações transmissoras. A sigla PX, por exemplo, significa "canal do cidadão" e é usada por radioamadores. Já as com início em ZY, identificam as emissoras de rádio e cada letra adicional se refere a uma categoria ou classe específica de transmissão a qual essa emissora se enquadra no órgão regulador (no caso do Brasil, a Anatel).


20 comentários:

  1. Fico muito feliz em saber que Cleber Moreno está de volta a Cidade do Aço, ele merece é um puta profissional além de ser uma ótima pessoa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não se fala mais nada sobre a suposta venda da Rádio Resende para o Portiolli??? A impressão que dá é que ela está sucateada (praticamente fora do ar além dos limites do centro da cidade há meses (ou seriam anos???)), porque está só esperando a concretização de alguma venda. Mesmo não gostando do estilo da Ótima FM (super caforna!), acho que seria muito melhor para a cidade ter uma rádio profissional, dirigida por alguém que realmente entende e gosta de rádio, além de muito dinheiro para investir, do que ficar com uma rádio quase nula.
    Obs. Só lamento pelos os bons profissionais RADIALISTAS que lá trabalham, mas que não podem fazer milagre numa rádio quase sem sinal...

    ResponderExcluir
  3. Se o Portiolli quisesse investir pesado nela, teria boa parte de programação locar e mandaria a torre lá para Mauá, ao lado da torre da Real Fm, com os 5 Kw que tem direito, e assim iria cobrir todo o Sul do Estado com a mesma qualidade que a de Pindamonhangaba cobre o Vale do Paraíba Paulista. As rádios populares de Volta Redonda, Mania e Cidade do Aço é que iam sofrer e ter que se mexer... Muito bom para o mercado!

    ResponderExcluir
  4. Isso é.... colocar a torre ao lado da Real se o pessoal da Real deixar

    ResponderExcluir
  5. O terreno onde a torre da Real fica instalada acho que é público é compartilhada com a Oi, TV Rio Sul, operadoras de celular etc.

    ResponderExcluir
  6. A Torre da Real fica num terreno junto com a Oi senão me engano a da TV Rio Sul fica mais longe em um outro terreno, la tem uma bela visão quem puder conferir

    ResponderExcluir
  7. Pelo que me consta área da Real é particular e pertencente a ela própria adquirido nos anos 80. Algumas empresas que estão ali instaladas são espaços que são alugados como a nextel e mrs, como também o da rio sul é particular pertencente ao Cel. Guia

    ResponderExcluir
  8. Povo ignorante!!!
    A torre da TV Rio Sul fica na base dela em Resende.
    Nenhum terreno la em cima é publico, tudo tem dono e as torres de celular que estão la, ou compraram o terreno ou alugam e pagão uma fortuna para os donos. A Real tem o terreno dela. A 90,5 teria q ter um outro projeto e uma autorização da Anatel para sair de onde ela esta. Tirando o dinheiro que é gasto. O lugar onde fica a torre da 90,5 é um bom lugar!

    ResponderExcluir
  9. Ignorante ou não, sei que a TV Rio Sul tem torre em Mauá sim, além da do Jardim Brasília. É daquela que saem os sinais microondas para o litoral por exemplo. Vide mapa da engenharia no site Riosulnet. Boa parte dos terrenos lá em cima foram cedidos por particulares e alguns são públicos também, usados mediante autorização legal. Para a torre da 90,5 ir para Mauá teria que ter um novo projeto de transmissão mesmo junto à ANATEL, mas nada que um Celso Portiolli não resolva ou pague.
    PS: o local da torre da 90,5 pode ser até bom, mas o transmissor atual... Sem comentários!

    ResponderExcluir
  10. Gente vcs estão por fora!!! O terreno é do Sr. Albuquerque e a Real paga maior grana pra manter a torre, acontece que ele tem bom relacionamento com a Mania e já ficamos sabendo que liberou o espaço do lado da torre da Real para ficar a torrer da Mania... a Real vai ter que engolir!!!

    ResponderExcluir
  11. NÓS TEMOS AQUI UMA REDE DE INFORMANTES MAL INFORMADOS.

    ResponderExcluir
  12. ^^ pior que tem muito desinformado mesmo, pow terreno lá em Maua pertence ao Sistema Porto Real faz tempo kkkkk, desde da época do falecido RENATO MONTEIRO, fundador do Grupo Porto Real. E Outra a concessao da Mania é em VOLTA REDONDA, e ela nao tem autorização para colocar a Antena em Maua distrito de RESENDE que nem cidade vizinha de Volta Redonda é, e se fosse assim o Lula ja teria mandado colocar uma segunda da Torre da Real FM em Volta Redonda, ai a Real iria pegar com sinal local em todo sul do estado!!!!

    Antes de falar merda procurem pesquisar, nenhuma emissora pode colocar antena fora da sua cidade de concessão, alem disso se pudesse concerteza o SSFC que tem como proprietario politicos iriam manda suas torres para Maua

    ResponderExcluir
  13. Não não não VOCE está também mal informado meu caro último anônimo...As emissoras podem sim colocar a antena ou torre ou mesmo ter os seus transmissores em outro município em que seja a sua concessão. Se não vejamos alguns exemplos: A rádio cidade do aço, desde que foi inaugurada possue o seu transmissor em Barra Mansa na torre da hoje Band Barra Mansa, antiga tv Sul Fluminene,portanto esta emissora do SSF de comunicação é meio barramansense também.... A rádio Melodia a concessão é de Petrópolis o seu parque transmissor é em Petrópolis e ela possui um estúdio no Rio de Janeiro capital onde está a base dela( eu acredito que ela use um estúdio auxiliar -existe esta brexa...- ou de surcusal, já que até onde eu sei até hoje uma emissora não pode mudar de cidade de concessão pura e simplesmente..)Há o caso da rádio 107.1, já mencionada neste blog, em que há informações de que o seu parque transmissor fica exatamente também em Petrópolis, só que a concessão seria da própria cidade do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  14. 2ªlinha correção:...os seus transmissores em outro município em que NÃO seja da sua concessão...

    ResponderExcluir
  15. Pode-se ter um estúdio auxiliar em outra cidade, no caso dos transmissores este deverá preferêncialmente ficar instalado no município da outorga e em alguns casos de estar em outro município este deverá ter área compartilhada com o município da outorga, como é o caso de Barra Mansa e Volta Redonda/Volta Redonda e Barra do Piraí/Guará e Aparecida/Niterói e Rio de Janeiro.Tomem como exemplo os bairros que parte fica em um município e outra parte no outro.(isso é área compartilhada) Instalações de transmissores em outros municípios é muito comum próximos dos grandes centros, mas isso não quer dizer que os transmissores deverão ficar exatamente dentro da área compatartilhada. A instalação poderá ser feita em outra área.E finalmente em se tratando de área compartilhada não é o caso de Volta Redonda e Resende e até mesmo Resende e Barra Mansa.

    ResponderExcluir
  16. Sobre estúdios e transmissores em locais diferentes temos o clássico exemplo das Rádios 101,5 FM e a 830 AM, que logo em seguida foi para 920 AM, então rádio Volta Redonda AM, as quais os estúdios ficaram um bom tempo em Resende e os transmissores na cidade sede (VR). Os telefones da rádio foram de Resende e a madrugada era em rede com a Real FM.
    Francisco, você que é voltaredondense fanático, tem razão em ficar bravo, pois até as melhores rádios que Volta Redonda já teve dependiam operacional e financeiramente da sede do grupo em Resende. Mesmo quando voltaram para VR, tanto 920, que por fim virou CBN e a 101,5 FM não foram prestigiaadas pelos empresários e anunciantes de sua cidade e tinham que ser bancadas pela Real FM, até serem vendidas para a IURD... Acho que o problema é com os empresários de VR que gostam mesmo dos barramansenses Nader...

    ResponderExcluir
  17. Discordo do último anônimo que respondeu ao Francisco, falando sobre as vendas da 101 e da 920. A 101 sempre foi prestigiada pelos anunciantes de VR sim e a rádio se sustentava, só que o inteligente empresário Lula de Resende fez a merrrrrcadoria de transformar a 920 em CBN e acabou ficando louco com o custo alto da rádio e por fim vendeu tudo, até pq os mercadores de almas não iam querer só a AM né.

    ResponderExcluir
  18. Olha a 101 de novo ai gente.....
    O Lula não tem nada haver com a implantação de CBN. Ele é um empresário que visa lucros, para isso existem pessoas de sua confiança para gerenciar suas empresas e infelizmente a estratégia CBN sugerida pelo gerente naquela ocasião foi um desastre e deu no que deu. Quanto a área compartilhada, uma rádio outorgada em VR não consegue colocar seus transmissores em Resende. Veja o caso da Cidade do Aço que tem seus estúdios em VR e os Transmissores em BM sendo a outorga para VR. Existem várias situações semelhantes a essa espalhadas pelo país. Lincon se vc continuar com dúvida é só verificar a lei. Abs

    ResponderExcluir
  19. Amigo anonimo,eu nao tenho nenhuma duvida sobre area compartilhada nao. Acho q vc me confundiu com outros anonimos q estao postando essa besteirada de mania ter torre em mauá. Minha questão é com relação a cbn e o pouco caso que o pessoal do grupo porto real teve com VR. Se o lula tem pessoas de confiança dele e fizeram merda, culpa de quem contrata. É assim com os Nader, é assim com o Albertassi e é assim co o Lula tb. O problema é q aki tem muito puxa-saco de empresário q fica defendendo demais da conta desviando o assunto.

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamante com vc no que diz respeito ao empresáriado, mas gostaría de fazer uma observação. Alguns empresários cortam o mal pela raiz, como as rádios de VR estavam puxando as de resende para o buraco (pelo menos é o que se diz)a melhor opção foi vende-las. As rádios de resende não vivem de shows, nem de politica ou religião, diferentemente das de BM e VR. Se eu fosse empresário não gostaría de ficar colocando meu dinheiro num buraco sem fundo.Abs

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.