O Blog Radialistas do Sul Fluminense realizou recentemente um estudo sobre o mercado radiofônico na região e, aproveitando a divisão política do Estado Rio de Janeiro, afim de facilitar o estudo, agregamos alguns municípios (mais precisamente do Centro-Sul Fluminense) e criamos uma subdivisão obedecendo ao critérios de proximidade de mercado e influência cultural, assim ficando:
Microrregião das Agulhas Negras:
Região que notabiliza-se pelo ostensivo crescimento nos últimos anos principalmente por conta da instalação de grandes empresas. Sua cultura é basicamente influenciada pelo Vale Paraíba paulista e Zona da Mantiqueira Mineira. Somente o município de Resende possui emissoras de rádio comerciais.
Resende: 119.801 habitantes (possui 2 AMs e 2 FMs)
Itatiaia: 28.852 habitantes
Porto Real: 16.574 habitantes
Quatis: 12.831 habitantes
(Total de 178.058 habitantes)
Microrregião Centro-Sul 01:
Região com grande vocação para o turismo por conta de seus prédios e monumentos históricos. A cultura local está mais condizente com os costumes do interior mineiro, do qual faz fronteira. Apenas os municípios de Três Rios e Paraíba do Sul possuem rádios comerciais.
Três Rios: 77.503 habitantes (possui 3 FMs e 1 AM)
Paraíba do Sul: 41.088 habitantes (possui 2 FMs e 1 AM)
Sapucaia: 17.504 habitantes
Areal: 11.421 habitantes
Comendador Levy Gasparian: 8.183 habitantes
(Total de 155.699 habitantes)
Microrregião Centro-Sul 02:
Também notabiliza-se pela sua vocação para o turismo com destaque para o chamado "Vale do Café". A cultura local se divide entre os costumes mineiros e da capital carioca. Existem estações de rádio comerciais em Vassouras, Paty do Alferes e Miguel Pereira.
Paracambi: 47.074 habitantes
Vassouras: 34.439 habitantes (possui 1 FM)
Paty do Alferes: 26.381 habitantes (possui 1 FM)
Mendes: 24.935 habitantes
Miguel Pereira: 24.647 habitantes (possui 1 AM)
Engenheiro Paulo de Frontin: 12.239 habitantes
(Total de 170.715 habitantes)
Microrregião da Costa Verde:
Região com alta vocação para o turismo já que as suas duas principais cidades são localizadas no litoral, que é considerado um dos mais visitados do Brasil. A cultura local tem grande influência da capital carioca. A maioria das emissoras estão localizadas em Angra dos Reis. Há uma estação de FM em Paraty.
Angra dos Reis: 169.270 habitantes (possui 3 FMs e 1 AM)
Paraty: 37575 habitantes (possui 1 FM)
Rio Claro: 17.401 habitantes
(Total de 224.246 habitantes)
Microrregião Vale do Paraíba Central 1:
Região que também faz parte do "Vale do Café" e possui grande vocação turística. Sua cultura é influenciada por uma mistura que vai do interior de Minas à capital Rio de Janeiro. As estações de rádio estão distribuídas nos municípios de Barra do Piraí, Valença e Piraí e.
Barra do Piraí: 94.851 habitantes (possui 2 FMs e 1 AM)
Valença: 71.894 habitantes (possui 1 FM e 1 AM)
Piraí: 26.309 habitantes (possui 1 FM)
Pinheiral: 22.724 habitantes
Rio das Flores: 8.545 habitantes
(Total de 224.327 habitantes)
Microrregião Vale do Paraíba Central 2:
Caracteriza-se principalmente por circundar a Companhia Siderúrgica Nacional, que foi a precursora do desenvolvimento urbano de toda a Região Sul Fluminense. Sua cultura também é influenciada por uma mistura que vai do interior de Minas à capital Rio de Janeiro. É a microrregião mais populosa da região e também a que possui maior número de estações de rádios comerciais, num total de nove emissoras (já contando com a Rádio Mania).
Volta Redonda: 257.803 habitantes (possui 4 FM e 1 AM)
Barra Mansa: 177.861 habitantes (Possui 2 FMs e 2 AMs)
(Total de 435.664 habitantes)
Por conta desse novo mapeamento, agregamos ao nosso blog mais três emissoras. São elas:
- Rádio Clube AM (Paraíba do Sul, 1540)
- Rádio Tropical FM (Paty do Alferes, )
- Rádio 1060 AM (Miguel Pereira)
Vale lembrar que as rádios Resende (AM e FM), Alternativa Sul FM, Centro-Sul FM e Califórnia FM não possuem link nesse blog pois não têm transmissão on-line.
O que você achou dessa divisão? Concorda? Publique o seu comentário.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParacambi é um caso à parte. É um município que está mais na Baixada Fluminense do que no Centro-Sul, porque fica abaixo da serra, e tem ligações diretas com os municípios da Baixada e com a capital.
ResponderExcluirMangaratiba deixou de fazer parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2009, passando a fazer parte da Costa Verde, e consequentemente, do Sul Fluminense.
Sapucaia já tem realidade diferente dos municípios de Três Rios e Paraíba do Sul. O governo do estado erra ao inserir esse município no Centro-Sul Fluminense.
Tirando esses detalhes, concordo com esse mapeamento.
ótimo mapeamento. Considero a região de 3 Rios a q tem mais opções, pois tem Antena 1, Jovem Pan, Cidade JF, Tribuna FM e agora Bradesco Sports
ResponderExcluirLamentavelmente, a única emissora AM de Miguel Pereira não contempla a cidade. Ela já foi Rádio Mauá, Rádio Haroldo de Andrade e hoje, pertence ao grupo Canção Nova e funciona na cidade do Rio de Janeiro. O omisso e conivente ministério das comunicações não toma nenhuma provoidência.
ResponderExcluirLamentável!!!
Carlos Ferreira
Juiz de Fora
www.carlosferreirajf.blogspot.com
www.radioculturasd.com.br