terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Balanço das rádios na região (Parte 4)

Hoje encerramos nossa série especial sobre as rádios da região, agora fazendo um apanhado sobre os trabalhos realizados pelas AMs.

Rádio Agulhas Negras (640 - Resende)
A tradicional emissora resendense mantém uma programação jornalístico-popular, que lhe garante certa tranquilidade na audiência em sua região. Locutores como Ailton Marques e Carlos Santa Rita tem grande penetração junto ao público resendense. O site da rádio não sofreu qualquer modificação nos últimos meses, com a observação de que sua transmissão via streaming ser de boa qualidade.

Rádio Sociedade AM (920 - Volta Redonda)
A emissora acabou se tornando uma espécie de espólio do que foi o Sistema Porto Real de Comunicação em Volta Redonda e não possui qualquer tipo de investimento. Basicamente sua função é repetir a programação transmitida pela FM 101,5. A rádio não possui site e sequer é citada no site da Rede Aleluia. Recentemente a emissora lançou um link para transmissão via streaming, independente do site da rede.

Rádio Sul Fluminense (1390 - Barra Mansa)
Desde o início deste ano a tradicional emissora barramansense modificou sua programação em função da volta do radialista Uiara Araújo à casa, depois de dois anos defendendo os microfones da Rádio do Comércio. Com isso, o Show do Henrique Barbosa voltou ao seu horário vespertino e Tico Balanço ganhou um programa policial entre 11h e 13h. Além disso, a emissora ganhou mais espaço na programação da 99,3 FM. O curioso é que o site ainda apresenta programas da época em que, por exemplo, o radialista José Roberto de Mendonça ainda fazia parte dos quadros da emissora.

Rádio do Comércio (1450 - Barra Mansa)
Em função da saída de Uiara Araújo (que foi pra Sul Fluminense), a Rádio do Comércio teve que mexer na programação, principalmente na parte da manhã. Entre 6h e 8h, Sebastião Alves apresenta o Programa das Seis. Em seguida vem o tradicional Microfone na Rua com Peninha e equipe. às 11h tem o programa Sintonizados e ao meio-dia é a vez de Sarah Lee com o seu Patrulha 480.
O site da rádio não sofreu alterações significativas nos últimos meses.

Rádio Barra do Piraí (1470 - Barra do Piraí)
Embora tenha um sinal restrito à região de Barra do Piraí e adjacências, a tradicional emissora barrense tem apostado em uma formatação interessante de seu jornalismo (carro-chefe da programação), utilizando-se da estrutura do jornal O Barrense, que pertence ao grupo RBP. Com essa verdadeira engenharia de notícias (que ainda abastece a RBP FM de informações), a emissora alcança bons índices e ainda cresce em credibilidade junto á comunidade. Apesar das sensíveis transformações ocorridas nos últimos tempos, o site da emissora não sofreu modificações importantes recentemente.

5 comentários:

  1. O Moura acrescenta ai que a Rádio Agulhas Negras investiu em potencia e qualidade de som, senão me engano ano passado...

    ResponderExcluir
  2. Parabééns ao Moura pelo panorama das rádio da região, muito bom, principalmnte das AM's,

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.