Esse assunto tomou conta desse blog desde o início de suas atividades, em 2009, quando foi divulgada a publicação oficial (por parte do Governo Federal) dando autorização a empresa RÁDIO MANIA DE VOLTA REDONDA LTDA a operar seu sinal de FM na Classe C (300 watts de potencia), utilizando a frequência 91,9 Mhz.
Acontece que, de lá pra cá, houve uma verdadeira sucessão de intermináveis especulações dando conta de instalação da rádio em tal lugar, pessoas envolvidas, serviços de espionagens, sondagem de locutores e o que mais se quisesse ouvir. No entanto, nada, absolutamente nada ainda foi confirmado.
No entanto essa demora tem uma grande razão: A potência da rádio.
Segundo a Anatel, a Rádio Mania de Volta Redonda está classificada na Classe C, ou seja, só pode operar com até 300 watts de potência ou 0,3 kilowatts. Com essa potência, a rádio mal consegue cobrir o município de Volta Redonda, sendo impossível atravessar sequer os municípios vizinhos como Barra Mansa, Pinheiral, Piraí e Barra do Piraí.
Há indícios de que Wellington Salgado (proprietário da rádio) estava tentando a todo custo viabilizar junto ao Ministério das Comunicações, o aumento da potência de sua emissora. Até o ano passado essas conversas estavam bem encaminhadas, já que o Ministro, à época, era Hélio Costa, seu padrinho político.
Com a eleição de Dilma, o governo teve algumas alterações, entre elas, a chegada do Ministro Paulo Bernardo para ocupar a pasta, fazendo com que Salgado perdesse a influencia que tinha sobre o setor. Fato que se comprova vide o crescimento de seus tentáculos no ramo das comunicações durante a gestão de Hélio Costa.
Pessoas próximas a Wellington Salgado afirmam que a rádio não começa suas operações enquanto a Anatel não mudar sua classificação.
Acontece, no entanto que, segundo as regras de licitações dessas concessões (que são públicas) existem prazos a serem cumpridos e, ao que tudo indica, a Rádio Mania parece estar burlando o sistema para ganhar tempo, já que, para o porte de seu empreendimento, manter uma rádio com 300 watts de potência se tornaria economicamente inviável.
Por outro lado, ninguém entrou nesse jogo sem conhecer as regras previamente e todos tinham total ciência de que o canal licitado era Classe C e, portanto, com limite de 300 watts.
O que fica é que, para a Anatel, a Rádio Mania de Volta Redonda já existe, mas na prática o que se sabe é que a frequência 91,9 permanece vazia em Volta Redonda, a mercê de rádios piratas que invadem o dial esporadicamente.
A Rádio Mania, quando questionada, não se pronuncia e o público, como sempre, é o último a saber.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.