segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diferença de FM para o AM é de um milhão de ouvintes

As emissoras de FM superam em mais de um milhão o número de ouvintes do AM na região metropolitana de São Paulo, informa a última pesquisa realizada pelo Ibope Easy Media 3. De acordo com os números relativos ao trimestre Julho/Agosto/Setembro deste ano, o AM tem média pouco superior a 317 mil ouvintes, enquanto o FM possui mais de 1,8 milhão. O levantamento do Ibope foi publicado no Bastidores do Rádio, site editado por Adriano Barbiero, apresentador dos programas ‘Madrugada Mil e Quarenta’ e ‘Jornal Verdade Capital’, na Rádio Capital de São Paulo (1040 KHz). Ao divulgar os dados da audiência do rádio na Grande São Paulo, o jornalista questionou-se se o AM está com os dias contados. “Algumas pessoas acreditam que o Rádio AM terá no máximo mais 10 anos de vida (e olha lá...). A não ser que passe por mudanças radicais imediatamente. A qualidade do som é um dos grandes fatores para a queda de audiência. O uso da tecnologia como transmissão via celular, no Iphone, via web-Rádio e outras tecnologias (bastante usadas nas emissoras FM), é mais um fator essencial para a sobrevida e qualidade de transmissão do Rádio AM”, analisa Barbiero. Filho de outro radialista, Altieres Barbierto, Adriano afirma que a plataforma AM está pobre e que, além dos ouvintes que sofrem com a qualidade do som e do crescente espaço destinado às atrações religiosas, os comunicadores também sofrem com a situação. O jornalista, que também é músico (tendo CD gravado), afirma que atualmente é impossível um profissional conseguir sobreviver apenas com o salário pago pelas emissoras do AM.

Fonte: Comunique-se

12 comentários:

  1. em volta redonda eles naum tem nenhuma das duas
    haauhauhuh
    huauaauhuah
    aki em resende nos temos

    ResponderExcluir
  2. deve ser mto ruin
    morar numa cidade sem rádio de qualidade né
    ahaauahua
    hahauaua
    axo q la só tem uma rádio evangelica e uma rádio q toca aquele pagode brabo huauhaua
    auhauhuauh

    ResponderExcluir
  3. vcs repararam que o som da 920 am de volta redonda e baixo fernando

    ResponderExcluir
  4. a radio record am do rj 990 esta falando numa programaçao popular,sera que teremos mais uma radio popular no rio ou mellhor a rede record de radio pelo brasil,eu acho que sim fernando

    ResponderExcluir
  5. 920am ?
    qm em sã conciencia vai ouvir essa rádio trash kkkkkkkkk
    nem o mais maluco dos maulucos vai ouvir esse lixo.

    ResponderExcluir
  6. Em matéria de rádios, quem mais pode tirar onda é Três Rios.
    Resende vem em segundo, porque tem 2 FM e 2 AM com programação normal. Além disso tem uma emissora de TV. Barra Mansa fica em terceiro pq 3 rádios são do mesmo dono e a TV Sul Fluminense antiga era muito trash e a Band ainda não conseguiu limpar a fama totalmente. Depois bem BP; Angra e só então VR, com 01 rádio (Cidade do Aço). O resto não conta...

    ResponderExcluir
  7. 3 rios da de 10 a 0 em qualquer cidade qdo o assunto é rádio
    Antena 1
    Jovem Pan
    sao alguns exemplos q outras cidades deveriam seguir

    ResponderExcluir
  8. tenho maior orgulho de morar em três rios
    a melhor cidade da região em materia de rádio

    ResponderExcluir
  9. 3 RIOS TEM TRES RÁDIOS.UMA PRA CADA ESTILO.TODA CIDADE DEVERIA SER ASSIM.POPOULAR, ADULTA E JOVEM.

    ResponderExcluir
  10. ANGRA E VOLTA REDONDA SÃO EXEMPLOS DE CIDADES SEM BOAS(QUASE NENHUMA)EM ANGRA EXISTEM 4 QUATRO CONCESSOES.APENAS UMA TEM PROGRAMAÇÃO QUE DA PRA OUVIR.DUAS RADIOS DE CRENTE MAL FEITA,E OUTRA COM UM AUDIO HORRIVEL(AM) E COM TRANSMISSOR TODO REMENDADO DE ARAME.

    ResponderExcluir
  11. Não sei porque esse anônimo resendense se gaba tanto. VR tem 3 emissoras FM, sendo que duas delas são as de maior audiência na região segundo qualquer fonte de pesquisa, e sem se discutir qualidade, que é algo pessoal e relativo. As rádios de Barra Mansa e a Califórnia FM são bancadas, em grande parte, por locutores, ouvintes e anunciantes situados em VR. Resende tem 2 rádios FM restritas à uma cidade que não é muito maior que a região do Retiro. Barra do Piraí também tem 2, sendo que uma (Califórnia) apenas está instalada no limite de seu território, porém mais voltada para os mercados de VR e Pinheiral. Três Rios na prática já é outra região, assim como Angra. TR realmente é referencial em matéria de rádio, isso numa cidade com menos de 1/3 da população de VR.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.