sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tombamento do prédio da Rádio Siderúrgica

Para tirar algumas dúvidas de vários radionautas sobre a questão do prédio onde funcionava a Rádio Siderúrgica, resolvemos trazer as reais informações sobre o fato:
- Em 2002 foi aprovada uma Lei Estadual, de autoria do então Dep. Estadual Nelson Gonçalves Filho, que determinava o tombamento histórico do Prédio onde funcionou a histórica Rádio Siderúrgica de Volta Redonda.
- Para quem não sabe, um prédio, quando é tombado pelo poder público, não quer dizer que ele deixa de ser patrimônio particular para tornar-se público. Acontece que os seus proprietários passam a ter por obrigação, preservar a sua arquitetura original, além de assumir um compromisso de preservar todas as suas dependências conforme o original, obrigando-se até a arcar com custos de restauração, se for preciso.
- Acontece que, anos depois, o prédio foi repassado a um grupo de evangélicos que resolveu montar uma igreja no local, descaracterizando todas as suas dependências e, infringindo assim, a tal lei estadual.
- O tema, que foi matéria em vários órgãos da imprensa na época, gerou inúmeras discussões, até que um fax emitido pelo INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural) quis botar um ponto final na história, e acabou gerando mais discussão ainda: O Instituto afirmava que o Prédio não poderia ser considerado como tombado pelo patrimônio público, já que tal lei teria sido vetada na época, pela então governadora Rosinha Garotinho.
- No entanto, o Deputado Nelsinho lembrou, na ocasião, que tal veto teria sido derrubado pela Alerj, o que referendava a lei do tombamento. Nelsinho ainda mostrou total insatisfação com o orgão que, segundo ele, deveria ser o primeiro a zelar pelo patrimônio público do Estado do Rio de Janeiro e mostro tamanha desinformação quanto ao caso.
- Com ou sem a lei, o fato é que o prédio está cada vez mais se deteriorando e ninguém faz nada. Ou seja, um pedaço importantíssimo da história de Volta Redonda, se perdendo pelo ralo...


9 comentários:

  1. Tá na mão de Igreja Evangélica? Então podem dar adeus a esta parte da história de Volta Redonda. Não pelo fiel evangélico, mas por ganancia dos "pastores"??
    E eles ainda vão usar o fato de não ir ônibus lá e dizer que Jesus "falou"(sic)pra eles que a SUBIDA PARA O CEU, tem que ser a pé.Só os "pastores" é que vão de MERCEDES,FERRARIS...E o que pior é que o "obreiro" vai acreditar.

    ResponderExcluir
  2. Um predio desse nas maos da Igreja Evangélica ?
    pode isso Arnaldo ?

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira! Devemos cobrar das autoridades um bom desfecho daquele prédio.
    Ernani

    ResponderExcluir
  4. Que Deputado fraco esse que é autor da lei, não tem compromisso com o povo, nem com a história da Cidade;
    Lamentável, Deputado sem vergonha!

    ResponderExcluir
  5. Vergonha tb é ficar com a mesma noticias num blog mais de 8 dias.Cansa entrar e ver a mesma coisa. Fui.

    ResponderExcluir
  6. concordo,o blog caiu muito,agora falando de tv o rafinha bastos da band,pq nao fala mais do radio.o sumiço do uiara araujo do programa na comercio que de 30 diasele falta 20 deixando a claudia moura.a california que fica mais fora do ar do que no ar.interferenciadasradios piratas.

    ResponderExcluir
  7. Estive nas dependências da rádio e o interior foi todo quebrado, paredes removidas, o interior virou um grande salão para uma futura chopperia que pretende se instalar no local. Para sustentar a laje do 2º andar foram colocadas armações de ferro. O prédio estpa descaracterizado por completo em seu interior. Rosinha garotinho autorizou tudo por ser amiga dos comandantes do grupo evangélico que comprou o prédio.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.