quinta-feira, 27 de outubro de 2011

LUTO: Morre Luiz Mendes


Hoje o rádio amanheceu mais triste. Morreu o grande mestre da crônica esportiva do rádio brasileiro Luiz Mendes. Conhecido pelo título "O da palavra fácil" foi testemunha ocular dos principais acontecimentos esportivos do país.
Por mais de 60 anos, Luiz Mendes iniciava suas transmissões, seja como locutor ou comentarista esportivo, com o conhecido bordão "Minha gente..." Era a forma que encontrava para invadir com simplicidade e gentileza a intimidade dos ouvintes e também telespectadores. A fala mansa, direta, simples e segura caiu no gosto popular. E nesta quinta-feira, esse público que tanto aguardava suas opiniões perdeu uma das mais admiradas e poderosas vozes do rádio brasileiro. O gaúcho de Palmeiras das Missões morreu no Rio de Janeiro aos 87 anos, deixando viúva a atriz e radialista Daisy Lucidi, com quem viveu por mais de 50 anos e teve um filho, que lhe deu netos e uma bisneta.

Luiz Mendes sofria há muitos anos com o diabetes. Ele estava internado no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 17 de outubro. A assessoria do hospital ainda não informou a causa da morte. Antes de o estado se agravar, Mendes já não saía mais de casa. Mas participava do "Enquanto a bola não rola", mesa-redonda da Rádio Globo aos domingos, e tinha um quadro chamado "Da pelada ao Pelé" no "Globo Esportivo", programa apresentado por José Carlos Araújo no fim de tarde, de segunda a sexta. Em "Da pelada ao Pelé", Mendes contava suas principais lembranças do mundo do futebol.
Torcedor do Grêmio e do Botafogo - o clube alvinegro já decretou luto oficial de três dias -, Luiz Mendes teve uma trajetória intimamente ligada à história do rádio e da TV. Afinal, das 19 Copas do Mundo, participou simplesmente de 16. Ficou fora apenas das de 1930, 1934 e 1938 por ainda ser garoto. Mas em 1950 já era o locutor que narrou com a voz embargada o gol de Gigghia no Maracanazo da Copa de 1950, quando o Uruguai bateu o Brasil por 2 a 1 na final e deixou o país em profunda tristeza.
Vários sites dedicados ao rádio e ao futebol, além de emissoras de rádio e tv de todo o país já registraram suas homenagens ao ilustre radialista.
Com informações do Globo.com

2 comentários:

  1. .grande radialista,radio globo am 1220 fm 89,5 sofrera muito,ja sua esposa a deise lucid que ta na nacional am 1130 sofrera muito com a perda de seu esposo fernando

    ResponderExcluir
  2. marcos paulo ta sumido,nao fala mais das radios;a rbp ta pegando ai... fernando

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.