sábado, 5 de junho de 2010

Critérios do Airplay Sul-fluminense

Você que acompanha o Blog "Radialistas do Sul Fluminense", está percebendo que desde o início do mês de maio estamos publicando uma lista semanal com as músicas mais tocadas em rádios da região. Algumas pessoas do meio me perguntaram sobre o critério adotado pra chegar a esses números, então eu resolvi falar sobre a metodologia implantada nessa pesquisa:
1 - É uma pesquisa que acompanha algumas das principais emissoras de rádio FM da região, das cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Três Rios e Parati.
2 - Em princípio aferimos as seguintes rádios: Cidade do Aço/VR, Sociedade/BM, Mania/PA, 88/VR, 107/TR, 96/BM, Jovem Pan/TR, Califórnia/BP, Real/RE, Rede Aleluia/VR e Antena 1/TR.
3 - A aferição leva em conta as músicas mais tocadas em cada uma dessas emissoras, segundo acesso que nós temos. Umas, conseguimos a relação de forma direta, outras somente através de site na Internet. Para promover um equilíbrio, resolvemos destacar as 15 músicas mais tocadas em cada rádio, dando a elas uma pontuação progressiva de 1 a 15, conforme sua colocação. Exemplo: 15ª mais tocada - 1 ponto, 14ª - 2 pontos... 1ª - 16 pontos.
4 - Outro critério que adotamos foi o de peso por emissora. Como existem emissoras com índice de audiência maior que outras, tabulamos alguns resultados de pesquisas realizadas nesses municípios para medir a audiência das rádios, com os fatores de índice populacional por cidade. Chegamos a um resultado final que acabou definindo o peso de cada emissora.
5 - A nossa pesquisa ainda pode ser considerada um simples experimento, já que não usamos o método Broadcasting Analisys para aferir as músicas executadas nas rádios a cada minuto. Existem também algumas emissoras importantes que ainda não estão presentes na pesquisa como: RBP FM (Barra do Piraí), Resende FM (Resende) e Costa Azul Fm (Angra dos Reis). Esperamos em breve poder avaliar também estas importantes propagadoras.
6 - Apesar de alguns pontos de imprecisão, nossa pesquisa tem buscado se aperfeiçoar a cada dia, para que em pouco tempo possamos estar com os resultados com 100% de exatidão. Os amigos radialistas e simpatizantes desse tipo de serviço agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.