quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Desdobramentos do fim da MPB FM



Olá bravos amigos radionautas, o blog está de volta. Me comprometo a tentar atualizar esse humilde espaço com mais frequência, uma vez que tive de me afastar por conta das transições no âmbito profissional. Atualmente eu faço parte da equipe do Programa Francisco Barbosa (Rádio Sul Fluminense), lancei recentemente na região junto com um grupo de jornalistas, o jornal Ponto, além de estar em processo de conclusão do TCC da minha pós em jornalismo esportivo e iniciando uma nova faculdade (licenciatura em Turismo). Apesar disso tudo, não posso deixar esse projeto morrer, não é mesmo?

E muito mais que esse nosso bom e velho blog não pode morrer, o rádio (essência maior desse espaço), também não.

Infelizmente o retorno desse espaço não trás uma boa notícia: a MPB FM (90,3) anunciou o fim de suas atividades. Pelas informações que circulam na imprensa e em blogs especializados, a emissora será substituída pela Band News, que atualmente ocupa a frequência de 94,9. Pelo que se sabe, a emissora deve ocupar as duas frequências simultaneamente até maio, quando termina o contrato do grupo Bandeirantes com o Grupo Fluminense de Comunicação (detentor da frequência). No entanto, especula-se que o Grupo Bandeirantes já tenha aberto uma nova negociação para renovação do contrato com o Fluminense, para inserir a Rádio Bradesco Esportes na frequência.

É sabido que o projeto Bradesco Esportes sofre diversos problemas de sinal na frequência 91,1, já que é oriunda de Petrópolis, o que dificulta a recepção no dial carioca. Isso não aconteceria em 94,9. No entanto, essa informação ainda não está confirmada.

O que se sabe realmente, é que estamos vivendo um momento muito ruim, em especial no rádio comercial, onde temos mais uma gama de bons profissionais do rádio sendo colocados para fora do mercado de trabalho. Como se não bastasse isso, a Rádio Tupi, líder absoluta do segmento na capital carioca, segue em greve e não apresentou nenhum programa sequer nesse ano de 2017.

Até quando vamos ter que conviver com isso?

Um comentário:

  1. Mas o que eu tenho com isto? O que me interessa é as Rádios da minha Região, da minha Cidade e não as da Capital. Só para constar, esta Bradesco Esportes 91,9 pega em quase todo o Estado do Rio, que ¨problemas¨ no sinal? Outra coisa entre a sua ultima aparição e esta, a Radio Mania de Volta Redonda VOLTOU sabia? Comente isto e as coisas do Rádio DAQUI, vc custa a aparecer e quando aparece é para falar de Rádios de uma Cidade que está ca***do e andando para o Interior? Alias para eles, nós somos outro Planeta. Use a sua pouca Presença em seu Blog para falar de nós.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.