segunda-feira, 7 de maio de 2012

As rádios da região e a Internet



Muito se fala das inovações tecnológicas, principalmente relacionadas a internet. Nem concluímos a popularização da tecnologia em 3D e já lançaram a 4D (só pra exemplificar). Nessa evolução, os veículos de comunicação de massa (rádios, tvs e jornais) vem ao longo do tempo tentando se adaptar as novas tecnologias fazendo com que o que antes era tido como um inimigo, passou a tornar-se um verdadeiro parceiro para atrair mais público.
No meio rádio, várias emissoras já realizam transmissões on-line de sua programação, além de utilizar redes sociais e até portais próprios para interagirem com seus ouvintes. Vejamos o panorama das rádios aqui na nossa região:

Região das Agulhas Negras:
- A Rádio Real FM possui um portal com transmissão de sua programação via streaming, além de realizar promoções eventualmente através de seu site. Nas redes sociais a rádio tem divulgado que o seu site deve estrear novo formato ainda esse mês.
- A Rádio Agulhas Negras AM possui portal com layout bastante simples além de transmissão on-line.
- As rádios Resende AM e FM não possuem site e interagem de forma esporádica na internet através das redes sociais.

Região Centro Sul 1:
- A Rádio Jovem Pan Sat 2 de Três Rios possui um link no site da rede, além de transmissão via streaming da programação local da afiliada.
- Outra rádio entrerriense que é afiliada a uma rede é a Antena 1. O site da emissora adulta na tem link nem streaming da afiliada local.
- A Rádio 107 FM de Três Rios possui site próprio com transmissão on line. A rádio mantem atualizadas as notícias do site além de um espaço para participação dos internautas.
- A Rádio Três Rios AM, embora possua endereço na internet, não tem um portal ou mesmo transmissão via streaming.
- A Rádio 94 FM de Paraíba do Sul vem anunciando há algum tempo o seu portal. Atualmente ela oferece apenas a transmissão de sua programação on line em seu endereço.
- Já a Rádio Jornal FM (também de Paraíba do Sul) possui um portal, que inclusive passou por uma reformulação recentemente.
- Outra emissora de Paraíba do Sul, a Rádio Clube AM, possui site mas seu streaming não tem funcionado ultimamente.

Região Centro Sul 2:
- A Rádio Centro Sul FM de Vassouras não possui site. Existe um link com transmissão via streaming mas não é aberto ao público.
- A Rádio Tropical FM de Paty do Alferes também não possui site.
- A Rádio 1060 AM (mais uma dessa área que pertence ao empresário Zoelzer Poubel) não possui endereço na internet nem transmissão via streaming. Em 2005 a emissora ficou marcada por ter se tornado naquela época a Rádio Haroldo de Andrade. No entanto, o projeto não foi pra frente, principalmente depois da morte de seu principal locutor (que deu origem ao nome da emissora).

Região da Costa Verde:
- A Rádio Costazul FM de Angra dos Reis mantem um website com transmissão de sua programação via streaming. Além disso, a rádio promove várias ações de marketing usando o próprio site, além das redes sociais.
- A Rádio 101 FM, pertencente a Rede Aleluia, possui uma página no portal da rede, mas não tem transmissão on-line de sua programação local.
- A Rádio Mania FM possui uma afiliada na cidade de Paraty. No entanto o site oficial da emissora é voltado para toda a rede e o streaming é referente a programação da matriz, localizada em Niterói. 
- A Rádio Sara Brasil de Angra dos Reis possui um endereço na internet que promete para breve o seu portal. O serviço de streaming não funcional.
- A Rádio Angra AM não possui nenhum website.

Região Médio Vale do Paraíba 1:
- As Rádios RBP FM e Barra do Piraí AM têm seus sites agregados ao Portal do Grupo RBP. Recentemente o portal foi reformulado e ambas as rádios possuem transmissão on-line. Há também perfis da FM nas redes sociais.
- Apesar de possuir página no portal do Sistema Sul Fluminense, a Rádio Califórnia FM (também de Barra do Piraí) não tem transmissão on-line, exceto nos momentos em que transmite a programação em cadeia com a Rádio Sul Fluminense AM.
- A Rádio Alternativa Sul FM de Valença não possui site nem transmissão via streaming. Curiosamente existe uma comunidade no Orkut denominada "Eu Odeio a Alternativa Sul" que define um pouco a insatisfação da população local com a emisssora.
- A Rádio Sudoeste FM 96,9 de Piraí transmite a programação da Rede Aleluia, embora não seja uma afiliada oficial da rede. Porém ainda existe uma página na internet de quando a Sudoeste FM ainda retransmitia a programação da Rede Somzoom Sat.

Região Médio Vale do Paraíba 2:
- As Rádios 96 FM, Sociedade FM e Sul Fluminense AM (ambas em Barra Mansa) e Cidade do Aço FM (Volta Redonda) têm suas páginas agregadas ao Portal do Sistema Sul Fluminense de Comunicação. Todas possuem transmissão via streaming, inclusive com câmera ao vivo dos estúdios. As Rádios Sociedade e Cidade do Aço ainda possuem chat para interatividade com os ouvintes e mural da rede social Twitter.
- A Rádio 88 FM (Volta Redonda), possui um portal e também transmissão de sua programação via streaming. Além disso, a emissora tem um blog que fala sobre as curiosidades e bastidores da rádio, além de manter uma boa interatividade com o público através das redes sociais.
- A Rádio do Comércio AM (Barra Mansa) também possui site e transmissão on-line.
- As rádios 101 FM e 920 AM (Volta Redonda), pertencentes a Rede Aleluia, possuem uma página no portal da rede, além de um link independente com programação on-line.

Você tem alguma informação que complemente esse post? Compartilhe.



11 comentários:

  1. A Real FM foi a pioneira na internet, quando ela nem era ainda muito popular, lá nos anos 90, e ficou sozinha por aqui nessa tecnologia durante anos.

    ResponderExcluir
  2. me lembro que em 98 ou 99 a 101 dizia que tinha sido eleita a rádio com o melhor web site das rádio brasileiras

    ResponderExcluir
  3. vale lembrar q a Real FM é a unica no sul do estado a transmitir em RDS (radio Date System), e axo q vai ser a unica por mtos anos.

    ResponderExcluir
  4. Sim, faltou a Rádio Cultura de Valença AM. Nunca funciona o aúdio, da mesma forma da AM de Três Rios.
    Aproveito e parabenizo a RBP (AM e FM) que dão um show na net.
    Ernani

    ResponderExcluir
  5. Pra que serve o RDS da Real? Só fica passando o nome da rádio, frequencia e slogan. Tinha q ser igual as outras q passam o nome das musicas.

    ResponderExcluir
  6. Provavelmente agora com a digitalização integral do estúdio, será possível passar o nome das músicas.

    ResponderExcluir
  7. PULSAR, esse é o nome do programa que faz com que as musicas passam no display do RDS, A Real FM trabalha com o Digirádio On Air, acho que ele nao passa o nome da musica no display. A Beat 98 tem o RDS, tem o Pulsar, mas mesmo assim ela nao passa o nome da musica no RDS, sei pq meu celular tem RDS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Hj qualquer programa de automação é compativel com o sistema RDS.

    ResponderExcluir
  10. no meu carro qdo sintonizo a beat 98
    so fica aparecendo o nome da radio ms

    ResponderExcluir
  11. galera o q signica akelas siglas q fala na 88fm
    ZYD 501 ?

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.