Os mais recentes números do Ibope da capital mineira e carioca são sintomáticos: Cresce cada vez mais a audiência das rádios de formato AM, após sua inclusão no mercado FM.
Em Belo Horizonte a tradicional Itatiaia AM assumiu pela primeira vez a liderança do Ibope, rompendo uma hegemonia que já durava doze anos da sertaneja Liberdade FM. No caso da Itatiaia, ela já vinha aumentando seus índices de audiência de forma gradativa desde que estreou no FM e agora se consolida com líder em um dos mais importantes mercados da América Latina.
No Rio de Janeiro, a tendência migratória vem ocorrendo de um ano pra cá desde a Super Rádio Tupi e mais recentemente a Rádio Globo AM. Ambas também apresentam tendência significativa de melhora em seus índices, superando inclusive o recuo geral de audiência que vem contaminando o dial carioca nas últimas pesquisas.
Explicações para esse fenômeno não faltam. O FM teve seu apogeu nos anos 80 e 90 adotando o formato que conhecemos com bastante música, comunicação dinâmica e sorteios de prêmios. Com o surgimento da Internet e as novas ferramentas que facilitam o acesso ilimitado à música, as pessoas tendem a abandonar o rádio e confeccionarem sua própria programação sem terem de esperar para ouvir suas músicas preferidas.
Muitos chegaram a dizer que, com isso, a tendencia do rádio era morrer. Mas começaram a surgir essas emissoras oriundas do "porão fétido" do AM com sua recepção sofrível e sem qualidade sonora, apostando na limpidez do FM.
Pessoas ouvem noticiários e debates quando estão no trabalho ou no carro. A qualidade sonora do FM proporciona fidelidade.
Aqui na região Sul Fluminense observamos esse fenômeno migratório ainda de forma tímida.
Tudo começou com a Rádio Sul Fluminense AM transmitindo o futebol para a Rádio Califórnia FM, a título de experiência. Como o sinal era transmitido via onda sonora direta, os ouvintes da Califórnia FM tinham apenas acesso a um sinal ruidoso do AM. Atualmente com o sistema de link o sinal ganhou um pouco mais de qualidade e, além das transmissões de futebol, já transmite em FM também a programação matinal da 1390.
Vale lembrar que esse formato já é aplicado há muitos anos aqui na região na Rádio 88 FM com o programa Dário de Paula e o Bom-dia Cidade da Rádio Cidade do Aço. Ambos estão consolidados como as maiores audiências do rádio na região. Seria um prenúncio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.