domingo, 4 de novembro de 2018

Fim da Rádio do Comércio



Atendendo a muitos pedidos de colegas e 'radionautas', estamos de volta mais uma vez com esse humilde espaço de troca de ideias sobre o nosso amado veículo.

Infelizmente a gente recomeça com uma nota triste para todos nós do rádio: o anúncio do fim das operações da Rádio do Comércio. Lamentamos profundamente e esperamos que os profissionais (dos quais muitos deles temos grande consideração) possam continuar no mercado do rádio da região, ou mesmo na própria empresa, uma vez que a Rádio Vibe FM é resultado da migração da Comércio do AM para o FM.

Para quem não acompanhou o processo, vale lembrar: Há alguns anos, o Governo Federal (ainda era a Dilma) anunciou para breve o fim das emissoras em AM e que essas migrariam para o FM. O processo de migração então começou, sendo que a Rádio do Comércio foi a primeira estação de rádio da região Sul Fluminense a receber a outorga liberando o processo de migração.

No entanto, a emissora optou por modificar seu nome fantasia para Vibe, adotando um perfil de programação bem diferente do da Comércio, porém mantendo um programa matinal de notícias na parte da manhã, tal qual a emissora AM. As duas emissoras seguiram funcionando normalmente.

Há cerca de dois anos, o Governo Federal anunciou que as emissoras AM não necessariamente deveriam desligar seus transmissores, uma vez que a frequência usada (Amplitude Modulada) não será utilizada por nenhum outro tipo de comunicação e, quem quiser continuar operando nesta banda, poderá faze-lo. No entanto, os novos aparelhos de rádio que estão sendo produzidos, em sua maioria, não vem mais com o AM.

Ainda que o governo tenha aberto essa brecha, a Rádio do Comércio optou por descontinuar as suas operações.

Um comentário:

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.