domingo, 16 de outubro de 2011

Memória: Como a Universal comprou sua primeira rádio

Peço licença ao amigo Marcelo Delfino (TVs do RJ), para reproduzir um texto seu em que conta com detalhes surpreendentes, a forma com que a cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus adquiriu seu primeiro veículo de comunicação: A então Rádio Copacabana AM do Rio de Janeiro.
Nesse importante capítulo da história das comunicações, não só do Rio de Janeiro, mas de todo o país, podemos tirar lições importantes de como funciona a chamada "indústria da fé". Acompanhem:




No início dos anos 80, o líder da ainda nascente Igreja Universal do Reino de DeusEdir Macedo, decidiu adquirir a primeira emissora de rádio para a sua denominação. Até então, a igreja usava apenas horários alugados em diversas emissoras. A primeira aquisição foi a Copacabana AM 680. A Universal afirma que o dinheiro para a aquisição veio de uma concentração num Maracanã lotado, conduzida pelo próprio Edir Macedo.
Sobre essa concentração, há um paralelo com outra, no estádio Fonte Nova, em Salvador. Quem conta essa história sobre a concentração na capital baiana é um ex-pastor da IURD, Mário Justino, em seu livroNos Bastidores do Reino – A vida secreta na Igreja Universal do Reino de Deus (São Paulo, Geração Editorial, 1995):
Naquela época em que o termo yuppie estava em voga, o bispo Macedo, portando Rolex, Ray-ban, Mont Blanc e a sempre presente Hermès, subiu no palanque que fora especialmente armado para ele no centro do gramado. Não conseguia esconder sua alegria. O estádio da Fonte Nova estava completamente lotado. Repetia-se em Salvador o fenômeno do Maracanã, no Rio.
Naquela tarde, depois de recolher os envelopes com o “sacrifício” e com os pedidos de oração, que seriam levados para o monte das Oliveiras, em Jerusalém, o bispo pediu aos seus seguidores baianos uma oferta especial para comprar uma emissora de rádio em Salvador, assim como seus fiéis cariocas o haviam contemplado  com a rádio Copacabana.
- Será que os cariocas têm mais fé que os baianos? – perguntou o bispo à multidão.
- NÃO! – a resposta retumbou como um trovão.
As ofertas vieram em forma de dinheiro e jóias. Passamos três dias trancados em uma sala contando os sacos de dinheiro levantados na Fonte Nova. No final, o dinheiro foi depositado na conta da Igreja, no Bradesco, em Salvador. O ouro seria levado para o Rio de Janeiro e transformado em barras. Quanto aos pedidos de oração que seriam levados para Israel – bem, eles foram queimados na praia da Boca do Rio.
A Copacabana já era uma rádio evangélica, pertencente ao empresário Francisco Silva, até o momento da venda para a Universal. A rádio, desde então, tornou-se um púlpito eletrônico para o próprio Macedo e para os pastores da igreja, lotados no Rio de Janeiro. A rádio tem pouca audiência, quase toda composta por fiéis da própria igreja.
A oposição da igreja afirma que a rádio faz dos pastores falsos radialistas e veicula uma programação abaixo do sofrível, com erros de português e ataques às outras igrejas e às outras religiões.
Esta é uma discussão que não deve acabar tão cedo.
A Copacabana AM possuía uma repetidora em ondas curtas, hoje desativada.

25 comentários:

  1. engraçado ne a copacabana am 680,pertencia a francisco silva dono da melodia fm 97,5 100kl de potencia,vendeu-a;depois comprou a am 940 jb am nao deu certo e alugou a radio pra lbv,pq nao alugou a radio pra jovem pan am 620 de sp.quero saber tb sobre a compra das sao paulo am 960 record am 1000 de sp,950 am de bh atalaia,record am 1170 de curitiba,sociedade am 740 de salvador,720 am de porto alegre e varias outras;de onde vem tanto dinheiro. fernando

    ResponderExcluir
  2. quem e o dono da manchete am 760 do rj,ja a 89,5 foi vendida para o quercia de sp,agora alugada pra globo am;sabia que tem uma pirata em 89,5 em vr no sao geraldo atrapalhando a globo am em 89,5.se bem que a globo am 1220 e muito ruim, o melhor la e o roberto canazio das 10hs as 13 hs;quando era da 760 manchete am,metia lenha nas novelas da globo,agora se falar mal da globo ate briga fernando

    ResponderExcluir
  3. quem tem mais comerciaais comercio com uiara araujo ou 103 104. desliguei o radio um dia desses uiara teve 10 min de comerciais fernando

    ResponderExcluir
  4. cade a mania fm 91,9,o mundo vai acabar e nada dela fernando

    ResponderExcluir
  5. as tardes da 99,3 ta insuportavel,que retrasmita a sul fluminense am 1390,afinal fica mais fora do ar do que no ar. cade as madrugadas da 1390 am junto com a 99,3 fernando

    ResponderExcluir
  6. liguei pra 93,9,perguntei pelo serginho bitenka que fazia a zueira as 12 hs na antiga 101 junto com o tom,me disseram que o serginho voltou pra angras 93,1 fm ta la.saiu da cidade 102,9 do jornal do brasil que foi alugada pra oi fm.afinal a oi fm e muito ruim sorte pro serginho em angras sua cidade natal. fernando

    ResponderExcluir
  7. o fernando tá incorporado!

    ResponderExcluir
  8. se essa rádio play não pagar um servidor streaming não vai vingar!

    ResponderExcluir
  9. o Serginho ate pouco tempo atras tava na Multishow FM.

    ResponderExcluir
  10. o Fernando Voltou
    Pode Isso Arnaldo ?

    ResponderExcluir
  11. hj falou no Dario d Paula
    que em breve sera inaugurada uma radio AM,em volta redonda.
    nao sendo evangeca ta bom.

    ResponderExcluir
  12. quem disse dario de paula,e mais facil a am 920 ser alugada de que ter outra licitaçao aqui.se for verdade nao sendo em cima das minhas querias ams do rj,ta bom.imagine ficar sem a tupi am 1280,cbn am 860,manchete am 760,capital am 1030,relogio am 580 e o fim do mundo fernando

    ResponderExcluir
  13. nao sendo em cima das am do rj ta bom fernando

    ResponderExcluir
  14. Rádio Relógio boa? Ela JÁ foi.Mas até ela os "pastores" "compraram". Que saudades do:VOCÊ SABIA? Hoje, até a hora é capaz deles manipular.

    ResponderExcluir
  15. Rádio Relogio ja foi otima
    mas graças aos pastores q estao tomando conta do dial, hj é apenas mais uma radio

    ResponderExcluir
  16. pode isso Arnaldo ?
    am em vr em cima das am's do Fernando

    ResponderExcluir
  17. pra mim o dario de paula é o fofoqueiroooo da cidade.

    ResponderExcluir
  18. eu na verdade gostava do blog como era antes,axo que o blog ta inventando mto coisa e esquecendo do principal q é noticia sobre a nossa região.
    agora inventaram esse negocio de Radialistas Brasil,mas kd o mapeamento do dial q ficaram de fazer,kd o programa do q falava sobre as materias do blog e no final tinha as vozes dos locutores.
    penso eu q o pessoal q comanda o blog deveria repensar certas coisas,ce mal tem materia em um blog quem dira em 2.

    ResponderExcluir
  19. hj em dia na rádio relogio qdo informam a hora, a palavra DOAR vem junto.
    Brincadeira né
    estao comprando tudo,daqui a pouco ate o blog sera comprado por eles,e se transformara no blog da familia.

    ResponderExcluir
  20. pow Fernando fala serio
    a 1390 é uma porcaria igual a qualquer rádio do SSFC, se é pra California retransmitir algum sinal q seja da Band News,Antena 1,CBN
    nao esse lixo q é a 1390,mas parece rádio amadora.
    ontem 20/10/2011 a california estava em rede as 18hrs com a 1390
    a unica rádio q salva do SSFC eles vao conseguir acabar q é a California FM 99,3.

    ResponderExcluir
  21. que venha a band news sim.to triste pq aqui na siderlandia tem uma pirata em 94,7 perdi a band news,venha entao band news fernando

    ResponderExcluir
  22. pode ser a cbn 860 92,5rj ,estadao eldorado am 700 107,3 sp,jpan am am 620 sp fernando

    ResponderExcluir
  23. ja sintonizei essa 94,7 aki no retiro tb Fernando.
    aqui a Band News 94,9 tb ja era.

    ResponderExcluir
  24. A ultima vez que ouvi o serginho bitenka ele estava na rádio Multishow,ou seja só pela sky ou web,e isso deve ter um ano.

    ResponderExcluir
  25. kd as materias do blog atualizadas.
    poxa o blog nao era assim

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião sobre essa postagem. Esse blog não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.