sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Sintonizando 4

Betinho Deputado?
Segundo informações do Jornal Aqui desta semana, o Deputado Estadual Edson Albertassi estaria disposto a investir na candidatura de seu sobrinho, o radialista Betinho Albertassi a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ainda segundo o semanário, os dois chegaram a brigar no passado, nada tão sério que impedisse que Betinho virasse a estrela da rádio evangélica, com penetração em todas as cidades da região. Se o nome do sobrinho não emplacar, Albertassi deve apoiar a candidatura da vereadora América Tereza. Betinho já teve uma experiência como candidato a vereador por Volta Redonda nas eleições de 2004, onde obteve pouco mais de 900 votos na ocasião.

Anatel de olho
Informações dão conta de que a Anatel estaria apertando o certo contra irregularidades quanto a fatores de radiodifusão na região, muito por conta das inúmeras denúncias que estaria recebendo.
Os alvos principais seriam as chamadas rádios piratas e emissoras regulares funcionando fora da conformidade. Vamos acompanhar.


Lista de vencedores do Prêmio Rádio Rio:
Melhor Repórter:
Alberto Brandão (Super Rádio Tupi)
Melhor Programa de Rádio:
Show do Tino (Beat 98)
Melhor Repórter Esportivo:
Mauro Leão (FM O Dia)
Melhor Locutor Esportivo:
José Carlos Araújo (Bradesco Esportes FM)
Melhor Rádio Web:
Globo FM
Melhor Site:
Beat 98
Melhor DJ:
Denis DJ (Beat 98)
Melhor Programador Musical:
Zequinha (Beat 98)
Haroldo Junior acaba de receber uma homenagem da Escola de Rádio. Um vídeo sobre a história do Haroldão passou no telão.
Melhor Promoção:
Maratona FM O Dia
Melhor Âncora:
Ricardo Boechat (BandNews FM)
Melhor Operador de Áudio:
Toninho Malvadeza (Rádio Globo)
Melhor Locutora:
Viviany Tenório (FM O Dia)
Melhor Locutor:
Tino Junior (Beat 98 e Rádio Globo)
Melhor Comunicador:
Antônio Carlos (Rádio Globo)
Troféu Haroldo de Andrade:
Antônio Carlos (Rádio Globo)
Melhor Rádio:
FM O Dia
Melhor Produtor(a):
Van Damme (Beat 98)





Nova versão da Rádio Cidade pode repetir casting da Pan Rio



Na última quarta-feira (29), o grupo responsável pela gestão dos 102,9, do Rio de Janeiro, resolveu apostar mais uma vez na marca Rádio Cidade e a tradicional emissora rock carioca deverá estar no ar já a partir de março. O projeto de reestabelecimento da programação da Rádio Cidade (extinda desde 2006) aparece após o melancólico fim da afiliada carioca da Rede Jovem Pan.
O gestor do projeto é Alexandre Howoruski, que inclusive foi diretor da Jovem Pan Rio na primeira fase deste último retorno da emissora paulista a capital carioca. Ao que tudo indica, ele deverá repetir parte do casting que trabalhou com ele na Pan. Casos dos angrenses Serginho Bitenka e Demmy Moralles, além do voltarredondense Audren que, apesar do pouco tempo trabalhando sob sua tutela, conseguiu arrancar boas impressões do exigente Howoruski.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Exclusivo: Bruno Azevedo vai para a Transamérica


Em meio às muitas modificações do dial carioca neste ano de 2014, aí vai mais uma novidade: o repórter revelação de 2013, o voltarredondense Bruno Azevedo está de malas prontas rumo à Rádio Transamérica FM (101,3), para compor a equipe dos "trepidantes" comandada por José Carlos Araújo. Assim como o "verdadeiro garotinho", Bruno também vem da Rádio Bradesco Esportes, onde deve encerrar seu ciclo na próxima semana.
Vale destacar que Bruno Azevedo está entre os finalistas do Prêmio Rádio Rio, que premia os melhores profissionais do rádio na atualidade, na categoria "Melhor repórter esportivo".

Sucesso Bruno!!!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Novo piso salarial da categoria deve passar a vigorar neste mês

No mês passado, finalmente o Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro conseguiu finalizar a Campanha Salarial 2013/2014.
Com a mudança, o piso salarial para profissionais que atuam em emissoras do interior do estado, que passa a vigorar já a partir deste mês de janeiro, é o seguinte:
- Televisão: R$ 935,00 (houve reajuste de 8,22%);
- Rádio: R$ 874,00 (vale destacar que já havia tido um reajuste em outubro do ano passado, de 7,97%, totalizando agora 12,02% de reajuste);

Outra novidade é que foi inserido um novo parágrafo, no que se refere a horas extras, com a seguinte redação: "A partir de janeiro de 2014 as horas extras trabalhadas em feriados nacionais, estaduais e municipais, não poderão ser incluídas no regime de compensação do parágrafo primeiro e serão pagas com acréscimo de 100% (cem por cento) sobre a hora normal.

A nova Campanha Salarial ainda fala sobre novas instruções quanto a participação nos resultados e vale alimentação.

Leia mais clicando aqui.

Clipping: Henrique Barbosa lança mais uma edição de CD de meditação

O nono CD "Momentos de Meditação", do radialista Henrique Barbosa, contém sete faixas com mensagens de autoajuda, narradas e acompanhadas por uma trilha musical. Três dessas mensagens relatam experiências pessoais de ouvintes de seu programa na rádio Sul Fluminense. As demais mensagens foram escritas pelo próprio radialista e também por amigos. O lançamento do nono CD aconteceu em dezembro durante seu programa na rádio e já se encontra disponível ao público. Quem tiver interesse em adquiri-lo, pode entrar em contato através do site (www.showdohenriquebarbosa.com.br).

De acordo com o radialista, inúmeras mensagens são enviadas todos os dias para o seu programa. As três mensagens de ouvintes que estão no CD foram selecionadas pela equipe da rádio. Henrique Barbosa diz que o nono CD "Momentos de Meditação" foi o que mais fez sucesso durante o lançamento.

- Tenho recebido muitos e-mails elogiando o novo trabalho - conta. 

Segundo Henrique, uma das mensagens que estão no novo CD relata a vida de um ex-drogado - sua identidade foi preservada. Ele conta que o primeiro contato com as drogas aconteceu aos 12 anos e que depois de uma overdose, aos 21 anos, o ex-drogado decidiu se livrar das drogas. Atualmente o ex-viciado trabalha no resgate de drogados, tentando os tirar dessa triste realidade. 

- Recebo várias mensagens de ouvintes todos os dias. Eu e minha equipe selecionamos algumas para irem ao ar. Em uma dessas mensagens, por exemplo, há o relato de um ex-drogado contando sobre sua vida. Ele diz que, depois de um tempo, o uso da maconha já não supria suas necessidades. Foi quando ele começou a usar outras drogas. Aos 15 anos ele se tornou traficante em sua escola, e aos 21, ele teve sua primeira overdose e quase morreu. No e-mail que me enviou, ele escreveu que decidiu parar nesse momento, onde viu que, se não parasse, iria perder a vida. O que é mais emocionante é o trabalho que ele realiza atualmente, tentando retirar outras pessoas do mundo das drogas - conta Henrique Barbosa.

Detalhes
Além das mensagens, o CD também traz a narração de uma carta de uma filha que pede perdão à mãe, por tê-la tratado mal.

- Recebi também a carta de uma mãe que perdeu o filho com câncer e a apresento no trabalho. Há também uma reflexão romântica, perguntando se você já encontrou sua alma gêmea. Essa mensagem fala sobre o passo a passo dos sentimentos de quando você encontra seu par ideal - detalha o radialista sobre o CD.

Henrique diz que o objetivo é ajudar as pessoas, fazendo-as refletirem e meditarem sobre o que podem mudar em suas vidas. Ele promete emocionar mais uma vez os ouvintes.

- Este CD é um conselheiro de cabeceira. Não é um CD que você compra para ouvir durante uma comemoração. Essas mensagens são para serem ouvidas sozinho ou junto com sua companheira. Cada vez que você escuta as mensagens, você assimila coisas boas. As experiências vividas por outras pessoas fazem você refletir sobre sua própria vida - fala.

Serviço
O CD ‘Momentos de Meditação IX', bem como suas edições anteriores, pode ser adquirido através do site (www.showdohenriquebarbosa.com.br). Mais informações pelo telefone (24) 3348-9154.


Fonte: Diário do Vale

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Dois radialistas da região estão entre os finalistas do Prêmio Rádio Rio

O Prêmio Rádio Rio é um evento dedicado aos radialistas cariocas. Destinado a premiar os profissionais do ano de 2013 e homenagear uma personalidade do rádio pelo conjunto da obra.
Produzido pela Escola de Rádio o Prêmio Rádio Rio, além de mostrar a história do rádio, valorizar seus profissionais e incentivar as novas gerações de estudantes de comunicação, vai homenagear Lupicínio Rodrigues que em 2014 completaria 100 anos. Lupicínio foi um dos compositores mais originais da nossa MPB e criador do estilo de música chamado “dor-de-cotovelo”. Estilo que lhe deu grande projeção e que fez dele um dos compositores mais gravados pelos ídolos da época de ouro do rádio.
A festa vai acontecer dia 27 de janeiro de 2014, as 19:00h, na Sala Municipal Baden Powell, Av Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana. Serão conhecidos os mais votados em 16 categorias, sendo 12 delas escolhidas pelo público e 4 delas escolhidas apenas por profissionais de rádio.

Na lista dos indicados, destaque para dois profissionais da nossa região. São eles, Ricardo Gama (FM O Dia) que também dá expediente aos sábados na Rádio Sociedade FM, que concorre na categoria "melhor locutor", e Bruno Azevedo (Bradesco Esportes), que já trabalhou nas rádios Sul Fluminense AM e Cidade do Aço FM, concorrendo na categoria "melhor repórter esportivo".

Veja a lista dos indicados deste ano ao Prêmio Rádio Rio: 

Categorias público:

Melhor Locutor 
FERNANDO BORGES | NATIVA FM
ORELHINHA | FM O DIA
RICARDO BHERINGUER | NATIVA FM
TINO JUNIOR | BEAT98
RICARDO GAMA | FM O DIA 

Melhor Locutora 
VIVIANY TENORIO | FM O DIA
MONIKA VENERABILE | NATIVA FM
GLÁUCIA ARAÚJO | FM O DIA
KELLY MUNIZ | MPB FM
RAFAELA FERRAZ | JB FM

Melhor Comunicador (a) 
CLOVIS MONTEIRO | SUPER RADIO TUPI
ANTÔNIO CARLOS | RÁDIO GLOBO
ROBERTO CANAZIO | RÁDIO GLOBO
FRANCISCO BARBOSA | SUPER RADIO TUPI
DAVID RANGEL | RÁDIO GLOBO

Melhor Repórter 
DIANA ROGERS | SUPER RÁDIO TUPI
ALBERTO BRANDÃO | SUPER RÁDIO TUPI
JULYANA POLLO | RÁDIO GLOBO
RENATO CANTHARINO | RÁDIO GLOBO
CAIO ALEX | SUPER RÁDIO TUPI

Melhor Locutor Esportivo 
LUIS PENIDO | RADIO GLOBO
JOSÉ CARLOS ARAÚJO | BAND NEWS/BRADESCO
ALEXANDRE CHALITA | TRANSAMÉRICA FM
RODRIGO CAMPOS | MANCHETE
JOTA SANTIAGO | SUPER RÁDIO TUPI

Melhor Repórter Esportivo 
MAURO LEÃO | FM O DIA
BRUNO AZEVEDO | BRADESCO ESPORTES 
THAIANA DE OLIVEIRA | MANCHETE
GUSTAVO HENRIQUE | RÁDIO GLOBO
GABRIEL SARMENTO | SUPER RÁDIO TUPI

Melhor Programa de Rádio 
SHOW DO TINO | BEAT98
ENCONTROS | ROQUETE PINTO
PAQUERA | NATIVA FM
POP BOLA | RADIO BRADESCO
NA MADRUGADA GLAUCIA E DEDÉ | FM O DIA

Melhor Rádio
NATIVA FM
RADIO GLOBO
FM O DIA
TUPI
MPB FM

Melhor DJ
DENNIS DJ | BEAT98
RUI TAVEIRA | RÁDIO GLOBO
DJ NELSINHO | FM O DIA
ANDRÉ WERNECK | SULAMÉRICA PARADISO
PRESUNTINHO | NATIVA FM

Melhor Site 
CBN
FM O DIA
NATIVA FM
RÁDIO GLOBO
BEAT98

Melhor Rádio Web
RÁDIO BICUDA
CIDADE WEB ROCK
BESTRADIO BRASIL
RÁDIO AMÉRICA RIO
GLOBO FM

Melhor promoção de rádio 
NATIVA NA LAJE | NATIVA FM
ACESSE E GANHE MPB | MPB FM
CAMINHÃO DE PRÊMIOS | NATIVA FM
EMPURRA 10 | FM O DIA
MARATONA FM O DIA | FM O DIA

Categoria Profissionais: 

Melhor Âncora 
RICARDO BOECHAT | BAND NEWS FM
CAROLINA MORAND | CBN
RODOLFO SCHNEIDER | BAND NEWS FM
OCTAVIO GUEDES | CBN
POLYANA BRETAS | BAND NEWS FM

Melhor Programador musical 
MÁRCIA MEIGUICE | SULAMERICA PARADISO
ZEQUINHA | BEAT98
FERNANDINHO | FM O DIA
GILSON DODDE | JB FM
ERIKSON | FM O DIA

Melhor Operador 
MACIEL AMARAL | SUPER RÁDIO TUPI
TONINHO MALVADEZA | RÁDIO GLOBO
FLÁVIO BULLIKA | MIX RIO / SULAMÉRICA PARADISO
MARCELO SANTOS | RÁDIO GLOBO
VINI PIEDADE | MPB FM

Melhor Produtor (a) 
VAN DAMME | BEAT98
RICARDO ALEXANDRE | SUPER RADIO TUPI
KELLY DIAS | BRADESCO ESPORTES FM
HELOÍSA PALADINO | RÁDIO GLOBO
VIVANE BRANCO | FM O DIA

Atenção: Os votos serão zerados e a votação vai até o dia da premiaçao, 27 de janeiro de 2014, as 10h da manhã. O Troféu Haroldo de Andrade foi criado para homenagear um profissional por sua dedicação ao rádio e inflência para futuras gerações e este ano será oferecido para o Comunicador Antônio Carlos. Local: Sala Municipal Baden Powell – Rua Nossa Senhora de Copacabana, 360 – Copacabana Data: 27 de janeiro de 2014, as 19 horas. Festa exclusiva para convidados.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Veterano radialista visita Sistema Sul Fluminense de Comunicação

 
Encontro de gerações: Odorico Garcia ladeado por Joaquim Leite (esq) e Moura (dir)


Na tarde desta quinta-feira (09) tivemos a grata surpresa de receber a visita do veterano radialista Odorico Garcia nos estúdios do Sistema Sul Fluminense de Comunicação. Odorico contou histórias, deu entrevista para a Rádio Sul Fluminense AM e nos presenteou com uma alegria contagiante.

Novidades na Sintonia e na Sociedade

Pelo menos duas novidades, em se tratando de radialistas, acontecem nos próximos dias nas rádios da região.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bruno Azevedo lidera votação

O repórter voltarredondense Bruno Azevedo, da Bradesco Esportes FM do Rio, está liderando a 2ª prévia do Prêmio Radialistas, na categoria de Melhor Repórter Esportivo em 2013.
Já na categoria Melhor Locutor, os melhores colocados com passagem aqui pela nossa região são Marcio Mio (16), Ricardo Gama (19), Vitor Jr (26), Adriano Maia (28), Sérgio Bitenka (49) e Demmy (52).
E você, já votou? Acesse http://www.escoladeradio.com.br/premio/ Read more: http://radiodeverdade.com#ixzz2pkuo4yLY

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Sintonizando 2

Ótima na região
Crescem a cada dia as especulações sobre uma possível vinda da Rádio Ótima FM para a região Sul Fluminense. Como não existe previsão para liberação de novas concessões de rádio comercial em curto e médio prazo, a hipótese mais provável é que Celso Portiolli arrende ou mesmo compre alguma emissora já existente. À conferir.

Garotinho e os novos e velhos trepidantes na Transamérica
O aproveitamento de nomes consagrados pelos ouvintes e a revelação de novos valores será a estratégia de José Carlos Araújo para entrar na briga pela audiência no rádio carioca, através dos 101,3 da Transamérica FM. Na mesma latinha Fernando Bonan ( ex Globo ), Denis Menezes e Áureo Ameno, unem se a Gilson Ricardo, Gerson, Jorge Eduardo, Lango Lango dentre outros para sacudirem o rádio esportivo. Pelo jeito o Garotinho, com 73 anos parece um "garotinho" de felicidade e recomeça os trabalhos no dia 3 de Fevereiro. É esperar a bola rolar e ficar de olho no Ibope.

Em tempo
Resta saber se Garotinho vai aproveitar  o excelente repórter Bruno Azevedo, ou deixa-lo na Bradesco. Além de ser considerado uma das grandes revelações do rádio carioca em 2013, o nosso Bruninho tirou "leite de pedra" chegando a cobrir Flu e Vasco, entre outras façanhas.

Prêmio Olho Vivo
Sei que o blog ficou devendo mas, antes tarde do que nunca. Registrando que no prêmio Olho Vivo, promovido pelo jornal online de mesmo nome, do jornalista Cláudio Alcântara, o Show do Henrique Barbosa faturou o tricampeonato como melhor programa de rádio. Já a Rádio BSide, do colega Sandro Dejota faturou o prêmio como melhor webradio. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 7 de fevereiro, às 20 horas, no Teatro Gacemss em Volta Redonda.

Bons filhos...
Depois da experiência que tiveram na Rádio Jovem Pan FM Rio, pelo menos dois locutores devem retornar às rádios de suas respectivas cidades. Audren estaria acertando sua vinda para uma rádio da região nos horários de fim de semana. Já Demmy Morales pode estar a um passo de seu retorno para a Costazul FM de Angra dos Reis. Recentemente Audren participou de um projeto para gravação de Audiobooks no Rio de Janeiro, enquanto Demmy chegou a cobrir a Festa de Reveillon na Beat 98.

Rádio e TV
Vira-e-mexe aparecem alguns colegas questionando o fato deste blog noticiar também sobre fatos ocorridos na televisão regional. Nós entendemos que, assim como preconizam todos os sindicatos de radialistas do Brasil, considera-se radialista todos os profissionais que trabalham com radiodifusão (que são os veículos rádio e tv). Recentemente, com o surgimento de novas mídias eletrônicas, esse espaço se ampliou também para os profissionais de TV por assinatura (a cabo, MMDS e DTH).

sábado, 4 de janeiro de 2014

Clipping: Detalhes da migração das AMs é esperada para o começo do ano

Radiodifusores proprietários de rádios AM da região estão na expectativa da publicação da portaria ministerial sobre a migração para o FM. O documento deve ser publicado já neste início de ano e deve trazer detalhes sobre o enquadramento, valores e outros itens aos interessados. O decreto de migração das AMs para o FM foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff em novembro e publicado no Diário Oficial da União. Mesmo ainda sem a portaria ser publicada, vários detalhes sobre a migração já foram revelados desde a assinatura do decreto.
Apenas rádios categorizadas como Local serão obrigadas a migrar para o dial FM, ou então devem solicitar o seu enquadramento para Regional. Tanto as ditas Regionais como as Nacionais não serão obrigadas a migrar, podendo, inclusive, renovar suas concessões normalmente.
A Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (Aesp) realizou um evento no início de dezembro, em que fez um prognóstico dos custos que o radiodifusor de uma rádio AM deve ter caso queira migrar para o FM. O levantamento foi apontando pelo engenheiro Alexandre Boareto, da EMC Soluções em Telecomunicações. De acordo com o engenheiro, uma emissora AM de classe C, que opera entre os canais AM 1110 e AM 1610 irão para a classe C em FM. Para a mudança, o engenheiro estima que a emissora irá arcar com custos entre R$ 179 mil a R$ 309 mil. Já as emissoras que operam entre os canais AM 820 a AM 1100 (classe C), já irão para a classe B2 em FM. Os custos com sistema irradiante, transmissão e estúdios, nesse caso, devem girar em torno de R$ 182 mil a R$ 312 mil. Vale ressaltar que neste valor não está incluído a diferença que o proprietário deverá desembolsar em relação à concessão. O valor deve ser divulgado com a publicação da portaria ministerial, assim como outros detalhes.

Com informações do Tudo Rádio

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Briga entre religiosas pode esquentar o dial da região em 2014

Fontes muito próximas afirmam que neste ano haverá significativas mudanças no comando e na programação da Rádio Aleluia 101,5 de Volta Redonda e Sociedade AM 920. A intensão seria reestruturar a programação por completo, aproximando-se do público evangélico em geral, sem ficar restrita somente ao foco da Igreja Universal do Reino de Deus.
Ainda em 2013, pessoas influentes da área política estadual e que são ligadas a IURD, já afirmavam que haveria essa reestruturação, afim de que a rádio assuma uma nova postura no dial, com vistas a competir diretamente no mercado gospel da região, que hoje é dominado pela Rádio 88 FM.
Pesquisas extra-oficiais apontam muitas vezes que a 101,5 chega a perder em audiência até mesmo para rádios evangélicas clandestinas da cidade de Volta Redonda.
Uma outra fonte também revelou que nos próximos dias já devem acontecer ações internas de capacitação e qualificação dos profissionais para a nova metodologia de trabalho, que poderá ser aplicada ainda no primeiro trimestre de 2014.


quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Sintonizando 1

Garotinho na Transamérica
Após curtir uma nova aventura radiofônia fora da Rádio Globo (onde permaneceu por décadas), o locutor José Carlos Araújo deixa a Bradesco Esportes. Após um ano de poucos resultados em termos de audiência, Garotinho agora vai ocupar os 101,3 da Rádio Transamérica FM, que tinha como titular anterior, o voltarredondense Edilson Silva.
O projeto da Transamérica inclui, além da transmissão de partidas envolvendo os times cariocas nas várias competições no ano, a cobertura completa da Copa do Mundo FIFA 2014.

Enquanto isso...
Por sua vez, quem deve ocupar o lugar de Garotinho nos 91,1 da Bradesco é ninguém mais, ninguém menos que o próprio Edilson Silva, que recentemente deixou a Transamérica.


Band demite em massa: o assunto mais relevante do ano de 2013
A maioria dos radionautas (35%) que participaram da enquete em nossa página no Facebook sobre qual foi o assunto mais relevante abordado em nosso blog no ano de 2013, optou pela informação dada em primeira mão sob a demissão em massa do departamento jornalístico e artístico da TV Bandeirantes de Barra Mansa. O assunto gerou grande discursão junto aos leitores, já que foi uma importante porta que se fechou na área da comunicação na região. O segundo assunto mais relevante segundo os radionautas, com 30% foi sobre a ida de Dário de Paula para a Rádio Sintonia do Vale. O blog já sabia da informação havia um mês antes da divulgação oficial, mas não postamos a notícia. Dois dias antes da divulgação em um grande jornal da região, antecipamos o furo e a repercussão foi grande no meio.


Entre folgas e trabalho
Nessa quinta-feira (dia 2), primeiro dia útil do ano, pelo menos dois dos radialistas que disputam o espaço jornalístico nas manhas do rádio da região, resolveram esticar a folga da virada de ano. Foram eles Dário de Paula e Betinho Albertassi. Em seus lugares, Douglas Gonçalves e Carlos Alberto assumiram os lugares dos respectivos apresentadores. Enquanto isso, Claudinho Chiesse e Uiara Araújo cumpriram o expediente normalmente.


Pesquisa também na região das Agulhas Negras
Recentemente o Sistema Porto Real de Comunicação divulgou pesquisa realizada pelo Instituto Mind no final do mês de outubro, apontando a Rádio Real (93,9) como a mais ouvida e lembrada entre os entrevistados no FM e a Rádio Agulhas Negras entre as emissoras AM. A pesquisa foi realizada nas cidades de Itatiaia, Resende, Porto Real e Quatis.


Panorama RDS na região
A cada mês faremos um breve panorama sobre o funcionamento do sistema RDS nas rádios da região. Acompanhe:
- Rádio Real FM (funciona regularmente, apresentando apenas o nome e o slogan da emissora);
- Rádio 88 FM (funciona mostrando o nome e o slogan da emissora, além de estar testando a inclusão do nome de programas e das músicas executadas);
- Rádio Cidade do Aço FM (funciona sem regularidade. Mostra o nome da rádio e às vezes os nomes das músicas em execução);
- Rádio Mania FM (funciona regularmente, apresentando apenas o nome da emissora);
- Rádio Sociedade FM (já testou o sistema até com a inclusão de nomes de músicas, mas ultimamente não tem funcionado nem com o nome da rádio).