quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Clipping 46

Novos canais de TV em HD na região
Desde agosto já foram liberadas nove autorizações para funcionamento de TV Digital na região. Dessas nove, o SBT recebeu quatro, a Band duas e Record, Canção Nova e CNT uma cada. Resta saber agora, quando as emissoras terão seus equipamentos preparados para transmitir em HD.
Eis os municípios e seus respectivos canais:
Resende: Record (Canal 25), TV Canção Nova (Canal 59)
Piraí: SBT (Canal 23)
Angra dos Reis: CNT (Canal 49)
Volta Redonda: Band (Canal 33)
Barra do Piraí: Band (Canal 17), SBT (Canal 24)
Barra Mansa: SBT (Canal 24)
Itatiaia: SBT (Canal 23)

Nova pesquisa aponta Rádio 88 na liderança
O Instituto GPP realizou pesquisa de opinião pública nos dias 2 e 3 de novembro em Volta Redonda, para saber que emissoras de rádio as pessoas ouvem. Entre as pessoas que ouvem rádio (share) a Rádio 88 FM aparece na primeira posição com 34,2%. A curiosidade da pesquisa é a aparição da Rádio Mania, recentemente incorporada ao dial da região, e que já aparece na terceira posição. A pesquisa aponta apenas o quadro geral de audiência, sem levar em consideração horários específicos. Confira a lista completa:
1 - Rádio 88 FM (34,2%)
2 - Rádio Cidade do Aço FM (15,1%)
3 - Rádio Mania FM (13,5%)
4 - Rádio Sintonia do Vale FM (11,7%)
5 - Rádio Sul Fluminense FM (10,3%)
6 - Rádio Sociedade FM (7,9%)
7 - Rádio Sul Fluminense AM (1,2%)
8 - Rede Aleluia 101 FM (0,6%)
9 - Rádio do Comércio Am (0,6%)
Outras (4,9%)

Cidade vem aí?
O mercado carioca segue fervendo com a informação de que possivelmente receberá novamente a Rádio Cidade em 102,9. Apesar de ainda não haver nada oficializado, as informações de corredor dão como favas contadas o retorno da rádio rock. Especula-se ainda que ela terá a direção artística de Alexandre Hovoruski (ex-Jovem Pan Rio) e que traria consigo alguns remanescentes da recém-extinta afiliada da rede paulista Serginho, Demmy e Audren.

 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Clipping 45

Ibope do Rádio na Internet
Saiu essa semana o resultado do ComScore de outubro. O ComScore é uma espécie de “Ibope” da audiência online das rádios do país. O instituto audita o número de visitantes únicos, em vez de ouvintes, e é o número que o mercado usa para colocar seus anúncios.
Os números de outubro repetem, com poucas variações, o que vem ocorrendo ao longo do ano: duas das três rádios do SGR ocupando as duas primeiras posições do ranking. Quem conhece o meio sabe da importância de se investir também em audiência online.
A exemplo do que ocorre em outros países, há um movimento das rádios no Brasil, liderado pelos proprietários da Jovem Pan, para que se somem as audiências online e dial. É só uma questão de tempo, até porque as rádios, cada vez mais, estão sendo consumidas via computador, celular e tablet. A aposta dos especialistas é a de que, em menos de dois anos, a audiência online supere a do tão querido e já saudoso radinho de pilha.
A próxima geração de carros, que estará nas ruas até 2016, também já virá equipada com computador no lugar do rádio.
1- Rádio Globo 2.961 milhões
2 -CBN 1.120 milhão
3 -Jovem Pan FM 915 mil
4 -Rádio Atlântida RS 812 mil
5 -Rádio Gaúcha 732 mil
6 -Rádio Atlântida SC 654 mil
7 -Jovem PAM AM 628 mil
8 -Beat 98 517 mil
9 -Antena 1 291 mil
10 -Itatiaia 268 mil
11 -FM O Dia 237 mil
12 -Cidade 184 mil
13 -Itapema RS 180 mil
14 -Farroupilha 176 mil
15 -89 FM 176 mil
16 -JB 171 mil
17 -Transamérica 148 mil
18 -Alpha 144 mil
19 -Mix Rio 135 mil
20 -Tupi 120 mil
Fonte: Rádio de Verdade

Radialista português solta o verbo e xinga 'meio mundo' em narração de partida
Isso aconteceu em uma transmissão de rádio em Portugal. O locutor ficou tão empolgado com o gol de Cristiano Ronaldo que classificava a seleção lusitana para a Copa do Mundo, que resolveu mandar todo mundo pro car@#*%. Começou pelo presidente da FIFA Joseph Blatter, passando por Lionel Messi e até mesmo o "vizinho de cima que lhe deve". Confira o vídeo de como foi a inusitada narração:
 
 
 
Amado na 88
O jovem jornalista e radialista Johnata Amado está de casa nova. Depois de anos no Sistema Sul Fluminense de Comunicação ele dá expediente no Programa Fato Popular (Rádio 88). Além do panorama do trânsito, Amado realiza reportagens de rua no programa apresentado por Betinho Albertassi. Boa sorte na nova empreitada ao amigo Johnata.
 
Microfone de Ouro
Essa já tem alguns dias, mas ainda vale o registro. A narração do segundo gol do Flamengo contra o Goiás no Maracanã pela segunda partida da semifinal da Copa do Brasil, feita pelo radialista Carlos Estevam (Rádio Sul Fluminense AM). Uma verdadeira pintura. Tanto o gol, quanto a brilhante narração, do tipo de "arrancar os pulmões".
 
Microfone de Lata
Para as interferências cada vez mais constantes de equipamentos eletrônicos diversos nas transmissões de rádio, principalmente nos grandes centro. Tem lugar que é quase impossível ouvir rádio com o mínimo de qualidade.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Clipping 44

Desplugados
Quem deixou recentemente a TV Rio Sul foi o apresentador Ed Júnior do Programa "Plug". Um casal de jovens foi contratado para substituir Ed, mas o rapaz substituto também já saiu. A pessoas mais próximas, Ed teria dito que a experiência na afiliada da TV Globo "já deu o que tinha que dar". Quem também deixou a emissora foi o diretor do departamento comercial Roberto Diniz.
 
Futebol com Edilson Silva é líder de audiência entre os jovens
Segundo números do IBOPE, enquanto a bola rola, a Rádio Transamérica lidera a audiência no segmento esportivo carioca entre ouvintes da faixa etária que vai de 10 a 24 anos de idade. A liderança é observada tanto em horários noturnos de quarta e quinta-feira, quantos os de fim de semana. Vale destacar que o comandante da equipe esportiva da emissora, é o voltarredondense Edilson Silva.

Jornalismo, só com diploma
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta terça-feira (12) proposta de emenda à Constituição que estabelece a exigência do diploma de curso superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas, mas não havia regra explícita sobre o assunto na Constituição Federal.

Festa da 88 FM
A Rádio 88 FM realizou na última sexta-feira (15) uma grande festa em comemoração aos seus 19 anos de vida. A superprodução na Ilha São João, em Volta Redonda, contou com dezenas de artistas de destaque na música gospel. Destaque para  Aline Barros, Fernanda Brum, Ao Cubo, Jonas Maciel, Novo Som, Renascer Praise, Flordelis, Ministério Promessa de Deus, Damaris Costa e Thalles Roberto

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Deputado questiona situação da antiga Rádio Nacional

A Rádio Siderúrgica de Volta Redonda, no bairro Laranjal, foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro em 2002. Pelo projeto, também estava incluído o tombamento todo o acervo da rádio, como fotos, discos, livros e mobiliário, além de todos os documentos referentes ao funcionamento da emissora. Com o tombamento, ficaram proibidas quaisquer descaracterizações do prédio. Ainda de acordo com o projeto, o imóvel somente poderia ser utilizado com o objetivo de promover atividades culturais.
O autor do projeto, o deputado estadual Nelson Gonçalves (PSB), comentou que mesmo com o tombamento muito do que havi no acervo da rádio foi perdido desde seu fechamento, em 1980. Ainda de acordo com Nelson Gonçalves, o prédio é um monumento histórico da cidade.
- Um acervo enorme que havia ali foi perdido. A Rádio Siderúrgica Nacional transmitiu entrevistas de Juscelino Kubitschek, João Goulart e vários outros presidentes, governadores e prefeitos, e além do mais é um monumento histórico da criação da cidade de Volta Redonda - disse.
O deputado ainda informou que desconhece atualmente de que forma o prédio está sendo utilizado. Ele ainda explicou que, de acordo com o projeto aprovado pela Alerj, o local deve ser utilizado para fins sociais e educativos, algo que não está acontecendo no momento.
- O projeto proíbe fazer qualquer alteração física no espaço do prédio, e determina também que aquele espaço seja utilizado para atividades culturais - disse.
O deputado ainda ressaltou que a ação que deve ser tomada, atualmente, é a verificação de como o espaço está sendo utilizado e a atual situação do prédio, além da elaboração de um projeto para a melhor utilização do espaço.
- Acho que neste momento devemos verificar a situação de como aquele espaço se encontra e buscar através dos governos estadual e municipal de montar um projeto social no local, uma escola de rádio, um projeto experimental - disse.
Ainda de acordo com deputado, já existe um projeto para a utilização do prédio, mas que não recebeu a devida atenção.
- Temos que pedir essa informação para ver o que pode ser feito. Quando o ex-prefeito Benevenuto dos Santos Neto era vivo estava fazendo um movimento para transformar a rádio em um Museu de Imagem e Som. Depois que ele faleceu, porém, o projeto não andou - finalizou.

Fonte: Diário do Vale

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Clipping 43

Saia justa
Dia desses o Ricardo Boechat "lavou roupa suja" no ar, ao comentar sobre uma palestra dada pela jornalista Marisa Tavares (Diretora da CBN). Na ocasião, Marisa teria dito que não considera a Band News uma concorrente. Boechat então aproveitou o fato de que o departamento de jornalismo da CBN teria ligado para a Band News afim de buscar maiores informações sobre um furo dado pela Mônica Bergamo na emissora dos Saad. Com a sutileza que lhe é peculiar, Boechat aproveitou para enfatizar que não só considera a CBN uma concorrente, como também gosta disso, uma vez que, segundo ele, a Band News dá uma surra na CBN. Xiiiiiii.
 
Migração ao vivo
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitiu ao vivo nesta quinta-feira, dia 7, a cerimônia de assinatura do decreto que permite a migração das rádios AM. O evento oficial foi realizado nomesmo dia em que é comemorado o Dia do Radialista e contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e também de caravanas de várias associações estaduais de radiodifusão.

Falando nisso...
Há informações que dão conta que a Rádio do Comércio estaria bem encaminhada nesse processo de migração do AM para o FM. Os equipamentos necessários já teriam sido adquiridos e a previsão para que a emissora passe a transmitir em FM seria até dezembro. A conferir.

Rádio Cidade
Segundo informações de bastidores, há uma forte inclinação para que o projeto Rádio Cidade volte ao dial carioca. O modelo de operação seria o mesmo adotado em São Paulo com a Rádio 89 Rock, utilizando a customização da empresa UOL. Pessoas envolvidas na negociação do projeto teriam se surpreendido com o recall da marca Cidade no mercado carioca.

Rádio Cidade II
Para enfatizar a tese, dia desses o canal Warner exibiu um teaser no intervalo de sua programação falando sobre o projeto Rádio 89 Rock. Quem assistiu pode observar nos depoimentos, que há uma forte inclinação para o retorno das rádios segmentadas de pop rock ao dial das principais capitais brasileiras, como forma de fortalecimento ao próprio segmento musical junto ao mercado fonográfico.

domingo, 3 de novembro de 2013

Jornada da Comunicação acontece no UBM

O UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) realiza nos dias 7 e 8 de novembro a Jornada da Comunicação. No encontro haverá exposição de trabalhos audiovisuais e LivroClipes de alunos e ex-alunos do Curso de Comunicação, mesas redondas além do lançamento do livro "Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística, escrito pela jornalista Ana Lúcia Vaz, que também participará da mesa redonda sobre Redes Sociais e mobilização política.

PROGRAMAÇÃO:
07 e 08/11 Exposição de trabalhos em audiovisual de ex-alunos do Curso de Comunicação
Local: Galeria de Artes Clécio Penendo.

07/11 Local: Salão Nobre Prof. Jaymes Dantas Apresentador: Remo Rocha (ex-aluno do curso de Comunicação Social)
19h - Mesa redonda: Tema: “Redes Sociais e mobilização política” Convidados: • Prof. Mauro da Silva Carvalho (Psicologia - UBM) • Profª Ana Lúcia Vaz (Jornalismo - UERJ e UNESA) • Thiago Melo (advogado do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos) • Representante da Mídia Ninja
20h Lançamento do Livro: Jornalismo na correnteza: senso comum e autonomia na prática jornalística Autora: Ana Lúcia Vaz Editora SENAC Nacional

08/11 Local: Salão Nobre Prof. Jaymes Dantas Apresentador: Remo Rocha (ex-aluno do curso de Comunicação Social do UBM)
19h - Mostra de LivroClipes Mostra de trabalhos dos alunos de Jornalismo em parceria com os alunos do Colégio de Aplicação UBM
20h - Palestra: Jornalismo Multiplataforma Palestrante: Paula Máiran (presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro)

Informações: Pró-reitoria Comunitária. UBM Campus Barra Mansa. Tel. (24) 3325 0262 / 3325 0273.

sábado, 2 de novembro de 2013

Clipping 42

Dário na bronca
Em seu programa diário, na última sexta-feira (1), Dário de Paula voltou a falar sobre possíveis sinais piratas que tem afetado a Rádio Sinonia do Vale (99,3) em alguns locais importantes de Volta Redonda. Dário chegou até a anunciar o telefone da Anatel para possíveis denúncias.

Falando nisso...
O sinal do link do Programa Dário de Paula melhorou significativamente na última semana. O som está muito mais encorpado e sem as "sujeiras" que deixavam o áudio com baixa qualidade.

Festa da 88
A Rádio 88 FM anuncia a sua tradicional mega festa de aniversário contando com a presença dos principais nomes da música gospel nacional. Estão confirmadas as presenças de Thales Roberto, Aline Barros, Fernanda Brum, Novo Som, Flordelis, Renascer Praise, Ao Cubo, Jonas Maciel, entre outros. A festa acontece dia 15 de novembro, na Ilha São João em Volta Redonda.

Finalmente... o AM no FM
Está marcado para o próximo dia 7 de novembro o anúncio do Governo Federal sobre a migração das rádios do AM para o FM. No anúncio, a presidenta Dilma Roussef deverá indicar os procedimentos a serem adotados pelas emissoras, além de estipular prazos para as mudanças.
Com o processo de migração, seis emissoras da região serão beneficiadas. São elas: Rádio Sul Fluminense (Barra Mansa), Rádio do Comércio (Barra Mansa), Rádio Sociedade 920 (Volta Redonda), Rádio Barra do Piraí, Rádio Agulhas Negras (Resende) e Rádio Resende.

Mais comunitárias
Duas cidades da região Sul Fluminense são contempladas no décimo-segundo aviso de habilitação de 2013 para rádios comunitárias, publicado na terça-feira, dia 15 pelo Ministério das Comunicações. Desta vez, o serviço de radcom foi autorizado para localidades que já contavam com emissoras, mas que tinham interesse em obter novas outorgas. As entidades devem encaminhar a documentação necessária apenas para a sede do ministério, em Brasília. Serão beneficiadas 14 capitais de todas as regiões brasileiras.
As cidades contempladas da região são Angra dos Reis e Resende.

Justiça não pode mais autorizar funcionamento de rádios
Após uma onda de liminares tomarem conta do país, colocando emissoras de rádios comunitárias e educativas em funcionamento, a Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça decidiu, por conta de recurso movido pela ANATEL, que cabe apenas ao poder executivo, conforme consta na Constituição Federal, expedir ou cancelar outorgas para funcionamento de estações de rádio de qualquer espécie e que, caso haja demora na análise de pedido, cabe ao judiciário estipular prazo para que tal pedido seja apreciado.

Só na internet
Recentemente a região acompanhou um caso semelhante, com a chegada da Rádio 95,3 (Projeto Vida FM). A emissora começou a funcionar através de uma liminar judicial, uma vez que aguardava a apreciação de seu pedido de funcionamento como rádio educativa. Atualmente, a estação funciona somente por meio da internet.

E mais
Comenta-se que pelo menos três possíveis futuras emissoras de rádio na região estariam contando com essa manobra judicial para colocarem seus sinais no ar. Elas já teriam entrado com pedidos de outorga e, em alguns casos, já teriam até adquirido equipamentos para seu funcionamento.