terça-feira, 22 de outubro de 2013

Clipping 41

Mania em alta
A alta direção da Rede Mania de Rádio comemora os índices surpreendentes de adesão em tão pouco tempo de Volta Redonda. A julgar pelo baixo alcance e o pouco tempo para trabalhar a marca na cidade, a avaliação interna é que os resultados, tanto comerciais como de relacionamento com o público, superaram as expectativas.

Níver da Rede Mania
No dia 24 de novembro a emissora realizará sua festa de aniversário, pela primeira vez em Volta Redonda, que tem uma das mais novas afiliadas da rede. No evento, que será realizado na Ilha São João, contará com vários shows como Naldo, Revelação, Mumuzinho, Imaginasamba, Péricles, SPC, entre outros.

Audren na "ponte aérea"
Existe grandes possibilidades do locutor Audren (Ex-Pan) acertar com uma rádio da região e, ao mesmo tempo, continuar atuando no mercado carioca. A conferir.

Mais uma rádio
Existe grande possibilidade de uma nova rádio se instalar em breve na região. Vamos aguardar.

Não ao MMA
Na última segunda-feira, Dário de Paula voltou a condenar o MMA em seu programa. O apresentador aproveitou um comentário feito por Ancelmo Góes no Jornal O Globo, para reiterar sua posição de não noticiar o esporte no seu programa. Xiiiiiii.

Wagner Torres na Mix Rio
O locutor Wagner Torres está de volta ao dial carioca. Desta vez ele passa a dar expediente na Rádio Mix Rio. Torres estava até alguns meses atrás na Jovem Pan Rio, mas saiu para fazer um personagem na novela Malhação (TV Globo), já que também é ator. Com o fim do contrato com a televisão, Waguinho volta ao dial. Em tempo: Wagner já não estava mais na Pan Rio quando foi decretado o encerramento de suas atividades.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Vida pós-Jovem Pan

Muito já se especula sobre que rádio irá ocupar os 102,9 deixados na semana passada pela afiliada carioca da Rádio Jovem Pan, em uma terceira tentativa frustrada de se trazer a rede paulista para a capital fluminense.
Entre os possíveis destinos do canal, o blog destacou alguns como os que tem sido mais comentados:
- Bradesco Esportes: O Grupo Bel que detém o arrendamento da frequência junto ao Grupo Jornal do Brasil, estaria negociando com o Grupo Band (seu maior parceiro no mercado radiofônico) uma possível mudança da emissora esportiva dos 91,1 para a frequência que, na visão do banco que customiza a marca da rádio, seria uma alternativa maior para alavancar a audiência no Rio de Janeiro do que a atual.
- Rádio Cidade: Foi uma idéia especulada por muitos, mas que não apresenta fundamentos comerciais plausíveis, uma vez que o Grupo Bel não pretende ressuscitar a marca de rádio rock, que nem lhe pertence, aliás.
- FM O Dia Jovem: A direção da FM O Dia estaria interessada em criar uma versão pop da rádio líder de audiência no Rio. Será?
- Rádio Mania: Há alguns anos a emissora de Niterói deixou de transmitir seu sinal para a capital carioca e tem se expandido fortemente pelo interior do Brasil. Seu retorno ao Rio hoje estaria atrelado ao fortalecimento da marca que vem se consolidando no mercado radiofônico.
- Evangélicos: Sempre que uma emissora de rádio fecha ou é vendida, é uma das muitas preocupações que surgem no mercado radiofônico: A rádio ser arrendada a algum grupo religioso. Até o momento não surgiu nada de concreto nesse sentido.
- Jovem Pan: Segundo informações, teria sido suspensa uma reunião que aconteceria sexta-feira passada para tratar de uma possível continuação da Rede Jovem Pan, só que agora sendo tratada diretamente entre o Grupo Bel e a emissora paulista, não mais tendo o Grupo BizVox como intermediário, uma vez que esse saiu do negócio por não mais acreditar em recuperação do investimento.
 
Agora, façam suas apostas.
 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Áudio de encerramento das atividades da Pan Rio

 
 
 
 
 
 
Entenda o caso
Em março de 2012 o Rio de Janeiro celebrava o retorno da Rede Jovem Pan Sat II ao seu dial. A operação se concretizou graças a uma parceria entre o Grupo Bel, que detém o controle da concessão 102,9 e o Grupo BizVox que, por sua vez, licenciou a marca da emissora paulista para ser utilizada nessa frequência.
Após um ano de atividades a Pan Rio, apesar de ter alcançado índices razoáveis de audiência, seguindo em busca de sua principal concorrente no segmento jovem (Mix FM), a emissora amargava um alto prejuízo e, mesmo com as mudanças no controle artístico (saída de Alexandre Hovoruski e chegada de Christovam e Marcson Muller) a emissora não consegui superar o endividamento.
Segundo informações extra-oficiais, o grupo BizVox teria quitado a pendência financeira com o Grupo Bel no início deste mês mas, em uma reunião com os associados ocorrida possivelmente nesta quinta-feira, eles teriam decidido encerrar a parceria.
Ainda não se sabe ao certo que emissora irá ocupar a frequência, mas já se especula a possibilidade da Bradesco Esportes, que realizou alto investimento e amarga pífios índices de audiência nos 91,1 que, por sua vez, não tem uma boa cobertura na capital carioca, migrar para os 102,9 por pressão da empresa bancária que customiza a marca, junto ao Grupo Bel.
 
Aguarde novas informações.
 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Exclusivo: Jovem Pan Rio vai encerrar suas atividades

Segundo informações obtidas no início da noite desta quinta-feira (10), a Rádio Jovem Pan do Rio de Janeiro (102,9) irá encerrar suas atividades sexta-feira (11) às 19h.
A emissora, que está no ar desde março do ano passado, já contou com até três locutores da nossa região em seus quadros, que são Demmy Morales e Serginho Bitenka (Angra) e Audren (V. Redonda).
A notícia pegou o mercado radiofônico de surpresa, principalmente porque recentemente se soube que a emissora conseguiu quitar algumas dívidas que estavam pendentes.
Uma reunião deve acontecer nesta sexta-feira entre a alta direção da Rede Jovem Pan e representantes da família que controla a frequência 102,9 no Rio de Janeiro e, ao que tudo indica, a emissora paulista pode assumir o controle direto das operações da Pan Rio, como aconteceu recentemente no caso da MTV.
Essa modificação pode alterar sensivelmente a grade de programação local e ainda não se sabe se os locutores da afiliada carioca permanecerão.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Artigo: O futuro do rádio

Muito se tem discutido em vários fóruns especializados na internet, ou mesmo nos corredores das emissoras, até em conversas de botequim, sobre o futuro do nosso rádio. A preocupação é válida, uma vez que temos acompanhado nos últimos anos uma revolução tecnológica alucinante, onde ingredientes genuinamente radiofônicos como música e informação se tornaram muito mais acessíveis, principalmente com o advento da internet.
A medida que a acessibilidade digital se amplia, concomitantemente ao aumento de plataformas e aplicativos que oferecem maiores facilidades de acesso em um universo de oportunidades impensável a poucos anos atrás.
E como competir com esse universo fabuloso usando as tradicionais ondas do rádio? Oras, o rádio já passou por tanta coisa, não é mesmo?
Para quem não se lembra, um dos exemplos mais emblemáticos foi quando surgiu a televisão. É bem verdade que o novo aparelho passou a ocupar um espaço mais valioso no mercado publicitário e muitos profissionais do rádio migraram para a telinha mas, contra as mais profundas teses que davam como certo o fim do veículo, isso não se concretizou. E foi justamente na época da popularização da televisão que surgiu o FM, originalmente idealizado para outro propósito, passou a ser um importantíssimo veículo de comunicação, levando vantagem sobre o AM no que se refere a qualidade de som.
No entanto, o veículo rádio vivia em uma verdadeira crise de identidade, o que acabou criando duas vocações distintas para o AM e o FM no pós-TV. O AM deixava de lado as caras produções de radionovelas e programas de auditório, passando a apostar em debates e programas jornalísticos, com participações de ouvintes por telefone o que, de certa forma, acabava sendo menos custoso. Enquanto isso, o FM, por sua qualidade sonora, aproveitava a pureza do som para apostar em programações musicais, reaquecendo e remodelando o mercado fonográfico, ditando tendências e revelando novos nomes.
O início da nova revolução se dá quando a internet começa a se popularizar e, com ela, surgem os dispositivos de compartilhamento de arquivos, permitindo que milhões de pessoas no mundo inteiro possam compartilhar um único arquivo, seja ele um livro, um documento, ou mesmo uma musica.
Essa revolução gerou, quase instantaneamente, uma crise geral no mercado fonográfico com uma queda vertiginosa na venda de CDs. Lojas, fábricas e distribuidoras foram fechando portas e o caos parecia se instalar.
Enquanto isso o rádio assistia a essa revolução de braços cruzados, uma vez que o veículo também se beneficiava dela, já que agora podia também participar dessa grande aldeia de compartilhamento de músicas e não mais tinha que arcar com altos custos para conseguir os fonogramas. Sem contar que as próprias gravadoras, em sua luta incansável por sobrevivência, passou a tratar com muito mais respeito o veículo rádio, para que este pudesse executar suas músicas.
O tempo foi passando e a era digital foi se transformando cada vez mais, e de uma forma cada vez mais rápida e intensa. O acesso a videoclipes e músicas foi se tornando cada vez mais comum, vide Youtube e outras plataformas. Vieram os aparelhos de MP3, os Ipods e outros apetrechos tecnológicos que permitem ao usuário uma experiência única em termos de acessibilidade a musica, dando a ele o poder de escolha do que vai ouvir, coisa que o rádio não lhe garante.
A medida que essa acessibilidade foi aumentando, a audiência do rádio FM convencional foi aos poucos diminuindo, assim como eu acredito que vem acontecendo com todas as mídias de massa, uma vez que, quando você oferece uma gama maior de oportunidades multimídia as pessoas, a tendência é que essa audiência se pulverize cada vez mais.
E aí surgem os diferenciais. No FM, mais especificamente, vieram as ações promocionais, a aposta em programas de humor entre outros. Descolando-se assim daquela idéia tradicional do FM de músicas-vinhetas-desanunciar-break-músicas de novo.
E eu vou mais longe ainda. Muitas emissoras tem apostado em novas oportunidades no FM, inserindo programas e até emissoras inteiras do AM dentro deste contexto de radiodifusão. Esses experimentos trazem lições que vão desde o fato da experiência sonora do AM ser desconfortável por conta dos ruídos, até a questão do formato tradicional do FM já estar saturado e que necessita de novas possibilidades.
Pois é aí que reside o X da questão. Acredito que o futuro do rádio está justamente em se aliar a linguagem dinâmica do FM, com as características informativas e de entretenimento proporcionadas pelo AM. A música passa a ser um coadjuvante nesse cenário e o diferencial, que outrora se resumia em ser a capacidade de combinação de músicas por parte do programador, aliada a uma boa plástica e ágeis locutores, agora é bem mais complexo e requer planejamento, criatividade e ousadia por parte de todos que fazem o rádio.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Clipping 40

Briga pelas rádios
Quem está lucrando com essa briga entre o SINDPASS e a Prefeitura de Volta Redonda são as emissoras de rádio que a cada momento tem que rodas os spots com as notas de esclarecimento de ambas as partes. Acontece que essas notas tem um custo... e é bem alto, por sinal.

Muito ruim
Este blog tem recebido diversas críticas a respeito da rádio que opera em toda a extensão da Rodovia Presidente Dutra - A Rádio CCR Nova Dutra (107,5). Os leitores argumentam que a rádio tem uma programação muito repetitiva, locutores despreparados e uma plástica muito mal feita.

Mega Show
A Rádio Mania de Volta Redonda anuncia para novembro um mega show com vários artistas de sucesso na atualidade, comemorando o início das operações da emissora na cidade do aço.

Mudanças no Blog
Com a chegada de novos parceiros que se juntam para ajudar a produzir o nosso bom e velho blog, informamos que, para comemorar os nossos 4 anos de atividades, estaremos produzindo um programa mensal em vídeo, além de atualizações diárias com informações da região e do Brasil, relacionadas ao rádio. No primeiro programa, contaremos um pouco da história desses anos de blog com as principais notícias, o que aconteceu e o que não vingou.

Positiva Web
Anunciamos também que já se encontra em processo final de produção das vinhetas da Rádio Positiva Web e o início de suas operações está marcado para o final de novembro. A rádio terá programação voltada ao pop, com muitas novidades além de espaço privilegiado para mids e flash-backs. Haverá ainda muitas notícias sobre música, celebridades, acontecimentos gerais e esportes, além de teasers com dicas de filmes, quizes, entre outros.

Nova MTV, pouca empolgação
No último dia 2 estreou na Sky e em várias operadoras de tv paga do Brasil a Nova MTV, com o lema "pronta pra outra". Para muitos, a programação está sendo considerada fraca e repetitiva. A antiga MTV Brasil marcou uma geração, revelando nomes como Astrid, Cuca Lazaroto, Zeca Camargo, Sabrina Parlatore, Didi Wagner, Marcos Mion, Sarah Oliveira, Marcelo Adnet, entre outros. Já o público da nova fase da emissora musical tem que se contentar com figuras como Fiuk e Supla. Que fase heim...

AM para o FM
De acordo com as informações, a transição das AMs para o espectro FM não será obrigatória. O proprietário de rádio de ondas médias vai poder solicitar essa migração, que terá regras de transição e um período de adaptação. Em algumas cidades onde a faixa FM está saturada, o MiniCom terá de acomodar essas rádios na chamada faixa estendida, que vai ocupar as freqüências relativas aos canais 5 e 6 da TV. Isso só ocorrerá quando houver o apagão analógica e a total migração das TVs ao padrão digital.
O desligamento do sinal analógico de grandes cidades, onde há congestionamento, deve ocorrer então apenas em 2016. Nesses locais, o governo entende que as dificuldades para a migração são menores, pois os moradores, em geral, têm mais acesso aos serviços de TV paga e a dispositivos eletrônicos mais modernos. Daí para frente, o desligamento será escalonado. Até agora, o processo deveria se encerrar em 2018, mas o governo já fala em prorrogar o prazo para 2020.
A vantagem é esperar pela troca natural dos televisores pelos brasileiros.

Pan Rio
Após resolver algumas questões financeiras, a Jovem Pan Rio dá uma respirada e guarda fôlego para enfrentar o mercado, pelo menos por mais um tempo.

Abraços
Ao Sérgio Luís (Programa Dário de Paula), Juliano Romano (Litoral FM - Vitória), Sandro Dejota (Rádio B-Side) e Fábio Mateus (Aleluia 101).