terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bitenka na Mix

O radialista angrense Serginho Bitenka está de malas prontas rumo à Rádio Mix FM do Rio de Janeiro. Ele deve estrear no início de fevereiro. Desde o início deste mês, Bitenka já estava atuando no dial carioca pela Rádio Transamérica Pop.
Bitenka já trabalhou em rádios como Costa Azul FM (Angra), 101 (V. Redonda) e Cidade FM (Rio), além do projeto Multishow FM, pela internet e tvs por assinatura.
Pra gente relembrar um pouco do trabalho de Bitenka, voce confere um vídeo da época de Multishow FM:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Notas 025

Assembléia de Deus
E segue firme nos bastidores a informação de que realmente virão dois canais (um de TV e um de FM) para a região e que terão participação ativa da Igreja Assembléia de Deus (inclusive os estúdios devem funcionar nas proximidades da sede da Igreja no bairro Laranjal). No entanto, apesar de ligados a uma instituição religiosa, os canais não serão predominantemente evangélicos, embora não estejam descartados alguns programas voltados aos trabalhos realizados pela Assembléia. Afirmam também que a programação da FM terá enfoque no jornalismo. 
No entanto ainda é uma incógnita o fato de não haver publicação no site do MiniCom dando conta dessas emissoras.

Vinhetas 101 FM
Atendendo a pedidos de muitos radionautas, conseguimos recuperar uma fita k7 de 2003 com fragmentos de locução do Moura (hoje na Sociedade) e algumas vinhetas clássicas para o pessoal matar saudades. Estamos na iminência de conseguir o acervo completo de vinhetas da 101 FM e assim que tivermos acesso, publicaremos no Blog.



Rádio em Pinheiral
Outro assunto que volta a tomar conta dos bastidores do rádio envolve a possível chegada de uma FM ao município de Pinheiral. Sabe-se que existe um canal Classe C disponível para licitação mas que, até então, não se sabe de algum interessado na concessão. Ou será que o processo foi feito as escondidas?

Programação da Sul Fluminense AM
Algumas pequenas alterações na programação que divulgamos há algumas semanas atrás.
04:00 - Alvorada Sertaneja (Quelson Alves: O Keké")
06:00 - Programa Uiara Araújo
09:00 - Comando Total (José Luis Dias)
11:00 - Rádio Patrulha (Tico Balanço)
13:00 - Programa Dario Azevedo
14:30 - J. L. B. Show (José Luiz de Barros)
16:00 - Show do Henrique Barbosa
18:00 - Tempo de Esporte (Gilson Marciano, Carlos Samuel e Walter Cardoso)
19:00 - A Voz do Brasil
20:00 - Sul Fluminense In Love (Waltencyr Grigório) - Somente em dias que não houver transmissão do futebol.
Vale lembrar que a 99,3 (ex-Califórnia), faz cadeia com a AM até as 13h. A partir desse horário ela tem programação musical local com enfoque na música sertaneja. À noite, volta a cadeia, seja com o Sul Fluminense In Love, ou com a jornada esportiva.

Rádio Play
A Siga Solutions comunica que a Rádio Play está temporariamente fora do ar, devido a perda de alguns equipamentos após fortes chuvas que assolaram o município de Volta Redonda. Com a forte incidência de raios, esses equipamentos sofreram danos e já estão sendo providenciados outros, para o breve retorno da rádio, que voltará com gás total.

Estudantes de Comunicação
Mando um abraço especial aos estudantes de comunicação da região que também utilizam o nosso humilde blog como fonte de informação. Esperamos pode contribuir ao menos um pouquinho para a caminhada de vocês, futuros jornalistas, publicitários e RPs da região.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Rede: Ser ou não ser

Há muito tempo se questiona aqui nesse blog a questão das emissoras de rádio em rede entrarem na região como forma de solucionar o nosso decadente dial.
Algumas experiências já foram testadas, como a Rádio Globo em Barra do Piraí no final dos anos 80, a Som Zoom Sat em Piraí e a CBN em Volta Redonda, no início dos anos 2000.
Atualmente, duas emissoras da região (ambas de Três Rios) transmitem em rede: São os casos das nacionalmente conhecidas Jovem Pan e Antena 1. Além delas, tem a 101 FM de Volta Redonda que retransmite a Rede Aleluia.
Do ponto de vista comercial, pode ser vantajoso atrair uma emissora de rádio que tem sua marca bem posicionada no mercado nacional. A emissora já é conhecida, assim como seu método de trabalho. O cliente confia nisso e, logicamente é mais fácil vender comerciais dentro desse ponto de vista. No entanto, algumas situações podem não tornar esse tipo de estratégia tão vantajosa assim.
Primeiro para o mercado de trabalho local, que se fragilizaria completamente tendo a invasão de rádios em rede. Hoje uma emissora FM possui um quadro artístico (coordenador, locutores e programador) de aproximadamente oito funcionários. Com a rede, isso cairia para cerca de três.
Outro fator observado é a falta de identidade com o público local que observa nas emissoras de rede uma situação mecanizada e fora de contexto com a realidade da região. É muito comum ouvir isso de jovens entrerrienses que só possuem a Jovem Pan como rádio jovem.
Para quem não se lembra, até dez anos atrás quem mandava nos 92,9 de Três Rios era a Rádio Regional, que seguia uma linha de programação jovem, contando com diversos programas e teezers que faziam com que a rádio fosse considerada por muitos do meio como a melhor rádio jovem de toda a região. No entanto o capital falou mais alto e uma negociação fez com que a rádio passasse a transmitir integralmente a programação da Rede Jovem Pan Sat 2. Resultado: Menos locutores locais e menos identidade com a região.
No caso da CBN em Volta Redonda, pode ser dizer que muitos foram os pontos positivos, já que em termos de quadro profissional só houve mesmo uma reformulação e não uma diminuição, já que a demanda por matérias locais era muito grande.
Com isso, a emissora abria maciçamente as portas para jovens jornalistas que produziam matérias, tanto para o CBN local, quanto para o restante da programação. Por muitas vezes saiam matérias daqui em nível nacional.
A parceria no entanto foi interrompida quando a rádio foi vendida à Rede Aleluia em 2003.
A questão é bem complexa. Existem muitas rádios na região que estão, de certa forma ociosas, e poderiam fazer parte de alguma grande rede, já que seus mantenedores não conseguem investir recursos para melhora-las.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Notas 024

Nova rádio na região
O Blog apurou as informações recebidas sobre uma suposta rádio que estaria vindo para Volta Redonda e constatamos que, na verdade, trata-se de uma concessão educativa, com sede em Barra Mansa, mas que, com base em brechas legais, terá seus estúdios instalados em Volta Redonda, mais precisamente no Bairro Laranjal (que inclusive já foi sede de outras rádios como a Siderúrgica, Nacional, Stereo Sul e 101).
Muito se especula sobre o conteúdo da programação dessa nova emissora, como tem um grupo evangélico envolvido no negócio, tudo indica que terá programação gospel. À conferir...

Enquanto isso... a Mania
Volta-e-meia a gente fala dessa novela. A Rádio Mania já existe oficialmente, pelo menos para o Ministério das Comunicações, que a coloca como rádio em operação no seu site oficial. Dizem até que a rádio tem arcado com algumas multas impostas pelo MiniCom, por não cumprirem os prazos estabelecidos para o início de suas operações. Se a gente vivesse num país sério, essa concessão já teria passado por novo processo licitatório.

Voice Over da 101 FM
Após uma consulta aos arquivos da 101, descobrimos que a emissora já teve vários locutores como voice-over, ou seja, as vozes das vinhetas e chamadas da rádio. No início, a 101 contava com as vozes "locais" de Gilson Dutra e Gilberto Filho. Mais tarde, a rádio adquiriu um grande pacote de vinhetas de uma empresa especializada, com as vozes do locutor paulista Vaguinho. Anos depois foi a vez de Vitor Júnior emprestar sua voz para vinhetas e aberturas de novos programas, assim como o locutor Tom. No período em que a rádio teve sua programação alterada para o padrão popular, novas vinhetas foram produzidas por Vaguinho. Já nos últimos meses de operações, os locutores Audren e Marise se revezavam na gravação de chamadas de programas da rádio.

Rádio Califórnia
A princípio a rádio barrense segue operando em conjunto com a Sul Fluminense AM a programação matinal e as transmissões esportivas. A novidade, no entanto, é que a marca Califórnia não tem sido mais usada, mesmo quando a rádio opera sua programação local. Até mesmo o Califórnia In Love se transformou em Sul Fluminense In Love. O projeto de transformar a rádio em sertaneja universitária segue na geladeira, embora já haja uma preparação para isso, uma vez que durante toda a parte da tarde a emissora possui programação nesse estilo.

Volta de Cléber Moreno
Para quem estava com saudades, nesse fim de semana o radialista Cléber Moreno, que atualmente é o operador do Programa Bom-dia Cidade (Cidade do Aço FM) volta à rádio nesse final de semana, como locutor. Ele substitui temporariamente o radialista Mário Sérgio que dá uma pausa para tratar da saúde. Bom retorno ao Moreno e melhoras ao Marinho. Ambos, da melhor qualidade.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Eloy de Carlo pode ser o "voice-over" da 1390

Circula a informação de que as mudanças da Rádio Sul Fluminense AM não devem se restringir ao retorno de Uiara Araújo ou as modificações nos horários da grade. O veterano locutor carioca Eloy de Carlo, famoso por ter sido o principal voice-over da extinta Rede Manchete, deverá emprestar sua bela voz para toda a parte plástica da nova Sul Fluminense AM. Ouça uma de suas gravações na Rede Manchete, abaixo:


Ainda sobre as mudanças da 1390, quem parece não estar muito satisfeito com isso é o pessoal da Comércio, principal concorrente da emissora. Dizem até que tem uma vinheta na Comércio atacando indiretamente o Sistema Sul Fluminense, questionando a forma com que foram adquiridas suas concessões. O pessoal não deve ter digerido muito bem a saída de Uiara Araújo do seu cast.

Isso ainda vai render.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Notas 023

Programação da Sul Fluminense AM
Anotem aí a nova programação Rádio Sul Fluminense AM a partir do dia 16 de janeiro:
04:00 - Alvorada Sertaneja (Quelson Alves: O Keké")
06:00 - Show do Uiara Araújo
09:00 - Comando Total (José Luis Dias)
11:00 - Rádio Patrulha (Tico Balanço)
13:00 - Programa Dario Azevedo
14:00 - J. L. B. Show (José Luiz de Barros)
16:00 - Show do Henrique Barbosa
18:00 - Tempo de Esporte (Gilson Marciano, Carlos Samuel e Walter Cardoso)
19:00 - A Voz do Brasil
20:00 - Seg.: Tribunal Esportivo
            Quartas e Quintas: Jornada Esportiva
Qualquer alteração, estaremos de plantão, uma vez que ainda não está muito bem definida a programação noturna nos dias que não houver futebol.

E a Califórnia?
Por enquanto segue em total clima de mistério as reformulações a serem feitas na Rádio Califórnia FM (99,3). Muitos falam até em mudança de nome e que a rádio passaria a tocar uma programação pop-sertaneja. De qualquer forma os programas do Uiara Araújo e a jornada esportiva da Sul Fluminense AM estão na pauta para serem transmitidos pela 99.


Uma nova FM para Volta Redonda
As informações são muito preliminares ainda, mas já circula nos bastidores que em breve Volta Redonda terá uma nova concessão de rádio FM e uma de TV aberta. Dizem ainda que essa concessão já tem dono e que vai cair no colo de uma pessoa envolvida com comunicação, e que estaria até comprando os equipamentos para iniciar os trabalhos
Só não está muito claro como ocorreu o processo licitatório dessas supostas concessões, já que nada foi publicado oficialmente pelo Ministério das Comunicações. A conferir.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Notas 022

Tudo novo na Sul Fluminense AM
Como parte do pacote de mudanças que pretende realizar em 2012, o Sistema Sul Fluminense de Comunicação lançará, já na segunda quinzena de janeiro, a nova programação da Rádio Sul Fluminense AM (1390 khz). Entre essas mudanças, haverá reestruturação de vários programas da grade, que deverão ganhar novos horários, além do retorno (já confirmado) do radialista Uiara Araújo, que está deixando os microfones da Rádio do Comércio. Seu programa ocupará o horário das 6h às 9h, confrontando diretamente com Dário de Paula (88 FM) e Cláudio Chiesse (103), que tem o mesmo perfil de programação. Outras mudanças já confirmadas são a saída do programa Momentos com Deus, do Pastor Gerson (seg a sex 12h) e a estréia do novo programa apresentado por Tico Balanço chamado Rádio Patrulha, que vai ao ar das 11h as 13h. A qualquer momento estaremos trazendo outras novidades.

Blog de Futebol
A Siga Solutions está lançando mais um blog. Trata-se do Portal da Bola, especializado em futebol. Nele você vai ficar por dentro das novidades do futebol brasileiro, além dos rankings especiais. Para acessar basta clicar em www.portalfutshow.blogspot.com
O blog vai estar linkado aos principais sites especializados em futebol do Brasil, além das rádios esportivas da região, como Sul Fluminense AM e Rádio do Comércio.

Play, a rádio do verão
A Rádio Play Web está lançando algumas novidades para este verão. Aproveitando o clima de calor e férias, a webradio além de mudar o seu visual para algo que a aproxime da estação, criou algumas coisas para renovar os ares como novas vinhetas, chat de bate-papo na página principal, além de disponibilizar as músicas tocadas no Base de Lançamento para baixar. Para saber mais acesse www.radioplayweb.com

Fim da Oi FM
Ainda repercute no mercado nacional o fim da Rede Oi de Rádio. O projeto iniciado há poucos anos atrás tendo como base as principais praças do país, utilizava como marca a operadora de telefonia que agora não quer mais operar o negócio, já que os resultados foram insatisfatórios, uma vez que a rádio disputa as últimas colocações do dial nas principais praças de atuação.
Com o fim da Oi (que agora está operando pela internet), surgiu a Rádio Oficial do Verão, mas que deve apenas estar servindo de ponte para a nova rádio que deverá entrar no lugar. Especula-se até a volta da Rádio Cidade no Rio de Janeiro.