quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notas 019

Sigilo para Anatel
Já circula a informação de que alguns parlamentares (muitos deles ligados a veículos de comunicação) estariam tentando iniciar um movimento para frear o processo de transparência total que tem sido implantado pela Anatel, através de projeto de lei. A Agência tem divulgado livremente listas de concessões e concorrências públicas de novos canais e essas publicações tem sido debatidas constantemente em sites e blogs especializados em radio e teledifusão. Esses parlamentares estão com um discurso de que essas limitações nas divulgações de documentos seguiriam um padrão das outras autarquias. Na verdade o que se quer com isso é limitar a informação impedindo que as pessoas tenham acesso ao que acontece nas licitações dessas concessões que, vale muito bem lembrar, são públicas. Trocando em miúdos, transparência demais atrapalha as negociatas...

Metropolitana "invade" região


Calma radionautas! Não é o que estão pensando. É que a Rede Metropolitana de Rádio e TV, dirigida por Silvio Sanzone apresenta mais uma vez, a Parada de Natal da Metropolitana na região Sul Fluminense. No ano passado no dia 10 de dezembro, a Parada de Natal Metropolitana visitou a cidade de Barra Mansa. Agora no dia 01 Barra Mansa recebe a parada novamente e dia 03 será a vez de Resende. A Parada é um desfile de carros temáticos rebocados pela frota da Rede Metropolitana, comemorando a chegada do Natal com o Papai Noel. O evento é tradicional nas cidades do Vale do Paraíba Paulista. Nos próximos dias as cidades de Cruzeiro e Cachoeira Paulista dentre outras de acordo com a programação, irão comemorar a chegada do Natal com a Parada da Metropolitana.


Festival Promessas


Como diria o ex-presidente Lula, "nunca antes nesse país", a Rede Globo vai realizar o evento gospel Promessas no dia 10 de dezembro na Praia do Flamengo - Uma espécie de "VR Sem Drogas" promovido anualmente pela Rádio 88 aqui na região. O que surpreende é que, além de ser a Rede Globo realizando um evento evangélico (que inclusive será transformado em especial de fim de ano a ser exibido na grade da emissora) a "vênus platinada" firmou uma parceria inédita com a rádio gospel 93 FM (que não faz parte do grupo), para promover o evento. Estranho...
No Festival Promessas já estão confirmadas as presenças de: Regis Danese, Eyshila, Damares, Diante do Trono, Pregador Luo, Ludmila Ferber, Davi Sacer, Fernandinho e Fernanda Brum.

TVs do RJ de cara nova


Parabenizo ao amigo carioca Diogo Alves, diretor do site TVs do RJ que acaba de estrear novo layout (aliás, de muito bom gosto). Além de mudar o layout, o site ampliou suas bases de informações e agora abrange questões não só da televisão, mas também do rádio em todo o Estado do Rio de Janeiro. Lembrando que o site TVs do RJ firmou recentemente uma parceria com a Siga Solutions para troca de informações técnicas afim de aprimorar os desempenhos do TVs do RJ, TVs do BR, além  dos sites atendidos pela Siga Solutions, como este blog e o site da Rádio Play que deve, inclusive, mudar de formato em breve.


Especial RPM nesse sábado na Play


Atendendo a pedidos e aproveitando a onda oitentista que toma conta da região por conta do show que acontece nesse sábado à noite no Clube Náutico em Volta Redonda, a Rádio Play Web prepara um verdadeiro aquecimento para a festa, lançando um Planeta BR Especial com uma hora de RPM. Os maiores sucessos da banda que foi o maior fenômeno do Pop-Rock dos anos 80 estarão presentes no especial que começa às três da tarde desse sábado, e que promete ser histórico. Não dá pra perder.




Colaborou o Radiocolunista Maycon Rodrigues (Rádio Metropolitana)

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Notas 018

Arrendamento não
Nessa terça-feira (22) está sendo realizada uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir questões como arrendamento ou sublocação de serviços de radiodifusão o que, segundo juristas renomados no país, fere a ordem jurídica. Representantes da Abert e de importantes veículos de comunicação do país foram convidados para o debate. Na região já se teve notícia de alguns casos como o arrendamento da antiga Rádio Stereosul para o grupo religioso Casa da Benção. Outra situação que também ficou marcada é que, durante muito tempo discutiu-se o caso da Rádio 101 FM de Volta Redonda ter sido ou não arrendada ao Grupo Aleluia.

Menos rádio... ou não
Segundo recente pesquisa realizada pelo IBGE, o número de lares brasileiros com aparelho receptor de rádio caiu de 87 para 81%. Apesar disso, a pesquisa mostrou um aumento considerável nos aparelhos de celular no país. Como a maioria desses aparelhos celulares são equipados com receptor de FM e a pesquisa não ter questionado diretamente aos entrevistados se eles ouvem rádio, fica a dúvida se o rádio tem realmente uma tendência de queda ou não.

Falando em pesquisa...
Um dos posts mais comentados desse blog foi sobre a pesquisa (anunciada extraoficialmente) de audiência de rádio em Volta Redonda, divulgada no Facebook do locutor Teko da Rádio 88, apontando a rádio evangélica como líder absoluta de audiência com 46% da preferência na cidade.
Apareceram até alguns números de uma suposta pesquisa apontando outros resultados, embora não possua fonte, além de ter sido postada de forma anônima. Se  alguém souber mais sobre essa pesquisa, que se manifeste (e revele quem a realizou, de preferência).

Rádio Play
Passados 15 dias após sua estréia e as turbulências por conta de ajustes no seu sistema de streaming, a Rádio Play finalmente vai se firmando junto ao seu público e conquistado algumas vitórias importantes nas áreas de relacionamento e comercial. Além de a cada dia ter aumentado o índice de visitas no site (pageviews) e no perfil do Facebook, já foram firmadas algumas parcerias importantes com a iniciativa privada. A Play promete para muito breve uma mega-promoção que presenteará ouvintes com camisas e até um microcomputador.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

88 FM tem 46% de audiência segundo ela própria


Embora ainda não tenha sido divulgada oficialmente, uma pesquisa de audiência teria sido realizada recentemente na cidade de Volta Redonda, para saber como andam os índices das rádios locais.
Segundo publicou o radialista Carlos Albertassi, popularmente conhecido como Teko, em seu perfil no Facebook, a Rádio 88 FM aparece com 46% de audiência. Ainda segundo a postagem, o carro-chefe da programação da rádio seria o Programa Dário de Paula, que aparece com 76% entre 6h e 9h.
Embora não tenha citado o instituto responsável pela pesquisa, supõe-se que, mais uma vez, tenha sido o Instituto INFORMA, que aferiu, em agosto do ano passado, uma audiência de 42% para a emissora evangélica.
O resultado das demais audiências deve sair em breve.

E você? Concorda com esses números? Comente.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Notas 017

Festa da 88
Hoje é um dia especial para a comunidade evangélica, em comemoração aos 17 anos da Rádio 88 FM , uma série de shows está sendo realizada na Ilha São João, desde as 15 horas, com entrada franca. A festa tem também compromisso social. Serão arrecadados alimentos que serão doados a entidades assistenciais, com quase dez horas de apresentações com os maiores nomes da música gospel, estão confirmadas as participações de dezenas de artistas, entre eles Ao Cubo, Fermandinho, Apocalipse 16, Alex Gonzaga, Ariele Bonatti, Flordelis, Alex e Alex, Regis Danese, David Quinlan, Eyshila, Ao Cubo, Henrique Cerqueira, Léa Mendonça, Anderson Freire. Vale lembrar que essa comemoração de 17 anos leva apenas em consideração o tempo em que a rádio possui programação evangélica, não contendo os tempos de rádio popular, o que somaria 25 anos.

Rádio Resende
Hoje, conforme prometido, a Rádio Resende FM iniciou sua nova fase com reformulação na programação, além do novo pacote de vinhetas. Nós do Blog sugerimos que você dê sua opinião sobre o que achou da nova programação da Resende FM aqui na barra de comentários.

Rádio Play
A webradio comunica que já está funcionando com seu novo serviço de streaming e a pleno vapor. A Play também anuncia algumas novidades como a inclusão de mais uma edição para o programa Long Play, de flash-backs, às 21 hora, além de uma promoção que presenteará com um computador completo e que deve começar já nos próximos dias. Para acessar basta clicar em www.radioplayweb.com

Movimentações
É impressionante como os outros mercados radiofônicos se movimentam constantemente. Em Curitiba a Mix já retomou suas atividades após alguns meses fora do ar. Em São Paulo também, vira-e-mexe acontece algo novo, até mesmo no interior do estado. Já aqui no Rio, as coisas são muito lentas. Se a capital carioca não é capaz de contar com uma afiliada da Jovem Pan e nem mesmo a Rádio Kiss acaba com essa novela de chega ou não chega, o que dizer o interior? Promessas de novas rádios e pouco ou quase nenhum investimento em coisas novas, fazem com que esse precioso mercado vá perdendo sua importância perante os outros.

Top Blog 2011
Só pra lembrar, o nosso blog está concorrendo ao prêmio Top Blog 2011. Essa é a segunda fase da votação, já que conseguimos passar pela primeira. Dê o seu voto clicando nesse link aqui.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

COMUNICADO

A Siga Solutions comunica aos ouvintes da Rádio Play Web que, na data de hoje (11/11) está sendo realizada, desde a parte da manhã, manutenção com o intuito de trocar o servidor de streaming, para levar aos ouvintes uma qualidade sonora mais satisfatória. Lembrando que, a partir de agora, a Play funcionará com qualidade sonora de 128 kbps, podendo suportar até 100 ouvintes por segundo.
Os testes deverão estar concluídos ainda hoje e estima-se que a rádio volte a operar a partir das 23 horas.

www.radioplayweb.com

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Notas 016

Pequeno Notável
Após a saída de Bruno Azevedo da Rádio Cidade do Aço, onde participava do quadro esportivo do Programa Bom-Dia Cidade, entra Manoel Alves. Conhecido como o "pequeno notável", Alves já trabalhou no Sistema Sul Fluminense de Comunicação, fazendo parte da equipe de esportes da Rádio Sul Fluminense AM como narrador e comentarista. Atualmente, Manuel Alves também dá expediente como jornalista no Diário do Vale e como narrador esportivo da Rádio do Comércio.
Sucesso Manoel.


Parabéns
Forte abraço ao apresentador e comentarista esportivo Carlos Samuel (Rádio Sul Fluminense AM), que ficou mais velho no último dia 07. Além de fazer parte da equipe de esportes da rádio, Samuel também apresenta o programa Cidade Alerta, às sextas-feiras, a partir das oito da noite na Sul Fluminense.


Jogo Aberto Regional
A Band Barra Mansa se prepara para lançar o programa Jogo Aberto Regional, que deve ir ao ar a partir de dezembro, substituindo o atual Jogo Aberto Rio (apresentado pelo radialista José Carlos Araújo) que ficara somente com a praça Rio1 (que corresponde a Região Metropolitana).
Nos mesmos moldes do Jogo Aberto tradicional, o programa irá abordar o esporte do estado, com enfase no interior, e terá um casal de apresentadores. O programa irá ao ar de segunda à sexta-feira, A partir das 12h30.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Panorama: "Novela" Rádio Mania

Esse assunto tomou conta desse blog desde o início de suas atividades, em 2009, quando foi divulgada a publicação oficial (por parte do Governo Federal) dando autorização a empresa RÁDIO MANIA DE VOLTA REDONDA LTDA a operar seu sinal de FM na Classe C (300 watts de potencia), utilizando a frequência 91,9 Mhz.
Acontece que, de lá pra cá, houve uma verdadeira sucessão de intermináveis especulações dando conta de instalação da rádio em tal lugar, pessoas envolvidas, serviços de espionagens, sondagem de locutores e o que mais se quisesse ouvir. No entanto, nada, absolutamente nada ainda foi confirmado.
No entanto essa demora tem uma grande razão: A potência da rádio.
Segundo a Anatel, a Rádio Mania de Volta Redonda está classificada na Classe C, ou seja, só pode operar com até 300 watts de potência ou 0,3 kilowatts. Com essa potência, a rádio mal consegue cobrir o município de Volta Redonda, sendo impossível atravessar sequer os municípios vizinhos como Barra Mansa, Pinheiral, Piraí e Barra do Piraí.
Há indícios de que Wellington Salgado (proprietário da rádio) estava tentando a todo custo viabilizar junto ao Ministério das Comunicações, o aumento da potência de sua emissora. Até o ano passado essas conversas estavam bem encaminhadas, já que o Ministro, à época, era Hélio Costa, seu padrinho político.
Com a eleição de Dilma, o governo teve algumas alterações, entre elas, a chegada do Ministro Paulo Bernardo para ocupar a pasta, fazendo com que Salgado perdesse a influencia que tinha sobre o setor. Fato que se comprova vide o crescimento de seus tentáculos no ramo das comunicações durante a gestão de Hélio Costa.
Pessoas próximas a Wellington Salgado afirmam que a rádio não começa suas operações enquanto a Anatel não mudar sua classificação.
Acontece, no entanto que, segundo as regras de licitações dessas concessões (que são públicas) existem prazos a serem cumpridos e, ao que tudo indica, a Rádio Mania parece estar burlando o sistema para ganhar tempo, já que, para o porte de seu empreendimento, manter uma rádio com 300 watts de potência se tornaria economicamente inviável.
Por outro lado, ninguém entrou nesse jogo sem conhecer as regras previamente e todos tinham total ciência de que o canal licitado era Classe C e, portanto, com limite de 300 watts.
O que fica é que, para a Anatel, a Rádio Mania de Volta Redonda já existe, mas na prática o que se sabe é que a frequência 91,9 permanece vazia em Volta Redonda, a mercê de rádios piratas que invadem o dial esporadicamente.
A Rádio Mania, quando questionada, não se pronuncia e o público, como sempre, é o último a saber.

Play vai mudar serviço de Streaming

A Rádio Play avisa que, devido a um pequeno atraso nos prazos, não foi possível estrear a programação da rádio com o streaming contratado junto a empresa Vital Host Tecnologia. Para os primeiros meses, está sendo contratado o serviço com qualidade 128k para 100 ouvintes simultâneos, mas que podem ser estendidos conforme a demanda. Até quinta-feira a rádio já deve estar operando nesse novo sistema, sem as interrupções que vêm ocorrendo. A Rádio Play Web agradece a compreensão de todos.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diferença de FM para o AM é de um milhão de ouvintes

As emissoras de FM superam em mais de um milhão o número de ouvintes do AM na região metropolitana de São Paulo, informa a última pesquisa realizada pelo Ibope Easy Media 3. De acordo com os números relativos ao trimestre Julho/Agosto/Setembro deste ano, o AM tem média pouco superior a 317 mil ouvintes, enquanto o FM possui mais de 1,8 milhão. O levantamento do Ibope foi publicado no Bastidores do Rádio, site editado por Adriano Barbiero, apresentador dos programas ‘Madrugada Mil e Quarenta’ e ‘Jornal Verdade Capital’, na Rádio Capital de São Paulo (1040 KHz). Ao divulgar os dados da audiência do rádio na Grande São Paulo, o jornalista questionou-se se o AM está com os dias contados. “Algumas pessoas acreditam que o Rádio AM terá no máximo mais 10 anos de vida (e olha lá...). A não ser que passe por mudanças radicais imediatamente. A qualidade do som é um dos grandes fatores para a queda de audiência. O uso da tecnologia como transmissão via celular, no Iphone, via web-Rádio e outras tecnologias (bastante usadas nas emissoras FM), é mais um fator essencial para a sobrevida e qualidade de transmissão do Rádio AM”, analisa Barbiero. Filho de outro radialista, Altieres Barbierto, Adriano afirma que a plataforma AM está pobre e que, além dos ouvintes que sofrem com a qualidade do som e do crescente espaço destinado às atrações religiosas, os comunicadores também sofrem com a situação. O jornalista, que também é músico (tendo CD gravado), afirma que atualmente é impossível um profissional conseguir sobreviver apenas com o salário pago pelas emissoras do AM.

Fonte: Comunique-se

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Resende FM anuncia mais novidades


Após anunciar novidades para a sua programação, a Rádio Resende FM (90,5) lança mais duas vinhetas que dão dicas de como será a programação da emissora, que atua no segmento popular.
As vinhetas, em tom de humor, falam da hipótese de um espião de outra rádio querer descobrir as novidades da rádio, mas a própria emissora se antecipa e conta algumas delas.
A principal é que o novo pacote de programas e vinhetas será lançado oficialmente no dia 14 de novembro ao meio-dia. Já estão sendo divulgados ainda, três novos programas.
- Sertaneja: De segunda à sexta-feira, às 20h - O melhor do sertanejo universitário.
- Programador 90,5: Aos sábados às 9h - O ouvinte manda sua sugestão de programação e a escolhida toca na rádio.
- Disco 90: Aos sábados às 21h - O melhor da disco music.
A Rádio Resende anuncia que ainda vão surgir outras novidades.

Ouça abaixo, as vinhetas com as novidades:

Chamada Novidades 90,5 - Dia 14/11/2011 [Audio 001 / 002] by RamiroRSD

Tudo pronto para a Rádio Play


Na próxima segunda-feira (7), estréia a tão aguardada Rádio Play Web. Após meses de espera, operando com programação experimental e uma estréia adiada, finalmente a Play vai começar suas operações pra valer: O ponta-pé inicial na programação será exatamente ao meio-dia (horário de Brasília).
Segundo seus idealizadores, a Rádio Play é uma mescla de vários projetos de sucesso do rádio, tanto regional quanto nacional, que poderão ser ouvidos ao longo da programação.
Quando for dado o start da programação da Play, o público vai ouvir o "Base de Lançamento", em uma espécie de premiére musical, com lançamento nacional ou internacional de uma música. Como o "Base" será diário, a cada dia o ouvinte terá uma surpresa. O "Base" é uma espécie de resgate do quadro "Satélite Internacional" do extinto programa DMC da Rádio Sociedade.
Outro programa que deve agradar bastante aos ouvintes é o Planeta BR, trazendo o melhor do Pop Rock Nacional, seguindo a linha do histórico "Versão Brasileira" da extinta 101 FM.
Ainda no rock, outro programa que deve ser destaque na Play é o "Arquivo do Rock", com grandes clássicos da história do rock and roll, lembrando anos de ouro da Fluminense FM "A Maldita", ou mesmo a Rádio Cidade carioca.
Saindo do rock para a dance music, a Play rola dois programetes com sets mixados: O "Play 90" com clássicos da dance music (que explodiu exatamente na década de 90) e o "Pista Play", com as melhores das pistas na atualidade.
Quando o assunto é flash-back, nada melhor para sintetizar a nostalgia que o "Long Play", com as velhinhas nacionais e internacionais que marcaram época. Faz a gente lembrar de programas como Naftalina (Transamérica), Sarcófago (Pan) e 101 Classics.
Já o Playlist traz as 12 músicas mais pedidas pela galera, que pode pedir via e-mail ou redes sociais.
Outro programa que promete arrebentar na programação é o "Demo Play". Nos moldes do "Experimente" da Multishow, o "Demo" dá uma oportunidade a novos talentos da música pop nacional mostrarem seu trabalho e se tornarem sucesso.
Já quando o assunto é humor, tem as impagáveis "Pegadinhas do Mução", sucesso em várias rádios do Brasil (como Mix e SomZoom Sat).
No campo da informação, a Play traz o "Play FM Notícias", com notas sobre economia, esporte, política e cultura, e o "Play News" com notícias do mundo da música.
Outras surpresas vão rolar no decorrer da programação, que ainda vai contar com músicas "vinhetadas" pelos próprios ouvintes que mandaram suas gravações participando da campanha de pré-expectativa da rádio.
Além disso, a Rádio Play já está disponível em www.radioplay.com e está fechando contrato com uma empresa especializada em transmissão de webradio para melhorar o seu fornecimento de streaming.
E a Play garante: Isso é só o começo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resende pode receber rádio educativa

No dia 31 de outubro, o ministério das Comunicações abriu licitação para a habilitação de entidades interessadas em executar os serviços de radiodifusão com finalidade exclusivamente educativa. Da lista apresentada, três canais foram reservados para o estado do Rio de Janeiro. São dois canais de TV, Canal 22 UHF de Araruama e o Canal 54 UHF de Macaé. Destaque especial para um canal de rádio no município de Resende.
Vale lembrar que a região não possui nenhuma emissora de rádio voltada a essa finalidade e há uma expectativa de que instituições de ensino como a Estácio de Sá e Colégio de Aplicação se interesse em participar do processo licitatório.

Segue o link com a publicação oficial: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=31/10/2011&jornal=3&pagina=131&totalArquivos=196