quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Balanço do Blog (Agosto 2011)

Chegando o balanço do Blog no mês de Agosto, com uma avaliação sobre postagens, comentários e audiência.

O mês de agosto registrou o maior número de acessos desde o início de nossa contagem oficial (julho de 2010), com 2244 pageviews, estabelecendo nosso novo recorde, além de ser a segunda média diária do blog, perdendo somente para Abril com 72,63 pageviews diários.

Confira o ranking:

1° - Agosto/11 - 2244 acessos (72,39 por dia)
2° - Abril/11 - 2179 acessos (72,63 por dia)
3° - Julho/11 - 1830 acessos (59,03 por dia)
4° - Março/11 - 1775 acessos (57,25 por dia)
5° - Maio/11 - 1758 acessos (56,31 por dia)
6° - Junho/11 - 1556 acessos (51,87 por dia)
7° - Dezembro/10 - 1506 acessos (48,58 por dia)
8° - Fevereiro/11 - 1184 acessos (42,29 por dia)
9° - Janeiro/11 - 1152 acessos (37,16 por dia)
10° - Novembro/10 - 1102 acessos (36,73 por dia)

O dia 21 registrou o maior índice de acessos diários do mês, alcançando 145 pageviews, que também foi o recorde geral do blog desde seu surgimento. O post que mais contribuiu para esse índice foi o Jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul, postado em 19 de agosto e que obteve a marca individual de 150 pageviews no mês.

Ranking de Postagens mais comentadas:
1° - Jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul (22ago) - 48 comentários
2° - Mudanças na Record AM geral especulações (8ago) - 26 comentários
3° - Artigo: Bastidores da guerra Globo x Record (10ago) - 21 comentários
4° - Curtas e quentes (5ago) - 20 comentários
5° - Exclusivo: Publicidade da Mania confirma Volta Redonda (20ago) - 18 comentários
6° - Clipping: Dário de Paula relembra Repórter Esso (28ago) - 17 comentários
7° - Notas 004 (17ago) e
       Notas 005 (21ago) - 9 Comentários

O destaque disparado do mês em comentários dos radionautas foi, sem dúvida, a polêmica lançada quanto a qualidade do telejornalismo praticado pelas afiliadas Globo e Band na região. Tivemos a participação do diretor de jornalismo da Band, Adriano Lizarelli, além de, supostamente, vários integrantes dos departamentos de jornalismo das emissoras utilizando perfis anônimos para tecer diversos comentários, muitas vezes maliciosos.
Além desse tema, a Rádio Mania voltou a ocupar lugar destaque no blog com a divulgação de publicidade em que confirma sua vinda a Volta Redonda. Muitos se mostram contra e a favor da vinda da emissora.

Os maiores Comentaristas:

1° - Markos Paulo - 56 comentários
2° - Fernando - 40 comentários
3° - Denis - 18 comentários
4° - Carlos - 10 comentários
5° - Thayssa - 9 comentários
6° - Lincoln - 7 comentários
7° - Duduzinho e Deivison - 6 comentários
9° - Reginaldo - 5 comentários
10° - Ernani - 4 comentários

Anônimos - 82 comentários

Total de 264 comentários (recorde do blog)


Outra novidade do blog foi o lançamento do programa do blog. Nas duas edições foram contabilizadas 50 exibições sendo:
Programa 01 - 20 exibições
Programa 02 - 30 exibições

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Clipping: Barra Mansa sedia debate sobre comunicação e cultura

O Fórum de Comunicação Democrática do Sul Fluminense realizará, na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, às 19 horas, o debate "Liberdade de Expressão só com Democratização da Comunicação e da Cultura". O evento ocorre no Palácio Barão de Guapi (antiga Câmara Municipal de Barra Mansa) e é aberto a todos interessados.


Os palestrantes convidados são o deputado estadual e presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Robson Leite, a deputada estadual e representante da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Democratização da Comunicação e Cultura da Alerj, Inês Pandeló, a coordenadora da Campanha pela Ética na TV e do Movimento FALE-Rio (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação do RJ), Cláudia de Abreu, e o cineclubista, curtametragista e articulador do Partido da Cultura (PCult), Frederico Cardoso.



O Fórum foi criado em 2010 com o objetivo de debater com a sociedade a importância da democratização da comunicação e lutar pela implementação das propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). As reuniões são voltadas principalmente para os representantes de entidades populares e sindicais, movimentos sociais, rádios e jornais comunitários, blogs, partidos políticos, mandatos parlamentares, estudantes e profissionais de comunicação.




Serviço



Debate: "Liberdade de Expressão só com Democratização da Comunicação e da Cultura".



Dia: 2 de setembro, às 19 horas.



Local: Palácio Barão de Guapi (antiga Câmara Municipal de Barra Mansa) - Rua Barão de Guapy, nº 27, Centro.

domingo, 28 de agosto de 2011

Clipping: Dário de Paula relembra Repórter Esso



O Programa Dário de Paula (Rádio 88 FM, 6 às 9 horas, de segunda a sexta-feira) vai prestar nesta terça-feira uma homenagem ao “Repórter Esso”, que foi transmitido pela primeira vez no Brasil em 28 de agosto de 1941, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A produção é do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Iniciado nos Estados Unidos, em 1935, O Repórter Esso chegou a 15 países se tornando referência de informação. No Brasil ficou no ar durante quase 30 anos. O programete terá o depoimento do radialista Dário de Paula como ouvinte do Repórter Esso.

A coordenadora do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, Nair Prata, professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), explica que foi formada uma comissão com 15 jornalistas, encarregados de produzir material sonoro relembrando a história do Repórter Esso e a influência do noticioso nas sete décadas do jornalismo no rádio. Entre eles está Douglas Gonçalves, professor e um dos produtores do Programa Dário de Paula.

“O Esso introduziu práticas utilizadas até hoje, como agilidade e antecipação das informações e técnicas de texto com frases curtas e objetivas. O nascimento do Repórter Esso marca o surgimento do radiojornalismo brasileiro”, explica a professora Nair.

Fonte: Blog da Produção - Dário de Paula

sábado, 27 de agosto de 2011

Nossa opinião: Briga entre TVs

Acompanhamos há pelo menos uma semana um verdadeiro fogo cruzado de discussões por conta de artigo postado neste blog sobre comparações do jornalismo da Band Barra Mansa com a TV Rio Sul.
Nos parece muito leviano que algumas pessoas apareçam por aqui e, sem aceitar qualquer tipo de crítica, fazendo-se valer de uma empáfia por ser de emissora A ou B e, por isso, estar acima de tudo e de todos, usando-se da covarde ferramenta do anonimato, desferirem ataques sem sentido, por não conseguirem enfrentar as críticas como algo natural, principalmente quando o foco da discussão é o jornalismo feito em um país democrático.
Claro que sabemos do potencial de profissionais que estão à disposição de ambas as emissoras, e que se esmeram noite e dia para dar o melhor de si em prol da arte sagrada do jornalismo. É importante dizer que os bons profissionais estão presentes em "ambas" emissoras, tanto que vem se observado um fluxo de profissionais nos últimos tempos migrando de uma emissora para a outra, em uma "via de mão-dupla", o que contradiz a idéia que trabalham em tal emissora por não ter capacidade de alcançar a outra.
Isso não acontece porque uma tem salários de fome ou porque a outra tem chefes arrogantes. Acontece porque esses fluxos fazem parte de qualquer mercado e aqui não é diferente.
Ficamos espantados com certas afirmativas arbritárias de algumas pessoas que chegaram a dizer até que tal artigo teria sido escrito por alguém do jornalismo de determinada emissora, o que, como a maioria das pessoas que conhecem esse blog há tempos, sabem que não é verdade.
Nos balizamos apenas pelo que é o reflexo da opinião das pessoas ligadas à comunicação, uma vez que o blog é voltado para este público. Bastou a divulgação do artigo para que as pessoas opinassem, em sua maioria, concordando com os pontos principais apontados no post.
Contra fatos não há argumentos: É óbvio que a audiência da Rede Globo é muito superior à qualquer uma de suas concorrentes, não só na região, como em todo o país. É claro também que a qualidade da imagem e das produções da TV Globo também estão em um patamar muito superior às concorrentes. Acontece que, quando se trata de jornalismo local, essa diferença tem se mostrado menos evidente, principalmente nos últimos tempos.
O Blog pode ter exagerado na hora de criar o título ao dizer que Jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul, não por ser uma inverdade, mas por fazer um juízo de valor que não lhe caiba, ainda que se trate de um artigo.
Ainda assim nosso objetivo foi salientar o crescimento do jornalismo da Band Barra Mansa e fazer um alerta à perda gradativa de qualidade de alguns programas jornalísticos produzidos pela TV Rio Sul, sem levantar qualquer tipo de bandeira ou fazer lobby por algum profissional ou emissora.
Esperamos que a briga entre as emissoras se restrinja à luta diária por fazer um jornalismo de qualidade e não por fazer picuinhas ou intrigas e que isso tenha servido como reflexão para ambas as emissoras para que, de agora em diante, mirem-se cada vez mais para a produção de um jornalismo de qualidade, sabendo que tem muita gente de olho, pronta a elogiar ou criticar.


Esse é o jogo.



O Blog.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Canais de radioweb invadem região



Ainda engatinhando no que diz respeito a radioweb, a região começa a enxergar esse promissor mercado e vão surgindo aos poucos, novos canais de rádio voltados a internet.
Primeiro surgiu a 101 Radioweb, carregando o espólio de vinhetas e programas da antiga Rádio 101 FM. Ela havia surgido junto ao auge do orkut em 2005 e se manteve no ar por cerca de dois anos, até desaparecer.
Alguns anos depois surgiram a Rádio Unifoa e UBM, como projeto-escola para alunos de comunicação social das duas instituições de ensino. Elas são mantidas pelas próprias faculdades.
Acontece que agora, com a proliferação de redes sociais como Twitter e Facebook, pelo menos três novas webradios surgem quase que ao mesmo tempo na região. É o caso das voltarredondenses Play e Hits VR, e a Riosul Radio de Resende.
Curiosamente as três rádios surgem na mesma época e difundindo o mesmo tipo de programação: Música pop com ênfase em flash-backs.
Na Play já se pode verificar qual será a programação regular com os nomes dos programas entre outros detalhes, embora ela ainda não esteja no ar em definitivo. No seu endereço de web consta uma contagem regressiva para o início de suas operações. Conheça mais clicando aqui.
Já a Hits VR tem tocado músicas regularmente sem interrupções em suas transmissões. No entanto não há indícios de que terá uma programação regular, como no caso da Play. Conheça mais clicando aqui.
A Rio Sul Radio apresenta, assim como a Hits VR, uma operação regular musical e parece estar um pouco mas a frente da concorrência, embora apresente apenas um programa oficial em sua grade, e que tem o locutor Adolfo Maciel como apresentador. Além disso, a Rio Sul apresenta uma excelente qualidade de som em seu streaming. Conheça mais clicando aqui.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Notas 006

TVs do RJ

Hoje estreamos nossa coluna no site TVs do RJ fazendo um panorama do Rádio e da TV na Região Sul Fluminense. O primeiro post foi sobre a polêmica (também abordada aqui nesse blog) sobre as comparações entre os departamentos de jornalismo da Band e da TV Rio Sul, ganhando destaque a partir da ida de Adriano Lizarelli para a emissora barramansense. A coluna será atualizada todas as terças-feiras. Leia mais no site clicando aqui.


Duas de uma vez

Existe uma conversa de bastidores que vem ganhando corpo a cada dia que  pode causar uma reviravolta no mercado radiofônico da região. Como já havíamos noticiado anteriormente, existe uma grande chance do Grupo Bandeirantes instalar uma de suas emissoras de rádio na região. O que pode surpreender, no entanto, é que a emissora deve entrar no ar na mesma época da Rádio Mania. Acontece que as duas concessões teriam sido referendadas na mesma época, ou seja, contendo os mesmos prazos para quitação e implantação de serviço radiofônico. À conferir.



Atendendo a pedidos

No próximo programa Radialistas do Sul Fluminense, iremos disponibilizar alguns áudios da extinta rádio 101 FM para matar saudades. Se você também tiver algum material de áudio de algum locutor de rádio da região (antigo ou atual), envie-nos para rmouralocutor@bol.com.br


Rádio Play em definitivo

Depois de dois meses em fase de testes, finalmente a Rádio Play Web passará a transmistir em definitivo nesse final de semana. Já estarão sendo disponibilizadas vinhetas de expectativa e no início do mês de setembro já estréia a programação regular da rádio com todos os seus programas, teezers e programetes. É só aguardar.

domingo, 21 de agosto de 2011

Notas 005

Rio vai receber a Rádio Kiss FM
O assunto mais comentado do momento em sites e blogues especializados é a chegada da Rádio Kiss FM ao Rio de Janeiro. Ela será transmitida em 91,9 a partir da cidade-origem de sua concessão (São Gonçalo), mas já se negocia o funcionamento de seus transmissores no morro do Sumaré. Apesar de estar inscrita no Site Oficial da Anatel como rádio de Classe C (Baixa potência - 300 watts), a emissora deve ter em breve seu sinal ampliado e poderá alcançar todo o Grande Rio e até mesmo algumas cidades do interior. A curiosidade fica por conta da frequencia: 91,9 - Justamente a mesma que será utilizada pela Rádio Mania em Volta Redonda.

Porque a Rádio Mania não foi ao ar até hoje?
Desde que esse blog passou a discutir esse assunto a partir da publicação no Diário Oficial da União da Outorga que concede o direito à empresa Rádio Mania de Volta Redonda Ltda. de explorar sinal de radiodifusão em frequência modulada, muito se falou sobre os prazos. Informações desencontradas acabaram por nos induzir a erros, mas o que vale mesmo é o que está escrito. A publicação da outorga data de 2009, mas a autorização final de funcionamento com a confirmação do pagamento junto ao MiniCom, bem como a apresentação das garantias técnicas para o funcionamento efetivo da rádio só se deu em dezembro de 2010, justamente o prazo final que a rádio tinha para tal. Feito isso, a empresa ganhou mais um prazo para colocar a emissora para funcionar. As informações que obtivemos é que esse prazo seria de um ano a partir da publicação da tal quitação. Recentemente a Rádio Mania produziu uma peça publicitária publicada em alguns veículos de comunicação, sobre as futuras instalações da emissora na cidade do aço.
Fontes ligadas ao grupo afirmam que os testes de sinal da Rádio Mania em Volta Redonda começam em setembro.

Sílvio Santos em vias de se aposentar
Pelo menos da administração do SBT. Foi o que ele deu a entender na festa pelos 30 anos da emissora. O Dono do Baú reuniu cerca de 4,2 mil pessoas entre funcionários e colaboradores e fez um discurso emocionante. Em sua fala, Sílvio deixou claro que permanecerá apresentando programas, mas deixará o lado administrativo e a parte estratégica de programação para os "mais novos", referindo-se diretamente a sua filha Daniela Beyrutti, que já responde por importantes setores da emissora.
Daniela foi responsável por algumas estratégias importantes como a contratação de Roberto Justus e o retorno de Eliana a emissora, além de colocar a série Supernatural em horário nobre da programação. Daniela deverá ter mais autonomia no SBT, mas não deixará de ouvir os preciosos conselhos do pai.

sábado, 20 de agosto de 2011

Exclusivo: Publicidade da Mania confirma Volta Redonda como nova praça

Em algumas publicações especializadas em rádio, a FM Mania tem inserido uma publicidade falando sobre duas situações relevantes: A primeira é a confirmação de Volta Redonda como uma de suas próximas praças (ao lado de Brasília). A outra é a sua transmissão via satélite, encerrando assim a polêmica sobre a possível transmissão via streaming (pela internet).
A publicidade pode ser vista na publicação Rádio em Revista: Clique aqui.

Clipping: Um dia sem Globo



Internautas prometem boicote à Globo. Uma mobilização promovida por meio do Facebook convoca os brasileiros a boicotarem a Rede Globo por um dia. A campanha tem mais de 21 mil pessoas convidadas, sendo que pelo menos 4,2 mil confirmaram participação (confira).

A ação está marcada para acontecer no dia 29 de agosto, uma segunda-feira. Na ocasião, os envolvidos prometem postar uma "bateria de reclamações coletivas na página da Rede Globo, na aba ‘críticas’".

O intuito do "Um dia sem Rede Globo", conforme explica o criador da página, Samuel Quintans, é "mostrar pra Rede Globo quem depende de quem". "A única maneira de termos uma TV de qualidade é mexendo na sua audiência", diz.

"No dia 29/08/2011, quem estiver participando deverá também postar uma crítica a algum de seus programas (coisa não muito difícil de ser feita)", afirma Quintans. "Para que tenha efeito, é necessário o maior número de pessoas reclamando ao mesmo tempo."

Além do Facebook, os participantes também usarão o Twitter para protestar. As reclamações acerca do canal líder de audiência deverão ser postadas com a hashtag #desligaglobo

Fonte: Adnews

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pesquisa RSF Sensus

O Blog Radialistas do Sul Fluminense está realizando essa pesquisa sobre o comportamento dos radionautas quanto a audiência de rádio e TV na região.
Ao responderem o formulário, suas respostas serão imediatamente enviadas ao nosso banco de dados e brevemente divulgaremos o resultados. Obrigado a todos que participarem.

Jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul

Desde quando Adriano Lizareli assumiu a gerência de jornalismo da TV Bandeirantes de Barra Mansa, após anos na bancada do RJTV da TV Rio Sul, o jornalista assumiu um compromisso de transformar o jornalismo da emissora, afim de dar maior credibilidade ao canal.
A TV Bandeirantes de Barra Mansa passou por duas transições nos últimos anos: A primeira, quando foi repassada do Sistema Sul-Fluminense de Comunicação ao grupo de Daniel Azugaray (Editora Três), e a segunda, ao ser repassada para o próprio grupo que gere a Rede Bandeirantres.
O que se tem visto nesses poucos meses de gestão de Lizareli é uma grande evolução e já dá pra se dizer que o jornalismo da Band é superior ao da TV Rio Sul.
Enquanto o departamento de jornalismo da afiliada da TV Globo em Resende parece estar vivendo um momento de cortes no orçamento, com redução de externas e inclusão de plantões direto da redação sem qualquer produção compatível com os padrões globais (Repórter ao Vivo), além de promover jornalistas sem grande experiência de vídeo à reportagens externas e até mesmo ancoragem de jornalísticos, a Band BM esbanja-se em novos programas jornalísticos e envia equipes para vários cantos do estado onde a emissora possui alcance, que aliás, chega a cerca de 70 municípios.
Atualmente, além do Band Cidade, que substitui jornalísticos locais que já fizeram parte da grade da emissora como Jornal Regional e Jornal do Rio, nesses últimos meses foram implantados outros programas como o excelente Acontece Regional que vai ao ar todas as manhãs, e o Boa Tarde Interior, comandado pelo experiente radialista Uiara Araújo.
Outro destaque do jornalismo Band é o Entrevista Coletiva, comandado pelo próprio Lizareli, que vai ao ar aos Sábados às 20h15 e é um programa, pelo seu enfoque, pioneiro na região.
A TV Rio Sul já teve seus bons momentos no jornalismo local, quando exibia programas como o Rio Sul Debate e os plantões jornalísticos durante a programação, feitos com links ou matérias externas. Hoje se tem a impressão de que seus profissionais estão jogados às mínguas, fazendo jornalismo sem primar pela qualidade técnica, elemento fundamental para a televisão.
É fato que a TV Rio Sul carrega um grande crédito já que está há 20 anos no mercado regional, buscando evoluir conforme os parâmetros de sua matriz e por muito tempo mostrou ter um jornalismo mais bem elaborado que de seus concorrentes, mas de uns tempos para cá, a coisa parece estar mudando.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programa 001

Notas 004

Tema em foco: AM no FM
Muito se tem discutido em vários blogs e sites especializados e aqui não é diferente: A entrada das rádios AM no FM. Heródoto Barbeiro, renomado jornalista e fundador da CBN fala uma coisa bem interessante: Não existe esse negócio de rádio AM ser diferente da FM, é questão de tecnologia apenas, de faixa de frequencia. Tanto uma FM pode transmitir apenas notícias, quanto uma FM ter programação predominantemente musical. Agora vem o rádio digital e as faixas irão se confundir ainda mais, devido a similaridade na qualidade do som transmitido.
Aqui na região, a primeira experiência nesse sentido vem sendo realizada pela dobradinha entre Rádio Sul Fluminense AM e Califórnia FM, que transmitem em conjuto as programações matutinas e noturnas, além da jornada esportiva. A RBP FM de Barra do Piraí também retransmite alguns informativos da Barra do Piraí AM, assim como a Real FM transmite em conjunto um jornalístico da Agulhas Negras AM.
E você? O que acha? Deixe seu comentário.

Rede Globo Manda no Youtube
Logo a poderosa, que se auto intitula a defensora da democracia e da liberdade de expressão resolveu, em pleno século XXI, baixar medidas ditatoriais usando-se de seu imenso poder de influência.
Na semana passada a Rede Globo leu uma notícia sobre a suposta prisão de Clarice Coppetti ex-vice de TI da Caixa Econômica. Somente depois de três horas a emissora leu nota no JN reparando a informação, pois era falsa. O escândalo veio à tona poucos dias depois da emissora divulgar ostensivamente seu manual de normas jornalísticas, contrariando todas as etapas de tal confusão.
No entanto, se algum usuário quiser assistir o vídeo no Youtube, simplesmente não vai conseguir encontrar, pois as buscas são bloqueadas pelo sistema de busca do Youtube, quando existem palavras associadas como Clarisse Coppetti Globo Notícia Falsa Caixa Econômica. Não bastasse isso, ao se acessar a íntegra do Jornal Nacional do dia 10 de agosto (quando foi dada a correção da notícia), a informação foi suprimida da edição disponibilizada para a Internet.
O pior de tudo é que nem os termos sexo criança pedofilia, que deveriam ser bloqueados, o são. Esse é o poder da Globo...


Vem aí o Programa Radialistas do Sul Fluminense
Mais uma novidade pintando daqui a pouco para os radionautas de plantão. Estamos montando o programa Radialistas do Sul Fluminense, a ser exibido aqui no nosso blog e no Youtube. Toda semana traremos um resumão com as principais notícias e discussões do blog. Esse primeiro é só uma pequena amostra do que vem por aí. Daqui a pouco vocês poderão assistir. Aguardem.


Para Distrair (Palpites do Blog no Brasileirão)
Mais uma novidade para o pessoal que acompanha o blog. Como a maioria é apaixonada por futebol, resolvemos dar uma polemizada e apostar em cada rodada na vitória, empate ou derrota de cada time. Dá uma conferida aí e dê o seu palpite também:
Fluminense 1x1 Figueirense (Figueira é um time perigoso e está crescendo, enquanto o Flu patina)
Avaí 0x2 Vasco (Vasco comprova sua evolução vencendo fora)
Atlético-PR 1x0 Cruzeiro (Furacão em casa supera rapoza pelo placar mínimo. Joel balança no cargo)
Ceará 1x1 Grêmio (Jogo truncado e nervoso)
Santos 3x2 Coritiba (Reabilitação do time do Muricy que precisa muito da vitória em casa)
Internacional 2x2 Botafogo (Alvi-negro arranca empate heróico no Beira-Rio)
Atlético-MG 0x0 Corínthians (Jogo fechado não sai do zero)
Palmeiras 1x0 Bahia (Dificuldades para o alvi-verde, mas com vitória)
Flamengo 2x1 Atlético-GO (Jogo mais equilibrado sem R10, mas Fla vence em casa)
América-MG 2x2 São Paulo (Coelho segue atrapalhando os grandes)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Notas 003

Radialistas no Twitter

Agora você também pode acompanhar as novidades do Blog Radialistas do Sul Fluminense em nosso perfil no Twitter. Basta seguir @RadialistasSF e acompanhar o que rola de novo. E mais: Sua mensagem pode aparecer instantaneamente na lateral direita da página principal. Para isso, basta twittar usando a Tag #radialistasdosulfluminense e sua mensagem vai aparecer automaticamente.



Show da Madrugada

Conforme este blog antecipou, a Rádio Sul Fluminense AM (1390) e Rádio Califórnia FM (99,3) estréiam na próxima semana o Show da Madrugada. O programa será de variedades e terá muita música, notícias e participações. A apresentação deve ficar a cargo de Ricardo Caetano (Ex-101 e Califórnia), que volta à casa após 10 anos. O Show da Madrugada vai ao ar de Terça à Sábado, de meia-noite às 4h.



Gafe jornalística... Na Globo das normas jornalísticas

Menos de uma semana após todos os veículos do Sistema Globo de Comunicação anunciarem exaustivamente os seus pomposos princípios editoriais com um jornalismo de conduta ilibada, a TV Globo cometeu uma gafe jornalísitica gravíssima. Nesta quarta-feira (10) uma chamada do “Jornal Nacional”, exibida às 17h00, anunciou que a ex-vice-presidente de TI da Caixa Econômica Federal, Clarice Copetti, estava detida por ter por envolvimento nas fraudes do ministério do Turismo.
O pior é que, além da informação não ser verdadeira, ela só foi corrigida à noite no próprio JN. Sobre a situação constrangedora, Clarice comentou indignada: “Um veículo de comunicação me colocou como ré, me julgou, fazendo o papel do Judiciário, e me prendeu, fazendo o papel do Executivo. Ou seja, assumiu as funções do Estado brasileiro sem sequer procurar se informar sobre quem eu era”.
O pior é que não faz muito tempo (último domingo) eu estava lendo um dos itens das tais normas jornalísticas do SGC que diz: “A rapidez necessária ao trabalho jornalístico não se confunde com precipitação: nenhuma reportagem será publicada sem que esteja apurada dentro de parâmetros seguros de qualidade.”


PS: O Blog Radialistas do Sul Fluminense está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011, que elege os maiores blogs em atividade no Brasil. Pedimos aos bravos radionautas que diariamente visitam nossas páginas que dêem sua humilde contribuição, dando um voto pra gente. Contamos com vocês. para votar, basta clicar aqui.



Notas 002

Record AM de São Paulo abre espaço maior para IURD


Contrariando as teses de centenas de pessoas ligadas ao rádio, parece que o Grupo Record está dando um rumo que quase todo mundo temia para a octagenária Record AM. Segundo informações de sites especializados como o Tudo Rádio e o Comunique-se, a emissora irá abrir um espaço maior para programas produzidos pela Igreja Universal do Reino de Deus.
Só pra lembrar, a emissora mudou radicalmente sua programação há uma semana atrás, demitindo vários profissionais. Chegou-se a especular que isso seria o prenúncio da criação da Rede Record News de Rádio. Mas parece que não vai rolar...




Mais Igreja

 



O líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdomiro Santiago, fechou negócio com a TV Bandeirantes. A igreja comandada por ele irá substituir a Assembleia de Deus nas madrugadas da Band, segundo informações da Revista Veja.
A oferta para ter o espaço na Band equivaleu a mais que o dobro do que tem sido pago pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, nos últimos dois anos, na faixa de horário das 2h às 6h45.
A programação da Igreja Mundial do Poder de Deus começa a ser exibida a partir de outubro na Band, de domingo à domingo.


Gafe de Repórter no Paraná



Esse mico aí está bombando na internet. A repórter Geisah Batista da TV RPC (Afiliada Globo no Paraná) estava em um link ao vivo quando derrepente, no meio da matéria, ela para tudo pra atender o celular. A imagem logo retornou para os estúdios e o apresentador tratou logo de dizer que houve um problema técnico.




Record atropela ética











A diretoria da Portuguesa de Desportos publicou em seu site uma carta de repúdio contra a TV Record, por ter capturado imagens não-autorizadas do atacante Rafael Silva, de 19 anos.

Segundo a Lusa, a emissora entrou nas dependências do clube e, mesmo sem o aval dos responsáveis, gravou entrevista com o jogador, que está sendo investigado pela morte de sua companheira, a adolescente Flávia Lima, 16 anos. A garota morreu ao cair do 15° andar de um prédio na Vila Carrão, na capital paulista, em circunstâncias ainda não esclarecidas pela polícia.



PS: O Blog Radialistas do Sul Fluminense está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011, que elege os maiores blogs em atividade no Brasil. Pedimos aos bravos radionautas que diariamente visitam nossas páginas que dêem sua humilde contribuição, dando um voto pra gente. Contamos com vocês. para votar, basta clicar aqui.






quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Clipping: Flexibilização da Voz do Brasil ainda este ano

O projeto de lei que autoriza as emissoras de rádio a transmitir o programa A Voz do Brasil entre 19h e 22h deve ser apreciado no próximo dia 17, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. A proposta esteve na pauta da comissão desta quarta-feira (10). Entretanto, um pedido de vistas do deputado João Paulo Lima (PT/PE) adiou a votação do projeto, já aprovado pelo Senado. Para entrar em vigor, o PL 595/03 precisa ser aprovado na CCJ antes de ir a plenário e a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
A proposta foi apresentada pela primeira vez em 2003 e já tramitou em cinco comissões da Câmara e do Senado. De acordo com o texto, o programa pode começar entre 19h e 22h, cabendo a cada emissora escolher o melhor horário conforme suas necessidades comerciais. As emissoras públicas, no entanto, continuam a veicular o programa às 19h.
O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, acredita que o projeto será aprovado ainda neste ano. “A proposta é debatida no Congresso há quase uma década. Hoje, a discussão sobre a proposta de flexibilização atingiu um nível de maturidade satisfatório, com apoio de parlamentares de todos os partidos”, afirma.



Com informações da Assessoria de Imprensa da Abert e do site TudoRadio.com


PS: O Blog Radialistas do Sul Fluminense está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011, que elege os maiores blogs em atividade no Brasil. Pedimos aos bravos radionautas que diariamente visitam nossas páginas que dêem sua humilde contribuição, dando um voto pra gente. Contamos com vocês. para votar, basta clicar aqui.





Notas 001

Respondendo aos Radionautas
Aqui vai uma seção meio ombudsman que o Blog disponibiliza para algumas indagações dos radionautas quanto à várias questões debatidas aqui:
- Programa Ídolos: A empresa Freemantle Media (INFORMAÇÃO CORRIGIDA) é a verdadeira proprietária da marca em todo o mundo. O SBT contratou o formato por algumas temporadas, mas depois não quis mais. A Record então comprou os direitos e passou a exibir o programa. No entanto, uma manobra arquitetada pelo SBT manteve os jurados e mudou o nome do programa para Astros, porém com mesmo formato. A Endemol moveu uma ação contra o SBT, que teve que retirar o programa do ar.
- AM Digital: Ainda está sendo muito discutida a mudança para o rádio digital. Muitos empresários de comunicação ainda se mostram contrário às mudanças por não haver ainda uma definição do governo sobre o real formato a ser usado. Mas o digital é uma tendência inevitável (Grifo nosso).
- Rádio Volta Redonda FM: Pelo que se sabe, após o fechamento do Colégio Cem, o proprietário da Autorga da então Rádio Cultura Cem, teria repassado-a para o grupo ligado ao Edson Albertassi que, por conseguinte, mudou o nome para Volta Redonda. Após várias empreitadas sem sucesso, a rádio foi repassada recentemente a um grupo com novas idéias e que buscaram inicialmente repetir o programa Dário de Paula em acordo com a Trupe Comunicação. Lembrando que o programa é uma produção independente e não tem vínculo direto com a Rádio 88 FM.
- Aniversário das rádios: Em breve disponibilizaremos as datas de inauguração de todas as emissoras de rádio da região.

Play a pleno vapor
Faltam 25 dias para o início oficial da Rádio Play e a programação experimental segue tocando direto. Uma mescla do melhor da música pop nacional e internacional com sucessos do presente e do passado. Se você tiver a fm de ter sua voz registrada durante a programação, mande um arquivo de áudio com uma gravação sua para radioplayweb@bol.com.br
O padrão é: Aqui é Fulano de Tal moro no bairro e cidade tal e quero ouvir musica tal porque eu também sou Play.
É só enviar e esperar a sua vinheta rolando na rádio.

TopBlog em pauta
Gostaríamos de agradecer imensamente aos radionautas que tem se mobilizado através das redes sociais na busca por votos para este blog na categoria Comunicação & Marketing do Prêmio TopBlog 2011 que premia os melhores blogs do Brasil. Agradecemos também a turma que tem votado e ajudado o nosso número a aumentar cada vez mais. Ontem o radialista Sílvio Alves na pré-hora do jogo entre Flamengo x Atlético-PR, pela Rádio Sul Fluminense AM/Califórnia FM  falou sobre a participação do Radialistas do Sul Fluminense no Prêmio TopBlog 2011. Valeu Sílvio, valeu pessoal.
Continuem votando. Para votar, clique aqui.

Energia no ar
Amigos próximos me afirmam com veemência: Vem aí - Rede Energia. Cabeça de rede em Volta Redonda, 3 emissoras próprias espalhadas pelo estado do Rio e algumas afiliadas em Minas e São Paulo.

Obs: No trecho grifado em vermelho de informação corrigida, haviamos falado que a Endemol era a detentora do Programa Ídolos. Na verdade, a empresa holandesa é dona do Big Brother. Obrigado pela correção Duduzinho.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Artigo: Bastidores da guerra Globo x Record

Já não é de hoje que os Marinho vivem em pé de guerra com o clã da Igreja Universal. Mas parece que agora essa guerra ganha contornos ainda maiores com as novas investidas do Grupo do Bispo, e que certamente tem modificado o comportamento pelos lados da emissora do Jardim Botânico.
Esse mais novo capítulo protagonizado pela toda poderosa sobre a norma de conduta jornalística do SGC é apenas uma das muitas estratégias que os Marinho estão propondo para tentar minar o crescimento do Grupo Record.
O medo da Globo se justifica em números: A audiencia da Rede Record de Televisão tem crescido em média diária e de forma consistente a cada ano. Segundo especialistas em comportamento de audiência televisiva, esse tipo de crescimento é muito mais perigoso para a concorrência do que índices expressivos de audiência em uma novela ou filme (coisa que acontecia com SBT e Manchete anos atrás). O que tem ocorrido com a Record é a consolidação de seu crescimento, enquanto a Globo vê sua audiência média nacional diminuir a cada ano.
Outra estratégia que a Rede Globo tem tomado é buscar a confiança do público evangélico, que também cresce no país inteiro e carrega historicamente uma certa ojeriza às Organizações Globo, muito por conta dos conselhos de bispos e pastores evangélicos.
O primeiro passo dado, ainda que tímido, foi criar um núcleo na distribuidora de discos Som Livre, voltado especificamente ao público Gospel. Na carona dessa medida, vieram algumas canções que serviram de temas em trilhas sonoras de novelas e séries da TV Globo.
Agora a Rede Globo planeja criar um mega-festival gospel no fim do ano na cidade do Rio de Janeiro, como jamais visto na TV Brasileira e que terá grandes nomes da música evangélica nacional.
Por outro lado, o grupo do Bispo já se movimenta e promete chumbo grosso para cima dos Marinho: Reportagens comprometedoras sobre o esquema Globo x CBF estão na pauta e podem vir a tona a qualquer momento na programação da Record.
Além disso os assessores diretos de Macedo estariam replanejando toda a estrutura de emissoras de rádio do grupo, que hoje já possui mais canais que o Grupo Globo. A maioria dessas emissoras estão atreladas ao projeto Rede Aleluia, que conta com uma mega rede de rádios espalhadas por todo o país, mas que contam com índices de audiência muito baixo. Embora a Aleluia tenha sido um dos embriões na área de comunicações do Grupo Universal, sua estratégia estaria sendo repensada e, com possibilidade até de ser transformada em uma rede de rádios all news.
Estão na pauta também, a criação de um jornal impresso diário com circulação nacional e a consolidação do Portal R7.
Essa briga, que está só começando, promete ainda muitas emoções.

PS: Estamos participando pela primeira vez do Prêmio TopBlog que premia os principais blogs existentes no Brasil. Contamos com o seu voto. Para votar, basta clicar aqui. Obrigado pela força.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Poucas e boas

Top Blog 2011


O Blog Radialistas do Sul Fluminense está concorrendo ao Prêmio Top Blog 2011, que elege os maiores blogs em atividade no Brasil. Pedimos aos bravos radionautas que diariamente visitam nossas páginas que dêem sua humilde contribuição, dando um voto pra gente. Contamos com vocês. para votar, basta clicar aqui.



Balanço Esportivo será diário

Após 3 anos de estrada, o programa Balanço Esportivo RJ vai virar diário. O programa apresentado por Edilson Silva (foto) vai trocar de nome, passará a ter um volume maior de convidados e irá ao ao pela CNT Rio todos os dias, a partir das 12h, com 30 minutos de duração.
Com novo cenário, a atração vai ser exibida sem concorrência em âmbito local, já que o Jogo Aberto Rio e o Globo Esporte são exibidos após às 12h30m.




Dário de Paula também na Volta Redonda FM

Além de ser transmitido através dos 88,3 da 88 FM, o Programa Dário De Paula também passa e ser transmitido pela Rádio Volta Redonda FM (87,5). Os novos administradores da emissora fizeram um acordo com a Trupe Comunicação (empresa responsável pelo programa), onde a emissora comunitária poderá repetir o sinal da 88 durante o horário. Essa é a primeira ação desse tipo envolvendo um programa de rádio na região.



Bafafá da Record

Amigos ligados ao Gurpo Record me juraram "de pé junto" que a partir de setembro pipocarão novidades no rádio. Será?????


Mudança de Horários no Brasileirão

A CBF divulgou nessa terça um comunicado onde altera a padrionização dos jogos das séries A e B do Campeonato Brasileiro 2011. A alteração entra em vigor já a partir da 18a. Rodada.
Com as modificações, as emissoras de rádio que transmitem as partidas de futebol já podem comemorar: É que como alguns jogos tinham início às 19h30, nesse horário as emissoras são obrigadas a transmitir a Voz do Brasil. Com isso elas passavam o início do jogo apenas pela internet e só a partir das 20h transmitiam para o rádio convencional. Agora não terão mais esse problema, pois esses jogos agora passaram para às 20h30m.

Confira os novos horários:

Série A
Quartas-feiras – 20h30m e 21h50m
Quintas-feiras – 20h30m
Sábados – 18h
Domingos – 16h e 18h
Série B
Terças-feiras – 20h30m
Sextas-feiras – 20h30m
Sábados – 16h e 16h20m


Varredura em Vassouras (sem trocadilho)

O clima anda tenso na cidade de Vassouras. A Polícia Federal esteve fazendo uma varredura geral para fechar emissoras de rádio clandestinas. As três emissoras ditas piratas do município estão fora do ar, segundo informações: Nossa Rádio,FM 107 (antiga Unisul) e Sem fronteiras. Até o momento não se sabe se os agentes da PF apreenderam equipamentos dessas rádios.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mudanças na Record AM geram expeculações

No último sábado, o mercado radiofônico foi surpreendido com a mudança radical na programação da Rádio Record AM 1000 khz (tradicional emissora de variedades da capital paulista) comunicada pela assessoria de imprensa do Grupo Record, sem maiores detalhes.
No entanto já se expecula nos bastidores, que essa mudança faria parte da estratégia de agora colocar em prática aquele projeto (já noticiado nesse blog) de uma rede de rádios allnews ao estilo CBN e Bandnews.
Para dar o ponta-pé inicial ao projeto, o grupo disponibilizaria, além do canal 1000 khz da Record, o 99,3 FM, que atualmente transmite programação da Rede Aleluia. As duas seriam uma espécie de cabeça de rede, que ainda contaria com toda a estrutura da TV Record News, inclusive disponibilizando o jornalista Heródoto Barbero como principal âncora da emissora.
A segunda etapa do projeto, seria a formação da rede em todo o país, que deve contar com outras emissoras da Rede Aleluia.
Ainda com informações que pipocam em vários blogs, fóruns e sites, essa nova estratégia do Grupo Record esbarra em uma série de conflitos internos entre pastores que lideram subgrupos divergentes. Por isso a rádio Record News ainda não teria saído do papel. Comenta-se que o grupo deve fazer uma verdadeira varredura em suas emissoras (principalmente as atreladas a Rede Aleluia) para se saber quais são rentáveis e quais geram prejuízo financeiro (nesse caso, as que possuem pouco poder de arrecadação para as sedes da IURD).
Na região, comenta-se que, através de pesquisas encomendadas pela Igreja Universal, a Rádio 101 FM de Volta Redonda (que transmite a programação da Aleluia) tem apresentado índices considerados pífios de audiência onde muitas pessoas chegam até a dizer que desconhecem a existência da emissora.
O grupo ligado a linha dita secular teria convencido o Bispo Edir Macedo a rever a estratégia das empresas de comunicação, o que teria aborrecido o grupo ligado a linha religiosa, que defende a Rede Aleluia e os programas religiosos da TV como principal meio de arrecadação da Igreja.
Esse conflito de interesses tem gerado situações inusitadas dentro do grupo, como a orientação aos fiés da Universal para que não assistam a programas como Fazenda 4, exibido pela TV Record.
O próprio Bispo Edir Macedo teria ficado possesso com esses conflitos e dito que não toleraria mais atitudes como essa.
Com a palavra...os radionautas.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Curtas e quentes

Bomba: Grupo Bandeirantes pode se instalar em Rio Claro

Chega-nos uma informação exclusiva de bastidores que o Grupo Bandeirantes estaria adquirindo uma concessão de rádio para operar em Frequência Modulada na cidade de Rio Claro, estado do Rio de Janeiro.
A estratégia do grupo com a concessão, seria operar uma rádio que irradie seu sinal para os mercados de Barra Mansa, Volta Redonda, Resende e Angra dos Reis aproveitando-se da localização do município que possibilita esse raio de alcance.
Não se sabe no entanto, qual emissora do grupo viria para o município. Estão cotadas as Rádios Band FM e Nativa FM. Corre por fora a Band News.




Dário de Paula narrador esportivo

Pra quem não sabe, o radialista Dário de Paula (88 FM) já brilhou também como narrador esportivo. E para relembrar essa passagem histórica, postamos o áudio da narração de um gol do Flamengo contra o Argentino Jrs. em 1989, quando Dário emprestava sua voz para a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Confira:






Edilson Silva no Canal 36

Agora a cidade de Volta Redonda também vai poder acompanhar o programa Balanço Esportivo, apresentado pelo filho da terra Edilson Silva - Pelo menos os que assinam a NET (TV Sim). É que o programa será transmitido também pelo Canal 36 do amigo Jader Costa. Vale conferir.



Record em crise?

A informação surgiu no final da tarde: a Rádio Record demitiu todos os seus funcionários. A assessoria de imprensa informou que se trata de um “reposicionamento estratégico”, sem dar maiores detalhes.  A partir de agora, a emissora vai tocar apenas músicas e terá algo de jornalismo. Comenta-se que o jornalismo se limitará agora a leitura de notícias coletadas pela Internet. Vale lembrar que há pouco tempo, a TV Record promoveu um corte de horas extras dos funcionários das produções dos programas. Os bispos da IURD estão apertando os cintos e aquela crise que já publicamos em post anterior já reflete bem isso. Uma nova etapa a se considerar seria o início das vendas de algumas emissoras que o grupo adquiriu (como a Rede Aleluia, por exemplo). Será?????




Curso de Locução

Atendendo a muitos pedidos, estamos organizando um curso de locução para Rádio, TV e eventos, que deverá ter início em outubro com aulas aos sábados. O curso terá duração de três meses. Peça a minuta do curso com valores, horário e local através do e-mail: rmouralocutor@bol.com.br

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Novas curtas

Guerra Universal
Uma bomba está prestes a estourar entre os graúdos da alta cúpula da Igreja Universal. Acontece que vários bispos que estão logo abaixo de Edir Macedo na hierarquia do grupo estão trocando farpas entre eles. O estopim teria sido o fato da Igreja orientar aos fiéis que não assistam ao programa Fazenda 4, que é exibido na TV Record (que pertence ao grupo). Outro fato é a proposta de jejum de informação aos fiés, que não podem, entre outras coisas, ouvir Rádio Record, assistir TV Record nem acessar o portal R7. A briga é maior do que se imagina e pode mexer consideravelmente na estrutura dos veículos de comunicação do grupo.

Do Pontual para o Plaza
Após cair por terra a informação de que as instalações da Rádio Mania seriam no Pontual Shopping (na verdade foi montado um novo estúdio de gravação no local), agora crescem novamente as especulações de que a rádio esteja se instalando no Edifício Plaza no Aterrado. Um técnico em telecomunicações que já presta serviços para rádios da região e que é dito como o responsável técnico da Rádio Mania em Volta Redonda, foi visto circulando pelo edifício com cabos e equipamentos, provavelmente para a montagem da rádio. Funcionários de uma empresa que, noticia-se, estar associada a Mania, também são frequentemente vistos nas imediações.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Testes da Rádio Play avançam

Durante essa semana, os radionautas que acessarem a Rádio Play Web já podem ouvir os testes da nova rádio com algumas vinhetas e até boletins noticiosos. Em uma parceria com a Agência Rádio Web que disponibiliza teezers jornalísticos às emissoras conveniadas, a Play pretende estender essa experiência para além do período experimental.
Em breve, estarão sendo disponiilizadas algumas vinhetas de expectativa falando sobre os programas da Rádio Play.

Ouça e faça a sua avaliação.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Balanço do Blog (Julho 2011)

Conforme prometemos, aí está o balanço do Blog no mês de Julho, com uma avaliação sobre postagens, comentários e audiência.

O mês de julho registrou o 2° maior número de acessos desde o início de nossa contagem oficial (julho de 2010), com 1830 acessos.

Confira o ranking:

1° - Abril/11 - 2179 acessos (72,63 por dia)
2° - Julho/11 - 1830 acessos (59,03 por dia)
3° - Março/11 - 1775 acessos (57,25 por dia)
4° - Maio/11 - 1758 acessos (56,31 por dia)
5° - Junho/11 - 1556 acessos (51,87 por dia)
6° - Dezembro/10 - 1506 acessos (48,58 por dia)
7° - Fevereiro/11 - 1184 acessos (42,29 por dia)
8° - Janeiro/11 - 1152 acessos (37,16 por dia)
9° - Novembro/10 - 1102 acessos (36,73 por dia)
10° - Outubro/10 - 607 acessos (19,58 por dia)

O dia 23 registrou o maior índice de acessos diários do mês, alcançando 87 acessos, muito por conta da postagem daquele dia que falava sobre a ampliação do sinal da Rádio RBP. O post recebeu o número recorde de 47 comentários

Ranking de Postagens mais comentadas:
1° - RBP vai ter ampliação de sinal (22jul) - 47 comentários
2° - Poucas e boas (26jul) - 32 comentários
3° - Respondendo (2jul) - 20 comentários
4° - Fenômenos da Radiofrequência (8jul) - 19 comentários
5° - Curtinhas do Blog (14jul) e
       Respondendo 2 (6jul) - 18 comentários
7° - História dos 920 AM em Volta Redonda (7jul) - 13 comentários
8° - Curtinhas (20jul)  e
       Novo Visual (11jul) - 7 Comentários

O que se pode observar no mês de julho nos comentários dos blogonautas, foi a grande preocupação com o sinal das emissoras de rádio da região e nos mostrou que por aqui existem mais diexistas do que imaginávamos. Dúvidas foram tiradas sobre radiofrequência e a discussão parece não ter fim, tamanhas as divergências de opiniões quando o assunto é alcance de sinal por parte das emissoras.
Outro fator que marcou o mês de julho, foi que os radionautas deixaram um pouco de lado as discussões quanto a chegada (ou não) da Rádio Mania. Assim como este blog, os amigos já devem estar exaustos de tantos alarmes falsos e expectativas frustradas.

Os maiores Comentaristas:
Valorizando a participação dos nossos bravos radionautas, postamos aqui também, um ranking especial de participação de cada um, salientando porém, que muitos estão deixando comentários como anônimos, ou se identificando de forma errada. O único que posta usando o seu perfil google é o amigo Markos Paulo. O duduzinho, a Thayssa, o Deivison, o Carlos e o Lincoln utilizam uma porta que dá a oportunidade de eles colocarem seus nomes, mas não comprovam a autenticidade da identificação. Outros como o fernando, o denis, entre outros, apresentam-se como Anônimos, mas assinam o comentário no final. De qualquer maneira, mesmo com as dificuldades, formulamos um ranking. Vejamos:
1° - Markos Paulo - 34 comentários
2° - Fernando - 30 comentários
3° - Duduzinho - 15 comentários
4° - Thayssa - 11 comentários
5° - Denis - 8 comentários
6° - Carlos e Lincoln - 3 comentários
8° - Deivison Manzoni, Anderson e Ernani - 2 Comentários
11° - Reginaldo, Vanessa, Michel, Carlos Eduardo e Junior - 1 Comentário
Anônimos - 71 comentários

Continuem participando e, de preferência, identifiquem-se para uma melhor avaliação do blog. Contamos com vocês.