terça-feira, 26 de julho de 2011

Poucas e boas

Flumisul 2011
Parece que o Sistema Sul Fluminense de Comunicação quer fazer bastante "barulho" na Flumisul, evento de negócios que começa hoje, terça-feira.
Além de estar com um estande expondo todas as emissoras do sistema, as rádios também estarão com links ao vivo durante a programação, transmitindo direto do Parque da Cidade.

88 FM pode mudar de nome
Segundo uma nova resolução da Anatel que já está em tempo de ser publicada, a Rádio 88 FM, que opera na frequencia de 88,3 deverá mudar sua frequência para 93,1 por conta da sua mudança de classe. A direção da emissora reclamou muito, já que o seu nome e marca estão diretamente associados a sua frequencia e essa mudança poderá abalar muito sua marca. O principal problema é que a Anatel entende que o 88 FM não consta como nome fantasia e sim o Energia FM, conforme registrado há anos, antes mesmo da chegada de Albertassi à direção da emissora. Isso ainda vai render.

Polêmica das Potências das rádios
Muito se fala na potência das emissoras de rádio da região, já que muitos radionautas se utilizam de dados do site Tudo Rádio ou da própria Anatel e ficam em dúvida sobre várias questões.
Acontece que, nem sempre o fato de estar publicada uma determinada potência, significa que a rádio esteja usando toda essa capacidade. Muitas dessas publicações são recentes e as emissoras ainda não capitalizaram o suficiente para adquirir novos equipamentos. Em outros casos, alguns equipamentos (muitas vezes antigos) não conseguem operar em sua capacidade máxima.
Segundo algumas informações de técnicos em radiodifusão da região, as emissoras FM operam com as seguintes potências: (INFORMAÇÃO CORRIGIDA)
Sociedade FM, Real e 88 FM - 10.000 watts
Cidade do Aço, 96 e 101 - 5.000 watts
Califórnia FM e RBP FM - 3.000 watts
Resende FM - 1.000 watts

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Mais novidades no Blog

No pacote de novidades que o Blog Radialistas do Sul Fluminense está lançando este mês temos mais duas:
- Vamos lançar as colunas dos radialistas, onde alguns radialistas da região escreverão artigos sobre o rádio de seus pontos de vista e que serão atualizados periodicamente em nosso blog.
- A outra novidade é que sempre ao final do mês, postaremos um balanço mensal falando sobre os posts de maior repercussão do blog, citaremos alguns comentários de radionautas que forem relevantes além de dados estatísticos do Blog.


Lembrando que em breve estaremos lançando os nossos perfis no Twitter e no Facebook.

sábado, 23 de julho de 2011

Rádio Play em testes


A Radio Play Web iniciou seus testes de som nesse sábado às 15 horas. A primeira Rádio Web comercial de Volta Redonda estreará sua programação na primeira semana de setembro.
Por enquanto, só músicas, mas logo logo entrarão algumas vinhetas de expectativa pra galera entrar no clima da nova rádio.
Os testes deverão ser retomados durante à noite e se estenderão pela madrugada.
Quer dar uma espiada??? Clique Aqui

sexta-feira, 22 de julho de 2011

RBP vai ter ampliação no sinal



A Anatel acatou os pedidos de aumento de potência / ampliação do raio de proteção de várias estações de rádios em FM dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O órgão levou em consideração o resultado da Consulta Pública n. 03 de 20 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial do dia 21 subseqüente, e da Consulta Pública n. 21 de 29/04/2011, publicada no Diário Oficial do dia 02/05/2011, promoveu nesta segunda-feira através do ATO n. 4.565 de 29/06/2011.
Entre as emissoras contempladas está a RBP FM (89,9) de Barra do Piraí. As mudanças deverão ocorrer a partir de 90 dias, conforme acompanhamento de técnicos da Anatel e o encaminhamento da documentação necessária por parte das estações envolvidas.
Com a ampliação do sinal, a emissora barrense espera disputar o mercado publicitário de Barra Mansa e Volta Redonda (os maiores da região), já que atualmente ela não chega aos municípios com qualidade plena.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mapeamento alterado

Após analisarmos todos os pontos de Volta Redonda, resolvemos alterar nosso mapeamento realizado anteriormente para o escaneamento do dial do município. Com isso, ficam valendo as seguintes áreas aferidas:

01 - Água Limpa (Alto)
02 - São Geraldo (Baixo)
03 - Três Poços (Baixo)
04 - Santo Agostinho (Baixo)
05 - Niterói (Baixo)
06 - Santa Cruz (Baixo)
07 - São Luiz (Baixo)
08 - Retiro (Baixo)
09 - Siderlândia (Alto)
10 - Conforto (Baixo)
11 - Casa de Pedra (Baixo)
12 - Laranjal (Alto)
13 - Aterrado (Baixo)

Por conta dessas alterações, o resultado deverá sair apenas em meados de agosto.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Curtinhas

Felicidade no rádio
Recentemente cientistas europeus realizaram estudos do comportamento humano e constataram que o rádio é o veículo de comunicação que gera a maior sensação de felicidade entre as pessoas. Em segundo veio a televisão e em terceiro a Internet. Isso prova mais uma vez a grande importância do nosso maltratado e querido rádio, que precisa se reinventar para não perder essa "felicidade" de seu público fiel. Com a palavra, os radionautas.

Flexibilização da Voz do Brasil
Já não é de hoje que se discute esse tema que ganha contornos de novela que não acaba nunca. Mas parece que dessa vez a coisa anda: Deve ser votada ainda esse ano, uma lei que permite as rádios flexibilizarem o horário de exibição da Voz do Brasil, o que seria um alento principalmente para as prestadoras de serviço e uma arma a mais na luta pela concorrência entre as rádios. Vamos aguardar, já que esse projeto tramita na Câmara há mais de dez anos...

Sinal estranho
Um amigo me ligou ontem para informar que, por volta das 20h ele ouviu algumas interferências estranhas na frequência 91,9 (que será da Mania FM). Ele me disse que estava nas imediações do bairro Volta Grande em Volta Redonda e o tal sinal permaneceu por cerca de vinte minutos, por vezes cortando o sinal da rádio pirata que opera na frequência. Até o momento, não há nenhuma informação que dê conta do início das operações em caráter experimental da Rádio Mania, até porque, pelo que se sabe, ainda não foram instalados seus equipamentos.

E a Record News?
Muito se falou no início do ano sobre o surgimento da Rede Record News de Rádio, mas parece ter sido pura especulação. No início, diziam que a Rede Aleluia seria transformada na rede de notícias, mas a julgar pelo padrão dos noticiários da emissora (que utiliza sites de agências de web notícias), ela não seguraria uma programação allnews 24 horas NUNCA. Depois, começaram a propagar que o Bispo Macedo compraria a Rede Transamérica - Alarme falso - A Rede anda fazendo altos investimentos em equipamentos e consultoria e deverá lançar em 2012 uma grande reformulação em sua programação.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Curtinhas do Blog

Falta pouco
O trabalho de escaneamento completo do dial em Volta Redonda já está quase concluído e o radionauta poderá ter a oportunidade de verificar as emissoras de rádio captadas em cada região da cidade e o nível de sinal de cada uma.
Os níveis de sinal são: 5 - Local com qualidade; 4 - Local com ruídos; 3 - Razoável; 4 - Ruim; 5 - Péssimo.
As localidades aferidas são: Água Limpa, Aterrado, Belvedere, Conforto, Jardim Amália, Laranjal, Retiro, Santa Cruz, Siderlândia, Três Poços, Vila Mury, Vila Santa Cecília e Volta Grande.

Mania no Pontual
Crescem os boatos sobre as instalações da Rádio Mania serem no Pontual Shopping. No entanto, ninguém fala ainda sobre a chegada de equipamentos radiofônicos no local. Tudo ainda caminha em clima de mistério...

Mais novidades
Em breve os ouvintes das Rádios Sul Fluminense AM 1390 e Califórnia FM 99,3 terão uma grata superpresa: É que as duas vão transmitir um novo programa para agitar as madrugadas em um projeto inédito na região, com músicas, notícias e muito mais. É só aguardar...

Flumisul
Entre os dias 26 e 30 de julho acontece a 14ª FLUMISUL - Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense, no Parque da Cidade em Barra Mansa.
Pro pessoal que gosta de rádio e quer conhecer seus locutores preferidos, o Sistema Sul Fluminense de Comunicação estará com Stande apresentando seus projetos e profissionais das cinco emissoras que o compoe: Sociedade, Cidade do Aço, Sul Fluminense AM, Sul Fluminense Fm e Califórnia FM. Uma ótima oportunidade pra trocar idéias e sugestões.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Curtinhas

Globo x Universal
Mais um round dessa briga entre os dois poderes deu vitória aos Marinho. É que a Igreja Universal tentou ganhar uma grana na justiça já que em certa ocasião do Arnaldo Jabor meteu a lenha na Igreja do Bispo Macedo em seu programa na CBN. O comentário havia sido motivado por causa dos R$ 10 milhões apreendidos com o Bispo e deputado João Batista Ramos. O tom irônico (marca registrada de Jabor) irritou a cúpula da Universal que tentou levar uma idenização por danos morais, sem sucesso. Tadinhos...

História do rádio
Atendendo a pedidos, em breve teremos uma página em nosso blog contando a história das rádios na região. A grande novidade é que os nossos radionautas poderão enriquecer as histórias contando fatos que se lembrarem, através dos comentários. O blog fará uma triagem e publicará o que for relevante.

Mania no futebol
As duas únicas rádios da região VRxBM que transmitem futebol já devem estar se preparando para mudanças, já que devem ter uma concorrente de peso. E o que é pior, no FM. É que a Rádio Mania está montando uma equipe de esportes e deverá transmitir jogos de futebol ainda esse ano. Como ela possui emissora em várias praças importantes, deverá contratar porfissionais gabaritados e montar uma estrutura de ponta para essas transmissões. Comércio e Sul Fluminense/Califórnia que se cuidem...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Novo Visual

A partir de hoje, o Blog RADIALISTAS DO SUL FLUMINENSE lança seu novo visual, com alteração no layout e também em alguns itens de conteúdo.
A primeira etapa das mudanças (que já podem ser observadas), é a alteração do plano de fundo e da logomarca, além dos ícones de acesso ás rádios da região que podem ser ouvidas pela internet. Para facilitar a visualização dos radionautas, colocamos as logomarcas das rádios, a cidade e a frequencia de cada uma.
Na segunda etapa de mudanças, que deveram ocorrer nas próximas semanas, estará a volta do HOT 40, com atualizações semanais das músicas mais tocadas nas rádios da região.
Outra mudança que poderá ser observada em breve é a página da Galeria dos Radialistas, onde serão postados vídeos com o trabalho de cada radialista da região.

O que você achou? Comente.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Fenômenos da radiofrequência

Muito se fala aqui no blog sobre fenômenos relacionados a radiodifusão, com relatos bem interessantes de emissoras da região alcançarem longas e improváveis distâncias.
Em 1996 quando a 101 FM surgiu com a carga máxima de potência de seus transmissores, houve relatos de que a rádio alcançou lugares como Taubaté e Pindamonhangaba em São Paulo, a longínqua cidade de Lagoa em Minas Gerais e Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.
Outra emissora da região que atingia alguns bairros do Rio de Janeiro era a Sudoeste FM.
Recentemente vimos relatos de já terem ouvido a RBP também na Barra da Tijuca.
Quando alcançamos pontos mais altos da cidade, conseguimos captar dezenas de emissoras de Rio e São Paulo.
Fenômenos como esse são mais comuns do que se pensa. Os "Diexistas", que são pessoas que tem por hobby, localizar emissoras de rádio dos mais variados lugares, conseguem captar esses sinais com muito mais facilidade.
Assim como os Diexistas, técnicos especializados em radiodifusão explicam que para ocorrerem esses fenômenos de radiofrequencia, é necessária uma conjunção de fatores, que envolvem a localização da antena transmissora, da antena receptora, campo magnético local e até mesmo a umidade relativa do ar.
Um sinal de rádio é espalhado pelo espaço e, embora as ondas eletromagneticas tenham uma direção certa, elas se espalham de acordo com as condições do tempo. As antenas receptoras funcionam como um imã que atrai essas ondas, ou seja: Quanto mais potente a antena receptora, mais sinais ela terá condições de captar, independentemente de onde eles originam.
Existem também alguns morros que possuem um forte campo magnético que podem criar uma espécie de barreira para a propagação do sinal da rádio. Um exemplo fiel disso é quando se passa em um túnel e instantaneamente o sinal das rádios some por completo.
No AM esse fenômeno é percebido por mais vezes. A faixa conhecida por Ondas Tropicais, consegue inclusive fazer transmissões que atravessam países. Para quem tem um aparelho de rádio que possui as faixas SW e LW ou OC e OT, aqui na região, pode ouvir, por exemplo, com grande nitidez, a Radio France Internacional, além de várias emissoras do interior paulista e do Mercosul.

Quer contribuir com essa discussão? Faça um scan em seu dial e nos envie a sua localidade e as emissoras que localizou.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

História dos 920 AM em Volta Redonda

Atendendo a solicitação de nossos radionautas, o blog pesquisou um pouco da história da 920 AM que hoje pertence ao Grupo Aleluia (Igreja Universal).
Tudo começou com a Rádio Siderúrgica: Emissora pioneira da região e que teve, à época, um dos estúdios mais modernos da América Latina, com instalações que copiavam fielmente os estúdios da mundialmente conhecida BBC de Londres. Nessa época utilizava ainda o canal 1500 khz e os estúdios ficavam localizados no bairro Laranjal.
Nos anos 80 a Rádio Siderúrgica foi privatizada, dando espaço à Rádio Stereo Sul. Ao final dos anos 80 ela foi arrendada a Edson Albertassi (junto com a FM) para a difusão de programação evangélica. Com a saída de Albertassi (que havia comprado a 88 FM), a rádio logo em seguida foi vendida ao Sistema Porto Real de Comunicação. Em 1995, ela deixa de ser Stereo Sul e passa a se chamar Volta Redonda AM, trocando os 1500 khz para 920 khz. Alguns radialistas se destacaram, como Nonô dos Canarinhos, Lilian Alves e Adriana Lever.
Em 99 a emissora saiu dos históricos estúdios do Laranjal, transferindo-se para o bairro São Luiz.
No início dos anos 2000, a emissora fez um acordo de filiação com a Rede CBN de rádio, implantando um sistema inédito de informação na região. Alguns profissionais de radiojornalismo se destacaram como Jefferson Machado, Marluce Martins e Renato Natividade.
Em 2003, com a transferência da rádio à Igreja Universal, a emissora passou a se chamar Rádio Sociedade de Volta Redonda, retransmitindo a programação da Rede Aleluia.
Atualmente seus estúdios estão localizados na Vila Santa Cecília onde funciona a sede regional da Igreja Universal do Reino de Deus.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Respondendo 2

Antes, gostaríamos de agradecer a efetiva participação de nossos bravos radionautas que estão cada vez mais participando de nossas discussões, ajudando a propagar o blog.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto à questão da frequência única de 87,5 ser disponibilizada para as rádios comunitárias, foi uma decisão tomada ainda no Governo Lula pelo ex-Ministro das Comunicações Humberto Costa, atendendo às pressões da Abert e outras entidades ligadas aos empresários de comunicação. Como se trata de uma frequência livre, ela "mata dois coelhos em uma só tacada": Unifica a frequência de RadCom's sem ter problemas com as outras rádios e cria um limitador natural para o raio estabelecido de um quilômetro por emissora - O MiniCom entende que essa deve ser a distância máxima de alcance para uma emissora de rádio comunitária. Como cada comunidade (obedecida a distância regulamentar) pode obter uma concessão de RadCom, uma faz o trabalho de anular a outra. Em determinados locais, no entanto, uma vai "trepar" na outra (como já acontece em vários lugares).
Em Volta Redonda, duas emissoras comunitárias experimentam esse fato. São elas a Integração FM e a Volta Redonda FM. No entanto, a Integração possui uma outra opção de frequência, utilizando os 106,9 (que já usava desde que começou suas atividades).
No caso da 95,3 - Mix FM, ela ainda não começou a utilizar a frequência 87,5 e segue operando normalmente na sua frequência habitual.
Existem informações de que a Anatel estaria monitorando esses acontecimentos e pode até haver punição às emissoras que operam de forma irregular, com possibilidade inclusive de cassação da outorga.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto ao fato de haver canais de rádio disponíveis em várias cidades da região, não significa que estão vindo novas rádios para cá. Acontece que técnicos da Anatel realizaram testes em vários municípios do Brasil há alguns anos e atestaram a disponibilidade de tais frequências para o advento da radiodifusão. Alguns empresários ou entidades entraram com pedidos de concessão, mas esse é um caminho longo e nem todos vão até o final, pois se trata de um investimento muito alto e que não garante sucesso absoluto ao fim de todo o processo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Não há qualquer informação oficial de que o canal de AM disponibilizado em Barra do Piraí será disponibilizado ao Sistema Globo de Rádio. Quando o Padre Marcelo Rossi se manifestou em seu programa "Santa Missa em Seu Lar" na TV Globo sobre a chegada do SGR ao município barrense ficaram dúvidas, pois a própria Rádio Globo não confirma tal informação. Informações que nos chegaram recentemente afrirmam que o programa diário do Padre Marcelo na Rádio Globo será retransmitido por uma emissora local, como acontece em várias rádios do Brasil.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quanto à Rádio 96,9 - Sudoeste FM de Piraí, ela realmente foi apenas arrendada á Igreja Universal e não vendida e incorporada a Rede Aleluia como muitos afirmam.
A Sudoeste FM operou com programação própria ao longo dos anos 90 e  mais tarde criou uma parceria com o grupo SomZoomSat para transmitir a programação da rede nordestina. A estratégia da Sudoeste foi focar a programação no público da baixada fluminense, valendo-se do precioso nicho de mercado encontrado, já que boa parte do público possuia laços extensos com a cultura nordestina. A audiência foi percebida, mas os resultados comerciais não apresentaram índices satisfatórios e o negócio ruiu.
Como o grupo de pastores da IURD ofereceu uma proposta financeira interessante, a Sudoeste teve sua programação arrendada na totalidade até os dias atuais.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo informações de próprias pessoas ligadas à Rádio Real FM, seu foco mercadológico é a Região das Agulhas Negras e Vale Paraíba Paulista. Mesmo com a sua ampliação de sinal, ela não pretende mirar suas ações à região composta por Volta Redonda, Barra Mansa e demais cidades do Sul-Fluminense. Ela inclusive já tentou em duas oportunidades: Quando adquiriu a Rádio Stereo Sul no início dos anos 90 tentando sem sucesso repetir a programação da Real e, anos mais tarde, quando transformou a Rádio Stereo Sul na mega-poderosa 101 FM com programação própria, equipamentos modernos e profissionais de ponta sem conseguir, no entanto, alcançar o mercado local.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sistema Sul Fluminense de Comunicação está aproveitando a construção da nova torre para ampliar e melhorar o seu sinal. As modificações já podem ser sentidas em alguns lugares da região onde as rádios Sociedade e Cidade do Aço chegavam com dificuldade agora têm um sinal melhor.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Finalmente a Rádio Califórnia, depois de muitos pedidos, resolveu transmitir sua programação 24 horas. Estava perdendo espaço para as piratas e a comunitária local...

sábado, 2 de julho de 2011

Respondendo

Aos inúmeros amigos anônimos que enviam suas indagações por meio dos comentários.

Quanto a questão deste blog não noticiar sobre o AM há um equívoco (viu Fernando?). Somente nesse mês de junho, tivemos 3 postagens relativas ao AM:
Em 3/06 houve um artigo específico falando da "Sobrevida no AM", com soluções para o AM na era digital.
Em 8/06 no "Mais Curtinhas", fizemos duas citações sobre radialistas e programas de sucesso no AM.
Em 9/06 falamos sobre a possível volta do radialista Edilson Silva ao dial regional. Seu nicho é esportivo e o dial é o AM.

Já sobre a polêmica questão das rádios comunitárias, já houve intensos debates relativos a isso em inúmeras oportunidades. Para fechar questão, esse blog se resume a noticiar e considerar oficiais as rádios comerciais, educativas e comunitárias que estão devidamente legalizadas. Existem emissoras que operam livremente (principalmente vendendo vaga no céu) que não possuem nem endereço ou CNPJ. Ou seja, nem se deram ao trabalho de buscar por meios legais, uma tentativa de conseguir a outorga de funcionamento.
Quanto a ser a "voz do dono da voz" existe um outro equívoco. Em várias oportunidades já falamos aqui sobre políticos envolvidos com as rádios ou outras questões. Isso sem contar que existe um espaço livre onde todos podem opinar (de forma anônima ou não) e nós do blog não alteramos nenhuma vírgula sequer do que é escrito, mesmo que o conteúdo do comentário seja ofensivo, como já aconteceu.

Atenciosamente,


O Blog.