quinta-feira, 30 de junho de 2011

Curtinhas do Blog

Aumento de Potência
No último domingo, por volta de três da tarde a Rádio Sociedade FM ficou fora do ar por cerca de quinze minutos. O motivo: A mudança de equipamentos e transferência da torre de transmissão (que antes era vinculada à torre da TV Band) e agora possui torre própria.
A mudança, que ainda está sendo feita gradativamente irá melhorar significativamente o sinal da emissora. Essas mudanças beneficiarão também a Cidade do Aço FM e Sul Fluminense 96 FM.

Mania no Pontual
Fontes confirmam que a Rádio Mania vai se instalar no Pontual Shopping na Vila Santa Cecília em Volta Redonda. O grupo já teria inclusive acertado contrato com a empresa que administra o Shopping, alugando três salas para funcionamento dos estúdios da Rádio Mania.

Rádios são fechadas em Vassouras
As emissoras de rádio clandestinas conhecidas como Interativa FM e Nossa Rádio FM foram fechadas em operação realizada pela Polícia Federal no município de Vassouras. Em Pinheiral, existe uma informação não confirmada de que as rádios conhecidas como Cruzeiro FM e Vitória FM também tiveram suas operações interrompidas por ação semelhante. Seria uma faxina na região por conta da vinda da Mania? Peso político é isso...

domingo, 26 de junho de 2011

Mania no geladão

Segundo fontes seguras, a nova Rádio Mania a ser instalada na cidade de Volta Redonda nos próximos meses não terá programação local, ao menos em seus primeiros anos de existência.
Acontece que, dentro da estratégia comercial traçada pela Rede Mania, Volta Redonda não aparece nos planos iniciais para ter uma programação própria com locutores e promoções locais.
Além disso, como a Rede Mania não possui ainda transmissão via satélite, ela deverá transmitir sua programação através do sistema streaming, que é utilizado para a internet. Além de possuir um atraso médio de cerca de um minuto, é um tipo de transmissão que possui qualidade sonora inferior o que deve frustar aos ouvintes que estão ansiosamente aguardando a nova rádio.

sábado, 25 de junho de 2011

Poucas e Boas

CNT
Existe uma conversa bem avançada para viabilizar a transmissão da TV Corcovado (Rede CNT) em Volta Redonda. Durante muitos anos a emissora utilizou o canal 22 pertecente a Prefeitura Municipal, onde passou por diversar transformações como MTV e Rede OM até virar CNT. O canal havia sido extinto por faltar interesse na programação da emissora que, ultimamente, se resumia a programas de televendas e pregação de pastores. Acontece que, com o sucesso do programa esportivo apresentado por Edilson Silva nas noites de domingo, muitas pessoas têm solicitado o canal de volta e o Prefeito Neto parece ter gostado da idéia. Vamos ver...

Mapeamento do Dial
O nosso blog está realizando uma operação inédita de escaneamento do dial da região, começando por Volta Redonda. Esse escaneamento irá permitir um mapeamento avançado sobre a real situação das emissoras e a propagação de seu sinal em cada região da cidade. São utilizado cinco níveis para avaliar a qualidade da transmissão que vão de 1 à 5. Todas as emissoras (comerciais, educativas, comunitárias e até piratas) serão mapeadas. Outras cidades da região que receberão o serviço serão Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Pinheiral, Resende, Piraí, Barra do Piraí e Itatiaia.
O resultado completo do mapeamento de Volta Redonda será divulgado em julho.

Alarme falso
Ontem, por volta de meio-dia recebi um telefonema aflito de um radionauta que afirmou estar ovindo pagode na frequência de 91,9, o que poderia indicar o possível início das transmissões da Rádio Mania. Era alarme falso. O pagode era de crente e a programação continua sendo da rádio pirata que o pessoal tanto fala aqui nesse blog...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Curtas do Blog

Mais prazo?
Segundo fontes ligadas ao comando da Rádio Mania, a emissora parece ter um prazo máximo para entrar no ar em setembro e não julho como divulgamos anteriormente. A direção da emissora já teria encontrado um local para suas instalações e estará realizando a instalação e teste dos equipamentos já no mês que vem. E a novela continua...

Intrusa
Acontece que para a Rádio Mania entrar no ar na frequencia prevista de 91,9, enfrentará problemas com pirataria logo de cara. É que existe uma rádio em Volta Redonda operando nessa frequencia, mas pouca gente sabe de onde vem essa rádio. Sabe-se que ela está localizada no Grande Retiro (pelo menos por lá o sinal é mais forte) e transmite programação evangélica na maior parte dos  horários.

Parabéns
Aos amigos Maninho Bruxa, coordenador da Rádio Cidade do Aço FM que fez aniversário na última segunda-feira (dia 20) e Thiago Campos do Grupo Aleluia-Rede Record, que ficou mais velho ontem (dia 21). Muitos anos de vida!

Mais sobre a Play
Sexta-feira deverá ser entregue a plástica completa da Rádio Play Web. Ela está sendo produzida em um estúdio de Minas Gerais e está muito envolvente, segundo as amostras prévias. A partir de julho estarão sendo divulgadas algumas vinhetas e a Rádio entrará no ar em carater experimental. O seu lançamento oficial vai ocorrer dentro de 74 dias. A Rádio Play Web é a primeira rádio comercial totalmente on-line da região Sul-Fluminense.

De volta
Quem está de volta ao dial é o amigo Cleber Moreno. A princípio ele é o sonoplasta do programa Bom-dia Cidade da Rádio Cidade do Aço Fm e plantonista do estúdio comercial do Sistema Sul Fluminense de Comunicação.
Cleber estava afastado do dial desde março de 2009, quando era locutor da Rádio Cidade do Aço. Outro dia Cleber me contou a origem do seu nome artístico. Ele estreava na Rádio Califórnia ainda nos anos 90 e havia um locutor figuraça que resolveu apresenta-lo no ar, sugerindo aos ouvintes que dessem um nome artístico ao rapaz. O tal locutor identificou Cleber como um rapaz moreno, alto e forte. Em "off", Cleber ficou furioso e esbravejou: Pô! Moreno não! Eu sou negão, cara!
Depois disso, Moreno virou apelido e facilmente incorporou-se ao nome dele. Bem-vindo de volta Moreno!!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Artigo: Fé no rádio

Peço que leiam com atenção a esse artigo que pincei do Site Tudoradio.com, escrito pelo colega radialista Flávio Siqueira, onde ele fala de um assunto que sempre abordamos nesse blog: O rádio e a religião.

- Flávio Siqueira (Tudoradio.com)
Outro dia, no carro, enquanto cruzava a estrada, passeava pelo dial procurando ouvir um pouco de tudo.
"Scan" acionado : "Você está sofrendo? Quer mudar de vida? Crescer na vida e nos negócios? Nossa igreja ajudará você". Mais adiante no dial : "Foi quando resolvi contribuir com um pouquinho, mal tinha para o ônibus, mas foi aí que Deus me recompensou". Em outra frequência: "Então amados irmãos, venham! Presença confirmada de Jesus Cristo". Desliguei o rádio.

Fiquei imaginando como deve ser tentador para um dono de rádio que, desgastado com problemas financeiros, queda de faturamento, problemas com funcionários, recebe a proposta de "alugar" sua rádio a um grupo religioso.

Ainda que a lei não permita é dinheiro fácil, em grande quantidade, para ficar em casa e não ter mais preocupações.
Não basta a infinidade de piratas, o comércio da fé invade as oficiais também. Promessas de bênçãos financeiras, "desmanche" de trabalhos de macumba, "descarrego", sal grosso, campanha dos 7 não sei o que, dos 350 pastores e por aí afora.

Não me preocupo só com os profissionais que perdem os empregos e seu campo de trabalho muitas vezes em cidades com pouquíssimas opções, como também com aqueles que, por desespero, se deixam levar pela força de persuasão que o rádio proporciona.
Já trabalhei em rádio religiosa e sei que tem muita gente boa lá. Bons profissionais, bem intencionados que dependem financeiramente daquele trabalho. Não quero generalizar. Tem muita gente que leva o trabalho a sério, confundindo sua profissão com missão.

Aliás, o rádio tem esse forte elemento que de certa forma nos transforma em "missionários", seja qual for a missão, seja qual for a mensagem. O problema é que isso fica perigoso quando o sentimento é messiânico, excludente, forçado e arrogante.

Aí entram "sacerdotes" com suas mensagens prometendo céu na terra para os que "ouvirem a voz de Deus" manifesta pela dele, e demonstrarem sua fé obviamente doando algum dinheiro. A mensagem não se detém a uma emissora, mas, por exemplo, em São Paulo, são diversas entre oficiais e piratas, às vezes uma se sobrepondo a outra.

Minha intenção nesse texto está longe de criticar a fé de quem quer que seja. O que falo aqui é sobre o comercio da fé através do rádio.

Não conheço um dono de rádio que não tenha recebido uma tentadora proposta pra arrendar sua emissora. E por que o assédio é tanto? Boa intenção e interesse em propagar uma fé sadia? Não consigo acreditar nisso.

Se hoje temos que nos esforçar para provar por aí que nosso veículo é uma mídia confiável, em parte é porque estamos perdendo o que resta de credibilidade a partir do momento em que abrimos nossa programação para esse tipo de pregação.
E o pior é que as pessoas compram o pacote como se fosse "mensagem de Deus" e, quando se decepcionam, perdem a fé, a vontade de viver e o que restava de dignidade.
Não sou contra o uso do veículo para expressão de idéias, inclusive religiosas, mas é fundamental que exista verdade.

Hoje de manhã, ouvi no carro um pastor fazendo testemunhal de produto pra emagrecer. Não consigo entender como alguém pode usar o rádio pra transferir a credibilidade que goza como "homem de Deus" a um produto que nem sabe direito se é confiável.

E no rádio isso acontece muito. Ganha-se hoje, faz-se contratos temporários, mas os efeitos são imensuráveis. Efeitos na emissora que arrenda, nas pessoas que ouvem e no rádio como um todo.

Lembro-me de um "missionário" que, antes de ir ao microfone, comentava debochadamente com o operador: "Quer ver como se engana o povo?", e com voz piedosa e tom choroso dizia ao abrir o microfone: "Deus me disse que você deve contribuir com 12 reais. Porque 12? Não sei amado... É mistério de Deus". Ninguém me contou, esse (e outros) eu vi.

Rádio é empresa e negócio sim, precisa de recursos para sobreviver e sabemos que os dias são difíceis, mas precisamos ir tão longe? Será que inventar um deus que ama o dinheiro e só recompensa quem doa é o ideal? Criar mecanismos psicológicos que geram medo e dependência, sem a preocupação de como isso pode frutificar em gente que não está nos seus melhores dias deixa de ser problema nosso porque temos contas a pagar?

É responsabilidade de todos nós. Nós que fazemos, ouvimos e amamos o rádio.

Sei que no meio disso tudo tem gente de boa fé. Gente que está no rádio com coração puro e imbuído de falar sua mensagem, preocupado com quem ouve. Mas esses estão em minoria, tem menos dinheiro e menos poder; aparecem menos.
Tenho medo que amanhã, à medida que a grana encurtar, mais e mais empresários se rendam a essa verdadeira tentação e, aos poucos, esse tipo de rádio predomine.
Que Deus nos ajude e nos dê consciência de até onde podemos ir. Que o rádio volte a ter credibilidade e possa dizer não a esse tipo de oferta.

Ao escolher o rádio como profissão e veículo que te gerará sustento, pense nisso. Até que ponto sua profissão se confunde com quem você é? Até que ponto o meio em que você está inserido representa um pouco daquilo que acontece dentro de você?

É por isso que não dá para fechar os olhos diante de situações como as que comentei aqui. Ver o rádio se transformando em balcão de negócios de "vendilhões do templo" não pode gerar em nós conformismo, mas servir de reflexão de onde estamos errando e do que podemos fazer.

Pense nisso

Exclusivo: IBOPE fará medição "full-time" em VR

Informação obtida com exclusividade pelo Blog dá conta de que o IBOPE
Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas, estará realizando medição de audiência em Volta Redonda minuto a minuto, como já faz nas principais capitais brasileiras.
O IBOPE seleciona algumas residências espalhadas estrategicamente pelo município (amostragem) e instala um aparelho chamado "people metter" que informa (por meio de processamento de dados) à central de mídia do instituto em qual emissora aquele determinado aparelho de TV ou rádio está sintonizado. Segundo essas informações, os aparelhos já começaram
a ser instalados e, até o final do ano, o sistema estará funcionando, fornecendo dados minuto a minuto às emissoras locais para avaliação de seu conteúdo.
Até então as pesquisas eram feitas através de questionários que os entrevistados respondiam, nem sempre com real exatidão. Os resultados obtidos quase sempre geravam polêmica.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curtinhas

Digital
O Ministério das Comunicações volta suas fichas para novos testes para o Rádio Digital. Inicialmente, os testes serão realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, com prazo de conclusão para o primeiro semestre do ano que vem. Os testes serviram para o Governo definir qual padrão de Radio Digital irá se enquadrar melhor com o perfil brasileiro. Além de significar aumento significativo nas transmissões, a migração para o rádio digital possibilitará o aumento de numero de emissoras, já que o rádio digital não necessita de intervalo entre as frequencias, como acontece atualmente.

Disparada
Para quem ouve rádio pela internet tem uma novidade: A Rádio Sociedade está transmitindo, durante a Voz do Brasil o Disparada com uma hora de música sem intervalos. O ouvinte ainda pode interagir pedindo música através do chat da rádio. Lembrando que é só pra internet. No dial, segue a tradicional transmissão da Voz do Brasil.

E a Mania?
Embora já tenha sido amplamente divulgado que a Mania FM inicia suas transmissões já agora em junho (mais tardar na primeira quinzena de julho), até agora não houve nenhuma movimentação, nem sequer onde será o estúdio da rádio. Ou é muito mistério, ou... sei não heim...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Edilson Silva pode retornar ao rádio regional

O locutor esportivo Edilson Silva anunciou no último final de semana em seu Facebook que não faz mais parte da Rádio Tamio AM do Rio de Janeiro. Em um comunicado curto, Edilson afirma se tratar de uma decisão pessoal e irrevogável. Mais adiante, no espaço reservado a comentários, o locutor diz que, apesar da boa proposta financeira, não havia condição ideal para exercer o trabalho e reafirma seu compromisso com o programa esportivo que apresenta na CNT aos domingos, com a qual renovou contrato por mais dois anos.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de voltar ao rádio regional, Edilson Silva afirmou que recebeu proposta, mas que ainda não decidiu. Porém até o momento não revelou qual emissora fez tal proposta.
Essa informação rechaça outra que demos aqui nesse blog há poucos meses atrás sobre a possível volta de Edilson. Nos bastidores comenta-se que ele iria assumir o esporte da Rádio Sul Fluminense AM. No entanto, não há qualquer informação oficial a respeito.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais curtinhas

Despedida
No próximo domingo o DJ Gustavo Micareteiro estará fazendo sua despedida do programa Requebrando da Rádio Sociedade FM (104,1). Após vários anos animando os micareteiros de plantão nos fins de semana da rádio jovem, Gustavo se prepara para dar andamento a outros projetos. A direção da rádio ainda não definiu se vai tirar o programa do ar ou colocar outro DJ para substitui-lo. O Requebrando de despedida vai ao ar nesse domingo a partir do meio-dia.

Propaganda
Muita gente andou reclamando do teor de algumas propagandas da Prefeitura de Barra Mansa veiculadas recentemente em jornais, rádios e até outdoors da região pontuando alguns feitos do governo e, principalmente, criticando os oposicionistas dizendo que "eles não sabem perder". Na opinião dessa turma, a prefeitura estaria gastando dinheiro público para falar mal da oposição o que fugiria do processo democrático de fato. Com a palavra o Sr. Prefeito...

Abraços
Ao velho amigo Ivan Martins. Pra quem não sabe, Ivan é um dos grandes nomes do rádio da região, já tendo trabalhado em emissoras como Sul Fluminense AM e Califórnia FM, sempre com grandes índices de audiência. Fiquei sabendo que o nobre amigo anda lutando como nunca contra seu problema de diabetes, que se agravou nos últimos anos. Nossa torcida para sua breve recuperação e que volte para o dial, que está muito carente de grandes nomes como ele.
Abraço também ao amigo Cláudio Chiesse, apresentador do Bom-dia Cidade (103,3) que fez aniversário no último sábado (4/06). Sucesso e muitos anos de vida Claudinho.

Exterior
Hoje parte para uma longa temporada de estudos na Europa o nosso amigo sonoplasta Hugo Leonardo. Considerado um dos melhores de sua geração, Hugo marcava presença em programas como o Bom Dia Cidade (103,3), JLB Show e Balanço da Tarde (Sul Fluminense AM). Até breve Hugo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Curtinhas do Blog

Expectativa 1
Radialistas e simpatizantes do rádio aguardam com ansiedade o início das transmissões da Rádio Mania de Volta Redonda. Existe uma previsão para que isso ocorra entre a segunda metade do mês de junho e primeira metade de julho.
Como já adiantamos aqui nesse blog em outras oportunidades, a emissora deve iniciar suas operações em caráter experimental durante pelo menos três meses e utilizando a frequência 91,9. Pela capacidade inicial de suas operações ser de 300 watts, ela deverá ter seu campo de atuação mais voltado a áreas centrais de Volta Redonda como Aterrado, Vila Santa Cecília e Retiro. Em outros locais seu sinal deverá chegar com certa dificuldade, como as áreas fronteriças com Barra Mansa, além dos bairros periféricos. Pinheiral não deve receber o sinal da Rádio Mania. Agora é aguardar...

Expectativa 2
Pegando carona na onda de inaugurações, vem aí a Play Rádio Web. Para quem quiser conhecer um pouco e saber o perfil da nova rádio web, já existe um blog http://www.radioplayweb.blogspot.com/ que tem tudo sobre a rádio. Lá tem um contador anunciando que faltam cerca de 89 dias para o lançamento da rádio.

Promoção
Tem chamado a atenção uma promoção realizada pelo Sistema Sul Fluminense de Comunicação em parceria com o Jornal Marca (pertencente ao grupo O Dia). A promoção dá direito ao ganhador de assistir a jogos do Campeonato Brasileiro no Estádio João Havelange (Engenhão) e de camarote. A promoção tem registrado cerca de 700 participações por semana.

Investimento
Existe um grupo político carioca interessado em investir cerca de 1,2 milhão de reais em uma emissora de rádio da região. Desse montante, oitocentos mil seriam para aquisição da emissora e o restante para aquisição de novos equipamentos. Agora só falta aparecer uma emissora interessada em pegar essa grana. Quem se habilita?

Repressão
A Polícia Federal deve intensificar as ações de repressão às rádios piratas da região nos próximos meses. A missão, segundo fontes, é "fazer a limpa" nos equipamentos. Xiiii.

As rádios comunitárias da região

Na série de estudos e pesquisas realizados pelo Blog Radialistas do Sul Fluminense falamos também sobre as rádios comunitárias outorgadas na nossa região. Em geral, os municípios possuem uma rádio habilitada apenas e sempre na frequência de 87,5, recentemente determinada pela Anatel. No entanto, Volta Redonda possui quatro entidades habilitadas a transmitir radiodifusão comunitária (cada uma em sua região de atuação) e Barra do Piraí, duas. Vassouras não possui rádio comunitária.
Veja a seguir, os municípios e as respectivas entidades habilitadas:

Barra do Piraí: Associação Comunitária Arthur Cataldi e Associação Rádio Paraizo

Barra Mansa: ACODERVA - Vista Alegre

Pinheiral: Centro Comunitário de Pinheiral

Quatis: Associação Comunitária de Quatis

Resende: Associação de Radiodifusão Comunitária Visconde de Mauá

Valença: CENASS - Rádio Comunitária Nova Cidade

Volta Redonda: AADMAVR - Meio Ambiente, ACRI - Rádio Integração, Associação Cultura Cem e ACESA - Açude

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sobrevida ao AM

Em maio deste ano, durante o evento Brasil Rádio Show realizado em São Paulo, o presidente da AERJ (Associação Estadual de Rádios do Rio de Janeiro), Hilton Alexandre da Silva - O Penina da Rádio do Comércio, propôs a migração das emissoras AM para os canais 5 ou 6 da TV analógica, que "sobrariam" a partir da mudanças da TV para o sistema digital.
A boa notícia é que nessa semana engenheiros da ANATEL apresentaram uma pesquisa revelando que a expansão da faixa de FM pelos canais 5 e 6 da TV é tecnicamente viável. Como isso, abriria-se um leque enorme de disponibilidade de novos canais de rádio.
Se isso realmente acontecer, o nosso velho AM com seus ruídos intermináveis irá abrir espaço para um novo sistema, com uma sonoridade moderna e atrativa, sem perder a originalidade característica do dia, dando uma nova vida a essas emissoras.

O AM na região:

640 Khz - Rádio Agulhas Negras (Resende)
920 Khz - Rádio Sociedade - Rede Aleluia (Volta Redonda)
1150 Khz - Rádio Três Rios (Três Rios)
1390 Khz - Rádio Sul Fluminense (Barra Mansa)
1450 Khz - Rádio do Comércio (Barra Mansa)
1470 Khz - Rádio Barra do Piraí (Barra do Piraí)
1570 Khz - Rádio Cultura (Valença)
1580 Khz - Rádio Resende (Resende)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cidades da região têm canais de rádio disponíveis

Oito municípios da região Sul-Fluminense possuem canal de rádio disponível para qualquer interessado em montar uma rádio FM comercial. São eles: Barra Mansa, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real e Três Rios.No entanto (com excessão de Barra Mansa) os canais oferecidos são da classe C (a mesma da Mania FM) e tem sua capacidade limitada em até 300 watts.
Como montar uma emissora de rádio demanda um alto investimento, esses canais não possuem atrativos suficientes para fazer com que empresários da comunicação invistam neles. Ainda assim aparece, por vez ou outra, algum interessado, como foi o caso da Rádio Mania. No entanto, a Mania irá operar sua programação a partir de uma cidade com grande índice populacional, como Volta Redonda. Como a concentração populacional é alta, o limite de sete quilômetros de raio para o alcance de suas transmissões não será problema para a emissora já que Volta Redonda, além de ter uma grande população, tem uma área territorial considerada pequena o que facilita a chegada do sinal da rádio em todos os pontos.
Além disso, como o mercado de Volta Redonda é bastante significativo a Rádio Mania terá tranquilidade para concentrar suas ações apenas no município.
Isso dá tranquilidade para que a rádio comece operando nessa faixa mínima e com o passar do tempo reivindique mudança de classe à Anate, a medida em que for ganhando espaço no mercado regional.
Já Pinheiral, por exemplo, também possui um canal disponível há pelo menos dez anos, mas nunca houve um empresário interessado, muito por conta do alto investimento e o provável retorno vir em muito longo prazo (ou nem vir), já que a cidade tem pouco mais de 25 mil habitantes e, como é cercada por morros, a emissora com 300 watts não conseguiria alcançar cidades vizinhas.

Abaixo encontram-se os nomes dos municípios com canal de FM disponível e suas respectivas frequências:

Barra do Piraí - Canal 293 (106,5) - Classe C (Alguns dizem que essa frequência estaria sendo licitada e que o Sistema Globo seria o favorito na disputa);
Barra Mansa - Canal 299 (107,7) - Classe B1
Itatiaia - Canal 274 (102,7) - Classe C
Pinheiral - Canal 217 (91,3) - Classe C
Porto Real - Canal 218 (91,5) - Classe C
Quatis - Canal 262 (100,3) - Classe C
Resende - Canal 296 (107,1) - Classe C
Três Rios - Canal 290 (105,9) - Classe C

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Mania FM de Volta Redonda será 91,9

O Ministério das Comunicações divulgou recentemente a faixa de frequência da Rádio Mania FM de Volta Redonda. A emissora está abrigada no canal 220, que corresponde aos 91,9 Mhz. A emissora está configurada na Classe C, o que significa que não pode operar inicialmente com mais de 300 watts de potência em seus transmissores. Convertendo esses números em raio de alcance, isso dá em torno de 7 quilômetros. A Rádio Sociedade FM, por exemplo, opera na classe A3, com capacidade para 5.000 watts, o que promove um alcance de cerca de 54 quilômetros, ou seja, quase oito vezes maior que a Mania.
Chama também a atenção no site do Ministério, a mudança do canal da Rádio Energia (88 FM), que deve passar dos atuais 88,3 para 88,7.
Outra emissora da região que deverá mudar em breve sua frequência é a Rádio Califórnia FM de Barra do Piraí. Ela migrará dos atuais 99,3 para 98,9.
Fonte: http://sistemas.anatel.gov.br/siscom/consplanobasico/default.asp

NOVIDADE!!!! Agora você pode ouvir essa notícia:
Noticia 01 jun 2011 by mouralocutor