quinta-feira, 31 de março de 2011

Curtinhas do Blog

Mudanças no Sistema

Existe uma movimentação intensa nos bastidores do Sistema Sul-Fluminense de Comunicação e parece que finalmente devem pintar novidades por aí. Dizem até que está sendo aguardada a chegada da concorrência para que essas novidades possam ser postas em prática: Programação nova, novas vinhetas, melhorias de som e sinal e até mesmo uma reformulação completa no portal da internet, que teria inclusive uma . Isso ainda deve sair este ano.


Terceiro elemento

O atual detentor da concessão que liberará o funcionamento da Rádio Mania de Volta Redonda seria o segundo da lista, que teve a desistência do vencedor da licitação (dizem que ele perdeu R$400 mil no negócio). Se ele também não conseguir por a rádio pra funcionar até julho, encerra se seu prazo e ele perde a outorga para o terceiro colocado que, dizem, ser um empresário de comunicação já estabelecidos há anos na região e que estaria sedento por esse novo canal. Façam suas apostas...


Novo Casal

Gostaria de abraçar o amigo e publicitário Tiago Venâncio (Graal/ Camisa 10) que está circulando de namorada nova na região: Trata-se da jornalista Juliana Souto, apresentadora do RJTV na TV Rio Sul. Felicidades ao mais novo casal. Comunicação não vai faltar na vida dos pombinhos.

quarta-feira, 30 de março de 2011

As rádios e os parlamentares. Mania não seria Mania?

Enquanto alguns membros do Congresso Nacional lutam para aprovar uma medida que acaba com essa história de parlamentar ser gestor de veículo de comunicação (leia-se Rádio e TV), por aqui a movimentação corre solta.
Recentemente um jornal local informou que o Deputado Estadual Edson Albertassi (que já possui uma rádio), acabou de adquirir mais uma emissora de rádio, o que deve viabilizar a formação da Rede 88 ainda esse ano. A rádio fica em Além Paraíba (MG).
Esse mesmo jornal publicou mais recentemente que um Senador da República, que seria o detentor de uma nova concessão de rádio em Volta Redonda, teria vindo ao município para tratar pessoalmente da aquisição ou locação de espaço para funcionamento de sua emissora. O Senador corre contra o tempo já que o prazo está espirando. Pra quem sabe ler, um pingo é letra: É claro que se trata da Rádio Mania.
No entanto, já corre uma informação de que na verdade Rádio Mania seria somente a Razão Social de uma emissora que deve ter programação completamente diferente da Rede Mania que a gente conhece. Dizem até que ela focará no radiojornalismo. Será?

segunda-feira, 28 de março de 2011

Folha publica matérias alertando sobre práticas ilegais no rádio

O jornal Folha de S.Paulo publicou matérias neste domingo e hoje, abordando a suposta atuação ilegal de empresas de radiodifusão e na aquisição e venda de concessões de rádios e TVs. A matéria cita várias empresas que se utilizam de “laranjas” que, segundo a matéria, seriam usados para maquiar o verdadeiros donos, muitas vezes, igrejas e políticos.
Segundo a matéria da Folha, concessões recém-aprovadas pelo governo estão à venda abertamente em sites especializados na internet, contrariando a lei. A legislação só permite a transferência de controle de emissoras depois de cinco anos em funcionamento, e ainda assim com autorização do governo e do Congresso, que aprova cada concessão. Antes do prazo, só é permitida a transferência de 50% das cotas. Mas as concessões mudam de mãos por contratos de gaveta.
A Folha conversou com o secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins de Albuquerque Neto, que reconheceu que não tem meios para coibir o comércio ilegal. Segundo ele, os contratos de gaveta devem ser investigados por Polícia Federal e Ministério Público, assim como o uso de laranjas para a compra de concessões.
No domingo, a Folha revelou que laranjas são usados para camuflar os reais donos de veículos de comunicação - em geral especuladores, políticos e igrejas. A Folha apurou que igrejas são os principais clientes desse mercado. Elas adquirem principalmente rádios em sites que trazem links do Ministério das Comunicações e da Anatel para dar aparência de legalidade.
Sem se identificar, a reportagem conversou com um vendedor, pelo celular, sobre o aluguel de rádios a igrejas. "O contrato é assinado com pagamento adiantado de dois meses de aluguel. A igreja fica com o comando total da rádio. É assim que funciona", disse o corretor. A Folha não conseguiu localizar os responsáveis pela página na Internet.

Fonte: tudoradio.com

terça-feira, 22 de março de 2011

DZ6 no Bom-dia Cidade


Na próxima sexta-feira (25), Claudinho Chiesse estará recebendo no Bom-dia Cidade (Cidade do Aço FM, 103,3) a Banda de pop-rock DZ6.
Os rapazes são de Volta Redonda e falarão sobre o início da carreira desde os tempos em que eram conhecidos como "Distorsimos" até os tempos de hoje. Os intermináveis convites para debuts e festas dos motociclistas, suas influências no cenario nacional e internacional, e também vão apresentar a música de trabalho "Lado Contrário".
Vale a pena conferir. A entrevista vai ao ar às 7h30 da manhã.

Ouça "Lado Contrário"
DZ6 - Lado Contrário by mouralocutor

sábado, 19 de março de 2011

Bomba: Albertassi pode perder 88 FM

CCJ DO SENADO: PARLAMENTARES NÃO PODEM TER RÁDIO NEM TV

Numa sessão extraordinária na qual só seriam votados assuntos consensuais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, terça-feira, parecer do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que pode inviabilizar a renovação de concessões de rádios e TV que tenham parlamentares como proprietários. A interpretação de Simon ao artigo 54 da Constituição Federal promete mobilizar boa parte da Casa contra a aprovação da proposta em plenário, já que cerca de 50 deputados e mais de 20 senadores teriam atualmente vínculo direto e oficial com veículos de comunicação.
- Não vou vender minha participação para ser senador. Tenho um terço das ações, mas não sou mais gestor da empresa desde que assumi meu mandato - afirmou o senador Antonio Carlos Magalhães Jr.

A Constituição brasileira já estabelece que "deputados e senadores não poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada". Mas o texto de Simon estabelece que não poderão ser renovadas concessões de emissoras de rádio e TV que tenham parlamentares como proprietários.

Irritado com a aprovação do parecer de Simon, em resposta a uma consulta formulada em 2006 pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Tião Viana (PT-AC) e Heloisa Helena (PSOL-AL), o senador Antônio Carlos Magalhães Júnior (DEM-BA) cobrou satisfações nesta quarta do presidente da CCJ, Demóstenes Torres (DEM-GO). Sua intenção é levar o assunto agora para a Comissão de Ciência e Tecnologia, mas, se a decisão da CCJ for referendada pelo Senado, o baiano promete recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

- Essa interpretação dada ao texto constitucional é totalmente equivocada. Hoje, há uma proibição de que parlamentares com mandato sejam gestores de empresas de comunicação, não proprietários. Sou sócio há mais de 20 anos da TV Bahia (afiliada da Rede Globo) e não vou vender minha participação para ser senador. Tenho um terço das ações, mas não sou mais gestor da empresa desde que assumi meu mandato - argumentou ACM Júnior.

Senadores de vários partidos são donos de emissoras

Entre os colegas citados pelo senador baiano que estariam na mesma situação que ele estão José Sarney (PMDB-MA), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Fernando Collor (PTB-AL), José Agripino (DEM-RN), Wellington Salgado (PMDB-MG) e Roberto Cavalcanti (PRB-PB). ACM Júnior reclamava ontem especialmente do fato de Demóstenes Torres ter permitido a votação de um assunto polêmico como este numa sessão esvaziada da CCJ.

- O que aconteceu na CCJ na terça-feira foi um absurdo - insistiu o senador baiano.

Vice-presidente da CCJ, o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) também reclamou:

- Nem eu, que sou vice-presidente da comissão, sabia que esse assunto estava na pauta.

Como proprietário de uma rede de televisão no Triângulo Mineiro, retransmissora do SBT, Wellington Salgado contestou a interpretação feita por Simon ao texto constitucional. Segundo ele, uma consulta já feita ao Supremo assegura que parlamentares só não podem ser gestores em empresas de comunicação.
- Mas posso ser acionista, sim - atestou o senador mineiro, suplente do ministro da Comunicações, Hélio Costa.

Na região Sul-Fluminense,se o parecer for aprovado em plenário, o Deputado Estadual e empresário Édson Albertassi, pode perder o direito de renovar a conceção de sua Rádio 88 FM.
Outro parlamentar que possui emissora de rádio na região é o Senador Marcelo Crivela, que responde pelas ações da Rede Aleluia de Rádio (que possui concessões em Volta Redonda), além de muitas outras espalhadas pelo Brasil.

Com informações do GloboOnLine

sexta-feira, 18 de março de 2011

O Rádio digital no Brasil

O processo de transição do sinal analógico para o digital de rádio está mais adiantado em oito dos 37 países das Américas e do Caribe. As experiências de transmissão em sinal digital estão em curso, por exemplo, no Brasil, no Canadá, na Jamaica, no Panamá, na República Dominicana e em Trindade. Os Estados Unidos, que detêm a tecnologia HD Rádio, é o país mais avançado do processo: já têm 2,2 mil rádios comerciais operando no sistema e 4 milhões de receptores recebem o sinal.

Já o México aprovou na semana passada projeto que define o padrão de rádio digital no país. A Comissão Federal de Telecomunicações (Cofetel) escolheu o sistema norte-americano HD Rádio. De acordo com a comissão, a capacidade de transmissão dos sinais analógico e digital em um mesmo canal e a operação comercial consolidada do HD Rádio nos Estados Unidos, foi um dos fatores que pesaram na decisão. A proposta ainda será levada a consulta pública.

O Brasil ainda aguarda definição do governo, que decidirá qual sistema será adotado para a transição tecnológica. No entanto, algumas emissoras brasileiras já transmitem em caráter experimental programação com a nova tecnologia, seja na tecnologia HD Rádio ou DRM.

Das tecnologias existentes para a digitalização do rádio, apenas duas atendem as exigências do governo brasileiro, que determinou a transmissão do sinal na mesma faixa de freqüência e no mesmo canal, tecnologia mais conhecida pela sigla em inglês IBOC - In Band on Channel. Isso quer dizer que quando o rádio brasileiro for digitalizado não será necessário alocar novas freqüências, assim como foi feito com a televisão digital. Estas duas tecnologias são o padrão americano HD Rádio e o sistema francês chamado de DRM.

“Em síntese, deve-se dizer que ambas as tecnologias (DRM e HR Rádio) têm semelhanças, entretanto, deve-se ressaltar que o HD Rádio já está em operação há cerca de 8 anos em emissoras comerciais e o DRM ainda não tem aplicações comerciais”, explica o diretor-geral da Abert, Luis Roberto Antonik.
Vantagens - Uma das vantagens do rádio digital é o ganho na qualidade do áudio. No sinal AM esse ganho é mais perceptível, embora o desenvolvimento da tecnologia tenha se mostrado mais difícil nesta faixa que no FM. Uma rádio que opera em AM, por exemplo, pode ser ouvida com qualidade de FM e as rádios em FM transmitem com qualidade de CD. O sistema digital também pode receber textos e imagens. Além disso, um único canal de radiofreqüência de uma mesma rádio FM tem capacidade para transmitir até três outras programações diferentes, o chamado multicasting.

A rádio Cultura HD, de Uberlândia (MG), opera em sinal digital com tecnologia HD Rádio desde setembro de 2009. A emissora conseguiu importar 1,5 mil aparelhos de rádio digital para veículos e fez parceria promocional com concessionárias para a instalação desses equipamentos em carros. A emissora transmite três programações diferentes num mesmo sinal e realiza promoções diferenciadas para cada programação

Fonte: Associação Brasileira de Rádio e TV.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Edilson Silva de volta?


Circula nos bastidores a informação que o apresentador Edilson Silva estaria de namoro com uma emissora de rádio da região para comandar a sua equipe esportiva. A informação dá conta ainda que para esse namoro se transformar em casamento, faltariam apenas alguns detalhes de ordem financeira.
Edilson Silva já foi repórter e narrador esportivo da Rádio Sul Fluminense AM, comandou um projeto independente de rádio esportivo na extinta Rádio Cultura 100 FM e atualmente apresenta o programa Balanço Esportivo da CNT Rio.
Edilson Silva tem grande penetração, principalmente no centro do poder do estado do Rio de Janeiro, já que é homem de confiança do Governador Sérgio Cabral.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mania FM tem profissional técnico em VR

Me foi confirmada essa tarde a informação de que a Rádio Mania FM já tem um profissional trabalhando para viablizar as transmissões da rádio em Volta Redonda.
O primeiro passo dado seriam as negociações (já bem adiantadas) para a aquisição do equipamento (torre de transmissão) localizado no bairro Eucalipital e que já pertenceu à Rádio 88 FM. A próxima missão desse profissional e que também está em plena negociação é o local para a instalação do parque transmissor, já que a torre não poderá permanecer no Eucalipital, por haver uma série de reclamações de moradores locais, protocoladas na prefeitura (como já havíamos antecipado).
A Rádio Mania corre contra o tempo, já que o prazo para instalação da emissora se encerra no meio do ano.

Panorama do rádio na região

Enquanto as informações sobre mudanças no dial da região não se confirmam, resolvemos traçar um panorama sobre o quadro atual de emissoras de rádio na região:

88 FM (88,3 - Volta Redonda) - A emissora evangélica vem mantendo uma estratégia que se segue há algum tempo: Reserva espaços da programação para programas independentes e mantém uma grade regular com programação predominantemente musical cristã, sem distinção de idade ou classe social. Os conteúdos independentes são de igrejas e comunidades evangélicas, além do tradicional programa jornalístico Dário de Paula, responsável por grande parte do faturamento e audiência da emissora. A 88 está com planos de ampliar sua potência de transmissão que atualmente opera em 5 kw. É líder de audiência na região no segmento evangélico.

RBP FM (89,9 - Barra do Piraí) - Rádio com programação popular que se mantem estável há alguns anos. Já revelou bons nomes da locução como Alessandra Damásio (hoje na Mania) e atua com programação diária das 6h à 00h, não operando 24 horas por dia. Nos últimos anos a emissora tem utilizado conteúdo jornalístico produzido por outras empresas do grupo como o jornal O Barrense a a Barra do Piraí AM. Lidera a audiência na região que compoe os municípios de Barra do Piraí, Valença e Rio das Flores.

Real FM (93,9 - Resende) - Nos últimos anos a emissora deixou sua programação popular para se tornar uma rádio jovem. Trocou toda a sua plástica e mantém um formato baseado nas rádios jovens de São Paulo. Possui uma programação onde a base é o dance-music, mas também reserva espaço ao pop-rock, hip-hop e reggae. Também abre espaço ao pagode e ao axé em horários específicos. Alguns de seus locutores se mantém há anos na emissora como Itamar de Paula, Tom e Carlos Rocha. Uma de suas principais novidades é o fato de ela estar operando no sistema RDS que dá ao ouvinte que possui a tecnologia, de visualizar o nome do artista e da música que está tocando, por exemplo. E líder de audiência na região das Agulhas Negras.

Sul Fluminense FM (96,1) - A única rádio da região com conteúdo musical adulto-contemporâneo. É a emissora mais tradicionalista de todas, mantendo uma programação musical quase que intocãvel há anos, além de seu quadro de locutores como o veterano Joaquim Leite, além de Tânia Nascimento, Mariângela Leal e Lourdes Sofia. Sua audiência é considerada qualificada, pois atinge principalmente as classes A e B.

Califórnia FM (99,3) - Sofreu modificações significativas nos últimos anos. Entre 6h e meio-dia, repete a programação da Sul-Fluminense AM (1390). Durante a tarde executa programação musical num misto de adulto-contemporâneo com popular. À noite, mantém o tradicional programa Califórnia In Love em cadeia com a Sul Fluminense AM. O programa é considerado líder de audiência no horário. Em horários de jogos de futebol transmitidos pela AM, a Califórnia também entra em cadeia.

Rede Aleluia (101,5FM - 920AM) - A emissora do bispo mudou seu perfil nos últimos anos. Atualmente percebe-se poucas intervenções de pastores, menos músicas evangélicas e mais flash-backs nacionais e internacionais de sucesso nos anos 70, 80 e 90. Não existe quadro de locutores local. A emissora vive a expectativa da possível criação da Rede Record News de Rádio.

Cidade do Aço FM (103,3) - A emissora mantém uma tradicional programação popular. Suas alterações mais significativas nos últimos anos foram o surgimento do jornalístico "Bom Dia Cidade" para concorrer como o Programa Dário de Paula e o funkeiro "Batidão 103" no meio da tarde. A emissora é considerada a maior audiência do segmento popular em toda a região.

Sociedade FM (104,1) - Tradicional rádio do segmento jovem da região. Inclusive sua plástica se mantém quase a mesma há alguns anos. Sua programação tem predominância do pop em suas vertentes rock, dance, hip-hop e reggae, priorizando o público teen. Há também espaço para o axé o funk na grade de programação. É considerada a maior audiência do segmento jovem da região.

Agulhas Negras AM (640) - Considerada a maior audiência do AM na Região das Agulhas Negras. Sua programação mescla veteranos radialistas, com grandes nomes do rádio jovem (que trabalham na Real). Seu departamento jornalístico também é bastante respeitado.

Sul Fluminense AM (1390) - É tida como a maior audiência do AM em toda região, principalmente por seu alcance. O grande forte da emissora são alguns programas tradicionais como o Show do Henrique Barbosa, além da Jornada Esportiva que conta com uma das maiores equipes do rádio no interior. Recentemente perdeu nomes como Uiara Araújo e José Roberto Mendonça, além de alguns nomes da equipe esportiva. A emissora ampliou sua penetração na região de Barra do Piraí com a retransmissão de alguns programas pela Rádio Califórnia.

Rádio do Comércio (1450) - Sofreu algumas modificações nos últimos anos, com o incremento de sua equipe de esportes e a vinda de locutores como Uiara Araújo e José Roberto Mendonça. A emissora vive a expectativa de mudanças estruturais e a possível ampliação de seu sinal.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Chegamos aos 7 mil

Pouco menos de um mês após alcançarmos a marca de 6 mil visitas, agora chegamos aos 7 mil, comprovando a ascensão do nosso blog a cada dia, fruto de um trabalho árduo em busca de novas informações sobre o rádio na nossa região.
Mas os fatores que mais impressionaram nesses últimos dias foi que, além do número de visitas virem aumentando gradativamente, o número de participações por meio de comentários cresceu consideravelmente.
Há de se considerar que muitos desses comentários tem sido feitos de forma anônima, o que não invalida a discussão até por se tratar de temas polêmicos e que provavelmente pessoas ligadas a essas emissoras em questão devem estar externando suas opiniões, mas sem revelar suas identidades.
Outro fator que merece destaque foi que no dia 10 de março (ontem) alcançamos o número recorde de visitas diárias, chegando à 92 visualizações. O recorde anterior era de 84 visualizações em janeiro deste ano.
Os números são consideráveis quando levamos em conta que o Blog Radialistas do Sul Fluminense não tem qualquer divulgação mídia externa, apenas no tradicional boca-a-boca.

Obrigado a todos.

Reviravolta: Transamérica desmente venda em comunicado

A Rede Transamérica de Comunicação, encabeçada pela Transamérica Pop FM 100.1 de São Paulo, divulgou ontem um comunicado para toda a sua rede repudiando e desmentindo as informações veiculadas de forma não-oficial na internet sobre uma possível venda da rede nacional para o Grupo Record, com a intenção de criação do projeto radiofônico da Record News.
O comunicado foi enviado para todos os afiliados das redes Transamérica Pop, Transamérica Hits e Transamérica Light, negando que a emissora tenha sido negociada para a Rede Record. Na informação que circula em “blogs” e redes sociais na internet, a Transamérica negociou a venda de todas as emissoras que compõe a rede própria da marca para a Record. No lugar da Transamérica nasceria a Rede Record News.
As informações veiculadas por essas páginas na internet ganharam uma grande proporção e muitos profissionais da área já deram como certa a venda da emissora. Por enquanto não existe nenhum comunicado oficial que caracterize a venda, seja por parte da Transamérica como também da Record. A única nota oficial é a negativa da diretoria Transamérica neste comunicado aos afiliados, informando que a venda é meramente um boato.
A rede própria da Transamérica é composta pelas rádios: Transamérica Pop FM 100.1 de São Paulo, Transamérica Pop FM 100.1 de Brasília, Transamérica Pop FM 100.1 de Salvador, Transamérica Pop FM 101.3 do Rio de Janeiro, Transamérica Pop FM 100.3 de Curitiba, Transamérica Hits FM 88.7 de Belo Horizonte, Transamérica Pop FM 92.7 do Recife e Transamérica Light FM 95.1.
No comunicado a Transamérica reforça o peso de sua marca e afirma que segue em expansão pelo país. Em breve mais detalhes sobre este caso, considerado o mais comentado pelos profissionais do meio rádio nos últimos meses.
 
 
Com informações do Tudoradio.com
 
 
Entenda o caso:
Tudo isso começou quando foi publicada uma nota na renomada Revista Veja em novembro do ano passado, dando conta do interesse do Bispo Macedo em montar uma rede de rádios all news aos moldes da CBN e a possível aquisição da Rádio Transamérica para viabilizar o projeto.
Como nenhuma das partes foi a público desmentir a nota, surgiram dezenas de informações cruzadas em sites e blogs da internet, culminando com a publicação em uma comunidade de rede social pelo senhor Ernesto Pina que divulgou detalhes da operação, falando em cifras e até a data e horário quando ocorreram as negociações. A partir daí, vários sites e blogues especializados em rádio divulgaram o possível fato.
 
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Record compra Rede Transamérica

Como este blog já havia levantado em ocasiões anteriores, o Grupo Record concretizou a compra da Rede Transamérica, o que deve viabilizar o projeto da Rede Record News de Rádio.
Depois de longas negociações, em reunião realizada no último dia 5, ficou decidido entre Alexandre Raposo (Record) e o presidente do conglomerado ALFA, Aloysio Faria, a venda de toda a rede de rádio da Transamérica. Os valores da negociação chegam perto dos R$300 milhões. Todas as emissoras próprias foram negociadas (Hits, POP e LIGHT). A intenção é começar as transmissões geradas de São Paulo já no meio do ano (junho).


A programação da rede continua a mesma até maio, quando terminam os compromissos comerciais. A rede compreende praças como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Recife e Curitiba.

Ambos os grupos devem anunciar publicamente a operação nos próximos dias.

Uma fonte informa que ainda há o interesse do grupo Record pelo canal 100.5FM do Rio de Janeiro, pois facilitaria o projeto de uma programação em AM retransmitida no FM para competir com Rádio Globo e Tupi. Esse canal pertence atualmente à família Carvalho e transmite a emissora popular FM O Dia, lider de audiência geral na capital fluminense. Há alguns meses já havia sido especulado essa operação, o que acabou não se confirmando.

Saiba mais:
O Grupo Record está viabilizando um audacioso projeto para criar a maior rede de notícias do país, que compreenderá o rádio e a televisão. Já foram contratados alguns profissionais de renome do jornalismo brasileiro e muitos nomes estariam sendo guardados em sigilo. Um deles seria Heródoto Barbero que foi um dos idealizadores do projeto CBN (maior rede de "all news" atualmente).
As redações de tv e rádio devem operar de forma conjunta e deverão dar suporte para outros canais do grupo como Rede Record, Rádio Record, Rádio Aleluia, Rede Família e Rádio Sociedade da Bahia.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Porque a Imprensa esportiva do Rio atura isso


Na foto podemos observar a luta incessante dos jornalistas pelo direito sagrado à informação, como o companheiro Bruno Azevedo (Rádio Sul Fluminense)


Esta foto foi publicada no facebook do nosso companheiro Sérgio Guimarães, da Rádio Manchete 760AM. Repórteres veteranos e iniciantes tratados como se fossem invasores da boa festa.
Não bastasse o nível técnico sofrível que o Carioquinha possui, uma final que não valia metade do valor do ingresso, a imprensa foi isolada como gado. Não se pode falar com jogadores quando se acha necessário. “Marquem hora”, diria o brilhante assessor.
Ouvir Ronaldinho Gaúcho foi tarefa quase impossível. Uma estrela intocável, protegida por seguranças, que deve ser ouvida raramente. Como se houvesse a necessidade de separar o astro da plebe. Dane-se o público, a imprensa. A lógica que prevalece no Rio de Janeiro é a privada. Em todos os sentidos.
Em outros tempos, alguns “trepidantes” começariam a atacar a figura daqueles que costumam inverter os papéis.

Com informações do Blog "Rádio de Verdade"

Mais informações sobre a Record News

Enquanto a folia comia solta durante as festividades de Carnaval, os bastidores do rádio seguiam movimentados com a expectativa quanto a criação da Rádio Record News.
Segundo sites especializados, a ida de Heródoto Barbero para a TV Record News foi um grande sinalizador para a concretização desse projeto.
A idéia do Grupo seria comprar a Rede Transamérica e aproveitar algumas emissoras da Rede Aleluia que estariam "sobrando" em algumas cidades do país, como é o caso de Volta Redonda que possui as estações em AM e FM.
Falando em Aleluia, a estrutura jornalística da Record News também daria suporte aos noticiários da rede evangélica, que estaria em processo de reformulação da sua programação, enfatizando programas musicais com enfoque no adulto-contemporâneo.

Acompanhe a cronologia desse caso e comente:

Outubro de 2010 - Uma nota da Revista Veja conta a intenção do Bispo Edir Macedo de criar a Rede Record News de Rádio;
Novembro de 2010 - O mercado radiofonico especula uma possível negociação para a compra da Rede Transamérica pelo Grupo Record. Informação não confirmada por ambas as partes.
Dezembro de 2010 - Nos bastidores do rádio na região sul-fluminense, comenta-se que alguns profissionais da Rádio Aleluia estariam participando cursos de capacitação operacional em São Paulo para o novo método de trabalho da Record News.
Janeiro de 2010 - O mercado se movimenta com a saída de Heródoto Barbero da CBN. Especula-se que ele vá para a Record News.
Fevereiro de 2010 - Confirmada a informação de que Heródoto Barbeiro é o novo contratado da TV Record News, que anda com audiência baixa em São Paulo. No entanto, não se confirma a sua inclusão no projeto de rádio. Além de Heródoto, outros nomes tradicionais da CBN também são cogitados como Milton Jung.
Março de 2010 - O mercado volta a se agitar com os novos rumores da transação milionária entre Record e Transamérica. Para alguns amigos próximos, Heródoto teria afirmado que veio para um projeto amplo que envolve rádio e tv e que muitos virão na cola dele.


Agora é aguardar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

920 AM é do Grupo Aleluia, mas a 101...

Conforme um leitor anônimo postou na parte de comentários de nosso blog, estamos publicando integralmente o documento oficial do Governo Federal que dá conta da transferência da outorga de radiodifusão da Sociedade Stereo Sul (que pertence ao Sistema Porto Real) para a Sociedade de Volta Redonda (esta pertencente ao Grupo Aleluia). No entanto o documento só cita a transferência de operações da emissora de ondas médias (920 AM), sem fazer referência à frequência modulada (101,5 FM), principal foco da discussão.
Diante disso, provavelmente as especulações não devem parar por aí.



LEIA O DOCUMENTO OFICIAL NA ÍNTEGRA:

Presidência da República


Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos


DECRETO DE 13 DE JUNHO DE 2008.
Transfere a concessão outorgada à Sociedade Stereosul de Radiodifusão Ltda., para explorar serviço de radiodifusão sonora em onda média, no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, para a Rádio Sociedade de Volta Redonda Ltda.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e nos termos do art. 94, item 3, alínea “a”, do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão, aprovado pelo Decreto no 52.795, de 31 de outubro de 1963,
DECRETA:
Art. 1o Fica transferida a concessão outorgada à Sociedade Stereosul de Radiodifusão Ltda. pelo Decreto no 96.585, de 25 de outubro de 1988, renovada pelo Decreto de 20 de agosto de 2002, publicado no Diário Oficial da União de 21 de agosto de 2002, cuja aprovação se deu pelo Decreto Legislativo no 209, de 8 de abril de 2005, para explorar, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão sonora em onda média, no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro, para a Rádio Sociedade de Volta Redonda Ltda. (Processo no 53000.024924/2003-19).

Art. 2o A exploração do serviço de radiodifusão, cuja concessão é transferida por este Decreto, reger-se-á pelo Código Brasileiro de Telecomunicações, leis subseqüentes e seus regulamentos.
Art. 3o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 13 de junho de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Helio Costa
Este texto não substitui o publicado no DOU de 16.6.2008



Link desse documento: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Dnn/Dnn11634.htm#art1

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carlos Estevam está de volta

Após um tempo afastado dos microfones, ele está de volta. Depois das festividades de carnaval, o narrador esportivo Carlos Estevam estará de volta comandando partidas de futebol pela Rádio Sul Fluminense AM (1390 Khz).
Estevam é considerado por muitos do meio radiofônico como um dos maiores narradores esportivos do rádio na atualidade e deverá comandar partidas importantes do restante do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Libertadores, além das emoções do Campeonato Brasileiro que deve começar em abril.

Bem-vindo de volta Estevam.

terça-feira, 1 de março de 2011

Exclusivo: Vem aí pesquisa de audiência

Um grupo de publicitários e profissionais de comunicação independentes estão formulando uma pesquisa de opinião pública, para medir a audiência média das emissoras de rádio da região sul-fluminense.
Ao contrário de que já foi publicado em termos de pesquisas desse tipo na região, essa terá uma abrangência maior pois será realizada nas cidades de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Piraí, Valença, Itatiaia, Pinheiral, Porto Real e Quatis.
Além disso, haverá medição de audiência por horário, o que poderá determinar como ocorre a migração de ouvintes de uma rádio a outra em determinados horários.
Essa pesquisa deve realmente mexer com o mercado, já que até hoje as pesquisas realizadas sempre contemplaram determinada emissora que as contratavam.
Apesar de estarem planejando o início das entrevistas para logo após o carnaval, o grupo ainda não definiu quando nem de que forma será feita a divulgação dessa pesquisa.