terça-feira, 30 de novembro de 2010

Record News movimenta mercado antes de estrear

Mesmo sem estrear ou ter uma estação publicamente definida, a futura rede nacional Record News tem movimentado de forma considerável o mercado de São Paulo e outras cidades do Brasil. Especulações e notas divulgadas por colunistas de diferentes veículos de imprensa movimentam o período pré-Record News, rede que será criada pela Rede Record e deverá oferecer uma concorrência nacional para as rádios CBN e BandNews.
Recentemente três importantes rádios de São Paulo foram alvo de especulações, apontando para uma suposta estréia da Record News em uma dessas freqüências. Por enquanto não existe nada confirmado, mas a Rede Record já manifestou o interesse em lançar a rádio ainda em 2010, segundo informações veiculadas pela imprensa no inicio desse semestre. A idéia é que a rádio seja inaugurada de forma simultânea em vários centros importantes, assim como foi a estréia da BandNews em 2005.

Em algumas praças a implantação da Record News pode ser mais rápida, já que a Igreja Universal do Reino de Deus (instituição que controla a Rede Record) comanda mais de uma frequência FM em algumas capitais como, por exemplo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Na região sul-fluminense, a Rede Aleluia possui emissoras em Volta Redonda, Angra dos Reis e aluga espaço na programação da 96,9 de Piraí. Essa situação amplia as especulações nesses mercados, porém a Record não confirmou publicamente em qual passo está o processo de implantação da nova rádio. O que se sabe é que alguns profissionais da área técnica dessas afiliadas foram designados a fazer cursos de capacitação em São Paulo para implantar o padrão Record News.
Os últimos investimentos feitos pela marca “Record” em rádio foram realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro, através da marca “Rádio Record”. Segundo informações veiculadas desde setembro, a Record News negocia a compra de um canal FM em São Paulo para compor uma nova rede.
Com informações do site http://www.tudoradio.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FM O Dia e BandNews são eleitas melhores rádios do Rio de Janeiro

Após mais de um mês de votação, a empresa Natureza Produções promoveu ontem à noite, no Teatro Carlos Gomes, a entrega do Prêmio Radialistas 2010. O concurso apontou as melhores emissoras de rádio e os profissionais que mais se destacaram durante o ano no Rio de Janeiro. A votação pela Internet estava ocorrendo desde o dia 27 de outubro.




O destaque da noite foi a premiação para as melhores rádios da capital fluminense. A FM O Dia FM 100.5 foi premiada como a melhor rádio do ano, segundo o público que votou pela Internet. A escolha da emissora vai de encontro às pesquisas realizadas pelo Instituto Ibope no Rio de Janeiro, que mostra a emissora em primeiro lugar no ranking geral de audiência há vários anos.



Já a emissora escolhida pelo júri foi a BandNews FM 94.9. A emissora “all news” também vive um bom momento no mercado carioca. De acordo com a última pesquisa divulgação pelo Ibope, a BandNews FM avançou duas posições no ranking geral e superou sua principal concorrente, a CBN FM 92.5 (Todos os dias e locais, 05h-00h – agosto a outubro de 2010).



Além da entrega dos prêmios aos profissionais, a organização também prestou homenagem ao diretor-geral das rádios Super Rádio Tupi FM 96.5 AM 1280 e Nativa FM 103.7, Alfredo Raimundo Filho. A homenagem se deu devido aos excelentes trabalhos que o profissional realizou no rádio carioca.



A votação foi dividida em três etapas. Na primeira fase os diretores de cada emissora de rádio indicaram um de seus profissionais para disputa do prêmio. Na segunda fase, foi a vez dos internautas votarem para escolha do melhor radialista na opinião pública. Na terceira fase a comissão julgadora votou nas categorias com análise de aspectos técnicos, para escolha da melhor rádio e dos profissionais que formam parte da equipe interna das emissoras de rádio.



Confira abaixo alguns dos vencedores do Prêmio Radialistas 2010



Melhor locutor: Tino Jr - Beat 98 FM

Melhor locutora: Viviane Tenório - FM O Dia

Melhor radioweb: Globo FM

Melhor repórter: Anderson Ramos – Manchete AM

Melhor redator de rádio: Mário Dias Ferreira - BandNews FM

Melhor equipe de promoção: FM O Dia

Melhor âncora: Rodrigo Campos – Manchete AM

Melhor operador de rádio: Alex Filho - MPB FM

Melhor DJ: Tubarão – FM O Dia

Melhor locutor esportivo: Luis Penido - Super Rádio Tupi

Melhor programa de rádio: Programa Luis Ribeiro - Super Rádio Tupi

Melhor produtor de rádio: Van Damme - Beat 98 FM / Globo FM

Melhor repórter esportivo: Mauro Leão – FM O Dia

Melhor comunicador: Francisco Barbosa – Super Rádio Tupi



Fonte: http://www.tudoradio.com/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sociediet e Fun Music Brasil realizam mega promoção


Nesta terça-feira, dia 23, o programa Sociediet da Rádio Sociedade FM (104, 1) e a produção do Fun Music Brasil, festival universitário que acontece quarta-feira dia 24 na Boite Porão, realizaram uma super ação de marketing presenteando 50 ouvintes com convites para o evento.
A Fun Music Brasil começa às 22 horas e terá a participação do grupo de pagode Samba Muleke e mais 6 atrações universitárias.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pesquisa em rede social aponta média salarial do rádio brasileiro

A Rede Social Radialist.as, que conta com cerca de 3.400 radialistas cadastrados em todo o país realizou entre os dias 22/09/2010 e 22/10/2010 um pesquisa com seus associados sobre a realidade salarial no mercado radiofônico brasileiro.
Foram entrevistados 324 profissionais de rádio entre locutores, operadores, programadores, produtores e até gerentes que responderam a cinco perguntas básicas sobre localidade, função e base salarial.

A pesquisa resultou em um painel que está sendo publicado na página de Radialist.as. Confira o resultado clicando aqui.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Artigo: Formato AM invade as FM's

Os mais recentes números do Ibope da capital mineira e carioca são sintomáticos: Cresce cada vez mais a audiência das rádios de formato AM, após sua inclusão no mercado FM.
Em Belo Horizonte a tradicional Itatiaia AM assumiu pela primeira vez a liderança do Ibope, rompendo uma hegemonia que já durava doze anos da sertaneja Liberdade FM. No caso da Itatiaia, ela já vinha aumentando seus índices de audiência de forma gradativa desde que estreou no FM e agora se consolida com líder em um dos mais importantes mercados da América Latina.
No Rio de Janeiro, a tendência migratória vem ocorrendo de um ano pra cá desde a Super Rádio Tupi e mais recentemente a Rádio Globo AM. Ambas também apresentam tendência significativa de melhora em seus índices, superando inclusive o recuo geral de audiência que vem contaminando o dial carioca nas últimas pesquisas.
Explicações para esse fenômeno não faltam. O FM teve seu apogeu nos anos 80 e 90 adotando o formato que conhecemos com bastante música, comunicação dinâmica e sorteios de prêmios. Com o surgimento da Internet e as novas ferramentas que facilitam o acesso ilimitado à música, as pessoas tendem a abandonar o rádio e confeccionarem sua própria programação sem terem de esperar para ouvir suas músicas preferidas.
Muitos chegaram a dizer que, com isso, a tendencia do rádio era morrer. Mas começaram a surgir essas emissoras oriundas do "porão fétido" do AM com sua recepção sofrível e sem qualidade sonora, apostando na limpidez do FM.
Pessoas ouvem noticiários e debates quando estão no trabalho ou no carro. A qualidade sonora do FM proporciona fidelidade.
Aqui na região Sul Fluminense observamos esse fenômeno migratório ainda de forma tímida.
Tudo começou com a Rádio Sul Fluminense AM transmitindo o futebol para a Rádio Califórnia FM, a título de experiência. Como o sinal era transmitido via onda sonora direta, os ouvintes da Califórnia FM tinham apenas acesso a um sinal ruidoso do AM. Atualmente com o sistema de link o sinal ganhou um pouco mais de qualidade e, além das transmissões de futebol, já transmite em FM também a programação matinal da 1390.
Vale lembrar que esse formato já é aplicado há muitos anos aqui na região na Rádio 88 FM com o programa Dário de Paula e o Bom-dia Cidade da Rádio Cidade do Aço. Ambos estão consolidados como as maiores audiências do rádio na região. Seria um prenúncio?

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Novidades na Sociedade FM: Higor está de volta


Após cerca de cinco anos afastado do dial, apenas cuidando de sua empresa de produção (A DigiPlay) e dos eventos que atua como DJ, Higor Santos (DJ Cruel) volta aos microfones da Sociedade FM. Ele pode ser ouvido hoje (quinta-feira) pela manhã e também estará na rádio nesse fim de semana.
Higor está temporariamente contratado para atender a demanda reprimida de locutores com folgas e férias acumuladas.
Higor já trabalhou na extinta 101 FM, na própria Sociedade e foi responsável pela mais recente plástica da Rádio Real FM de Resende.

domingo, 14 de novembro de 2010

Exclusivo: Radialistas na TV

Acompanhando o crescimento do Blog, estamos partindo para uma nova etapa quando em dezembro, estréia na TV Ativa (Canal 2 – Jet – Barra Mansa e Volta Redonda), o programa "Radialistas na TV".


Apresentado pelo autor e mantenedor do Blog Radialistas do Sul Fluminense, Rafael de Moura, o programa vai mostrar o cotidiano e os bastidores do meio radiofônico na região, conforme é feito no blog. Além disso, a cada semana será entrevistado um radialista (em atividade ou não) do sul do estado.

Em breve traremos novas informações sobre essa mais nova etapa de sucesso do nosso blog.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sistema Sul Fluminense lança novo visual de seu site


O Sistema Sul Fluminense de Comunicação lançou nesta quarta-feira (10) o novo visual de seu site na internet. A nova interface visa a facilitar a visualização dos internautas acompanhando as inovações tecnológicas da atualidade, principalmente por conta dos novos computadores portáteis como o I-pad e os smarts phones.
O site desenvolvido pela empresa AM4 dispoe agora de um canal direto com o site de relacionamentos Twitter que é a grande febre do momento na grande rede.
Vale lembrar que o Sistema Sul Fluminense é o maior conglomerado de emissoras de rádio do interior do estado do Rio de Janeiro e abriga as seguintes rádios:
Sul Fluminense AM (1390)
Sociedade FM (104,1)
Sul Fluminense Fm (96,1)
Cidade do Aço FM (103,3)
Califórnia FM (99,3)

Para conhecer as novidades do site basta acessar http://www.sulfluminense.com.br/

Chegou "Rádio em Revista"


O Rio de Janeiro recebe esta semana mais um esforço para valorização do Rádio. Trata-se da publicação Rádio em Revista, publicação capitaneada pelo radialista Ruy Jobim. Com mais de 20 anos de estrada, com passagem por emissoras como Globo FM e Paradiso, Jobim é um amante do rádio e luta pela sua valorização.
Dentre as iniciativas está a Escola de Rádio que ensina os vários ofícios que um profissional pode exercer numa emissora. Rádio em Revista chega num momento em que o veículo precisa se adaptar às novas tecnologias e procura encontrar espaço entre os mais jovens.


Soares Jr no lançamento da Rádio em Revista
Uma das publicações mais importantes que já existiram no Brasil foi a Revista do Rádio, que tinha seções fixas como "Os mexericos da Candinha", que traziam bastidores da Nacional, Mayrink Veiga e outros ícones da Era de Ouro. A Revista do Rádio foi uma espécie de precursora de títulos como Caras e Quem.
Rádio em Revista é um resgate deste foi o primeiro veículo eletrônico de comunicação a entrar nos lares brasileiros e reuniu a família na sala para rir, se informar ou se emocionar.
A publicação terá distribuição gratuita em universidades, emissoras e produtoras de áudio e vídeo.
Bem-vinda, boa sorte e vida longa a mais essa saga do rádio.
Soares Jr.



Neste link você pode ler a Rádio em Revistahttp://issuu.com/radioemrevista/docs/radio-em-revista-001


Extraído do Blog de Soares Júnior: (http://www.sidneyrezende.com/blog/soaresjunior).

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Galeria dos Radialistas


Nesta semana iniciaremos o "Galeria dos Radialistas", onde semanalmente postaremos entrevistas com grandes profissionais do rádio da região.
Destaque para as experiências profissionais ao longo de suas carreiras, além das curiosidades durante a trajetória.
Entre os convidados, já foram confirmados os radialistas José Luis de Barros, Cláudio Chiesse, Joaquim Leite, Tico Balanço e Sílvio Alves.
A entrevista de estréia será com Joaquim Leite, um dos mais antigos radialistas em atividade na região, alimentando essa paixão pelo microfone há 56 anos.

domingo, 7 de novembro de 2010

Agora é pra valer: Mania entra no ar em dezembro


Anotem essa data: 10 de dezembro de 2010. Segundo fontes ligadas a direção da nova rádio Mania Fm de Volta redonda, essa é a data prevista para o início das transmissões da nova emissora de rádio da região.
A Rádio Mania irá começar a operar sua programação em carater experimental com previsão de inauguração para março de 2011.
Ainda segundo essa fonte, deverá haver novas incursões da Anatel em operação junto com a Polícia Federal para fiscalização e repressão às rádios clandestinas neste fim de ano.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Confirmado: Record News vai ocupar lugar de Aleluia na região

Conforme antecipamos no mês passado, agora está realmente confirmado: A Record News ccomeçará em breve a operar seu sinal na região no lugar da Rádio Aleluia que atualmente opera em 101,5 no FM e 920 no AM em Volta Redonda, com programação predominantemente evangélica.
Não se sabe ainda no entanto, se a Record News irá operar nas duas frequências ou somente em uma, deixando a outra operando com sua atual programação evangélica, mas as operações da nova rede devem começar em pouco tempo, já que alguns profissionais já foram deslocados para São Paulo a fim de que se capacitem para a nova metodologia operacional da emissora.
A rede de rádios Record News é um novo projeto do grupo de Edir Macedo, no estilo "all news", ou seja, notícias 24 horas por dia e pretende operar nas principais capitais e cidades de interior estratégicas como Volta Redonda. Suas principais concorrentes no mercado nacional são a CBN e a Band News.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Votação para Prêmio Radialistas 2010 está no ar

Começou na terça-feira a votação para a 2ª edição do Prêmio Radialistas 2010. O concurso que vai eleger os melhores profissionais do rádio carioca neste ano abriu a votação população por meio da Internet até o dia 24 de novembro. Para votar, o interessado deve acessar o site http://www.premioradialistas.com.br/.
Idealizado pelos radialistas Paulo Lopez e Ruy Jobim e realizado pela empresa Natureza Produções, o concurso visa apontar, no ano de 2010, os melhores profissionais de comunicação do rádio carioca no período de novembro de 2009 a novembro de 2010. Os profissionais de comunicação das emissoras do Rio de Janeiro foram indicados pela direção artística de cada emissora e posteriormente ao recebimento da lista de indicados, seus nomes foram colocados no site para a votação pública e da comissão julgadora.

A votação foi dividida em três etapas. Na primeira fase os diretores de cada emissora de rádio indicou um de seus profissionais para disputa do prêmio. Na segunda fase (atual), os internautas iniciam a votação para escolha do melhor radialista na opinião pública. Na terceira fase a comissão julgadora votará nas categorias com análise de aspectos técnicos, para escolha da melhor rádio e dos profissionais que formam parte da equipe interna das emissoras de rádio, desconhecidas pelo grande público.
A votação será finalizada no dia 24 de novembro, às 10 horas. Os vencedores serão divulgados a partir das 19 horas do mesmo dia, em solenidade de premiação. Serão eleitos vencedores "radialistas votação popular", os que obtiverem em sua categoria, a soma do maior número de votos do público através do voto eletrônico no site. Serão eleitos vencedores "radialistas comissão interna", os que obtiverem sua categoria o maior número de votos em critérios técnicos constituídos pela comissão julgadora.
CATEGORIAS VOTAÇÃO POPULAR

Melhor Locutor
Melhor Locutora
Melhor Locutor Esportivo
Melhor Comunicador
Melhor Comentarista Esportivo
Melhor Repórter esportivo
Melhor Âncora
Melhor Repórter
Melhor Rádio Web
Melhor Site de Rádio
Melhor Programa de Rádio
Melhor DJ
Mehor Rádio Am e Fm



CATEGORIAS VOTAÇÃO COMISSÃO JULGADORA
Melhor Rádio Am e Fm
Melhor Redator
Melhor Produtor
Melhor Operador de Áudio
Melhor Programador Musical
Melhor Departamento de Promoção